GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pai de comediante baleado durante confusão em São Gonçalo

O pai do comediante Marvio Lúcio Lourenço, o ‘Carioca’, do Programa Pânico, da Rede TV!, foi baleado após se envolver em confusãocom dois guardas municipais de São Gonçalo, na última quarta-feira, na Rua Alfredo Baiense, no Porto do Rosa.
De acordo com a polícia, o comerciante Eriberto Ataíde Lourenço, 68 anos, estaria na companhia de outro filho, identificado como Márcio, quando foi atingido com tiro num dos braços, após discutir com guarda municipal.
Briga - Testemunhas contaram que um guarda municipal fazia o controle do trânsito quando o comerciante, dono de uma loja de materiais de construção, tentou passar com seu caminhão pela Rua Alfredo Baiense, que estava fechada para obras de pavimentação.
Impedido pelo agente de transitar na rua, Eriberto teria iniciado uma discussão. O filho do comerciante saiu em defesa do pai e também passou a discutir com o agente. Minutos depois, foram ouvidos vários disparos e Eriberto foi baleado.
Moradores disseram que o guarda municipal teria agido em legítima defesa, já que o filho do comerciante estaria armado.
Atropelamento - Durante o socorro ao pai, Márcio, que dirigia um Versailles cinza, acabou atropelando um outro guarda municipal que fazia controle de tráfego na Rua Capitão Acácio. Ele teria fugido sem prestar socorro à vítima que teve fratura numa das pernas.
O comerciante baleado e o guarda ferido foram levados para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, e já receberam alta médica.
Investigações - O delegado da 72ª DP (Mutuá), Oscar Alves, aguarda os depoimentos dos envolvidos e o resultado do exame pericial para dar sequência às investigações. “Precisamos saber porque o guarda estava armado e de qual arma partiu o tiro que atingiu o comerciante”, disse o delegado.
A Guarda Municipal de São Gonçalo informou que foi instaurada uma sindicância interna para apurar o caso.
Fonte: O São Gonçalo

Guarda Municipal prende bandido e recupera dinheiro roubado

A Guarda Municipal de Barueri capturou um indivíduo que assaltou uma telefonista na avenida Café do Ponto, no Jardim dos Camargos, por volta do meio-dia de sexta-feira, 21.
A vítima aproveitou o horário de almoço do trabalho para sacar a quantia de R$ 210,00 no caixa eletrônico, localizado no interior de um supermercado na região central do município.
A mulher retornava ao serviço quando foi abordada pelo ladrão no Jardim dos Camargos. O indivíduo posteriormente identificado como W.C.L., 25 anos, agarrou a blusa da mulher e exigiu a entrega do dinheiro. Ele fugiu levando a bolsa com os pertences da telefonista.
Instantes depois, a vítima acionou a equipe de uma viatura da Guarda que patrulhava as ruas do bairro e comunicou o ocorrido aos agentes de segurança municipal, passando as características do assaltante. O aviso foi retransmitido por meio do sistema de rádiocomunicação da corporação. “Eu tenho fé no meu Deus que ele (o bandido) vai ser encontrado”, comentou a vítima com os guardas.
Cerca de 20 minutos após o crime, W.C.L. foi encontrado pelos guardas na rua da Prata, no Jardim dos Camargos, próximo ao prédio da Secretaria dos Assuntos de Segurança. “Dei ordem para que ele parasse, no entanto, ele empreendeu fuga a pé”, disse o guarda municipal que localizou o indivíduo.
A reação foi contida e o bandido foi detido pelo guarda. “Foi encontrado em seu poder a quantia de R$ 210,00 e o cartão bancário da vítima”, concluiu o agente de segurança.
W.C.L. foi reconhecido como autor do roubo e o caso foi encaminhado para o distrito policial. Após o registro da ocorrência, ele foi conduzido à cadeia pública, onde permaneceu à disposição do judiciário. O material apreendido com ele foi devolvido para a telefonista.
Fonte: Jornal Metrópole

Gabinete de Gestão Integrada Municipal se reúne com órgãos de segurança

Representantes de órgãos de segurança de Barra Mansa se reuniram para discutir ações preventivas


