GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pai não deve ser indiciado por homicidio culposo

Angela Martins
Delegada Lucy Fernandes investiga o caso (Foto: Marciel Peres)
O guarda civil municipal Milton Evangelista Nogueira, pai do menino David Mota Nogueira, 10 anos, que atirou contra a professora e se matou com um tiro na cabeça, na tarde de quinta-feira (22), não deve ser indiciado por homicídio culposo - quando não há intenção de matar. A informação foi dada pela delegada do 3º DP de São Caetano, Lucy Fernandes. 
“Segundo meu entendimento da lei, o pai não pode ser indiciado por homicídio. Após a apuração do caso, se ficar provado negligência ou omissão na guarda da arma de fogo, ele poderá ser acusado de crime de pequeno potencial ofensivo, que prevê uma pena de um a dois anos de detenção. Mas ainda é cedo para dizer qualquer coisa sobre o caso, já que o inquérito policial foi instaurado hoje (sexta-feira)”, afirma Lucy.
 
A delegada ouvirá ainda nesta sexta-feira (23) a diretora da Escola Municipal de Ensino Professora Alcina Dantas Feijão, uma orientadora e uma professora que dava aulas para David. Estas serão as primeiras testemunhas a depor na delegacia. O pai do menino conversou informalmente com a delegada no dia do crime, mas deverá ser ouvido novamente em caráter de depoimento na próxima semana.
 
Estudantes serão ouvidos na escola
As 25 crianças que estavam na sala de aula no momento dos disparos devem ser ouvidas pela delegada na escola. “Não há clima para trazer essas crianças para a delegacia. Prefiro ouvi-las dentro do ambiente escolar, com auxílio de psicólogos, para orientar sobre a abordagem”, destaca Lucy.
 
O depoimento do irmão de David, Gleisson, de 14 anos, pode trazer informações importantes para o caso, segundo a delegada. “Muitas vezes irmãos confidenciam problemas que não dizem aos pais. Acho que ele nos trará informações relevantes para entender a motivação do crime. Por enquanto, estamos todos perdidos sobre o que levou o menino a fazer isso”.
 
A delegada não acredita que o menino teria cometido o crime devido ações de bullying por parte de outras crianças. “Ele tinha cinco balas no tambor do revólver e deflagrou apenas dois tiros, um na professora e outro contra ele próprio. Se fosse bullyng, teria atirado nas outras crianças”, avalia. Uma das hipóteses é que David tenha sido orientado ou induzido por outra pessoa a efetuar os disparos.
 
A professora Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, também deve ser ouvida na próxima semana, assim que for liberada para receber visitas. Ela está internada no Hospital das Clínicas, em São Paulo, após passar por uma cirurgia. Após deixar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Rosileide teria dito ao namorado, o funcionário público Luiz Eduardo Hayakawa, que o menino era “um aluno exemplar, tranquilo, quieto e que tirava boas notas”.
 
Imagens das câmeras e desenho serão analisados
As imagens gravadas por duas câmeras de segurança instaladas na escola serão analisadas pela polícia. Ainda não se sabe a duração da gravação, mas de acordo com a delegada, as imagens não são muito elucidativas. “Pelo o que vi, o ângulo era desfavorável. Apenas gravou a movimentação e uma pessoa sendo socorrida, após os disparos. Mas já pedi a gravação para analisar melhor as imagens”, informa.
 
Um desenho feito por David, que foi encontrado junto ao material escolar apreendido na quinta-feira, também passará por análise de psicólogo forense, mostra o que seria duas armas na cintura do menino, que se retratou com 16 anos. No entanto, não há consenso se o que está desenhado são realmente armas ou apenas outros objetos indeterminados.
 
O desenho, feito na frente e verso de uma folha de sulfite, mostra David retratando ele mesmo com 16 anos na sala de aula, com as mãos para trás, assistindo uma aula em que um professor escreve na lousa. No verso, o menino está fora da escola, ao lado de uma cruz, com objetos não identificados na cintura.
 
O inquérito tem 30 dias para ficar pronto, mas a delegada pode pedir a prorrogação do prazo, caso haja necessidade de aprofundar as investigações.

Fonte: Reporter Diário

Perseguição na Grande SP termina com feridos


Professora foi rendida quando entrava em seu carro; guardas civis avistam veículo e iniciaram uma perseguição
Dois bandidos ficaram gravemente feridos após baterem o carro durante perseguição policial na cidade de Cotia, na Grande São Paulo.

No começo da noite desta sexta-feira, uma professora saía da escola em que trabalhava quando foi rendida por dois homens armados quando entrava em seu carro. Os homens deram algumas voltas com a professora sentido cidade Caucaia do Alto e a liberaram depois de pegar seus cartões e senhas.

Uma viatura da Guarda Civil Metropolitana que estava em patrulhamento de rotina recebeu uma chamada via COPOM, que os informou da ocorrência e do modelo do carro roubado, um Fox prata. Pouco tempo depois os guardas civis avistaram o veículo e iniciaram uma perseguição em alta velocidade.

Cerca de oito quilômetros depois, os bandidos perderam o controle do automóvel e bateram em um muro e depois em um poste. Os dois suspeitos tiveram ferimentos moderados e foram socorridos ao Pronto Socorro do Hospital Caucaia.

Segundo os GCMs, a batida foi tão forte que o motor do carro foi lançado para fora do carro e o estepe foi parar em cima de uma casa. A professora não teve ferimentos e está na Delegacia Central de Cotia para o registro do boletim de ocorrência.

Fonte:

GCM de Mogi Guaçu / GAT apreende simulacro de fuzil


A GCM (Guarda Civil Municipal) de Mogi Guaçu (SP) encontrou um
objeto feito de canos de plástico que imita um fuzil pela forma e
tamanho. Considerado um simulacro pela polícia, o objeto foi achado
na tarde desta quarta-feira (21) por policiais do GAT (Grupo de Apoio Tático).

O CECOM (Centro de Comunicação) da GCM recebeu
informações sobre um grupo de pessoas com um comportamento
suspeito as margens do Rio Mogi Guaçu, no centro esportivo
Humberto Suzigan. Para verificar a informação, os policiais Morais
e Xavier foram até o local onde encontraram o artefato, no entanto,
não havia ninguém no local. O objeto foi apreendido na DIG (Delegacia
de Investigações Gerais).

