GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Guarda Municipal impede crime no Centro de Varginha (MG)

Na noite de Domingo (28/11), por volta das 00h50min, uma equipe da Guarda Municipal realizava o controle do trânsito e a segurança em um evento realizado na Praça José Resende Paiva, quando deparou com um grupo de jovens em atitudes suspeitas. Ao abordá-los e realizar a busca pessoal no grupo suspeito, foi encontrada com um deles uma faca grande tipo “peixeira”. Ao ser questionado de qual seria o motivo para portar tal arma, o jovem informou que era para realizar um “acerto” de contas ali no centro. Neste momento os três jovens, começaram a proferir ameaças aos integrantes da equipe GM. Diante dos fatos os jovens, foram conduzidos, juntamente com a arma apreendida, até a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.
Fonte: Ultima Hora com Alex Chereze

Secretários de segurança são convocados para reunião em Brasília nesta quarta-feira

Os secretários de segurança pública de todo o País foram convocados a participar de uma reunião em Brasília, na próxima quarta-feira, 1º. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS), no encontro deve ser discutida a situação do Rio de Janeiro após os conflitos no Complexo do Alemão.

Ainda de acordo com a SSPDS, o secretário Roberto Monteiro ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre a vinda de traficantes do Rio de Janeiro que poderiam se deslocar para o Ceará, conforme divulgado por alguns veículos de comunicação. A SSPDS informa ainda que não recebeu nenhuma relação de pessoas foragidas em operações desencadeadas Rio de Janeiro.

Na manhã desta segunda-feira, representantes das Polícias Civil, Militar, Guarda Municipal e outros órgãos ligados a segurança pública reuniram-se no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da SSPDS, onde discutiram a implantação das Operações Centro Seguro e Alta Estação
 Fonte: O POVO Online

Ladrão tenta esganar comerciante após assalto

Americana - Um assalto ocorrido no fim da tarde de sexta-feira em uma banca de jornal próxima à Avenida São Jerônimo quase termina em tragédia. Após roubar a comerciante E.M.S.M., 55 anos, o desenhista E.R.C., 33 anos, morador de Sumaré, tentou esganá-la. Ao perceber a chegada da Gama (Guarda Municipal de Americana), o acusado fugiu correndo. Ele havia levado R$ 174,20 da comerciante.

Após anunciar o assalto e pegar o dinheiro, E. tentou sufocá-la. Testemunhas acionaram a Gama e então o desenhista saltou um muro, correndo em direção à linha férrea e em seguida se escondendo no meio de um pasto. Os patrulheiros saíram em sua perseguição e o encontraram no meio do mato, aonde ele confessou o crime. E. foi autuado em flagrante e ficou detido.

Fonte: O Liberal

Aprovado projeto que beneficia Guarda Municipal de Belém

Por unanimidade a Câmara Municipal de Belém aprovou projeto que introduz mudanças na lei que criou a Guarda Municipal de Belém, definida agora como: “Organização autônoma administrativa e financeira, com competência institucional da segurança urbana municipal e atribuições de proteger sua população, parques, praças, jardins e demais logradouros públicos ou próprios municipais, localizados em área territorial do Município, bem como, colaborar com Órgãos competentes na operacionalização e fiscalização do transito no Município”.
De autoria do vereador Pio Neto (PTB), o projeto também normatiza situações de relevância para funcionários públicos, como a questão dos DAS. Nos termos do projeto, 70% do quadro de Direção e Assessoramento Superior serão reservados ao cargo de Guarda Municipal em efetivo exercício na instituição.
Também à unanimidade foram aprovadas duas emendas apresentadas pela vereadora Vanessa Vasconcelos: na primeira ela retirou a expressão “porte de arma de fogo” do Inciso II, do Artigo 6º; na segunda, acrescentando o Inciso VIII ao mesmo artigo, a vereadora devolve à Guarda o direito ao porte de arma desde que seus integrantes se formem em estabelecimentos de ensino de atividade policial, que existam mecanismo de fiscalização e de controle interno e seja observada a supervisão do Ministério da Justiça.
Câmara Municipal de Belém

Defesa Social reforça armamento da Guarda Municipal

A Prefeitura de Itapeva está trabalhando medidas de segurança para o município. Uma dessas medidas foi a aquisição de novas armas para a Guarda Municipal. O secretário de Defesa Social Luciano de Oliveira recebeu o material e encaminhou ao batalhão na tarde desta terça-feira, 23 de novembro. No total, foram compradas cerca de 20 pistolas.
Segundo Luciano de Oliveira, a Prefeitura, através da Secretaria de Defesa Social, tem feito um trabalho intensivo em prol da segurança pública. “Nós estamos trabalhando para melhorar e aprimorar, ao máximo, a atuação da Guarda Municipal. Para prestar um bom serviço à população, precisamos garantir que nosso batalhão estará bem capacitado e equipado”, comentou Luciano.
Dentro do trabalho de intensificação da segurança, a Prefeitura adquiriu novos carros para patrulha e convocou guardas aprovados em concurso público e os remanejou para áreas com mais ocorrências. Dentre outras ações preventivas, a Secretaria de Defesa Social ampliou o número de postos de segurança. O mais recente será construído no bairro Alto da Brancal, zona rural de Itapeva.



Fonte: Prefeitura de Itapeva/SP

GM é baleado em Itu

Um guarda municipal que trabalhava no mini-hospital da Vila Martins, na região do bairro Cidade Nova, em Itu, levou dois tiros na cabeça e está hospitalizado. O atentado teria sido praticado por um traficante que dias antes fez ameaças contra policiais militares e guardas municipais. O crime aconteceu às 23h15 de quinta-feira. O GM João Aparecido Lima, 42 anos, levou dois tiros na parte de trás da cabeça. Só uma bala causou perfuração, indo se alojar no maxilar.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal de Itu, Clemente Bortoleto Filho, no momento do crime estava escuro porque uma árvore atingiu a fiação elétrica da rua. O guarda saiu para verificar o trabalho de reparos e foi baleado no momento que entrava de volta no mini-hospital. O criminoso roubou o revólver calibre 38 do guarda, que mesmo ferido se levantou, conforme Bortoleto. João recebeu os primeiros socorros ali mesmo e uma ambulância o levou para o Hospital São Camilo, onde permanecia internado.
Durante a madrugada, GMs e PMs fizeram buscas e na casa do suspeito de ter disparado contra o guarda apreenderam 11 frasconetes de cocaína e um caderno com anotações sobre o tráfico. Nesta sexta-feira (26) à tarde, PMs prenderam dois homens: um procurado e outro que tinha droga e arma. Ambos teriam ligação com o traficante acusado de atirar no guarda, cujo nome não foi divulgado pela PM de Itu. O crime seria uma represália às prisões realizadas no bairro Cidade Nova nas últimas semanas.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