Antecipando: Representantes de órgãos de segurança de Barra Mansa se reuniram para discutir ações preventivas
Barra Mansa
Representantes de vários órgãos públicos de Segurança atuantes em Barra Mansa, que integram o GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), estiveram reunidos no gabinete do prefeito de Barra Mansa, Zé Renato (PMDB), essa semana. Na pauta, estava a apresentação do comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Igor Magalhães Borges Pires, e a discussão de ações que podem ser adotadas, de forma integrada, na operação de fim de ano.
Segundo o gestor municipal de Segurança Pública, Jefferson Mamede, a atuação dos órgãos de segurança consiste na prevenção e repressão da violência. "As operações integradas têm início em dezembro, mas desde a segunda quinzena de novembro a Secretaria de Ordem Pública vai começar a distribuir folders informativos, divulgando as ações propostas e dicas de segurança para a população", explica Mamede.
Ainda está previsto para novembro mais um encontro entre os órgãos integrantes do GGIM para consolidação do Plano de Ações da Operação Integrada. No encontro serão definidos: estratégia das ações, número de efetivos de cada órgão, posicionamento de operadores, número e posicionamento de veículos e medidas preventivas, entre outros itens. O gestor de Segurança comentou algumas das medidas que a Guarda Municipal vai adotar para a operação desse ano.
- Entre as ações preventivas a serem adotadas pela prefeitura estão o posicionamento estratégico da Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar, distribuição de folders, qualificação dos operadores da Central de Monitoramento, intensificação das ações de fiscalização no sentido de coibir ambulantes e a venda de produtos piratas, bem como atuar no controle de propagandas veicular e utilização de aparelhos sonoros nas diversas lojas. Também vamos aumentar o número de vagas no
estacionamento rotativo para facilitar o acesso ao comércio - explica Mamede, ao acrescentar que serão realizadas ações educativas e de orientação no trânsito.
Também participaram da reunião o secretário de Ordem Pública, José Márcio Campos, o subcomandante da Guarda Municipal, José Osvaldo de Oliveira, e o delegado da 90ª DP, Ronaldo Aparecido F. Brito. Estavam presentes ainda o delegado da 9ª CRPI (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), Ricardo Martins, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Maria Assunção do Nascimento, e a guarda municipal e nova secretária do GGIM, Cristina Maria Pereira Breves.
Números
Dados do INSP (Instituto Nacional de Segurança Pública) e da Gestão de Segurança Pública revelam que a estatística do número de roubos e furtos registrados no município no mês de dezembro, quando ocorre a operação integrada, vem diminuindo. "O planejamento da operação integrada levará em conta as variáveis e números das ocorrências anteriores, visando diminuir ainda mais as possibilidades de que elas aconteçam. O trabalho integrado e a atuação das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal e demais órgãos que compõem o GGIM têm sido fundamentais na redução da violência em nosso município", conclui Mamede.

GUARDA MUNICIPAL VR em Ordem completa nove meses Volta Redonda

Às vésperas de completar os noves meses de lançamento do projeto VR em Ordem, não faltam motivos para a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) comemorar. Dentro das expectativas, as ações propostas - no sentido de organizar não só o trânsito, mas toda a cidade - têm sido alcançadas, trazendo resultados positivos ao projeto, que ganhará continuidade. Para isso, as operações da guarda contam, a partir deste mês, com uma novidade: o grande totem inflável que leva a logomarca do projeto.
- Esse é um novo formato que estamos agregando ao VR em Ordem, com objetivo de apresentar as operações de forma mais agradável para a população. Queremos quebrar um pouco daquela visão antipática que as pessoas têm da viatura - justificou o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Ele citou ainda a colocação de antenas anti-cerol nas motocicletas, oferecidas aos motociclistas nas operações da Guarda Municipal.
- Neste período de férias aumentam a quantidade de pipas e, consequentemente, a probabilidade de acidentes envolvendo linhas com cerol. Queremos agir sempre antes, prevenindo. Para isso, contamos com a ajuda da população, cada um fazendo a sua parte - completou.       
Satisfeito com os bons resultados do projeto, o comandante aproveitou para anunciar a realização de mais um leilão de veículos apreendidos pela Guarda Municipal, previsto para acontecer em dezembro. O último contou com 255 veículos - de apreensões ocorridas entre 1º de agosto de 2000 e 31 de janeiro de 2011. Para o próximo, estão previstos 280 veículos - dos quais 186 para regularização e 94 sucatas - apreendidos entre nove de fevereiro e 25 de outubro de 2011, período de atuação do VR em Ordem.
- Estamos preparando o segundo leilão, que já passou pela vistoria do Detran/RJ. Identificamos 35 motos roubadas ou adulteradas e mais de 90 sucatas, aquelas cuja origem não se consegue identificar e podem, inclusive, ser fruto de roubos - explicou Barbosa.
Gabriel Borges 
 