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

(SP) GM Indaiatuba em ação

Tráfico de drogas é flagrado pela GM no Brigadeiro Faria Lima

  • Publicação: 26/09/2011 - 12:59h
  • Redatores: Laís Fernandes
  • Release N.º: 1933
A Guarda Municipal de Indaiatuba flagrou na quarta-feira (21) durante um patrulhamento pelo bairro Jardim Brigadeiro Faria Lima, um homem em atitude suspeita. Durante a abordagem foi encontrado sete pedras de crack em sua mão, mais três pedras da mesma substância no chão, escondido atrás de um toco de árvore; além do crack foram encontrados outros oito papelotes de cocaína e mais dez porções de maconha.
Ao indagar o pedreiro, L.C.A, de 43 anos, a respeito das substancias ilícitas encontradas, o mesmo disse que o crack que estava em sua mão era para o próprio consumo, mas as outras drogas não sabia a procedência. Diante dos fatos o homem e as drogas foram levados para o plantão policial, ficando o mesmo detido e a disposição da justiça.

COI recebe visita

GM faz flagrante de tráfico de drogas no Morada do Sol

  • Publicação: 26/09/2011 - 12:57h
  • Redatores: Laís Fernandes
  • Release N.º: 1931
A Guarda Municipal de Indaiatuba flagrou na segunda-feira (19) um tráfico de drogas na rua João Marqui, antiga 65, no Jardim Morada do Sol. Durante o patrulhamento foram avistados três indivíduos em atitude suspeita, ao abordá-los foi encontrado quatro porções de substância com aparência de crack e cinco ependorfes de outra substância com aparência de cocaína.
Além das drogas a GM encontrou um celular com um dos indivíduos sendo produto de roubo, conforme a vítima já havia informado. Diante dos fatos, tudo e todos foram encaminhados para a Delegacia onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência por tráfico de drogas e receptação. Os indiciados foram o pintor, L.P.A, de 25 anos e o ajudante de pintor, R.D.V, de 22 anos. O terceiro indivíduo foi declarado testemunha diante dos fatos.
As substancias foram encaminhadas para o IC (Instituto de Criminalística) onde foi constado 3,76g de cocaína e 1,65g de crack. Os indiciados foram retidos e estão a disposição da justiça.
de comandante da 4ª Cia de Indaiatuba

  • Publicação: 26/09/2011 - 12:56h
  • Redatores: Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1929
O comandante da 4ª Cia da Polícia Militar de Indaiatuba, capitão André Luiz, visitou as instalações do COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Municipal de Indaiatuba, na quarta-feira (21). A visita veio acompanhada pelo capitão Augusto, comandante da região de Barão Geraldo, de Campinas, que veio conhecer o sistema de monitoramento para implantação na PUC Campinas e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Os visitantes conheceram as ferramentas tecnológicas do COI e foram orientados sobre o funcionamento de todo o sistema. Na ocasião, o comandante da 4ª Cia de Indaiatuba se mostrou disposto a agilizar os meios de comunicações entre as duas instituições.
Ainda na quarta-feira, o guarda municipal da cidade Una, da Bahia, Jorge Pereira dos Santos, também aproveitou sua passagem pela cidade, onde está de férias, para buscar informação para levar à GM de sua cidade.

Guarda Municipal localiza viatura furtado da GM de Campinas

  • Publicação: 23/09/2011 - 12:42h
  • Redatores: Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 1935
A Guarda Municipal de Indaiatuba localizou na noite desta quinta-feira (22) um veículo da Guarda Municipal de Campinas furtado no mesmo dia. Segundo informações do Coade (Centro de Operações, Atendimento e Despacho), após o furto o homem teria fugido pela Rodovia Santos Dumont (SP 75) sentido Indaiatuba.
Durante patrulhamento pela rodovia a GM localizou o veículo, um Corsa Hatch azul placa CRB 4417, abandonado na altura do quilômetro 57, próximo a empresa Plastek. O carro foi apresentado na Delegacia de Polícia Central onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência e em seguida liberado.

Guarda Municipal prende ladrão que aterrorizava comerciantes na região do bairro Primavera

Paulinia SP


Ladrão trocava de roupas após os roubos
A Guarda Municipal de Paulínia prendeu em flagrante na manhã
desta sexta-feira, 23, o homem que nos últimos dias efetuou vários roubos em comércios
na região do Bairro Primavera e José Paulino Nogueira em Paulínia. Somente em
uma loja ele já havia roubado cinco vezes.

Por volta de 9h15min, o homem invadiu uma loja de roupas na Rua São Paulo, no núcleo José Paulino Nogueira e anunciou o assalto, fazendo menção de estar armado. A dona da loja, S.M.S, 51 anos, reconheceu o ladrão, que já a havia roubado dois dias antes. Um vizinho da loja avistou o bandido invadir a loja e o seguiu após este deixar o local, sentido ao Parque das Flores.
No trajeto, o homem trocou de roupa, para facilitar a fuga,
mas não percebeu a presença da testemunha. Uma viatura da GM que se deslocava
para averiguar o roubo, foi informada pela testemunha do destino do ladrão e
efetuou a prisão nas imediações do Poliesportivo Etore di Blasio. Com ele foi encontrado os R$ 24 reais que ele roubara do comércio.

Fernando Luiz de Miranda Júnior, 33 anos, foi conduzido ao
plantão policial, onde foi reconhecido por outras vítimas de roubos em datas
anteriores. Pelo menos sete roubos foram atribuídos a ele. Júnior foi autuado
em flagrante e encaminhado ao 2º DP em Campinas.

Fonte: Paulinia Extra

Guardas flagram furto de combustível em BR

(SP) GCM de Itapecerica comemora 17º aniversário

gcm
Secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, Max elogia trabalho da corporação
Reconhecimento, parabenização e entrega de mais três viaturas (duas Hillux para Ronda Rural e uma para o ROMU com a apresentação de mais três integrantes do tático) marcaram nesta quinta-feira, (22) o 17º aniversário da Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra. Autoridades municipais, policiais militares e da rodoviária federal, além dos parceiros e familiares dos guardas prestigiaram a festividade este ano.
O aniversário não contou com homenagens e entrega de medalhas, mas foi muito comemorado e o trabalho dos GCMs e do comandante Marques e sub Fábio foram amplamente elogiados pelo prefeito Jorge Costa e demais secretarias que recebem o pronto atendimento da corporação.
“Observando os comentários das matérias publicadas no Jornal na Net percebo que a GCM está caminhando bem. Sou parado na rua e recebo elogios e agradecimentos das ocorrências, como no caso do estupro que aconteceu no sábado. O trabalho está sendo bem feito na cidade”, ressaltou o prefeito Jorge Costa.

