GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Comandante faz um balanço das atividades e fala sobre experiência no Exterior

Darlei Antônio
gmj
Comandante Jacó considerou o ano de 2010 bastante produtivo

Neste encerramento de 2010 rumo ao terceiro ano de trabalho junto à Guarda Municipal de Jundiaí – da qual hoje se orgulha e tem grande satisfação em poder fazer parte, integrante da Família Azul Marinho -, o comandante Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) acredita que as expectativas de um trabalho bastante satisfatório (dentro das previsões) foram superadas, conforme mostram os números divulgados pelo setor de Estatística e Arquivo da Corporação; no ano passado foram atendidas 10.339 ocorrências das mais diversas: em 2010, 8.012, uma queda considerada significativa e que assim deve prosseguir graças aos investimentos da atual Administração, o empenho e a determinação dos integrantes desta instituição, a qualificação permanente de seu efetivo. 

“Os investimentos foram decisivos para reforçar a estrutura da instituição. E investimentos geram também a capacitação dos profissionais, melhor prestação de serviços (os índices decrescentes no combate aos atos delituosos comprovam a eficiência), a efetividade nas ações integradas juntos aos demais órgãos de segurança pública visando coibir a violência e criminalidade. Bem-estar e qualidade de vida fazem de Jundiaí uma importante referência em todo o Estado de São Paulo.

Sendo assim, já no início do seu mandato em 2009, o prefeito Miguel Haddad reafirmou o compromisso em promover a segurança e o bem-estar à comunidade, destinando inicialmente à instituição, recursos superiores a R$ 3 milhões utilizados na aquisição de 24 novas viaturas, além de duas Ecosport totalmente equipadas para a utilização das equipes de Apoio Tático , oito motocicletas, equipamentos de proteção individual – EPIs - para todo o efetivo (hoje a GMJ conta com 275 integrantes, entre homens e mulheres), dentre outros itens”, destacou o comandante. 

Completando: “em janeiro de 2010, o prefeito Miguel Haddad anunciou uma nova liberação de recursos, agora R$ 1.836.990,00 vindos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça. De acordo com o prefeito, a verba é destinda à implantação do programa Guarda Comunitária, que busca a reativação do “Anjo da Guarda” – criado durante o seu primeiro mandato em 1998 - atuando nos horários de entrada e saída das escolas. Praticamente, o "Anjo da Guarda" já se faz presente, faz parte da atuação dos profissionais da Ronda Escolar. O objetivo é não apenas retomar o programa “Anjos da Guarda” como também ampliar sua atuação no entorno das escolas e patrulhamento pelos bairros. A partir desta nova concepção de trabalho comunitário pretende-se aproximar cada vez mais o guarda da população, fazendo com que este conheça os moradores, comerciantes, alunos e professores. 

Também foram adquiridas mais 16 viaturas para patrulhamento na cidade (hoje totalizando em sua frota 40 veículos, e três modelos específicos para patrulhamento da Serra do Japi. A frota da GM vem sendo totalmente renovada. 

Reforçando, em se tratando da atuação da Guarda Municipal de Jundiaí, o Programa Guarda Comunitária - considerado uma nova filosofia de trabalho - vem sendo desenvolvido com êxito na cidade, tendo iniciado este ano no bairro do Caxambu. Em breve ganhará outros bairros; a proposta visa a maior aproximação do profissional de segurança pública com a comunidade, fazendo com que o GM passe a ter o maior conhecimento e, consequentemente, o controle da região, seus moradores, pessoas que nela circulam, trabalham, tenham vínculos de amizade, dentre outras atividades. Sem falar no patrulhamento pelos bairros que vem sendo intensificado há um ano, de segunda a segunda, ininterruptamente, 24 horas, inclusive nos feriados, visando garantir a tranquilidade e o bem-estar da comunidade há 61 anos, recebendo os melhores elogios, com todo carinho e respeito." 


No Exterior, comandante acompanha o trabalho de outras instituições de segurança 

Durante viagem de férias, Jacó pôde conferir a rotina diária de guardas metropolitanas, especificamente na Europa onde os profissionais inclusive desempenham funções junto à fiscalização de trânsito, aplicando punições ao infrator quando necessárias.“Em se tratando de garantir a segurança de forma mais ampla, no Exterior - como também no Brasil e aqui em Jundiaí - discute-se a possibilidade de ampliação do porte de arma funcional aos profissionais de segurança pública ou seja, utilização de armas de fogo por guardas municipais mesmo quando estiverem fora do horário de serviço público. Na França, acompanhei matérias na revista Paris Match e Journal Aujourd´Hui sobre o caso da guarda municipal feminina, de apenas 26 anos, casada, que no exercício de sua função durante patrulhamento se deparou com um grupo em atitude suspeita, numa situação que aparentemente seria um acidente de trânsito. Porém tratava-se de um assalto, possivelmente ação de grupo integrante de crime organizado, onde a guarda foi baleada, recebendo os primeiros socorros porém não sobrevivendo. 

Situações como esta vêm ocorrendo diariamente em várias localidades e acabam muitas vezes sem chances de defesa por parte do profissional em atividade. No Journal Aujourd´Hui foi feita uma enquete sobre este assunto, reunindo a opinião de autoridades mas principalmente a manifestação da comunidade, bastante significativa, favorável ao porte de arma particular fora do expediente de trabalho. Neste sentido e muito empenhado, reforço que já enviei um documento à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo solicitando a excepcionalidade no caso de Jundiaí com relação ao que prevê o Estatuto do Desarmamento: cidades com menos de 500 mil habitantes possam ter GMs armados 24 horas, ininterruptamente, armamento próprio ou da Corporação. É uma questão de bom senso e adequação da lei; isto porque se uma das exigências para a liberação é a capacitação e treinamento dos profissionais, além da existência de uma Corregedoria Geral em pleno funcionamento, estes quesitos já preenchemos. Jundiaí é referência no Estado de São Paulo pela excelência no trabalho preventivo que vem realizando, sua realidade é comparável a de cidades de grande porte quando se trata de criminalidade e requer uma atuação mais ampliada. Aguardamos um pronunciamento da Superintendência.” 

Divulgação
gmj
Guardas urbanos franceses demonstraram parte de sua rotina diária

Data: 30/12/2010
Silvia Helena Ferraz Santos

Fonte: GM Jundiaí SP
Google Analytics Alternative