GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 31 de julho de 2011

Motorista caluniador deve ser processado pela Guarda Municipal de Belém




 
O proprietário e motorista de uma van, em Mosqueiro, identificado como Antônio Sérgio da Silva Amador, acusou guardas municipais de Belém de extorsão depois que teve seu veículo apreendido numa operação desencadeada pela corporação na tarde de sábado (23).
Diante da acusação, feita diretamente à comandante Ellen Margareth, Antônio Sérgio foi conduzido à seccional da Ilha, onde deveria formalizar a denúncia, apresentando provas, como os nomes dos acusados, hora e local, procedimento exigido pela própria comandante. A vítima aceitou, mas, na Seccional de Polícia, diante do delegado, recuou.
Ao delegado plantonista, Antônio Sérgio admitiu que mentiu porque estava de “cabeça quente” ao ter sua van apreendida. Ele disse ter se expressado de “forma indevida, que não procede”. Antônio Sérgio pediu desculpas à Ellen Margareth, ali representada pelo inspetor condutor, Vicente Serrão. O inspetor exigiu do acusador retratação por escrito, condição plenamente aceita e produzida, na hora, de próprio punho.
O inspetor Serrão disse que o documento será formalmente apresentado à comandante Ellen Margareth ainda nesta semana. Disse ainda acreditar que dificilmente Antônio Sérgio vai se livrar de um processo por crime de calúnia, que deve ser ajuizado pela assessoria jurídica da corporação. “Temos o entendimento de que precisamos dar um basta nessas acusações gratuitas. Qualquer acusação merece ser provada, para que a Guarda Municipal tome providências cabíveis. Assim como aceitamos desvios de conduta de nossos guardas, também não aceitamos denúncias gratuitas”, afirmou o inspetor.

Guarda Municipal humilha alunos em PG

Ponta Grossa PR
Credito: Christopher EudesCredito: Christopher Eudes
O presidente da Guarda Municipal, Edimir de Paula, afirma que o curso de formação depende do governo estadual
Abuso de poder, humilhação, desvio de função, salário abaixo do que determina a lei e profissionais sem curso de formação. Essa é a realidade da Guarda Municipal de Ponta Grossa. Os 25 agentes de segurança contratados em 2010, por intermédio de concurso público, estão exercendo as mesmas atividades que os demais servidores da Guarda Municipal, mas recebem apenas metade do valor estipulado em edital.O salário pago aos novos contratados é de R$ 545, mas deveria ser acrescido da Função Gratificada (FG) de R$ 581,41. A justificativa da Guarda Municipal é de que a FG só será paga após a realização do curso de formação, de 650 horas. O que ainda não aconteceu e não há nem previsão de quando será marcado. Além disso, os novos profissionais são obrigados a limpar banheiro, lavar viaturas, juntar xepa de cigarro do pátio e lavar panelas.
Três novos contratados já pediram demissão.