Segundo ele, providências estão sendo tomadas para que a sede oficial (definitiva) da guarda seja entregue no final do ano que vem - 2012, ano eleitoral. “A sede contará com 9 mil m2, quadra cobertura, estrutura para os guardas. Vamos tentar agilizar o mais rápido possível o orçamento do ano que vem”, frisou.
gcm1
Jorge Costa elogia corporação

O recém chegado secretário de segurança, trânsito e transporte, Carlos Maximiliano Fonseca, disse fazer o possível para equiparar, juntamente com o apoio do prefeito a GCM. “Só tenho recebido elogios. O Comando tem prestado um serviço maravilhoso”, resumiu.
Prado, capitão da polícia militar da cidade afirmou que percebe a diferença das cidades como Juquitiba e São Lourenço que não contam com uma Guarda Civil Municipal. “A GCM é um suplemento importante da segurança pública. As cidades que contam com a guarda como Itapecerica e Embu-Guaçu contam com mais segurança”.

Fábio subcomandante ressaltou que o trabalho exercido deve continuar e que a capacidade dos guardas deve ser mostrada sempre. Já o comandante Marques agradeceu a ajuda do secretário e prefeito, que segundo ele ofereceram meios para o trabalho da corporação ser realizado. “É um orgulho estar à frente de vocês. O principal da ação é o trabalho preventivo, pois a principal meta é dar resposta imediata a sociedade e proteger os próprios públicos”, finalizou.
gcm2
Comandante Marques descreve o trabalho da GCM

Atualmente a Guarda Civil Municipal é comandada pelo Comandante Marques e Subcomandante Fábio e conta com 73 GCMs, 72 homens e uma mulher que trabalham em regime de escala. De acordo com o Subcomandante Fábio, a GCM conta com onze viaturas (cinco Corsas, três Eco Sport, duas Hillux e uma Ranger) e quatro motos.
A Guarda Ambiental - GTA (GCMs com roupa camuflada) conta com oito integrantes. O ROMU (Ronda Ostensiva Municipal Urbana - Tático) conta com sete integrantes e duas equipes. Já o ROM (Ronda Ostensiva com Motocicletas) é composto por quatro GCMs.
ambiental
Integrantes do GTA

A Guarda Municipal executa serviços de ronda nos prédios públicos, segurança no Complexo Administrativo, ronda escolar, ronda rural (grupamento tático ambiental – GTA), apóia todas as secretarias municipais solicitadas, além de combater o crime (tráfico de drogas, estupro, homicídio), evita o descarte indevido de entulho, salvar vidas e prestar serviços sociais.

A festa acabou com descontração no churrasco realizado no sítio Santo Expedito.

GCM apresenta mais um grupo Tático – ROMU


A partir desta quinta-feira (22) a cidade de Itapecerica da Serra conta com mais um ROMU, o tático da Guarda Civil Municipal. A primeira equipe foi apresentada em julho e é composta pelos GCMs Ivan, Renato, Fernando e Neves, já a segunda conta com três homens e foi criada, segundo o comandante Marques, “pela grande aceitação do munícipe e também pelo resultado já obtido em tão pouco tempo, com ocorrências de estupro e tráfico de drogas. Além do total apoio do secretário de segurança, Max e prefeito Jorge Costa”, afirmou.

Marques frisou que há três meses já pensava na ideia da criação da segunda equipe, mas a entrega foi antecipada para o aniversário da guarda. “Os integrantes são de alto grau de profissionalismo e dedicação ai trabalho ao que diz respeito ao cuidado com o patrimônio público, preservação da integridade física dos moradores e de seu patrimônio particular e no que diz respeito à criminalidade crescente em nosso município”.
romu_1
Nunes, Formagio e Alexandre compõem a segunda ROMU

O ROMU tem por objetivo com seus sete homens, combater a criminalidade (roubos de caixa eletrônicos, depredação do patrimônio público) na cidade e apoiar as demais viaturas quando necessário. A viatura conta com compartimento para presos, luzes auxiliares (strobo, guarda matos e stribo lateral).

A guarnição com fardamento diferenciado, sobretudo e braçal é composta por: Formagio (motorista), Alexandre (terceiro homem) e Nunes (encarregado).

Serviço:

Para acionar a Guarda Civil Municipal é só ligar 153, não é preciso se identificar.

Porto Real realiza formatura da primeira turma da Frente Voluntária Mirim



Porto Real
A Prefeitura Municipal de Porto Real, através da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento Urbano e Defesa Civil, promoveu ontem (21), a formatura da primeira turma do curso Frente Voluntária Mirim da Defesa Civil do município. A formatura teve início às 9h e foi realizada no Porto Real Country Club, no Centro.
Os formandos receberam o certificado de conclusão e participação, uma camiseta e um botton da Frente Voluntária Mirim. Além da identificação de riscos e ações de segurança, o curso abordou ainda temas como educação no trânsito, o bullying - atos de violência física ou psicológica praticados por um indivíduo -, combate às drogas e a história de Porto Real.
- O objetivo da Frente Voluntária Mirim é proporcionar uma mudança de cultura nesses jovens, que são o futuro do nosso município, promovendo assim o espírito de trabalho em equipe com o foco na segurança coletiva - explicou o Diretor Geral da Defesa Civil, Cassiano Alves.
Entre os presentes estiveram a Vice-prefeita Maria Aparecida da Rocha Santos (PDT), o vereador Sérgio Hotz (PTB), o presidente do Porto Real Country Club, Norival Diniz, a representante da secretaria de educação, Maria Elisa, o Tenente Coronel Pires Ferreira, do terceiro Batalhão do Corpo de Bombeiros de Piraí, o Comandante da Guarda Municipal de Porto Real, Coronel Oliveira Lima e representantes de empresas.
Frente Voluntária Mirim
As atividades do programa foram realizadas no período das férias escolares, no mês de julho e os treinamentos e instruções aconteceram no CIEP 487 Municipalizado, no bairro Freitas Soares. Os participantes, todos alunos das escolas da rede municipal de Porto Real, com idade entre 12 e 17 anos, receberam noções de defesa civil, percepção de risco, meio ambiente, lixo e produtos perigosos que podem causar dados à vida. Ao longo dos dias de atividades foram disponibilizados lanches para as crianças.