GESTÃO DE RECURSOS NA SEGURANÇA PÚBLICA

Hoje a Segurança Pública se reveste de uma prioridade absoluta para o cidadão brasileiro, sobretudo nas grandes cidades. Porém tal ramo da segurança ainda continua sofrendo por força de limitações de caráter legal, da excessiva ingerência política em questões de caráter basicamente técnico, pouca integração entre os organismos com atribuições no âmbito da segurança, das deficiências do treinamento policial (às vezes da sua própria formação básica), da corrupção no meio policial, da incompreensão e falta de colaboração da sociedade, da passividade da sociedade para com o consumo de drogas...
Quem quer que assuma para si (e perante a sociedade) a idéia de gerir a atividade de segurança pública, em quaisquer de suas esferas, deve saber que está diante de um “osso duro de roer”. Há de se conciliar a atividade preventiva e repressiva de polícia com o enfoque de respeito a cidadania e a garantia dos direitos humanos; algo extremamente difícil numa sociedade em cujos diferentes estratos as leis não são respeitadas, onde há cônica falta de investimentos em educação, saúde, habitação, falta emprego e as desigualdades sociais concorrem para garantir um contínuo e abundante fluxo de mão de obra para o crime. Discordo daqueles que justificam a má que pudessem dar suporte a tal tarefa. Desde a década de 60 que nossos agentes da lei vêm cursando no exterior, missões de cooperação de corporações estrangeiras vêm ao Brasil (vide a ação da USAID no início dos anos 60) e juntamente com bons policiais brasileiros amealharam experiências que não são buscadas como suporte por quem quer que seja. Ressalte-se, que nos idos dos anos 50 e 60 a inteligência –hoje decantada como um recurso “de ponta” para o trabalho de segurança pública – era um recurso de emprego muitíssimo mais usual (até intuitivo) do que se possa imaginar hoje. Não havia tanta tecnologia, o “background” sócio-cultural dos efetivos da polícia era sensivelmente menor, mas a polícia funcionava e a sensação de segurança no seio da população era inegavelmente muito maior. Tal fato certamente concorreu para a estatística de solução de homicídios pela polícia, que, na época chegava aos hoje impensáveis 50% dos casos.
Um grande óbice para a gestão da Segurança Pública de uma maneira geral, é que os profissionais e aqueles que por quaisquer motivos são alçados à condição de seus gestores, parecem prescindir das experiências daqueles que os precederam. A tarefa de gerir as complexas questões da segurança pública no Brasil já seria por si só monumental, sem que necessitássemos dificultá-la ainda mais “reinventando a roda”. Como iniciar um processo sem conhecer em profundidade os antecedentes históricos, sobretudo os fatos sob a ótica dos profissionais da respectiva época, com suas técnicas, táticas e recursos? Todo trabalho sério deve estar fundamentado em estudos acadêmicos, pressupostos de cunho sociológicos, psicológicos, comportamentais...; mas também não poderia deixar de levar em consideração os estudos desenvolvidos anteriormente, bem como um extenso levantamento dos fatos, das experiências e impressões dos profissionais que os antecederam, as “fontes primárias”. Os Gestores não deveriam deixar-se levar pelos preconceitos acadêmicos e reconhecer que, mesmo sob depoimentos pobres ou pouco elaborados, pontilhados de senso comum, poderão estar entremeadas lições imprescindíveis para a realização da atividade de segurança. A principal questão talvez seja a de conciliar todo um rol de novas acepções aos velhos princípios. Em se tratando de Segurança, aprender com os próprios erros tende a custar muito caro, quer para quem o faça, quer para aqueles a quem ele se empenhe em proteger.
Ser capaz de ouvir e assimilar a experiência dos que nos antecederam pressupõe admitir que outros detém conhecimentos úteis, os quais nos faltam; esta é a premissa básica na integração dos processos de treinamento.
Nas palavras de um velho conhecido e policial carioca, “segurança é uma escola na qual ninguém tira diploma”, sempre existindo conhecimento que valha à pena adquirir. Infelizmente, no ramo da segurança pública, é comum encontrarmos profissionais, há muito em atividade, alguns com conceituados cursos de especialização feitos no país e no exterior, os quais imaginam que o treinamento conjunto ou a simples troca de experiências com outros profissionais em nada lhes acresceria. Nada mais falso, independentemente da formação que detenha o agente, sempre haverá o que aprender ou aperfeiçoar e a busca de tal excelência profissional – real objetivo de todo o profissional de segurança – apenas será alcançada mediante a um treinamento continuado. Valorizar o treinamento constante, bem como instituir toda uma política de intercâmbio com outras instituições é um passo importante na boa gestão de recursos.
No Brasil é extraordinariamente comum encontrarmos programas de investimentos desenvolvidos em áreas eminentemente técnicas, que foram elaborados sem o concurso dos profissionais da área. Por mais que defendamos a idéia de uma abordagem sempre plural e da apreciação multidisciplinar de cada assunto, não se compreende que decisões possam ser tomadas à revelia de quem de fato milita na área, de quem tem muita vivência no assunto e conhece-o em profundidade. As credenciais acadêmicas de um intelectual ou pesquisador não necessariamente o qualificam como especialista em assuntos aos quais técnicos, às vezes de currículo mais modesto, bem dominam por dedicarem a eles sua vida toda.
Em nosso país, certas questões que deveriam ser consideradas “Questões de Estado” acabam por assumir as feições de simples “Questão de Governo”. Nomeações de caráter puramente político são posturas normais, sem que nos perguntemos como aquela que será autoridade máxima num órgão ou num programa possa assumi-lo sem profundo e real conhecimento de causa. Na Segurança Pública podemos apontar inúmeros exemplos de programas desenvolvidos por profissionais de áreas diversas, os quais se arrogavam “especialistas em Segurança Pública”, cuja aplicação, na prática acaba por apresentar problemas estruturais que um técnico realmente experimentado da área teria detectado antes, sem dificuldades. No caso específico das ações do âmbito da Segurança Pública sabemos que componentes da sociedade civil como juristas, cientistas sociais, historiadores, administradores, militares e até civis estudiosos do tema, podem muito acrescentar aos técnicos das diversas policiais; porém o que não se concebe é alijar os técnicos da área de um processo no qual eles terão decisivamente de atuar, pondo em risco tanto suas reputações como também as suas próprias vidas.