Câmeras e armas vão qualificar Guarda

O uso de armamentos pela Guarda Municipal (GM) de Corumbá voltou ao centro das discussões após a iniciativa de dois guardas de trânsito ter ajudado a Polícia Militar a prender dois homens que haviam roubado uma joalheria da cidade no final da semana passada.
A utilização de pistolas de imobilização, conhecidas como não letais, seria o primeiro passo nesse sentido. O Comando da Guarda já tem projeto para o emprego desse tipo de tecnologia, informou o tenente-coronel PM e comandante da Guarda Municipal, Ubiratan de Oliveira Bueno. Ele antecipou que o uso de armas de fogo depende do cumprimento de um requisito básico, como a criação de uma Corregedoria dentro da própria GM.
De acordo com o comandante, a legislação brasileira permite que cidades com mais de 50 mil habitantes podem ser armadas - Corumbá tem mais de 103 mil moradores. Contudo, o município precisa ter um órgão de correição para controle e apuração de possíveis irregularidades.
"Um dos requisitos, junto a Polícia Federal, para se cadastrar e ter o uso do armamento é possuir uma Corregedoria para apurar qualquer ilícito ou irregularidade que possa ser cometido pelo guarda. É um modo de controle para que não haja excessos. Há necessidade dessa corregedoria da Guarda Municipal. Estamos trabalhando para que, através de decreto, seja criada essa corregedoria. É um requisito para poder inserir, mais adiante, a compra de armamento", explicou o tenente-coronel.
Num primeiro momento a Guarda trabalha com projeto de uso de armas não letais, no estilo das pistolas Taser (pronuncia-se teiser). "Seguindo uma orientação do Ministério da Justiça, temos aqui, o projeto para a compra de armas não letais. Recebemos um orçamento e esperamos viabilizar esses materiais para que a Guarda Municipal possa utilizar esses equipamentos no dia a dia", adiantou o comandante da corporação.
A proposta inicial é adquirir, nesta primeira etapa, 40 armas tipo pistolas Taser. "Trabalhamos passo a passo. Vamos equipar com essas armas não letais primeiro uma equipe; depois outra e assim até atingirmos toda a Guarda. Inicialmente, trabalhamos com a proposta de 40 guardas municipais habilitados. A Guarda Municipal vem atendendo muitas ocorrências nas ruas.
A rua é um bem, um patrimônio e a população quer ver o atendimento e ter segurança. A Guarda está aqui para apoiar os órgãos de segurança pública estadual. Não estamos aqui para ocupar o espaço de ninguém. Queremos colaborar e quem ganha é a população", complementou o tenente-coronel Ubiratan.
Com os armamentos adquiridos, será treinada e capacitada uma equipe para uso cotidiano de armas não letais pela corporação. "Com a aquisição dos equipamentos vem vinculada a capacitação para que os guardas possam atuar. Vem inserida no contrato de aquisição, que estamos viabilizando junto a uma empresa brasileira, uma similar da Taser", ressaltou.
Imóvel por cinco segundos
A pistola Taser é um dispositivo eletrônico de contenção que deixa a pessoa imóvel durante cinco segundos, tempo necessário para a abordagem policial - algemar a pessoa, por exemplo. Outros ciclos de imobilização através da condução de energia podem ser promovidos até a rendição completa.
O equipamento funciona através de um sistema de propulsão, que lança dois dardos a uma distância de até 10 metros. Os dardos aderem ao corpo e liberam uma descarga elétrica de baixa amperagem (equivalente a uma pequena lâmpada de árvore de natal). O dispositivo é totalmente auto-gerenciado e capaz de identificar os disparos realizados de acordo com a data; hora e duração. No momento do disparo são expelidos micro-confetes com o número do cartucho, o que permite a identificação do agente responsável pelo tiro.
Monitoramento eletrônico pode chegar a escolas e postos de saúde
Mesmo sem o uso de armas não letais ou de fogo, a Guarda Municipal vai ampliando a área de atuação para garantir a proteção do patrimônio do Município, que na visão do comandante da corporação tem um conceito bem mais amplo. "A Guarda Municipal é para proteger bens e serviços. A população é um bem, um patrimônio da cidade. As ruas e praças são bens", afirmou. Com base nesse entendimento, a GM já trabalha com vídeo-monitoramento e prepara a atuação de guardas para ações de patrulhamento com cães adestrados.
"Já temos vídeo-monitoramento montado ali na praça Generoso Ponce e que atende a avenida General Rondon e o Porto Geral. É um primeiro passo e a Prefeitura viabiliza a compra de materiais para que possamos atender todas as praças e algumas ruas. Já tivemos ocorrência atendida graças ao nosso monitoramento", disse o tenente-coronel Ubiratan. A proposta é estender o monitoramento eletrônico 24 horas para os postos de saúde e escolas da Rede Municipal de Ensino.
Para o patrulhamento com cães adestrados, está em fase de criação um canil. "Com isso vamos atender as ocorrências, praças, eventos e utilizando cães para apoiar ações das polícias Federal; Civil e Militar em ocorrências envolvendo tráfico de drogas. Já temos pessoal capacitado que fez curso na Polícia do Exército e com a Força Nacional. Estamos com uma equipe especializada para trabalhar com cães", finalizou o comandante. 
Fonte: Correio do Estado