Educativo
Como previsto no lançamento, o projeto vem mantendo o objetivo de educar, ao invés de punir. O grande número de apreensões, no entanto, reflete as muitas ocorrências de situações em que os agentes têm por obrigação recolher os veículos. De acordo com dados da Guarda Municipal, 90% dos apreendidos estavam sem placas e/ou com lacre rompido. Os outros 10% apresentavam mal estado de conservação ou condutores embriagados, sem carteira de habilitação e/ou certificado de registro do veículo, entre outras razões.
- O VR em Ordem é uma campanha educativa. Fazemos orientações no sentido de vistoriar documentos e incentivar a educação no trânsito, atentando para o uso do cinto, por exemplo. Não temos a intenção de repreender. A repreensão é usada quando não conseguimos atingir a educação - ressaltou o comandante da Guarda Municipal.
As ações diárias de uma hora em cinco pontos diferentes da cidade - conforme previsto no projeto - continuam, mas, segundo Barbosa, seguem como monitoração do trabalho já realizado. Os dados do projeto indicam que, até outubro, quase 30 mil mídias piratas, entre CDs, DVDs e jogos foram apreendidas. O número mostra a redução da venda de pirataria após o lançamento do projeto - visto que, em 2010, foram quase 70 mil apreensões. A presença da GMVR nos chamados centros de diversão, lugares onde acontecem festas e shows, já está na fase de monitoração. Entre fevereiro e outubro, 18 motoristas foram autuados por embriaguez - contra dez em todo o ano passado.
- Nesses locais o risco de acidentes é infinitamente maior. Estamos sempre próximos a eventos públicos e privados. Já chegamos a autuar sete motoristas embriagados em um mês, pegando flagrantes e até reincidências - informou.
No período de festas, quando o movimento na cidade é maior, aumentam também os roubos de veículos. Por isso, para o fim do ano, a segurança será intensificada.
- Fazemos o controle dos grandes centros comerciais também com relação aos ambulantes em vias públicas. É um trabalho contínuo de ações que contribuem para a tranquilidade do cidadão - acrescentou Barbosa.
Buscando a ordem
Quando foi elaborado, o VR em Ordem já propunha a atuação em toda a cidade e não apenas no trânsito, na expectativa de trazer ordem à cidade de Volta Redonda. Desde o lançamento, em fevereiro, o projeto vem atuando nos bairros, realizando serviços como desobstrução de calçadas e troca de lâmpadas queimadas. Segundo o major Luiz Henrique, trata-se da Patrulha Comunitária, uma equipe designada exclusivamente para essas ações, com o objetivo de aproximar a Guarda Municipal da comunidade.
- A presença de entulhos nas calçadas, por exemplo, é um problema de segurança pública, visto que leva o pedestre a desviar pela rua, podendo causar um acidente. Nesses locais, o índice de acidentes tem aumentado porque as pessoas acabam não fazendo uso do cinto ou atravessando as ruas sem atenção - observou.
No que tange à segurança pública, mais de cem veículos abandonados na cidade foram removidos pela atuação do projeto. Estes, de acordo com o comandante da GMVR, eram utilizados por bandidos para a prática de atos libidinosos, entre outras.
- Também estamos fiscalizando e corrigindo o transporte de gás de forma não segura em Volta Redonda. Ainda não zeramos, mas já avançamos bastante nesse sentido. Hoje é mais difícil presenciar o transporte mal feito de botijões - acrescentou.
Entre os pontos positivos do projeto, o comandante citou a aquisição do Brat (Boletim de registro de Acidente de Trânsito) pela Guarda Municipal.
- Desde fevereiro, já liberamos para a Polícia Militar mais de cem acidentes de trânsito. Toda essa interferência que fazemos ajuda a reduzir essas ocorrências, à medida que tiramos das ruas pessoas sem condições e veículos em estado precário. Assim, liberamos a Polícia Militar para tratar de casos mais sérios - afirmou Barbosa.
As regiões próximas a escolas - públicas e particulares - continuarão contando com a presença da Patrulha Escolar. O grupamento, formado com elementos não só da Guarda Municipal mas também da Polícia Militar, faz parte igualmente do projeto VR em Ordem. Segundo o comandante, a atuação já ajudou a reduzir as ocorrências de brigas entre alunos em portas de colégios.
Os cidadãos de amanhã
O projeto VR em Ordem também deu vida à Ouvidoria da GMVR. O serviço tem como objetivo receber críticas e sugestões para que as ações do órgão venham ao encontro das necessidades da população.
- A ouvidoria é a parte da Guarda, que recebe mais atenção. Ninguém melhor do que o cidadão para direcionar as nossas ações. Vamos direto a ele para melhorar o nosso trabalho. Qualquer reclamação ou comentário pode ser informado pelo telefone (24) 3339-9292 ou pelo e-mail vremordem@vr.rj.gov.br - informou o comandante.
Outra atividade que tem chamado atenção da população de Volta Redonda é a participação de crianças em ações do VR em Ordem. É a Guarda Mirim, realizada em parceria com a Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária). A cada seis meses, 50 estudantes entre nove e 12 anos são selecionados para o programa, em que aprendem lições como Ordem Unida, prevenção de acidentes domésticos, educação no trânsito e meio ambiente, além de passeios históricos a Petrópolis.
- A proposta é que eles participem das ações menos contundentes da Guarda Municipal, ajudando a orientar a população. Muitos não têm acesso a esse tipo de ensinamento, que vai além da escola. Os agentes mirins se tornam multiplicadores da nossa filosofia de trabalho. Investimos neles porque são os cidadãos de amanhã - justificou Luiz Henrique.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,48165,VR-em-Ordem-completa-nove-meses.html#ixzz1cMLlh1Eb
Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,48165,VR-em-Ordem-completa-nove-meses.html#ixzz1cMKUshO4