Um dos fatores concorrentes para a má gestão e de ocorrência mais comum no Brasil é o de se privilegiar os cursos de investimento que gerem para seus proponentes a melhor publicidade. Uma política de segurança não drogas, preso no estrangeiro é um troféu, que vale à pena ser pessoalmente escoltado do exterior pra cá, noutro dia é um problema que se tenta devolver à Brasília ou passar a alguma uma outra unidade da federação. Enquanto que normalmente orientado pelo melhor interesse público buscar-se-ia o investimento que gerasse o melhor resultado, a idéia de despontar na mídia acaba priorizando a ação de maior visibilidade, normalmente um  investimento de curto prazo, em detrimento daqueles cujos resultados tendem a demorar a aparecer. É fato também que muitos dos números citados, sobretudo no que tange aos montantes investidos, na realidade são valores parcelados em diversos exercícios e que só serão atingidos ao final de um período de anos. Quem ouve um discurso ou lê a declaração da autoridade gestora fica com a errada impressão de que tais valores expressivos estariam disponibilizados de imediato, o que quase nunca é verdade. Na grande maioria das vezes o importante é levar o cidadão a crer que algo esteja sendo feito em seu proveito; muito mais até do que o estar realizando realmente.
Quando se fala em integração, a muitos vem à mente a idéia de unificação policial e tal proposta tem a propriedade de agradar a qualquer grupo policial desde que seja a ele quem caiba comandar os demais. A idéia de integração que defendo consiste em entrosar cada vez mais os integrantes, não só das Polícias Civil e Militar, como também todas as demais instituições citadas no Art.º 144 da Constituição Federal, a quem compete atuar no âmbito da Segurança Pública. O Gestor dos recursos deve procurar desenvolver formas de aproximar os profissionais, fazendo-os perceber que eles não concorrem entre si, porém que seus melhores esforços se inserem num contexto maior que é o de proporcionar à sociedade a segurança da qual ela necessita. Os profissionais não necessitam ser amigos para trabalharem bem conjuntamente, porém, se algum vínculo de amizade, companheirismo, admiração mútua ou espírito de corpo puder se desenvolver para irmaná-los, quanto melhor será. Desenvolver treinamentos e missões conjuntas, promover seminários, grupos de estudo, implantação e manutenção de sistemas de inteligência (coleta e análise) e investigações (já existente em alguns estados da federação), bem como a unificação de cadeias logísticas, são medidas que certamente darão excepcional resultado em médio prazo. Acreditamos competir ao Gestor no âmbito da Segurança Pública a tarefa de trazer o cidadão para o lado da lei.
Todos temos a idéia de que, na prática o “Brasil real” se sobrepõe ao “Brasil legal”, porém autoridades de tem de vir a publico resgatar a credibilidade do ordenamento legal e das forças de segurança. O Gestor deve ser capaz de esclarecer à população acerca de toda uma série de variáveis da questão da segurança pública, traduzindo à opinião pública que a verdadeira guerra que hoje travamos não pode ser vencida sem o maciço engajamento da população. O Gestor precisa pensar no que vai falar, para não comprometer sua credibilidade e a dasinstituições que representa numa sucessão de pronunciamentos e eventos de cunho jornalístico que podem até soar bem aos ouvidos da opinião pública leiga, mas que, no fundo, por si só não permitem atingir aos objetivos que se quer alcançar. Deverá corajosamente assumir que não há soluções imediatistas ou miraculosas e que a aquisição e emprego deste ou daquele equipamento, dos helicópteros, do dirigível, do fuzil novíssimo, das viaturas de novo modelo, do carro blindado, não darão o resultado esperado sem a colaboração da sociedade.
Faltam-nos Gestores de Segurança que tenham a coragem de afirmar que, a solução dos problemas de segurança hoje tão caros ao país, não se darão num curto prazo e por meio de soluções simples ou mágicas.
Em benefício de sua imagem pública e da instituição do estado brasileiro, o Gestor há de francamente admitir que o combate a uma criminalidade que se permitiu chegar ao ponto em que chegou – com a ousadia e os todos recursos bélicos disponíveis – vai, infelizmente acarretar baixas civis, cerceamento de liberdades e contrariedades inerentes ao estado de enfrentamento dessa autêntica guerrilha urbana; que só se confronta o eficazmente o crime através da combinação de ações de inteligência combinada, do firme emprego de força letal e do comprometimento da população.
A sociedade brasileira precisará decididamente assumir uma postura de não-cumplicidade para com as práticas que historicamente vem robustecendo o crime. Precisamos ter coragem e fazer uma auto-crítica para percebermos o quanto que a nossa tolerância para com o consumo de drogas (sobretudo o consumo “recreativo”, em festas, shows e eventos), para com o jogo do bicho, para com os caça-níqueis, para com a comercialização de produtos de procedência ilícita, para com os “pitt-boys” e outros delinqüentes da classe média... acabam influenciando o nível de violência e criminalidade. Não é só com polícia na rua que se poderá mudar o quadro negro que se configura. Hoje, bem remunerados intelectuais, de apreciável currículo acadêmico, com boa aparência, jeito simpático e despojado, com fala mansa e discurso modelado por anos de militância no movimento estudantil, vêm de público apresentar discutíveis estatísticas e priorizar o recolhimento das armas do cidadão em pronunciamentos que, infelizmente, na maioria das vezes não permitem réplicas. Na mídia ou em conferências públicas dizem o que querem dizer e o cidadão desavisado, o qual não tem argumentos contestatórios, acaba por acreditar que todo aquele que defende o direito à posse e ao porte de armas é um belicoso desequilibrado, do tipo que promove tiroteios em locais públicos por quaisquer motivos. Estamos gastando dinheiro público para retirar das ruas as armas mais fáceis de serem acessadas, porém em nenhum momento se fala dura e explicitamente em penalizar aqueles que permitem aos bandidos passarem ao largo dessas restrições. Na Segurança Pública acabamos por viver uma crise que também é de foco; e só a sociedade poderá ajudar a que saiamos dela!
Finalizando, deixo à reflexão dos leitores as palavras do sociólogo norte-americano John Schaar : “ O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos criando. O caminho construído e o ato de fazê-lo, muda tanto o realizador quanto o destino”.