Guarda municipal flagra furto de casa e prende ladrão

Guardas municipais conseguiram na madrugada desta terça-feira (26) prender um dos três ladrões que invadiram uma casa desocupada na avenida Leste/Oeste, próximo do Jardim do Sol, na zona oeste de Londrina. 

De acordo com os guardas, ninguém mora na residência mas em seu interior um ar condicionado atraiu os assaltantes. A ação dos bandidos acabou sendo impedida por guardas municipais que faziam patrulhamento no bairro e estranharam a movimentação. 

Na abordagem, Oswaldir Alves Costa, de 32 anos, foi detido, porque estava com o pé machucado e não conseguiu correr, mas seus comparsas conseguiram fugir. Apesar do flagrante, Oswaldir disse aos guardas que apenas passava pelo local. Ele foi preso em flagrante por furto. 

Além do ladrão, os guardas encaminharam parte do ar condicionado desmontado que estava em sua posse. De acordo com a polícia, o acusado já consta com passagem pelo mesmo crime.
Fonte: Bonde News

Guarda Ambiental de Cotia se prepara para atuar no município


Guarda Ambiental de Cotia se prepara para atuar no município
Com propósito de reforçar a segurança ambiental em Cotia, as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Agropecuária e Segurança Pública são parceiras na criação da Guarda Ambiental Municipal, para que haja um melhor policiamento a fim de coibir os diversos problemas ambientais que atingem a fauna e flora.
Por meio de um decreto assinado em 2009, o prefeito Carlão Camargo criou o órgão após a aprovação da Câmara Municipal através da Lei Orgânica em 1990, o artigo 228, que já previa o serviço. O objetivo é agregar responsabilidades entre a população e o verde do município.
Constituída por seis guardas (cinco homens e uma mulher), a Guarda Ambiental iniciou na última semana um treinamento com a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente sobre educação ambiental, ecologia, especificidades ambientais dos espaços da cidade (Cotia Centro, Granja Viana, Caucaia, Caputera e Morro Grande) e leis municipais.
De acordo com o Secretário do Meio Ambiente, Rubens Gurgel, a Guarda Ambiental passará por treinamento com a Polícia Ambiental do Estado, visando uma formação mais ampla e complexa. O secretário diz que a Guarda Ambiental será de extrema importância e espera que o trabalho seja bem aproveitado no combate aos crimes ambientais.
Nas próximas semanas, a equipe atenderá denúncias de crimes ambientais, junto aos técnicos, para complementação de conhecimento e ação coercitiva.