formatura da primeira turma do curso Frente Voluntária Mirim da Defesa Civil

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Guarda Municipal do Recife usará pistolas não-letais

Aparelho que emite descarga elétrica será usado por grupo especializado da corporação, após treinamento, em operações com maior possibilidade de conflitos

Do JC Online

Foto: Antônio Tenório/Divulgação PCR /

Foto: Antônio Tenório/Divulgação PCR

A Guarda Municipal do Recife recebeu 160 pistolas não-letais do Ministério da Justiça para serem utilizadas por um grupo especializado da corporação, após treinamento, em operações com maior possibilidade de conflitos, como na proteção do patrimônio público. Os agentes devem começar a portar o novo armamento a partir de dezembro.
O disparo emite uma descarga elétrica que imobiliza a vítima imediatamente a uma distância de até 10 metros. O choque não é letal e a intensidade fica condicionada à força aplicada no gatilho pelo atirador.
Guardas municipais de outras capitais, como Goiânia, Vitória e Natal, já usam o aparelho. O treinamento dos agentes começa em outubro. A formação beneficiará 300 guardas num primeiro momento. O curso dura quatro dias e contém técnicas de manuseio da pistola e a legislação específica para o uso de equipamento.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife.

Módulos da Guarda Municipal estão quase prontos



Os módulos da Guarda Municipal da praça central, praça do Tayrá, praça da Bíblia e do Tupy estão em reforma  Foto: Carlos Poly/ACS
A reforma e a blindagem dos módulos da Guarda Municipal de Araucária (GMA) localizados na praça central, praça do Tayrá, praça da Bíblia e do Tupy que estão sendo realizadas estão prestes a serem finalizadas.
Os módulos passaram por uma reforma geral, incluindo reparos de fiação elétrica, melhorias estruturais e de pintura. A próxima etapa prevista para a empresa que está trabalhando nas obras é a blindagem dos locais, que será seguida dos acabamentos finais.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) tem a previsão que ainda este ano os locais já estejam adequados para receber os guardas municipais, trazendo mais recursos para a categoria.
“Será um reforço para os profissionais, uma base a mais para atuarem nesses locais de grande circulação de pessoas. A descentralização ajuda a ter uma equipe mais próxima da população e pode inibir algumas situações de risco e de criminalidade nessas regiões”, comenta o diretor da SMSP, Adair Milani.

Blitz educativa conscientiza motoristas em Quatis



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,46503,Blitz%20educativa%20conscientiza%20motoristas%20em%20Quatis.html#ixzz1ZAm3nveM
Quatis (RJ)
A Prefeitura de Quatis, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes), ligado à secretaria de Ordem Urbana, e com o apoio da Guarda Municipal, está realizando durante toda esta semana blitzes educativas, nas proximidades da Praça dos Expedicionários, no Centro da cidade.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre as leis de trânsito, com a distribuição de folhetos e orientações a motoristas e pedestres, a campanha foi organizada para levar às pessoas informações simples, porém importantes, que podem proporcionar mais segurança ao trânsito.
- O caráter da ação é de orientar a população. O intuito é esclarecer a todos o papel que cada um deve desempenhar para que o trânsito seja cada vez mais seguro - disse o diretor do Demutran, Jorge Henrique. Segundo ele, o município está passando pela fase de educação no trânsito, para posteriormente ser sinalizada pelo Departamento de Trânsito.
- Com isso, as pessoas geralmente acreditam que as regras se aplicam menos por aqui e não é bem assim. Precisamos educar nossa população para quando a sinalização for instalada - acrescentou Jorge.
Os alunos da Escola Municipal Julieta Pereira Sampaio participaram da blitz, entregando prospectos com dicas de segurança aos motoristas que passavam pelo centro da cidade. - Ao receber um folheto das mãos de uma criança, existe uma humanização maior à causa. O olhar infantil sensibiliza e faz com que os motoristas encarem com seriedade tudo o que está escrito no papel - disse o secretário de Ordem Urbana, Jairo Carvalho.
As blitzes fazem parte de uma programação especial montada para a Semana Nacional do Trânsito, que inclui várias atividades que visam estabelecer práticas saudáveis de convivência entre pedestres e motoristas. O cronograma engloba desde palestras educativas, que acontecem nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social), e nas escolas do município, até simulação de primeiros socorros.
Para o prefeito José Laerte d'Elias (PMDB), a iniciativa de educar para o trânsito é fundamental para que as ruas sejam seguras. - É necessário envolver as crianças nesse tipo de evento, uma vez que agrega valores sociais, e para que elas mesmas façam parte deste objetivo de educar para o trânsito. Ao entender o funcionamento de todos os mecanismos, como a faixa de pedestres e o significado das placas mais simples, elas passarão a encarar o trânsito de outra forma, além de difundir com facilidade os conhecimentos aprendidos, especialmente para a própria família - disse José Laerte.