Vinícius Domingues Cavalcante, CPP, o autor é consultor certificado pela American Society for Industrial
Security e atua nas áreas de inteligência competitiva e segurança corporativa.
E-mail:vdcsecurity@hotmail.com

Guarda Municipal prende jovens por embriaguez em Volta Redonda

Volta Redonda
Dois jovens foram detidos na madrugada de hoje (29), em Volta Redonda, por suspeita de dirigir embriagados.
Os suspeitos, ambos de 25 anos, foram submetidos ao teste do bafômetro no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Serrinha, na Rodovia Presidente Dutra, onde ficou constatado teor de álcool no sangue acima do permitido pela ‘Lei Seca'.
Eles foram detidos pela Guarda Municipal após um acidente na Rua 5, no Conjunto Habitacional Vila Rica, por volta de 1h de hoje (29). A batida envolveu uma moto sem placa, e uma Paraty, placa KMD-2177. Segundo informações de um inspetor da Guarda, o motociclista teria caído ao bater na lateral do carro.
Na 93ª DP, o motorista do carro pagou fiança de R$ 500 e foi liberado. Já o motociclista continua preso.


Fonte: Diário do Vale

Gestor de Segurança Pública Municipal de Barra Mansa ministra palestra em Campos

O gestor de Segurança Pública Municipal de Barra Mansa, Jefferson Mamede, ministrou uma palestra no município de Campos, nesta sexta-feira, dia 26, sobre o Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale do Paraíba. O evento reuniu representantes de mais sete municípios do Norte e Noroeste do estado e Baixada Fluminense. De acordo com o gestor, que é também o diretor-executivo do Consórcio, o convite foi feito após a repercussão dos trabalhos realizados pelo Consórcio no Sul Fluminense.

domingo, 28 de novembro de 2010

Policial da tropa de elite de SP sequestra e mata jornalista

A polícia encontrou neste sábado (27) o corpo de uma jornalista que foi sequestrada no dia 11 de novembro na zona sul de São Paulo. Um policial militar indicou o local onde o corpo estava e confessou ter sequestrado e matado a jovem.
A jornalista Luciana Barreto Montanhana, de 29 anos, foi sequestrada no dia 11 de novembro no momento em que se dirigia para a academia. Seu carro foi localizado no estacionamento do Shopping Eldorado. O caso foi investigado pela Divisão Antissequestro (DAS) da Polícia Civil, que passou realizar monitoramento telefônico das negociações, com autorização judicial. Na noite do dia 21, os policiais identificaram um telefone público de onde partia as ligações dos sequestradores, na zona norte de São Paulo.
Em diligências, os policiais localizaram um homem no orelhão, negociando o valor do pagamento do resgate. O negociador era o cabo Rodrigo Domingues Medina, que pertence ao Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), grupo de elite da Polícia Militar de São Paulo. Na abordagem, o PM reagiu e trocou tiros com os policiais civis. Ferido, ele foi levado para o Hospital Municipal José Storopolli.
No domingo (21), Medina foi transferido para o Hospital Militar. A Corregedoria da PM foi acionada imediatamente, pois o policial confessou ter sequestrado a jovem. Dentro do carro de Medina, foram encontrados objetos pessoais da jornalista e uma caderneta com telefones de seus pais. Na noite desta sexta-feira (26), o policial teve alta e foi transferido para o presídio militar Romão Gomes. Neste sábado (27), a Polícia Civil recebeu informações da localização exata do corpo da jornalista.
Ela foi encontrada em uma região de mata, da Rodovia Anchieta, quilômetro 44, sentido litoral, algemada, com as mãos para trás, e com sinais de estrangulamento.  (inf. R7)

EX PMS SÃO EXONERADOS DA GM LONDRINA (PR)

Os ex-sargentos estavam trabalhando há 30 dias e o prefeito Barbosa Neto diz que não sabia


A notícia de que seis ex-sargentos da Polícia Militar (PM) estavam contratados em cargos comissionados na pasta de Defesa Social para atuar no comando da Guarda Municipal surpreendeu o prefeito Barbosa Neto (PDT), que determinou, na tarde desta sexta-feira(26), a exoneração deles. Os ex-sargentos estavam trabalhando há 30 dias e recebiam um salário de R$ 2,9 mil cada.

"Não sei de tudo o que acontece na Guarda. Sempre confio na equipe e no que me dizem os secretários", afirmou o prefeito nesta tarde, em coletiva à imprensa, após anunciar a demissão dos seis PMs da reserva dos cargos comissionados na secretaria de Defesa Social. "Fiquei surpreso e espero que essa seja a primeira e última vez”, comentou Barbosa na coletiva, após abrir a entrevista com um clássico "só sei que nada sei".

Segundo Barbosa, as contratações ferem a meta imposta de governar com apenas 50 cargos de confiança. "As contratações não se alinham à política administrativa da Prefeitura", reforçou Marco Cito, secretário de Gestão Pública. Cito afirmou que a exoneração dos PMs não gera ônus para a administração. A partir de agora, os supervisores serão escolhidos entre o próprio efetivo da Guarda Municipal - sem adicional.


CEI será instalada nesta sexta-feira
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) instalada pela Câmara Muncipal de Londrina para investigar denúncias de irregularidades no curso de treinamento da Guarda Municipal deve iniciar os trabalhos na sexta-feira (26). Na tarde desta quinta, os relatores decidiram os cargos de cada vereador na comissão. Jairo Tamura (PSB), vai presidir a CEI, enquanto Lenir de Assis (PT) será a relatora e Tito Valle (PMDB), ex-líder do prefeito na Câmara, ficou como membro.

Segundo Tamura, a definição sobre os cargos foi feita num “consenso entre os 11 vereadores que votaram a favor da abertura da comissão”. Valle, que votou contra, argumentou com “o direito democrático das minorias” para assumir pelo menos a relatoria, mas foi derrotado.

A abertura da CEI foi votada e aprovada pelos vereadores na última terça-feira (23).


Treinamento da Guarda Municipal de Londrina:
Entenda o caso
Outubro: o vereador afastado Joel Garcia (sem partido) apresentou um pedido para a Câmara de Vereadores de abertura de uma CEI para investigar supostas irregularidades no treinamento da Guarda.

Dia 20 de outubro: o Ministério Público de Londrina abriu um procedimento para investigar as irregularidades depois de receber uma representação anônima.

Dia 22 de novembro: ao divulgar o resultado de uma auditoria sobre o contrato com a Delmondes & Dias, o prefeito Barbosa Neto exonerou o secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, alegando o pagamento indevido de R$ 39 mil. Valor referente a aula de tiro que não foi ministrada.

Dia 23 de novembro: a Câmara de Vereadores de Londrina aprova a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para investigar o prefeito Barbosa Neto e o treinamento da Guarda.

Dia 24 de novembro: o gestor da Delmondes, Dênis Medeiros, afirmou ao JL que recebeu R$ 303 mil, no qual estariam os R$ 39 mil das aulas de tiro. No entanto, ele argumentou que houve o aumento de uma turma de formação e esse valor é referente apenas as aulas ministradas sem o treinamento de tiro. Ele informou que as aulas seriam pagas com um aditivo no contrato, contudo o documento não foi assinado.

Guarda municipal é assassinado em Araucária

Marco Charneski
Jovem verificou as condições do local pra depois voltar com outro garoto e matar Carlos Alberto. Os três brigaram
e os assassinos levam a arma da vítima.
O guarda municipal Carlos Alberto Fuchner, 38 anos, foi assassinado por volta das 10h30 de ontem, dentro do Centro Integrado de Segurança (CIS), na Rua Andorinha, Capela Velha, em Araucária. E
le foi abordado por dois jovens, que seriam menores de idade, levou dois tiros e teve a arma roubada. Pouco depois, um homem foi detido, acusado de dar fuga a um dos suspeitos, porém os autores do crime não foram localizados.