GCM de Diadema tem 40% da frota em reparo

Quarenta por cento dos veículos da Guarda Civil Municipal de Diadema estão parados à espera de peças de reposição ou em manutenção. A afirmação é do próprio comandante da corporação e policial militar aposentado Hideharu Gonbata, que justificou o problema pelo fato de os veículos circularem 24 horas por dia. "O que se trocam são os homens nos turnos", avaliou.
Por duas vezes, ontem à tarde e dia 22, a equipe do Diário esteve em área de onde avistou parcialmente a oficina mantida pela Prefeitura na Avenida Dr. Ulysses Guimarães. Ali, pelo menos oito viaturas foram localizadas estacionadas, muitas no mesmo lugar da primeira vez.
No dia 22, a reportagem rodou por uma hora pela região central e pelo bairro Piraporinha, onde não avistou nenhuma viatura - com exceção de base móvel na Praça Lauro Michels.
Na sede da GCM, porém, enquanto aguardava pela chegada do comandante, presenciou viaturas com pneus carecas, capas dos bancos totalmente rasgadas e alta quilometragem.
A Prefeitura informou, por nota, que a frota da GCM é composta por 33 viaturas, entre carros, caminhão e bases móveis, além de 13 motocicletas - o Diário obteve a informação que viaturas de patrulhamento são 25. Desse total, "23 viaturas operam pela cidade e dez encontram-se em manutenção". A última renovação da frota foi em 2009, o que não foi informado por Gonbata.
Questionado se as viaturas encostadas prejudicam as ações da GCM na cidade, o comandante disse que não. "O serviço é dimensionado para a frota disponível", afirmou, ao admitir que, diante dos problemas, "todo dia a gente busca uma solução".
Sobre as motocicletas, Gonbata afirmou que apenas 50% da frota está na rua. "Embora a compra tenha valor mais baixo, a manutenção é mais onerosa", afirmou. Nem Prefeitura nem comando da corporação informaram o custo da manutenção das viaturas.
A reportagem obteve informações que as viaturas frequentemente são encostadas para reparo mecânico e elétrico. Uma delas, inclusive, dia desses precisou ser empurrada por conta de problema na bateria. Ex-gerente da frota de manutenção da Polícia Militar no Grande ABC, Gonbata avaliou como ocorrências normais. "Todo carro um certo tempo parado terá de sofrer recarga na bateria", exemplificou. Em média, são cerca de dez viaturas de patrulhamento - de total de 25 - em manutenção, que ficam entre 15 e 30 dias no estaleiro.
Segundo o governo, está em processo de licitação a compra de sete veículos para uso nas rondas escolares, com previsão de término até dezembro. Nesse caso, as viaturas que hoje fazem esse serviço serão adequadas para o patrulhamento nas ruas.

Carros da Câmara podem parar na guarda 
Por conta do alto custo de manutenção mensal, o Legislativo de Diadema trocou a frota composta por 17 veículos de uso dos vereadores. Parte desses carros, marca Volkswagen, modelo Gol, ano 2007, terá como endereço a sede da Guarda Civil Municipal.
Questionada por três vezes sobre o assunto, a Prefeitura de Diadema não respondeu. Também desconsiderou o pedido de entrevista com o secretário de Defesa Social, Arquimedes Andrade, que ontem foi procurado, por telefone, mas não deu retorno.
A equipe do Diário obteve a informação de que Arquimedes tem feito reuniões com os guardas-civis para comunicar que entre "cinco e seis carros" irão para a corporação. O comandante da GCM, Hideharu Gonbata, disse ontem que ainda não tem nada definido - a secretaria é responsável, além da corporação, por mais 11 órgãos e serviços, como o cemitério e a Defesa Civil.
Nesse caso, os Gols teriam de ser adaptados para uso da GCM, desde pintura na cor azul marinho, adesivamento e instalação de rádio e hi-light. O custo giraria em torno de R$ 10 mil.
O presidente da Câmara, Laércio Soares (PCdoB), contou que repassou 15 veículos para o Executivo, em cumprimento à legislação. "A Prefeitura tem a frota sucateada. Agora, a divisão dos veículos ficará sob responsabilidade deles (governo)", afirmou.
O secretário de Administração e Finanças do Legislativo, José Luiz Rizzo, afirmou que o "elevado custo" de manutenção se tornou "antieconômico" para a Câmara. "Sem falar no desgaste", apontou. A nova frota custou R$ 636 mil para a Câmara - cerca de R$ 37.400 cada unidade.