GCM e Urbes vão compartilhar câmeras a partir de dezembro

A Guarda Municiipal (GCM) e a Urbes Trânsito e Transportes vão compartilhar as suas câmeras de monitoramento a partir de dezembro para combater crimes em Sorocaba. A informação é do secretário Municipal da Segurança Comunitária (Sesco), Roberto Montgomery Soares. Segundo ele, a expectativa é que a central de videomonitoramento comece a funcionar em dezembro, na futura sede da GCM, que está em fase de instalação na avenida Santos Dumont, Jardim Aeroporto. A Urbes continuará fazendo o monitoramento de sua própria sede. "As câmeras da Urbes terão prioridade para o trânsito e as da GCM para a segurança, mas quando for preciso, haverá protocolo para o equipamento de uma instituição atender à outra", declarou Montgomery.

Até o último mês de agosto a Urbes mantinha 21 câmeras para o controle do trânsito. Na central de videomonitoramento da GCM haverá espaço para homens de outras corporações, como polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros compartilharem as informações, mas Montgomery ressalta que o trabalho em conjunto dependerá da decisão das outras polícias de se instalar lá ou não. O serviço contratado pela Sesco é de 41 câmeras de vigilância. O responsável pela Sesco não soube informar se também será possível à GCM monitorar as imagens que serão captadas no interior dos 179 ônibus do transporte coletivo urbano com esse recurso, pois desconhece se há compatibilidade entre as tecnologias implantadas.

Uma única câmera de outras futuras 40 de responsabilidade da Sesco está no Largo do Rosário, com monitoramento feito na atual sede da GCM, no Alto da Boa Vista. Mas Montgomery reconhece que enfrenta problemas. Por ocasião da revitalização do Largo do Rosário o serviço foi anunciado como novidade. Mas segundo o secretário da Segurança Comunitária, o sistema enfrenta falhas que estão sendo corrigidas. "Vamos inaugurar em dezembro (...) não posso dizer que está funcionando cem por cento, itens ainda vão ser alterados", declarou. O custo será de R$ 1,2 milhão e segundo o secretário Montgomery a empresa Século assumiu o serviço para instalar todo o sistema e responderá pela manutenção durante o período de três anos.

As câmeras de vigilância da Sesco serão interligadas à central de videomonitoramento da GCM por cabos de fibra óptica. Terão ângulo de cobertura de 360 graus e aproximação da imagem (zoom) que permitirão captar rostos de pessoas e placas de veículos. O secretário de segurança comunitária afirma que cerca de um terço do sistema de videomonitoramento está instalado, mas ainda sem as câmeras. Quanto ao andamento da construção da futura sede, cita que no momento está sendo feita a instalação da infraestrutura elétrica e dados de telefonia no interior do imóvel e as etapas seguintes serão a instalação do forro e pintura.
 
Locais de monitoramento
Na quarta-feira o secretário Roberto Montgomery Soares revelou que um dos pontos a ser monitorado pela Sesco será o bairro Nova Esperança. A câmera será instalada no topo do reservatório de água de uma escola e segundo ele as imagens cobrirão praticamente todo o bairro. Das 41 câmeras a serem instaladas, 21 estarão em escolas municipais ou estaduais e as demais na região central de Sorocaba e em cinco parques. O objetivo, segundo o secretário, não é monitorar as escolas, mas a parte externa, o entorno delas e a maior parte do bairro que for possível.