Colegas de Carlos contaram que ele estava em serviço no CIS, onde a prefeitura mantém cursos de informática. Enquanto o guarda digitava em um computador, um dos marginais apareceu dizendo que estava interessado em fazer um curso e perguntou o que precisava fazer para se tornar guarda municipal. O garoto chegou a preencher uma ficha, usando nome falso. A polícia acredita que a intenção dele era "conhecer" o local e ver se o guarda portava arma.

Luta

Minutos depois, o indivíduo retornou, possivelmente armado, e acompanhado de um comparsa. Os dois abordaram Carlos, que teria reagido, dando início a uma briga.
"Nesse momento, Carlos foi atingido por dois tiros, no rosto e no peito", disse o soldado Marcelo, do 17.º Batalhão da Polícia Militar. Os marginais então fugiram correndo, com o revólver calibre 38 do guarda.
Aliocha Maurício
Buscas se estenderam pela tarde, mas nenhum dos bandidos foi achado.
Rapidamente enfermeiros de um posto de saúde próximo chegaram para tentar reanimar a vítima, porém Carlos não resistiu. Os ferimentos formaram uma enorme poça de sangue na entrada da sala lateral do prédio.
Testemunhas contaram à polícia que os autores fugiram pela Rua Andorinha e depois seguiram em direções opostas. Existe a possibilidade de um terceiro comparsa ter ajudado a dar cobertura.

Caçada

Moradores viram um dos suspeitos entrando numa residência, na Rua Pavão, a cerca de 100 metros do local do crime, e logo depois saindo num Palio verde. A polícia foi informada, vistoriou a casa e encontrou as roupas descritas pelas testemunhas.
Nas imediações, os policiais abordaram o Palio, que retornava para a residência e detiveram o motorista, que foi levado à delegacia. "As informações são que ele é padrasto do adolescente que participou do crime", disse o superintendente Luis Pereira, da delegacia local.
O detido negou que tenha dado carona para o suspeito e disse não saber nada do crime. À tarde, guardas municipais, policiais militares e investigadores da delegacia de Araucária continuaram na caça aos criminosos, mas ninguém foi encontrado.
Fonte: Paraná Online

INSPETOR FREDERICO LANÇA SEU LIVRO

Para adquiri o seu exemplar bastar acessar o site:



O livro “O que você precisa saber sobre a Guarda Municipal e nunca teve a quem perguntar” é uma obra que captura a história do direito à segurança, no âmbito municipal. Para tanto, a iniciativa de Claudio Frederico de Carvalho retrocede à formação das polícias urbanas no Brasil do Século XVIII e vai culminar na complexa missão da Defesa Social em Curitiba no Século XXI. Neste sentido, o livro será um guia para orientar as pesquisas e os estudos, sempre na direção de ampliar a consciência profissional no exercício da sua função. O Guarda Municipal como protagonista da segurança local – por sua presença e mobilidade permanente pela cidade – inibe o crime e a violência, aumentando o bem-estar e a tranqüilidade dos centros urbanos. Este oportuno material é algo que nos motiva e alegra. Com a disseminação do seu conteúdo, juntamente com o processo de implementação do Plano Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ, estimulará uma nova reflexão sobre as ações estaduais integradas, especialmente as práticas articuladas de planejamento e gestão de segurança e defesa social. A possibilidade de conhecer para melhor valorizar a importante função societal da Guarda Municipal, com ênfase na mediação de conflitos e no diálogo cotidiano, faz deste livro uma leitura obrigatória, não só pelos administradores públicos, como por todos aqueles que acreditam na construção de cidades mais seguras e humanizadas. Rose Mary Gimenez Gonçalves Docente de Direitos Humanos, Ética e Cidadania Escola Superior de Polícia Civil do Paraná
Autor: Claudio Frederico de Carvalho
Tema: Direito
Número de páginas: 281
Peso: 371 gramas
Edição: 2(2009)
Acabamento da capa: Papel Couché 300g/m², 4×0, laminação fosca.
Acabamento do miolo: Papel offset 75g/m², 1×1, cadernos fresados e colados (para livros com mais de 70 páginas) ou grampeados (para livros com menos de 70 páginas), A5 Preto e Branco.
Formato: Médio (140x210mm), brochura com orelhas.

Marcelo volta a falar em armar a Guarda Municipal de Araraquara

O prefeito Marcelo Barbieri fala durante o II Encontro Regional de Guardas Municipais