Base está abandonada em Mauá 
A Prefeitura de Mauá ainda não sabe o que fazer com a antiga sede da Guarda Civil Municipal, localizada nas proximidades da Avenida Washington Luís e às margens do Rio Tamanduateí, na Vila Magini. O prédio foi desocupado em fevereiro e já começa a apresentar as marcas da má conservação e do vandalismo.
A unidade foi transferida para a Avenida Bevenuto Bagnara, 139, Jardim Zaíra, onde divide espaço com a Secretaria de Segurança Pública.
Segundo a administração, a sede atual está mais bem equipada, estruturada com salas para Corregedoria, comando, Observatório de Segurança e Telecentro.
Além disso, oferece mais conforto para os guardas-civis, que têm à disposição instalações como vestiários, banheiros, refeitório e sala de reuniões.
Enquanto isso, o imóvel na Vila Magini segue sem função. A equipe do Diário visitou o local na quinta-feira e encontrou as entradas vulneráveis. Garotos que jogam bola em uma quadra ao lado conseguem entrar nas dependências da antiga sede da GCM para beber água e usar o banheiro.
Embora a maioria das janelas esteja inteira, algumas vidraças estão quebradas. Em uma das laterais, parte da parede foi destruída.
A Prefeitura informou que "está planejando outro uso para o prédio". A região foi contemplada com recursos do governo federal e passará por processo de revitalização. Segundo a administração, a GCM faz rondas no local e nas imediações.
Fonte:Diário do Grande ABC

GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM

Guarda Municipal registrou cerca de 90 ocorrências em junho
 
A Divisão de Operações da Guarda Municipal de Belém oficializou oitenta e sete ocorrências em junho deste ano. Os principais registros são referentes a acidentes de trânsito com e sem vítimas, desacato a autoridade, adolescente infrator, agressão, auxílio ao público, furtos simples e qualificado, dano e depredação a logradouros e vias públicas, atentado ao pudor, dentre outros.
Os maiores responsáveis pelas ocorrências são do sexo masculino com 53 registros. Apenas 4 foram cometidas por mulheres e 10 por menores de idade. Das 87 notificações, 28 transgressões foram praticadas por adultos. As principais vítimas foram 28 homens, seguidos por 11 mulheres.
Guamá, Batista Campos e Pedreira foram, respectivamente, os bairros com as maiores incidências de crimes. Os locais onde a maioria das ocorrências ocorreu foram via pública, praças, escolas e os dois prontos socorros de Belém. O horário escolhido pelos transgressores para a prática dos delitos foi mais no turno da tarde com 29 notificações apresentadas pela GMB. Manhã, noite e madrugada apresentaram 23, 20 e 12 registros, respectivamente.

Guarda Municipal orienta policiais da Força Nacional sobre salvamento aquático

O Grupamento de Salva-Vidas da Guarda Municipal de São Luís orientou policiais integrantes da Força Nacional de Segurança Pública sobre salvamento aquático no mar. O treinamento aconteceu na praia do Olho D’água e contou com a presença de um grande efetivo.
O início do treinamento foi marcado por uma série de exercícios físicos na praia do Olho D’água
O início do treinamento foi marcado por uma série de exercícios físicos. Logo após, os guardas municipais e policiais praticaram corrida na beira da praia para, enfim, fazer os exercícios no mar.
De acordo com o coordenador do Corpo de Salva-vidas da Guarda Municipal, Valmir Barros, esse programa consiste numa capacitação continuada, visto que as técnicas são aperfeiçoadas, além de uma preparação básica que é feita semanalmente.
“Nosso grupamento atende às praias do Olho D’água e Ponta d’Areia com serviços 24h por dia, mas claro que nos fins de semana a atenção é redobrada e nossa guarnição também aumenta”, explicou o coordenador.
Ainda durante o treinamento, o comandante da Força Nacional responsável pelo grupo, major Cassaro, agradeceu à Guarda Municipal pelas instruções práticas e contou que ele mesmo fez o contato com o grupamento para a realização das orientações.
“Eu fiz o contato; procurei a Guarda e todos eles se disponibilizaram na mesma hora para nos treinar. A Força Nacional tem que estar preparada para atuar em todos os ambientes, daí a importância desse treinamento, além de ser bastante enriquecedor para todos nós”, frisou o comandante.
Fonte:

