GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bragança está entre as 10 cidades mais seguras

Queda do índice criminalidade é creditada a integração entre as Polícias Civil e Militar e Guarda Municipal
Ontem, na Delegacia Seccional de Polícia Civil, foram divulgados resultados sobre a ação integrada de segurança pública em Bragança, do ano de 2010. Estatísticas mostram que o combate a criminalidade evolui todo dia, o que coloca a cidade entre as 10 mais seguras do Estado. “A evolução acontece devido à integração entre Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, que buscam cada vez mais resultados positivos e proteger a população”, ressaltou o prefeito João Afonso Sólis (Jango), que fez parte da mesa ao lado do delegado seccional Fernão Dias da Silva Leme; Major Marcelo Filogônio, da Polícia Militar; e secretário de Trânsito e Segurança, Sérgio Pereira da Silva.

GUARDA MUNICIPAL
Sérgio Pereira iniciou a apresentação dizendo que Bragança é privilegiada pela qualidade dos profissionais que atuam na cidade. Disse que o objetivo da Administração Municipal desde outubro de 2005, quando Jango assumiu a Prefeitura, é buscar integração das forças de segurança e alcançar cada vez mais resultados positivos.

Entre as 2787 ações da Guarda Municipal Ambiental, destacou-se apoio à Defesa Civil, eventos, fauna, fiscalização, Polícias Civil e Militar, Bombeiro, Conselho Tutelar, trânsito, secretarias municipais; averiguação de denúncias, poluição, crimes ambientais e maus tratos; e captura de animais peçonhentos.

É função da GM auxiliar a população, realizar travessia de alunos, fazer rondas escolares e em patrimônios públicos, entre outras. Os atendimentos ultrapassaram 52 mil. A respeito do Complexo Integrado de Segurança e Mobilidade- CISEM, inaugurado em dezembro de 2009 e instalado na secretaria de Trânsito e Segurança, o secretário citou flagrantes de acidentes de trânsito, roubos, furtos, brigas, condutores embriagados, vandalismo contra patrimônios públicos, tráfico de drogas, incêndios e invasões em próprios públicos. A Central também permite flagrante de pichações e venda de produtos piratas. Foram 588 registros realizados através do CISEM.
A GM auxiliou 136 boletins de ocorrências e realizou 141 detenções. O total de flagrante por tráfico de drogas, como apreensão, ato infracional, porte e uso foi de 27. As viaturas percorreram 484.181 quilômetros.

As 27 apreensões mostram também a eficiente fiscalização da Lei Complementar n° 649/2010, que determina limite para volume de som em veículos.

POLÍCIA MILITAR
Segundo o Major Marcelo Filogônio, “as Polícias Militar e Civil, com atuação da Guarda Municipal, somam em demasia”. Dados operacionais apresentados pela PM e que comparam o 4° trimestre de 2009 e 2010, resultam em redução de 41% dos homicídios; 12% dos furtos de residências, objetos, acessórios, entre outros, e 16% dos roubos; 6% dos roubos de veículos, e 34% dos estupros.

Consta no planejamento da PM direcionar a abordagem às pessoas com características identificadas e com incidências de delito. No segundo trimestre de 2010 citou ações conjuntas com a Guarda Municipal e a importância da mídia em divulgar medidas de segurança.
Segundo Marcelo, há monitoramento diário das ocorrências e policiamento preventivo. Diz também que depende da colaboração da população, em informar o que sabem ou o crime que sofreram. “Não jogamos nenhum dado fora”, disse.

A respeito do 190, central de atendimento da PM, o Major deu nota 5. Assumiu que há falhas e que nem sempre o efetivo dá conta de atender todas as ocorrências no tempo em que deveriam ser atendidas. Todas as ligações são gravadas. Há estudos para melhorar o atendimento.

POLÍCIA CIVIL
A frente da delegacia seccional há um ano e quatro meses, Fernão Dias apresentou quais foram as principais metas de 2010. Entre os princípios estabelecidos pelo delegado: diminuição dos índices criminais; otimização da investigação policial; solução de problemas carcerários; aceleração e qualificação do atendimento ao público; operações de Campo Pontuais; e fusão de unidades policiais. O delegado citou também o aumento de 23 vagas femininas em penitenciárias e a importância da centralização do atendimento de polícia judiciária de emergência (Plantão Central 24h).

Segundo Fernão Dias, as Megaoperações da Polícia Civil resultaram na apreensão de 115 quilos de entorpecentes e 186 pessoas. Foram 847 boletins de ocorrência por mês, média de 28 por dia. Termos Circunstanciados foram 147 por mês, média de cindo por dia.
Fernão Dias apresentou ainda dados comparados com 2009. Houve queda de 25% dos homicídios; 7,6% dos furtos e roubos de veículos, objetos, entre outros; 29,5% dos furtos e 34,6% dos roubos de veículos. Segundo Fernão Dias, Bragança pode ser comparada com cidades de primeiro mundo se tratando em roubo de veículos. Em 2009 foram 93 e, em 2010, 62.

O delegado considera que a queda expressiva de furtos e roubos de veículos é devido também a criação do CISEM, que inibe os crimes em alguns pontos e colabora com as investigações.

BASE INTEGRADA DE SEGURANÇA DA ZONA NORTE
A respeito da Base Integrada de Segurança da Zona Norte, foi explicado que apesar do número de ocorrências registradas ser pequeno, o local funciona. As autoridades entendem que é preciso detectar se a população da zona norte (30% de Bragança) não sabe da existência da unidade ou se realmente não há ocorrências. Caso não haja, a tendência é que a unidade tenha as portas fechadas.

OUTROS ASSUNTOS
Poupatempo: O delegado Fernão Dias disse ao prefeito Jango da necessidade da criação de um Poupatempo na cidade. Jango disse que já estuda a possibilidade.

Frota: Segundo Sérgio Pereira, a frota de Bragança chegou a 90 mil veículos. No mês de junho de 2010 eram aproximadamente 84 mil. Cerca de um milhão de veículos trafegam por mês na Av. dos Imigrantes e cerca de 800 mil na Variante do Taboão.

Multas: Ao ser questionado sobre a verba arrecada com as multas, Sérgio Pereira disse que cerca de 10% fica no cofre público municipal. Ressaltou também que o existe em Bragança é uma fábrica de infrações provocadas por condutores imprudentes que não obedecem as leis de trânsito e não uma fábrica de multas. Em 2009 foram 62.267 autuações.
Fonte: Gazeta Bragantina
Bragança Paulista SP
Google Analytics Alternative