Pai de garoto que se matou pode receber perdão judicial

Guardas carregam caixão com o corpo do menino que feriu professora a tiro e se matou na Grande SP
Guardas carregam caixão com o corpo do menino que feriu professora a tiro e se matou na Grande SP
A Delegada Lucy Mastellini Fernandes disse na sexta-feira (16) que ainda não sabe o que fará em relação ao guarda-civil municipal Milton Evangelista Nogueira, 42 –pai de D., 10, que atirou em uma professora e se matou em seguida dentro de uma escola em São Caetano do Sul, na quinta-feira (22).
Ela afirma que Nogueira pode ser indiciado sob a suspeita de negligência ou omissão na guarda de arma de fogo, mas ainda não está certa disso.
“Esse pai já está sofrendo muito. Preciso analisar o Estatuto do Desarmamento e estudar o que poderá ser feito contra ele. Se é que será feito alguma coisa”, afirmou.
Futuramente, quando o inquérito policial chegar a um juiz, Nogueira poderá receber o perdão judicial, que é quando o Judiciário reconhece que aconteceu um crime, mas que as consequências dele foram tão severas que não é necessário aplicar uma pena.
É o mesmo procedimento que costuma ocorrer nos casos em que um pai esquece um bebê dentro de um carro e ele morre. Ou seja, a perda de um filho é maior do que a privação de liberdade ou qualquer outra punição que a Justiça possa determinar ao acusado pela morte.
À polícia familiares e amigos do guarda-civil Nogueira disseram que ele é uma pessoa conciliadora e que dialoga muito com seus filhos -além do menino de dez anos, o casal tem outro filho, de 14 anos de idade.
ARMA ESCONDIDA
Sabendo do perigo em possuir uma arma em casa, ele sempre dizia aos garotos que, se tivessem curiosidade em ver o revólver, deveria procurá-lo que ele mostraria.
A arma particular ficava guardada em uma caixa de papelão na parte alta de um armário no quarto do casal.
Na Guarda Municipal, Nogueira não teve nenhuma advertência oficial. O secretário municipal de Segurança, Moacir Rodrigues, disse que ele tem uma carreira exemplar.
Nas horas de folga, o guarda fazia bico como vigilante em uma lanchonete de São Caetano. Era lá que ele usava esse revólver particular.
MOCHILA
Informalmente, Nogueira disse à polícia que, ao perceber que sua arma não estava em casa, procurou os filhos na escola e perguntou para eles se um dos dois havia pegado o revólver. Os dois negaram, e ele acreditou.
Segundo a polícia, o guarda lamentou não ter olhado a mochila dos filhos antes de voltar para casa e pedir para a mulher procurar direito a arma, antes que ele registrasse um boletim de ocorrência.
Na próxima semana, Nogueira e a mulher dele, Elenice Mota, deverão ser ouvidos oficialmente pela polícia.
TRAGÉDIA
O crime aconteceu às 15h50 de ontem na escola municipal Professora Alcina Dantas Feijão, considerada a melhor pública de São Caetano do Sul. O garoto é filho de um guarda civil municipal e usou a arma do pai –um revólver calibre 38– para fazer os disparos. A escola permaneceu fechada nesta sexta-feira.
Segundo a delegada, o aluno pediu para ir ao banheiro e efetuou o disparo contra Rosileide logo em seguida.
Na sequência, o garoto se retirou da sala, sentou em uma escada e disparou ele próprio, na cabeça.
Ambos foram socorridos com vida. O aluno foi atendido no Hospital de Emergência Albert Sabin, em São Caetano. Ele teve duas paradas cardíacas e morreu às 16h50, de acordo com a prefeitura da cidade.
A professora permanece internada no Hospital das Clínicas, na capital paulista. Ela passou por uma cirurgia de cerca de três horas para a retirada do projétil. Segundo o HC, ela passa bem e está consciente.
O pai do aluno chegou a sentir falta da arma durante a manhã de quinta e procurou seu filho mais velho, que não estava com ela. A família soube que o garoto havia pego o revólver do pai somente após o ocorrido.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Moacyr Rodrigues, a arma é particular e não pertence à guarda civil.
Fonte: ojornalweb.com

Ex-comandante do batalhão de São Gonçalo é apontado como mandante do assassinato de juíza e tem pedido de prisão expedido

RIO - A Justiça decretou a prisão do ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo) tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, no fiml da noite de segunda-feira. O oficial é apontado como mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, em agosto, quando ainda era comandante do batalhão. Outros cinco policiais, que atuavam no mesmo batalhão sob a tutela de Cláudio Luiz também tiveram mandados expedidos pela 3ª Vara Criminal de Niterói. Os policiais faziam parte do Grupamento de Ações Táticas e são acusados de forjar um auto de resistência para acobertar a morte de Diego Belini, então com 18 anos.
A Justiça decretou a prisão após um dos cabos que executaram o crime ter relatado ao juiz Peterson Barroso Simões, que o tenente-coronel era o mandante do crime. O cabo, que estaria ameaçado de morte, resolveu contar tudo e participar de uma antecipação de prova, obtendo o direito à delação premiada (que inclui provável redução de pena). O PM e sua família foram incluídos no programa de proteção à testemunha. O cabo teria dito que usou duas pistolas no crime. A polícia havia informado que a juíza morreu com 21 tiros de pistolas 40 e 45 e de revólver 38.
Após o assassinato de Patrícia Acioli o comanda da Polícia Militar trocou os comandantes de diversos Batalhões. Cláudio Luiz de Oliveira assumiu o comando do 22º BPM (Maré).
Nesta segunda, o juiz Fábio Uchôa, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, decretou as prisões preventivas de sete PMs do 7º BPM (São Gonçalo) acusados de envolvimento num auto de resistência forjado. Dois dos policiais já estão presos no Batalhão Especial Prisional (BEP), pois são suspeitos de envolvimento na morte da juíza Patrícia Acioli. São eles: Jovanis Falcão Júnior e Carlos Adílio Maciel dos Santos, o Carlão.
O caso ocorreu em junho do ano passado, na Fazenda dos Mineiros. Segundo o inquérito da 72ª DP (São Gonçalo), os PMs teriam atirado a esmo após não receberem propina de traficantes. Uma mulher foi morta.
Fonte:Noticias Yahoo

RESPOSTA - Audiência Pública das Guardas Municipais da Bahia




As pessoas que lideram essas ações não conseguem entender que tais processos e iniciativas desgastam a imagem e deixa claro que não há simetria.

Depois não adianta reclamar que a PM está fazendo Lobby pois elas deixam claro que estão "organizadas", sabem o que querem e falam a mesma língua no Brasil inteiro.
Quando é que vão aprender que "ou as guardas municipais e suas lideranças se unem para sobreviver, ou morrerão divididas"

É mais um prato cheio para um político oportunista lançar a PEC da Bahia ...