PEC dá poder de polícia à Guarda Municipal

O vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e de Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, o deputado delegado Fernando Francischini (PSDB) esteve ontem na cidade para um evento com representantes de guardas municipais de Ponta Grossa e de outros municípios paranaenses, como Araucária, Castro e Umuarama. O objetivo da audiência foi explicar o que determina uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei que tramita no Congresso com o propósito de regulamentar as guardas como órgãos de segurança pública e de dar poder de polícia a essas instituições municipais.
De acordo com o deputado, a PEC servirá para delegar às guardas municipais funções que hoje são da polícia Militar e Civil, como o uso de armamento para prender contraventores, enquanto o projeto de lei n° 1332, de 2003, do qual Francischini é relator, prevê a regulamentação das atividades das guardas. “A PEC dá poder de polícia para as guardas municipais e o projeto de lei define o funcionamento delas”, relata o parlamentar.Para Francischini, deixar as guardas apenas para cuidar de prédios públicos é desperdício de estrutura e pessoal. “Com um bom treinamento podemos aproveitar melhor os guardas municipais para melhorar a área da segurança pública”, declarou. Sobre a polêmica que envolve o uso de armas pelos guardas municipais, o deputado reconheceu que se trata de uma questão delicada, mas disse que os governantes têm que ter coragem de tomar essa decisão. Francischini é favorável que guardas de municípios com mais de 50 mil habitantes usem armamento.Também participaram da audiência de ontem representantes da polícia Civil e Militar, do Conselho Comunitário de Segurança, o vereador Alessandro de Moraes (PSDB) e o deputado federal Sandro Alex (PPS). (E.F.)
Fonte: JM News

"OPERAÇÃO PENTE FINO" EM POVOADOS PRENDE DOIS HOMENS E APREENDE CINCO MOTOS.

A Guarda Municipal neste ultimo domingo, dia vinte e quatro (24) do mês de julho, realiza novas operações nos povoados de Poção e Rua Nova. A operação contou com o apoio de 22 homens fardados, estando à frente o Subcomandante da Guarda Municipal Jose Richard. 

A operação teve inicio as quatorze horas, encerrando por volta das vinte duas horas, durou aproximadamente quatro horas, porem, suficiente para realizar uma operação com sucesso. Foram apreendidas quatro motos de modelo CBX, XLR, XL E 150, e uma WEB modelo Sandaw, além de efetuar a prisão em flagrante de dois homens no distrito de Rua Nova. Um dos homens cujo nome é Luiz Carlos Moura Pimentel de 29 anos, pilotava uma NXR 150 BROZ KS preta de ano 2011, que se encontrava em nome de sua mãe, ao parar o individuo, o mesmo tentou subornar os guardas que o abordaram, além de agredir os guardas verbalmente, ao informar o individuo sua condução a Delegacia de Policia Civil o mesmo apresentou resistência tendo que ser conduzido algemado. O outro homem é Jair Ferreira dos Santos 28 anos, residente no distrito de Rua Nova, o mesmo desacatou os guardas após uma abordagem realizada dentro do Bar CHOPP onde o elemento se encontrava. (Desacato ao servidor público no uso de suas atribuições é crime, podendo pegar de seis meses a dois anos de reclusão. Art. 331 do Código Penal) O mesmo foi conduzido a Delegacia de Policia Civil onde foi detectado que já fora intimado por varias vezes e não compareceu a nenhuma. Os dois indivíduos ficaram detidos para melhores esclarecimentos no dia seguinte.