O II Encontro Regional de Guardas Municipais, realizado durante todo o dia de ontem nas dependências do Teatro Municipal, pode ter mudado por completo o futuro da Guarda Municipal (GM) de Araraquara, servindo como um verdadeiro divisor de águas na história da corporação, que ainda recentemente perdeu seu comandante, o tenente do Exército, Rudi Bauer.
O militar pediu sua exoneração depois de desentendimentos com o secretário municipal de Segurança, o coronel Spera, que, segundo integrantes da própria GM, vinha há tempos “amarrando” o desenvolvimento dos trabalhos na corporação. Falou-se abertamente pela cidade nos últimos dias, e O Imparcial chegou a publicar o assunto, que haveria um movimento orquestrado por parte de militares PM da reserva, no sentido de não permitir o fortalecimento das GMs pelo estado.
Pois ontem, durante sua fala no evento, o presidente da Associação Brasileira dos Guardas Municipais (Abraguardas), Ezequiel Edson Faria, não escolheu palavras e foi muito claro ao afirmar que espera ver, muito em breve, a Guarda Municipal de Araraquara armada, solicitando empenho do prefeito Marcelo Barbieri no sentido agilizar o porte de arma aos integrantes da corporação.
Faria foi ainda mais longe, quando, diante de todos os presentes afirmou estar bastante satisfeito com a saída do coronel Spera do comando da Secretaria de Segurança, afirmando que a filosofia das Guardas e da PM não combinam. A afirmação, de cara, causou muita surpresa e espanto nas autoridades de Araraquara presentes ao evento, mas aquilo era só o começo, e logo depois Faria foi ainda mais contundente ao garantir a todos que a PM boicota as GMs pelo estado.
E o problema, segundo ele, é muito sério, pois existiria a orientação do alto comando da PM de São Paulo, para que militares da reserva da corporação assumam o posto de comandantes das Guardas Municipais montadas pelo interior paulista.
A idéia, seria a de atuarem fortemente junto as classes políticas a fim de não permitir que elas sejam armadas, que elas tenham viaturas do tipo Romu (um tipo de força tática das GMs), que elas atuem como forças auxiliares de frente na prevenção de crimes, e nem tenham equipamentos similares aos utilizados pela Polícia Militar, como armas, canil e outros.
Ou seja, Faria garantiu no encontro, existir no interior na PM um trabalho coordenado em todo o estado com o intuito de manter as GMs fora do setor de segurança dos municípios, e atuando apenas como agentes auxiliares nas praças, próprios públicos e mesmo nas ruas das cidades. Além disso, naquelas cidades onde ainda não existe a Guarda Municipal, a orientação aos militares da cidade seria no sentido de não fomentar a idéia de sua criação.
A fala de Faria, literalmente, balançou o teatro municipal, e se foi surpresa para as autoridades locais presentes, pelo menos esteve o tempo todo alinhada com o que se falava pelos bastidores locais desde a deflagração da crise de relacionamento na GM de Araraquara, que culminou com o pedido de demissão do tenente Bauer, mas também com a queda do coronel Spera, um pedido feito explicitamente por todos os integrantes da Guarda Municipal diretamente ao prefeito Marcelo Barbieri.
Outro detalhe que não passou despercebido no evento de ontem é que quase 90% das 24 Guardas Municipais presentes ao encontro estavam armadas – uma delas, falou-se durante o encontro, tem até um helicóptero.
“Armar a GM”
Logo depois do encontro, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) voltou a falar sobre armar a Guarda Municipal de Araraquara. Segundo ele, que defendeu o armamento da corporação durante a campanha eleitoral de 2008, é necessário, antes de qualquer coisa, abrir um amplo debate democrático para trata a questão, e depois de vencido o obstáculo da aceitação da idéia pela classe política local, ainda seria necessário alterar a lei municipal referente à criação da GM em Araraquara, que prevê uma Guarda Municipal desarmada na cidade. “Vamos retomar o assunto”, disse.
Exposição
A abertura do II Encontro Regional de Guardas Municipais contou ainda com a apresentação do Grupo Urucum de Teatro Experimental, que encenou a peça “Anjos da Cidade”, com foco na importância da proteção à população, ao patrimônio e ao trânsito de uma cidade.
Antes da exposição dos painéis, o prefeito Marcelo Barbieri recebeu um quadro pintado pelo guarda civil Rafael, retratando o prédio da sala de controle dos rádios da GM. O diretor da Cutrale Carlos Otero recebeu um certificado de agradecimento.
O evento teve ainda a elaboração de uma carta que servirá para encaminhar os próximos passos para o fortalecimento das corporações no estado. O documento teve como teor os seguintes temas: “A Importância das Guardas Municipais para o Município”, “Valorização Regional das Guardas Municipais”, “Aposentadoria Especial para Guardas Municipais”, “Sistema de Informações das Guardas Municipais”, “Pronto Socorrismo em Situações de Risco”, “Planejamento Estratégico para Guardas Municipais”, “Vídeomonitoramento – Pronasci”.
Participaram no encontro representantes das cidades de Porto Feliz, São José do Rio Preto, Serrana, Catanduva, Santa Cruz das Palmeiras, Salto, São Carlos, Taiúva, Bebedouro, Matão, São Paulo, Guaíra, Itaiaçú, Leme, Ribeirão Preto, Borborema, Rio Claro, Rio de Janeiro, Valinhos, Limeira, Monte Alto, Vista Alegre, Ibaté e Brotas prestigiaram o 2º Encontro, que teve carreata no encerramento.
Dentre as autoridades, participaram também do evento o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani; o tenente da reserva e ex-comandante da Guarda Municipal, Rudi Bauer; o vereador Édio Lopes; a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri; a coordenadora da Assessoria Especial de Políticas para Pessoas Com Deficiência, Elisa Rodrigues, entre outros.

Fonte:jornaloimparcial.com

Guarda Municipal prende cinco homens com 800 kg de cabos roubados

A Guarda Civil Municipal de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, prendeu cinco homens que roubavam fios de cabos telefônicos na madrugada desta sexta-feira (26). Os guardas faziam patrulhamento, quando suspeitaram de uma Kombi estacionada na avenida Jaguari, no bairro Cidade São Pedro.

Por volta das 3h, os policiais abordaram três suspeitos dentro de uma Kombi, com 800 kg de cabos fios telefônicos. Ao lado dela havia uma tampa de aço, que cobria uma tubulação onde estavam armazenados os fios de cabos. Dentro dessa tubulação, a guarda encontrou mais dois homens no momento em que roubavam os fios.

Os cinco presos já tem passagem pela Justiça. No bando, dois eram menores de idade. Um dos presos tem passagem pela polícia por roubo a mão armada. De acordo com a Guarda Civil de Santana do Parnaíba, o bando era uma quadrilha especializada em roubos de cabos de fios telefônicos.