Prof. João Alexandre
Fórum Permanente de Segurança Pública - FPSP/MAS - NCST-SP
Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESDH



São essas ações isoladas e desconexas que atrasam a vida das GM do Brasil.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Brasil, um país de incoerências

Nem vou discutir as incoerências absurdas como, por exemplo, a dedicação de um vereador, sem função, buscando a aprovação do "dia do orgulho hétero" como se alguém, nesta terra, chegou a sofrer qualquer tipo de preconceito por não ser gay.Ou os ensinamentos religiosos de líderes de igrejas e a não aplicação prática destes.
Os pré-julgamentos, de importantes assuntos, com total desconhecimento por parte de vereadores, deputados e ministros, que nos representam e conduzem este país por meio dos mapas da manipulação e dos interesses próprios. Assim como as determinações legais impostas pelos juízes da União e que sem punição, não são cumpridas pelos representantes do governo, como se nada tivesse acontecido.
Sendo um pouco mais específico, faço para você leitor a seguinte pergunta:
Você sabe qual é um dos motivos que um tratamento, por mais caro que possa custar para um paciente, mesmo que provado ser este um medicamento efetivo, não faz parte da lista do SUS?
"Porque não se tem um número suficiente de portadores" é o que você vai ouvir do Ministério da Saúde. Ou seja: precisamos de mais doentes para conseguir que um tratamento de mais de R$ 50 mil por mês faça parte da lista do SUS.
Isto é uma incoerência ou não?
O SUS, sistema público de saúde, foi criado em 1988 pela Constituição brasileira e tem como tripé de sustentação a universalidade, integralidade e equidade.
A universalidade determina que todos os cidadãos devem ter acesso aos serviços e cuidados da saúde, sem qualquer forma de discriminação, com relação à cor da pele, renda, classe social, sexo ou qualquer outra variável.
A integralidade estabelece que a saúde do cidadão, entre outras coisas, tenha acesso e qualidade dos serviços de saúde, com direito ao pleno e completo cuidado, incluindo prevenção, tratamento e reabilitação.
E finalmente a equidade declara que as políticas da saúde devem estar orientadas para a redução das desigualdades entre os indivíduos e grupos populacionais.
Então por que tanta dificuldade para se evitar as mortes que têm ocorrido?
Divergência ou vontade política? As favas com isso! Pura Incoerência quando estamos falando de vidas.
Quanto tempo e dinheiro os portadores e seus familiares das doenças genéticas, raras e degenerativas terão que gastar em processos judicias contra o governo?
E quanto dinheiro está sendo "gasto" pelo próprio governo com as compras feitas via distribuidoras nacionais, quando o medicamento poderia ser comprado diretamente do fornecedor estrangeiro? E por que o não cumprimento de uma determinação judicial não é punido como estabelece a lei (a lei determina prisão ao infrator)?
Claro que são respostas que nunca iremos saber, até o dia em que o paciente seja o filho de um político influente.
Enquanto isso, a população morre ou se mobiliza como pode, como é o caso do "Instituto Eu Quero Viver, criado e presidido pela atriz Bianca Rinaldi, não porque ela tenha um filho doente, pois não tem ninguém na família com problemas dessa grandeza, mas pela indignação ao ver como os portadores de Mucopolissacaridose, por exemplo, estão invisíveis aos olhos da sociedade enquanto imploram por aquilo que é constitucionalmente um direito: VIVER!
Hoje, por meio do seu site, o "Instituto Eu Quero Viver", que tem como principal missão angariar fundos para apoiar as investigações de tratamentos inovadores e possíveis curas de doenças genéticas, melhorando a qualidade de vida dos portadores e de suas famílias, procura apoio da sociedade com um abaixo assinado, que será encaminhado ao Ministro da Saúde, solicitando a inclusão dos medicamentos para o tratamento da Mucopolissacaridose na lista do SUS.
A petição precisa de mais de um milhão de assinaturas para "sensibilizar" o Ministério da Saúde e seu conselho, mas todo esse trabalho e energia poderiam ser economizados se o próprio governo cumprisse o que determina a Constituição.
A solução é simples assim!
Assine você também a petição:  http://www.newsdoplaneta.com.br

*Eduardo Menga, - é empresário, executivo da Advantage Brasil e voluntário do Instituto Eu Quero Viver.

domingo, 25 de setembro de 2011

Guarda Municipal apreende mais de mil produtos na Zona Oeste


Em operações realizadas desde a manhã da última terça-feira, dia 20, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) apreendeu ao todo 1.306 produtos que estavam sendo comercializados irregularmente nos bairros de Santa Cruz, Bangu e Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Na tarde de hoje, dia 21, por volta de 12h20m, guardas municipais da 5ª Inspetoria (Bangu) apreenderam 378 mídias na rua Olímpia de Castro, altura do número 50, em Sulacap.
Na última terça-feira, dia 20, as apreensões ocorreram ao longo do dia. Às 10h, guardas municipais da 14ª Inspetoria (Santa Cruz) apreenderam 280 mídias piratas na rua Belchior da Fonseca, altura do número 273, em Pedra de Guaratiba.
Ainda na terça-feira, dia 20, por volta de 14h30m, guardas da 5ª Inspetoria (Bangu) apreenderam mais 648 produtos piratas na rua Fonseca, em frente ao Bangu Shopping, em Bangu. Nesta operação também foram apreendidas 460 pulseiras de relógio, 78 diademas, 59 capas de celular, 28 relógios, 10 cordões, seis fones de ouvido, quatro pulseiras, dois binóculos e um prendedor de cabelo.
Ninguém foi preso e todo material apreendido nas operações foi encaminhado para a 34ª DP (Bangu) e para a 43ª DP (Praia da Brisa).

CÂMARA REJEITA CONTRATAÇÃO DE SEGURA PARA GCMS

A Câmara de São Bernardo rejeitou na sessão desta quarta-feira (21/09) o projeto enviado pelo Executivo que pedia autorização para contratação de seguro de vida para os integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) e vigilantes.
A matéria prevê um seguro de R$ 80 mil aos GCMs e R$ 20 mil aos vigilantes em casos de morte ou invalidez permanente.

A iniciativa teve 10 votos favoráveis, cinco contrários e quatro abstenções. Para ser aprovada eram necessários 11 sufrágios. O chamado G-5 da oposição, composto por Admir Ferro (PSDB), Juarez Tudo Azul (PSDB), Vandir Mognon (PSB), Marcelo Lima (PPS) e Estevão Camolesi (PPS), não surpreendeu.