 Após chegar a Cidade de Tucano, os Guardas fizeram a apreensão de um som que se encontrava no carro e cuidados do senhor Ulisses Nobre dos Santos 19 anos, no bairro do Entroncamento causando uma grande poluição sonora, e transtorno a paz dos moradores que ali residem. O mesmo foi conduzido a DP, e liberado em seguida, ficando ao poder da justiça apenas a aparelhagem de som.
A Guarda Municipal avisa que essas operações continuarão sendo feitas sem hora ou dia marcado, principalmente em regiões onde é comum uso de veículos roubados ou furtados e venda de droga, a fim de trazer segurança e paz às pessoas de bem, pois o nosso maior intuito é zelar e proteger o  patrimônio e a segurança dos munícipes. Por outro lado pedimos a colaboração comunidade no sentido de avisar à Guarda qualquer irregularidade que venha acontecer nos povoados ou ruas da sede.  


Fernanda Apolinário Galdino
Assessoria de Comunicação da Guarda Municipal

sábado, 30 de julho de 2011

Guarda Municipal apreende adolescentes com Pistola

Foto:Divulgação/GMD Segundo os menores, a arma seria utilizada para defesa pessoal

Dois adolescentes de apenas 15 anos foram apreendidos pela Guarda Municipal na noite de ontem (26), portando uma arma de fogo.

Uma equipe da Ronda Escolar Comunitária passava pela Rua Coronel Ponciano, próxima à prefeitura, quando avistaram os adolescentes em atitudes suspeitas.

Na abordagem foi encontrado no bolso da calça de um deles uma Pistola da marca Intratec, calibre 22, carregada com três munições intactas e um celular que os infratores não souberam informar a procedência.

Segundo os adolescentes a arma foi comprada em Sanga Puitã de um desconhecido por R$ 300,00, pois estariam sendo ameaçados por um grupo de jovens no Jardim Guaicurus.

Diante dos fatos foram apreendidos e juntamente com a arma foram encaminhados à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) para os procedimentos necessários.
Fonte: douradosinforma

Guarda Municipal de Mangaratiba cria grupamento especial.


        


Buscando melhorias na qualidade de atendimento à população, a secretaria de Segurança de Mangaratiba criou o GTO, Grupamento Tático Operacional, voltado para o atendimento a eventos de grande porte como carnaval e festas da cidade, catástrofes e resgates.

“Não temos um corpo específico para esses casos, e é por isso que estamos criando esse grupamento, capacitando e treinando nossos guardas para agir nessas situações” disse o secretário de Segurança Otávio Seiler, que completa “Nesse treinamento, o servidor aprende a lidar com o público nas mais variadas situações, seja para orientação em grandes eventos, ou para em casos extremos. Estamos treinando uma Força Especial da Guarda de Mangaratiba. Quem ganha com isso é a população, que terá um serviço ainda de melhor qualidade”, disse o secretário que acrescentou que os guardas, depois de treinados, continuarão exercendo seu trabalho no dia-a-dia normalmente e apenas serão deslocados quando houver necessidade.

Os 28 guardas inscritos na primeira turma recebem treinamento de intervenção tática, intervenção em ambiente confinado com pessoas desarmadas, curso de defesa pessoal, palestras com comissário de menores falando sobre estatuto da criança e do adolescente, curso com representantes da polícia militar sobre uso progressivo da força, primeiros socorros e resgate em áreas de difícil acesso. No próximo dia 29 será o teste de aptidão física, última etapa do curso que irá apontar os aprovados na primeira turma de GTO. O objetivo da secretaria é criar novas turmas futuramente.

Bando fere o ex-comandante da GM do Eusébio (CE)

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
O ex-chefe da Guarda Municipal do Eusébio foi baleado na porta de casa. Uma quadrilha teria agido por represália
A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o atentado sofrido pelo ex-comandante da Guarda Municipal do Município do Eusébio, sargento PM Hildemar Fernandes Rolim. Há uma semana, o militar foi atacado quando se encontrava na porta de sua residência, no bairro São Cristóvão. Foi atingido com, pelo menos, três tiros. O pistoleiro ainda invadiu a casa do comandante quando este procurou se abrigar dos disparos. Um dos tiros também atingiu o braço da esposa do militar.