Fonte: PortalR7

comemora 30 anos de competência e bons serviços


A Guarda Municipal de Paulínia comemora neste mês 30 anos de atividade. Como é de conheciemento de toda população, A Gm de Paulínia é uma das mais atuantes da RMC (Região metropolitana de Campinas).
Esse ano a Guarda tem mais um motivo para comemorar, além do 30 anos, a Gm recebeu do atual prefeito, José Pavan Júnior, e do Secretário de segurança da cidade, Sr. Ronaldo Pontes Furtado, 30 veículos para contribuir na segurança e o bem estar dos moradores da cidade. Dos quais 23 para uso exclusivo no patrulhamento da cidade.
E Para comemorar os 30 anos da Guarda Municipal de Paulínia, a Secretaria de Segurança Pública promoveu, na Câmara Municipal uma solenidade com homenagens para Guardas Municipais (GMs) da corporação, uma palestra com Dr. Fernando Capez, que é Deputado Estadual, promotor de Justiça licenciado, professor na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e de outros Estados, e nesta sexta-feira (26), acontece um baile de confraternização fechando as comemorações da existência da Guarda Municipal.
A História da Guarda
A primeira Guarda Municipal foi criada em 15 de fevereiro de 1968, pelo prefeito José Lozano Araújo que mandou para Câmara de Vereadores um Projeto de Lei criando a Guarda Municipal Armada (GMA) com um efetivo de 15 homens com a seguinte organização: um Chefe, um Auxiliar, dois Rondantes, cinco Guardas de Primeira Classe, e cinco Guardas de Segunda Classe, sob a alegação de manter a ordem e a segurança do novo município, um desejo do primeiro prefeito que a cidade elegeu, e a intenção era construir uma Paulínia alicerçada no cumprimento das Leis, no entanto para isso precisava da ordem para obter o progresso.
A GMA teve sua história interrompida no dia 16 de março de 1976, quando o Prefeito, José Antonio Ma-ranho, mandou para a Câmara um Projeto de Lei extinguindo a GMA, após o recebimento de um ofício do Comandante do CPA/I/2-520-11, João José de Bastos Brito, de 11 de março de 1976, dizendo que competia à Polícia Militar executar com exclusividade o policiamento ostensivo fardado e armado. Em contrapartida o Cel. do Exército, Francisco Batista Torres de Mello, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em visita a Paulínia se comprometeu em complementar o efetivo da Polícia Militar local e ceder duas novas viaturas para policiamento ostensivo.
Em 14 de novembro de 1980, o prefeito, Geraldo José Ballone, encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei criando novamente a Guarda Municipal. O presidente da Câmara da época, José Roberto Fávero, comentou que foi uma batalha difícil, pois os vereadores opositores não queriam que o Projeto fosse aprovado, sob a alegação de que geraria muitos gastos para Administração Pública, e que o município não tinha pessoas qualificadas para a posição. “No final o Projeto de Lei foi aprovado por seis votos a favor contra cinco, mas com uma condição: que os GMs andassem a pé em pares, ou a cavalo, para não gerar despesas para o município”, ressalta Fávero.
Finalmente, em 23 de dezembro de 1980, foi promulgada a Lei Municipal nº 714, criando a Guarda Municipal de Paulínia, que teve como primeiro supervisor, Alcides Leopoldino da Fonseca (Didi).
Segundo um dos primeiros GMs do município, Eziquel da Silva, “a cidade era muito pequena, tínhamos 12 cavalos, e andávamos sempre em pares ou em três, fazíamos o patrulhamento vigiando a cidade, e diante de qualquer delito conduzíamos o suspeito a Policia Militar. Também tínhamos pontos fixos, que era a casa do Prefeito, a vigiávamos 24 horas por dia, e o ponto de táxi  próximo a antiga rodoviária na Avenida José Paulino, lá ficávamos das 14 às 22 horas, quando os taxistas iam embora, íamos também. Parece que faz tempo, mas na nossa memória isso está muito presente”, relata Silva.
Guarda Feminina
Foi no primeiro mandato do atual prefeito que a presença feminina começou a fazer parte da corporação. Inicialmente 12 mulheres foram contratadas, conquistando o respeito e a admiração que a profissão oferece ao longo da carreira, superando qualquer discriminação, e chegando ao posto mais alto da profissão, como é o caso da GMF Solange de Fátima Ramos que é Inspetora da Guarda Municipal, e que afirma: “O trabalho de um guarda é de extrema coragem, afinal defendemos a vida de pessoas que nem ao menos conhecemos, e temos que estar preparados, pois colocamos em risco a nossa própria vida”, ressalta Fátima.
Criação da Secretaria de Segurança Pública de Paulínia
Após 13 anos, em 26 de janeiro de 1993, é encaminhada à Casa de Leis uma propositura tornando-se a Guarda Municipal em Secretaria de Segurança Pública, diante da necessidade de um trabalho mais direcionado e específico, já que a GM desenvolvia um trabalho valoroso com o crescimento da cidade. O primeiro secretário a ocupar a pasta foi o vereador na época, Osvaldo de Jesus Vicêncio.
Hoje a Secretaria agrega a Guarda Noturna com uma equipe de 96 homens, e a Guarda Municipal com 214 homens e mulheres. Também abriga a Divisão de Trânsito (Ditran) e a Corregedoria da Guarda Municipal de Paulínia.
O secretário de Segurança Pública de Paulínia, Ronaldo Pontes Furtado, expressa muita satisfação quando fala da pasta que está a frente. ”É como uma criança que ganha um presente esperado por muito tempo. A alegria é muito grande, concomitante com a responsabilidade de organizar um sistema de segurança que a gente sonha para uma cidade, para uma população.
A Guarda Municipal de Paulínia é muito jovem, mas atingiu um nível muito alto comparado com a sua existência, hoje a qualificação da GM é comparada com a da Polícia Militar, é uma das forças que compõe a segurança do município. Temos consciência do nosso trabalho e que estamos fazendo a nossa parte”, ressalta o secretário de Segurança .
Fonte:Paulinianews.com

RESUMO: 25 para 26 de Nov

PORTE DE ENTORPECENTE:
Por volta das 02h30 guardas municipais realizavam patrulhamento pela região do Morumbi II quando na altura do nº 1302 da Rua Eunápio de Queiroz abordaram uma motocicleta com dois ocupantes. Os quais foram submetidos à revista pessoal, sendo encontrado com o carona um pequeno volume contendo substância com característica de cocaína, que após pesada totalizou vinte gramas (20g). Com a qual, o mesmo, que se tratava de um adolescente foi encaminhado á D.E.A. para as devidas providências.
TOXICO ENCONTRADO:
Às 07h28 uma equipe de guardas municipais efetuava patrulhamento pelo Jardim Itamaraty quando em frente ao nº 144 da Rua Ranieri Mareli avistaram um indivíduo em atitude suspeita, pois este ao perceber a presença da viatura largou a bolsa que carregava e saiu em desabalada carreira e se homiziou em meio à vegetação situada nos fundos do terminal rodoviário. E mesmo com o apoio de outras guarnições o mesmo não foi localizado.
Após vistoria na bolsa abandonada pelo indivíduo foram encontrados doze (12) tabletes envoltos em fita adesiva, que a após pesados totalizaram a quantia de onze quilos (11Kg) da substância entorpecente conhecida como maconha, que foi entregue na 6ª S.D.P.  para os procedimentos cabíveis.
APREENSÃO DE VEÍCULO:
Durante as atividades de fiscalização de trânsito desempenhadas no decorrer do dia equipes da Guarda Municipal apreenderam junto ao Pátio Municipal de Veículos, onde aguardam regularização, os seguintes veículos:
- VW/Gol, placas ALY-1020;
- VW/Gol, placas APQ-7650;
- Moto Leopard, placa 075-OAE/Py;
- Moto Magnun Cruiser, placa 201-XAG/Py;
- Moto Star SK, placa 835-CAL/Py.
Sendo que seus condutores foram devidamente notificados conforme prevê  o Código de Trânsito Brasileiro.

Guarda Municiaal de Foz do Iguaçu

CURSO DE TÉCNICAS DE PILOTAGEM DE MOTOCICLETAS

Durante os dias 23 e 24 foi realizado em São João da Barra, município do norte fluminense, o curso para Guardas Municipais, de Técnicas de Pilotagem de Motocicletas. O curso foi realizado através uma parceria com a Guarda Municipal de Paty do Alferes que desenvolve o projeto ANJOS DA VIDA que surgiu da grande iniciativa do GM Wendel no sentido de diminuir o índice de acidentes fatais envolvendo motocicletas no Município de Paty do Alferes e que consiste em aplicar curso de técnicas de pilotagem de motocicletas e a conscientização dos motociclistas na busca pela educação para o trânsito.
Segundo o GM Wendel, que é instrutor formado e certificado pelo CENTRO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DA HONDA a intenção do Comando da Guarda Municipal de Paty do Alferes é levar esse conhecimento para todos os guardas municipais e também para o público em geral para que através das técnicas aprendidas os motociclistas possam diminuir os riscos ao conduzirem suas motos.
O curso teve a participação, além dos guardas municipais de São João da Barra, de Guardas Municipais dos Municípios de Campos, São Fidelis, Nilópolis, Mangaratiba, Cardoso Moreira e São Francisco do Itabapuana, que receberam instruções de acordo com o seguinte conteúdo programático:

