GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 8 de janeiro de 2011

Integração: fator importante na segurança pública

Fabiano Costa / BJD
O prefeito Jango, Major Filogônio, delegado Fernão Dias e Sérgio Pereira iniciam a entrevista assegurando que a união da forças de segurança fez a diferença em 2010
 
A queda dos índices de criminalidade em Bragança Paulista, segundo declarações feitas durante entrevista coletiva realizada manhã desta sexta-feira, 7 de janeiro, no auditório da Delegacia Seccional, foi atribuída a dois fatores: integração entre as força de segurança e tecnologia. Na entrevista, as autoridades mostraram números de atendimentos que culminaram na diminuição dos crimes e ressaltaram a importância das ações integradas.

O prefeito João Afonso Sólis, Jango, o delegado Seccional Fernão Dias da Silva Leme, o comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior (34º BPM-I) Major Luiz Marcelo Filogônio e Sérgio Pereira da Silva, secretário municipal de Trânsito e Segurança, foram as autoridades que compuseram a mesa e que apresentaram os índices e responderam às questões levantadas pela imprensa local.

Na explanação de cada um, foram utilizados programas de computador e tela de projeção para ilustrar a entrevista, e o elemento comum foi o poder de troca de informações e apoio mútuo das corporações, Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, no combate à violência, seja contra pessoas seja contra a natureza, e na promoção do sossego público.

O secretário municipal de Trânsito e Segurança, Sérgio Pereira da Silva, por exemplo, iniciou sua explanação comentando e agradecendo ao Prefeito Jango a confiança de tê-lo incumbido de ser o mediador entre as corporações para uma integração mais ativa. Em seguida ele mostrou o trabalho de cada uma das divisões da pasta que chefia e o volume de atendimentos realizados em 2010: Defesa Civil, 264 ações de êxito; Guarda Municipal Ambiental, 2.787 ocorrências; Guarda Municipal, que atendeu a mais de 52 mil ocorrências em 2010; e a Central de Monitoramento, com 35 pontos de OCR, radar inteligente, que monitora mais de 2 milhões de veículos por ano. “Este sistema contribuiu com elementos importantes para solucionar ocorrências de diferentes naturezas, como por exemplo, roubos, furtos, tentativas de homicídios, entre outros”, enumerou.

O Major Filogônio também apresentou números referentes às ocorrências atendidas em 2010 que indicam a diminuição das ações criminosas na região. Segundo ele, a queda dos índices indica migração de uma modalidade de crime para outra, o que exige o estreitamento de troca de informações entre as corporações. Ele citou como exemplo o fato de que nos primeiros três meses de 2010 houve queda de 47% nos roubos, nos demais trimestres diminuição no furto de veículos, homicídios e outras ocorrências. “Para o maior sucesso do trabalho é necessário contar com o apoio da população, que pode fornecer informações”, disse.

Da Polícia Civil veio a confirmação da notícia de que a queda nos índices de criminalidade, apresentados pelo delegado Seccional Fernão Dias da Silva Leme, se deve à integração entre as forças de segurança promovida pela Administração Municipal. Ele também falou dos números de boletins de ocorrências registrados, 10.163; dos mais de 100 quilos de drogas apreendidos; dos 1.557 inquéritos instaurados; e das 186 pessoas presas.

Segundo o delegado, no geral a taxa de homicídios caiu 25% em Bragança, de oito em 2009, para seis em 2010; furtos, queda de 7,6%, de 2.063 em 2009 para 1.908 em 2010; roubo, queda de 7,6%, de 345 em 2009 para 319 em 2010; e roubo de veículos, menos 34,6%, de 93 em 2009 para 62 em 2010.

Fonte: Bragnça Jornal Diário
Google Analytics Alternative