Desde então, as investigações em torno do caso estão sendo feitas em sigilo, mas os indícios já colhidos apontam para uma possível represália de uma quadrilha de traficantes de drogas, assaltantes e latrocidas que agia no Eusébio, cujos principais ´cabeças´ foram mortos, recentemente, em confrontos com a Polícia Militar em Caucaia e Fortaleza.

Mortos
Os dois chefes do bando eram os assaltantes Vítor Antônio da Silva de Oliveira, o ´Salsicha´; e Carlos Antônio da Silva Moraes, o ´Dante´. O primeiro, era dono de uma extensa ficha de crimes de morte, assaltos, latrocínios, assassinatos de policiais e, também envolvido no tráfico de drogas na região metropolitana.

´Salsicha´ também foi o principal protagonista de um crime ocorrido no ano passado, em Fortaleza, cujas imagens foram gravadas e divulgadas na TV. Aconteceu na madrugada de 9 de dezembro, na porta de uma boate, na Praia de Iracema, quando o ex-militar chileno Juan Manuel Castañeda, taxista e ´leão-de-chácara´, além de lutador de artes marciais, foi executado com, nada menos, de dez tiros de pistola.

As investigações concluíram que ´Salsicha´ era o homem que aparecia nas imagens disparando tiros com duas pistolas automáticas contra Castañeda. O assassinato teria sido motivado por uma vingança.

Caçado
Como integrante do sistema de Segurança do Eusébio, o comandante Rolim colaborou diretamente nas investigações das polícias Civil e Militar para desarticular a quadrilha chefiada pelo bandido ´Salsicha´. Ele foi um dos participantes de uma força-tarefa composta, ainda, pelo Secretário da Segurança Pública daquele Município, delegado Lauro Leite; e pela titular da Delegacia Metropolitana do Eusébio, Ana Lúcia Almeida.

A caçada ao grupo de ´Salsicha´ durou meses a fio e nas diligências também era procurado outro homem tido como tão periculoso quanto Vítor; o traficante de drogas Noé Vieira Lima, que acabou preso no dia 22 de outubro do ano passado ao procurar socorro médico no ´Frotinha´ de Parangaba após sofrer um acidente de trânsito.

Noé tentou enganar a Polícia usando nome falso no hospital, mas acabou reconhecido.

´Salsicha´ tombou morto num confronto com a Polícia Militar no dia 30 de maio, dentro de um matagal nas margens da BR-020, em Caucaia. Exatamente um mês depois, foi a vez de ´Dante´ morrer da mesma forma, numa troca de tiros com policiais militares no Parque Santa Maria, em Messejana.

Represálias
Com a prisão de Noé e as mortes de ´Salsicha´ e ´Dante´, restou às autoridades prosseguir nas buscas para prender o último dos criminosos que comandavam a quadrilha; o assaltante e fugitivo da Justiça, Wellington da Silva Justino, o ´Etim´.

Ainda em liberdade, ´Etim´ estaria disposto a vingar a morte de seus comparsas e teria, então, se aliando a outro traficante da área, identificado até o momento apenas por ´Portela´, que atua também em Messejana e no distrito de Pajuçara, em Maracanaú. Os dois teriam tramado o assassinato do sargento Rolim e de outras autoridades do Município do Eusébio.

O ex-comandante se recupera das lesões. ´Etim´ e ´Portela´ continuam foragidos.

PROTAGONISTA
Militar ferido
Hildemar Fernandes Rolim

O ex-comandante da Guarda Municipal do Município do Eusébio ainda está internado, se recuperando dos tiros que sofreu durante a tentativa de homicídio em sua casa, na noite da última sexta-feira (22). O militar já foi integrante do Batalhão de Polícia de Choque, da PM cearense, e é apontado como bem preparado, daí ter sido escolhido para chefiar a guarda do Eusébio, onde tem reduzido a criminalidade
Fonte:
Google Analytics Alternative