Apresentação do C.E.T.H./Concessionária
Orientações gerais
Características da motocicleta
Comandos da motocicleta
Inspeção preventiva
Equipamentos de segurança
Postura
Frenagem
Curvas
Estratégias no trânsito
Apresentação do Filme “Técnicas de Pilotagem com Segurança”
 
 
Curso de Pilotagem com Segurança Honda
 
 
Alongamento do Grupo
Verificação dos equipamentos de segurança
Inspeção preventiva na motocicleta
Na pista de exercícios padrão de 6m.
Alamedas grande e pequena
Slalon duplo e simples
Frenagem com mudança de marcha
 
Esclarecimentos finais e encerramento
 
 
 
 Plano de Aula
Curso de Pilotagem com Segurança Honda
 
 
Alongamento do Grupo
Verificação dos equipamentos de segurança
Inspeção preventiva na motocicleta
Na pista de exercícios padrão de 4m.
Alamedas grande e pequena
Slalon duplo e simples
Frenagem com mudança de marcha
 
Esclarecimentos finais e encerramento
 






















 Nossos agradecimentos a todos que se esforçaram para a realização deste evento e, em especial, ao Sub-Comandante da GCM de São João da Barra, GM Ferreira, ao Comandante da GM Paty do Alferes, GM Roberto Vinicio de Oliveira, GM Wendel, GM Viana, Robson, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Paty do Alferes, ao Vereador do Município de Nilópolis, Osvaldo Vieira que no intuito de colaborar para a qualificação dos agentes municipais de segurança cedeu um veiculo para o deslocamento, permitindo assim a participação dos GMs de Nilópolis no curso.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bope invade o Complexo do Alemão; Exército amplia cerco a favelas

Um intenso tiroteio entre policiais, homens do Exército e criminosos ocorria por volta das 16h20 na favela da Grota, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. O Exército ocupou todos os acessos à favela com ajuda da Polícia Militar (PM). O tiroteio ocorre não apenas no Complexo do Alemão, mas também na Vila Cruzeiro, morro vizinho.
Ao todo, três pessoas morreram hoje em confrontos com a PM na capital fluminense, segundo balanço parcial da corporação. Dois suspeitos foram presos e outros dois ficaram feridos. Após a fuga de criminosos depois da tomada da Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio, a polícia cercou hoje o vizinho Complexo do Alemão, em busca dos traficantes. Dois veículos blindados M-113 da Marinha participam da operação.
Desde ontem a polícia ocupa a Vila Cruzeiro na megaoperação que realiza contra o tráfico de drogas e a onda de crimes no Rio de Janeiro. Depois de quase 40 horas de intenso tiroteio, a polícia anunciou a tomada da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, quartel general da facção criminosa Comando Vermelho. Mais de 100 bandidos fortemente armados fugiram para o Complexo do Alemão, controlado pela mesma facção. A polícia, então, deu início hoje a uma operação no local.
Exército
O comandante do Comando Militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior, afirmou nesta sexta-feira que homens do Exército já ocupam parte do entorno do Complexo do Alemão e que o deslocamento de militares para cercar a comunidade continua. "Neste momento já ocupamos um trecho e estamos ocupando o restante", disse, durante coletiva no Palácio Guanabara ao lado do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do governador Sérgio Cabral (PMDB) e do secretário da Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.
Depois do pedido do governo do Estado ao Ministério da Defesa, a Presidência da República autorizou a participação de 800 homens da brigada de paraquedistas na operação. Segundo Jobim, o papel do Exército será o de prover segurança ao perímetro. Cerca de 60% dos militares que vão participar da operação atuaram no Haiti. Além da tropa, dez blindados da Marinha e três helicópteros da Aeronáutica darão apoio.
De acordo com o general Pereira Júnior, o Exército não deixará de revidar, caso seja atacado pelos traficantes. "Se formos atacados, não temos como não responder. Estamos com armas que serão usadas, se necessário", afirmou. "São pessoas experientes, bem orientadas. Se tiver que haver confronto, infelizmente vamos ter que partir para isso", disse, sobre os militares que participam da missão.
Beltrame afirmou que um policial (militar, civil ou federal) estará em cada equipe de militares para, se necessário, fazer abordagens de carros e pessoas nos acessos ao Complexo do Alemão. "Decidimos manter um policial com os militares para não termos esse tipo de problema (questionamento à respeito da legalidade da atuação do Exército)", disse. Segundo ele, a princípio o Exército não entrará nas favelas.
Durante a coletiva, Jobim tentou dissolver polêmicas sobre o comando das ações. "Há áreas muito definidas de função, então não se tem que entrar em discussões sobre comandos da operação", declarou. Segundo ele, o governo estadual definirá as áreas estratégicas de atuação e o governo prestará o apoio necessário. Jobim afirmou ainda que Cabral foi corajoso ao pedir o apoio do governo federal. "A operação que segue tem grande risco."
Durante a ação, bandidos do Complexo do Alemão atiraram em direção a um helicóptero blindado da Polícia Civil, perto da estação de transmissão de Furnas, entre a favela da Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão.Segundo a Polícia Militar (PM), a aeronave, blindada e que pertence à Polícia Civil, não sofreu danos e seus passageiros não ficaram feridos.

Estratégia
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), se reuniram hoje no Palácio Guanabara, sede do governo, para traçar estratégia conjunta de enfrentamento do tráfico no Estado. Também fizeram parte do encontro o comandante do Exército brasileiro, Enzo Martins Peri, e o responsável pelo Comando Militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior.
Além deles, estavam presentes o comandante do 1.º Distrito Naval, vice-almirante Carlos Augusto e Souza, e o comandante do 3.º Comando Aéreo Regional (Comar), major brigadeiro-do-ar Elcio Picchi, assim como o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, e o superintendente da Polícia Federal (PF) no Rio, Angelo Gioia, entre outras autoridades.
Números do combate
Segundo a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, na quinta-feira (26), duas pessoas morreram durante as ações. Também, 15 indivíduos foram presos e dois menores detidos. Além disso, uma granada, seis dinamites e seis espoletas foram apreendidas.
Desde domingo (21), a cidade do Rio de Janeiro sofre com veículos queimados, arrastões, tiroteios e ataques às forças de segurança. De acordo com o governo do Estado, essas são ações de bandidos contra as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), projeto para instituir polícias comunitárias em favelas. Até atualmente, 13 delas foram instaladas na capital fluminense.
Com Agência Estado
Google Analytics Alternative