Chamou atenção o posicionamento do quarteto - Ary de Oliveira (PSB), Antônio Cabrera (PSB), Tunico Vieira (PMDB) e Gilberto França (PMDB) - que, nas últimas apreciações, tem corroborado com a base governista do prefeito Luiz Marinho.
Segundo Tunico Vieira, o projeto é inconstitucional. “Não necessita do Legislativo para que você possa aprovar a contratação do seguro. Se existe a vontade de que o Legislativo seja solidário então nós opinamos para sanar as inconstitucionalidades”.
O pemedebista explicou que a inconstitucionalidade consiste na diferenciação do seguro. “A inconstitucionalidade pode ser resolvida com outro projeto”, disse.
O líder do governo na Câmara, Toninho da Lanchonete (PT), destacou que, apesar da rejeição, a iniciativa do Executivo mostra a disposição de governar junto. “É questão de respeito e de governar junto”. Segundo o petista, a diferença no valor do seguro se deve a atribuição distinta entre os profissionais, sendo que, o GCM, pela atuação, corre mais risco.

O prefeito pode deliberar por decreto a questão ou enviar um outro projeto à Câmara.

 2012
Os parlamentares do PSB e do PMDB que se abstiveram da votação têm conversado para montar um front eleitoral próprio para a sucessão municipal de 2012. Tanto o PMDB quanto o PSB já externaram interesse na candidatura própria. O primeiro capitaneado por Tunico e, o segundo, por Cabrera.
Fonte:

Audiência pública discute o importante papel das Guardas Municipais da Bahia





Irmãos (as) de farda,
Esta será a primeira audiência pública realizada, na capital Baiana,
na Assembléia Legislativa tratando do assunto Guarda Municipal..
Entre os momentos mais esperados, será o pronunciamento do
secretario de segurança pública , falando sobre o tema “Papel
da Guardas Municipais nas Políticas Pública de Segurança” .
É importante apresentarmos bem nossos projetos
para torná-los públicos.
Promoveremos um impacto imediato sobre a regulamentação
das atividades e a ampliação de competência das Guardas
Municipais , estamos cada vez mais mobilizados e organizados,
com o objetivo principal de promover a discussão perante a
opinião pública pela o importante papel das Guardas
Municipais na segurança pública
Será entregue ao Governo do Estado a Carta de Mobilização pela
regulamentação das atividades das Guardas municipais, e o
documento contendo informações sobre o balanço da atual
situação das Guardas Municipais de todos o estado.
Tenho plena certeza de que daremos um Show , a participação
de todos é fundamental
Temas:
1. Atual situação das Guardas Municipais da Bahia .
2. Criação do conselho estadual das Guardas Municipais da Bahia
3. Prisão especial para Guardas Municipais
Abraço a todos,


GM - Ubirajara Azevedo 
Guarda Municipal de Salvador 

sábado, 24 de setembro de 2011

Atropelamentos preocupam comando da Guarda Municipal

 
 
Comando da Guarda Municipal fala que parte dos motoristas em RC ignora a legislação de trânsito.


O número de atropelamentos no município vem crescendo e preocupa as autoridades, principalmente o comando da Guarda Civil Municipal (GCM), que há anos vem desenvolvendo um trabalho de conscientização junto aos alunos das escolas municipais e estaduais de Rio Claro. No domingo, dia 18, a Polícia Militar registrou mais dois atropelamentos.

Por volta das 11 horas, duas crianças (uma de 3 e outra com 1 ano de idade) foram atropeladas pelo condutor de uma moto no cruzamento da Rua M-19 com a Avenida M-20, no bairro Cervezão. Testemunhas contaram que o motociclista estava em alta velocidade. A placa do veículo foi anotada por populares

p>Segundo a Polícia Militar, ele fugiu do local sem prestar socorro às crianças. As vítimas foram socorridas no o Pronto-Atendimento existente naquele bairro. A mãe das crianças, uma dona de casa de 21 anos, ficou abalada pelo o atropelamento envolvendo seus filhos e precisou ser tranquilizada pelos policiais que atenderam a ocorrência.

Ainda no domingo, na Avenida 29, no bairro Consolação, um estudante de 17 anos foi atropelado. O motociclista também fugiu. Na manhã de segunda, uma dona de casa de 49 anos acabou sendo atingida pelo condutor de uma moto. Ela contou aos policiais militares que atenderam a ocorrência que não olhou para os lados antes de atravessar a rua. Nesse caso, o motociclista parou e ofereceu ajuda à vítima, que foi levada até o Pronto-Atendimento do Cervezão.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, José Sepúlveda, infelizmente alguns motoristas continuam mal-educados e desprezando as leis de trânsito. “É uma pena. Parte dos motoristas e motociclistas de Rio Claro ignora o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), só passam a respeitar a lei e os pedestres a partir do momento em que são multados, ou seja, se não sentirem no bolso, as infrações continuarão sendo cometidas por eles”, diz Sepúlveda.

Em razão do aumento no número de ocorrências, a GM detectou quais os locais mais perigosos no município. Segundo dados, as Avenidas Visconde do Rio Claro e Brasil aparecem em primeiro lugar no ranking de atropelamentos e acidentes registrados na cidade. “Hoje percebemos que os motoristas, motociclistas e ciclistas estão sempre com pressa e, quando isso, ocorre as leis não são respeitadas como deveriam e os acidentes são inevitáveis”, explica.

Entretanto, ele lembra que nem todos os pedestres agem como deveriam. “Muitos deles preferem se arriscar e atravessar fora da faixa”, comenta. A aposta das autoridades é na formação dos futuros motoristas, que através do programa Geduc desenvolve um grande trabalho de conscientização. “Essa é a nossa esperança para tentar reverter esse quadro desolador”, finaliza.
Fonte:Jornal Cidade Rio Claro

Caso de menor derruba chefe de presídios no PA

Tarso Sarraf/Agência Estado
Adolescente que sofreu abuso em presídio está sob guarda do Conselho Tutelar
O governo do Pará anunciou na manhã desta terça-feira (20) a exoneração do major Francisco Mota Bernardes do cargo de superintendente do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). A exoneração ocorre após a divulgação do caso de uma adolescente de 14 anos que passou 4 dias dentro de um estabelecimento penal tendo relações sexuais com os presos, diz a pasta.
O major é oficial da ativa da Polícia Militar do Pará e será sucedido pelo também major da PM Mauro Barbas, que atuava na Casa Militar do governo do Pará.
“O major Bernardes prestou um grande serviço para o estado, inclusive retirando todos os presos das delegacias da capital, mas infelizmente não foi ágil em tomar providências quando tomou conhecimento das irregularidades na colônia penal”, afirmou o secretário de Segurança, Luiz Fernandes Rocha.
O Ministério Público Federal também abriu investigação para apurar o abuso da adolescente, que relata ter sido estuprada por quatro dias dentro da colônia agrícola Heleno Fragoso, no complexo penitenciário de Americano, a zona rural do município de Santa Izabel do Pará (a 50 km de Belém). No sábado (17), 20 funcionários da unidade prisional, além do diretor da Colônia, já haviam sido exonerados a pedido do governador Simão Jatene (PSDB).
Após fugir da unidade, a garota prestou depoimento à Polícia Civil e afirmou que, além dela, outras duas menores também estariam dentro da unidade tendo relações com os presos, diz o delegado responsável pelo caso, Fabiano Amazonas, da Divisão de Atendimento ao Adolescente. A colônia agrícola abriga 350 presos. A Susipe fez uma busca na colônia penal, mas as garotas não foram encontradas.
“Ela conseguiu fugir no sábado, por volta das 5h, e só foi apresentada à Polícia Civil às 18h. Nesse tempo, as outras garotas também podem ter fugido ou saído pela porta da frente ou de outra forma. Não as encontramos lá dentro”, afirma o delegado.
A adolescente foi encaminhada ao Conselho Tutelar. Segundo o delegado, as meninas teriam sido aliciadas por uma mulher para ter relações com os presos, que pagariam pelo serviço às adolescentes. A intermediadora ainda não foi identificada.
Em depoimento, a menor contou que vive em Belém e foi levada para Santa Izabel do Pará por meio da aliciadora. A investigação tenta identificar quem são os presos responsáveis pelos abusos.

Segurança

Relatórios endereçados à Susipe enviados pela direção da colônia penal antes dos presídios mostram históricos de fugas, a entrada de mulheres nos alojamentos e suspeitas de tráfico de drogas e de armas.
No inicio do mês, a direção da unidade informou em um memorando que adolescentes frequentavam a colônia e que não iria permitir que a unidade se tornasse uma “casa de prostituição”. O documento também alerta sobre a existência de armas de fogo nos alojamentos e diz que os agentes prisionais estavam sendo ameaçados por detentos.
No ultimo domingo (18), após uma revista, um dos agentes prisionais anotou no livro de ocorrências a presença de seis mulheres no alojamento.

Muro de contenção

A Susipe informou que, por ordem do governador do estado, Simão Jatene, determinou que seja feito um estudo para viabilizar a construção de um muro ao redor da colônia penal. Nos fundos do presídio há uma mata fechada. Teria sido por ali que a menina ingressou na unidade.
Segundo a Susipe, técnicos estarão no local nesta segunda-feira para verificar como muro pode ser construído. A adolescente, que procurou pela Polícia Militar na madrugada de domingo (18) para relatar os abusos após conseguir fugir do local, permanece no Conselho Tutelar. Ela passou por exames de corpo de delito para constatar se houve o ato sexual.
Fonte: Alagoas24horas

‘Militantes estão liberados para matar’, diz novo estatuto do PCC

Agência BOM DIA
Vida se paga com vida e sangue se paga com sangue. Esta frase de impacto encerra o ‘novo estatuto’ do PCC (Primeiro Comando da Capital). O documento chegou às mãos de seus integrantes no fim do mês passado, quando a facção completou 18 anos. A maior organização criminosa do país foi fundada em 31 de agosto de 1993, na Casa de Custódia de Taubaté.

O estatuto com oito páginas e 18 artigos foi lançado  para se adequar à nova realidade do crime. O BOM DIA obteve com exclusividade uma cópia do documento. O conteúdo dessa ‘cartilha’ é a base da série ‘PCC - 18 anos’, que será publicada de hoje até o próximo sábado.

O último artigo do estatuto, que determina a postura dos integrantes diante das forças de segurança do Estado, é  tema da primeira reportagem. O item 18 deixa bem explícito: ‘militantes estão liberados para matar’.

Trechos
“Quando algum ato de covardia, extermínio de vida ou extorsões que forem comprovadas estiverem ocorrendo na rua ou nas cadeias por parte dos nossos inimigos (agentes penitenciários ou policiais) daremos uma resposta à altura do crime”, diz um trecho.

“Se alguma vida for tirada com estes mecanismos pelos nossos inimigos, os integrantes do Comando que estiverem cadastrados na quebrada do ocorrido deverão se unir e dar o mesmo tratamento que eles merecem. Vida se paga com vida e sangue se paga com sangue”, completa.

Ataques
O antigo estatuto do ‘partido’, criado à época do nascimento da facção, não deixava explícito o tratamento a ser dado aos agentes e policiais.

A atualização, portanto, se fez necessária  depois do  maior atentado contra  as forças de segurança do Estado de São Paulo, ocorrida entre os dias 12 e 20 de maio de 2006.

No Vale do Paraíba, aconteceram 38 casos de homicídio neste período. Dois policiais militares morreram durante as ações. Quinze das 39 cidades da região foram atingidas.

Foram registrados dois ataques a bases da PM, seis a delegacias, um à base da Guarda Municipal, dois a agências bancárias e 15 a ônibus.

Em São Paulo, aconteceram 493 mortes por armas de fogo e 47 suspeitos foram executados por policiais em supostas trocas de tiros, registradas como ‘resistência seguida de morte’.

Polícia
A Polícia Civil já teve acesso ao ‘novo  estatuto’ do PCC e garante estar preparada para combater os criminosos da principal facção do país.

A PM, por meio da assessoria de imprensa, informou desconhecer o teor do documento. Ainda informou que ‘não fala sobre o PCC para não valorizar a organização criminosa’.

Enquanto a PM desconhece o estatuto, o PCC deixa bem claro: ‘Vida se paga com vida e sangue se paga com sangue’.
Google Analytics Alternative