Para definir os bairros que terão o serviço, Montgomery declara que a Sesco baseou-se em um levantamento da Secretaria Municipal da Educação apontando as que apresentam maior risco devido às ocorrências de tráfico, agressão e outras criminalidades. Deixou de informar quais são as escolas, os locais no centro da cidade e os parques. "Eu tenho que preservar essa informação para quando a gente realmente for inaugurar, vamos divulgar oportunamente", alegou.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

domingo, 30 de outubro de 2011

Guarda Municipal de Tubarão já está devidamente equipada



Guarda Municipal de Tubarão já está devidamente equipada
Prefeito fez entrega simbólica dos equipamentos
Os 41 guardas municipais de Tubarão já estão devidamente equipados. Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (27), com a presença de diversas autoridades, principalmente das polícias Federal, Civil e Militar, o prefeito Manoel Bertoncini oficializou a entrega do kit de segurança aos GMs.
Cada kit composto por equipamentos de proteção, dentre eles, colete balístico, capa do colete, spray de pimenta, munição e a pistola Taurus PT 59, além de coturnos e o curso de tipo policial defensivo, custou cerca de R$ 5,2 mil. Somando-se com a melhoria da infraestrutura da secretaria de Segurança e Patrimônio, onde foi instalado um completo sistema de videomonitoramento e construída em sala-cofre (para armazenar armas e munições), a prefeitura investiu cerca de R$ 315 mil.
O investimento em estruturação, mudança do regime trabalhista dos guardas municipais e curso realizado na Academia de Polícia Civil, foram ações necessárias para que a Polícia Federal expedisse o porte de arma de fogo, autorizando a utilização dos equipamentos em serviço. “Com a capacitação recebida, vocês terão a chance de efetuar um ótimo trabalho, já que agora terão acesso a um dos mais importantes direitos, que é o da defesa. É um trabalho vital e aqui em Tubarão, tenho certeza que será feito por homens de qualidade”, afirmou o delegado da Polícia Federal, Ildo Rosa.
O presidente da Associação dos Guardas Municipais, Jader Martins de Freitas ressaltou que a aquisição dos equipamentos é uma necessidade e um desejo antigo da categoria. “Estamos atuando nas ruas da cidade desde outubro de 2006. E sempre solicitamos equipamentos que pudessem nos dar segurança durante a realização de nosso trabalho. Estamos muito satisfeitos e vamos utilizar esse equipamentos com responsabilidade”, enfatizou.
O secretário de Segurança e Patrimônio, Carlos Eduardo de Bona Portão disse que ver os GMs equipados é motivo de satisfação. “Já foi possível notar uma grande diferença no comportamentos dos guardas. A autoestima deles aumentou e hoje vejo que eles estão mais do que nunca empenhados e orgulhosos da atividade que exercem”, comentou.
O trabalho dos Guardas Municipais também foi enaltecido pelo comandante da 8ª Região da Polícia Militar, James Amaral. “Tubarão ganha mais um reforço importante no combate à criminalidade. Nós da Polícia Militar vemos isso com muito bons olhos e temos a certeza de que juntos estamos aptos a oferecer mais segurança à população”, garantiu.
Ao encerrar a solenidade, o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini enfatizou que a Polícia Federal só liberou o uso da armas, porque o município cumpriu todas as exigências. “Tubarão é o terceiro município catarinense a receber a autorização. Isso demonstra que não é uma ação assim tão simples, pois a Polícia Federal não faz a liberação do porte de arma, se não forem cumpridos todos os trâmites. E uma dessas exigências é a capacitação dos guardas. Por isso, estou tranquilo, pois nosso quadro é formado por pessoal altamente qualificado, já que 70% têm formação superior”, lembrou Bertoncini.
O prefeito afirmou ainda que vai exigir capacitação contínua dos GMs. “A Polícia Federal nos garantiu a formação continuada e vou cobrar isso de cada um de vocês. Preparação e treinamento nunca são demais”, salientou.
Kit individual
1 Curso de tiro policial defensivo - R$ 1.690,00; 1 colete balístico, multi ameaça - R$ 1.114,00;1 capa tática de colete balístico - R$ 128,00; 1 Espargidor de pimenta/espuma e gás - R$ 146,00;1 Par de Coturnos - R$ 315,00;1 pistola Tauros PT 59, 380, devidamente identificada com o timpre da Guarda Municipal - R$ 1.641,00;19 cartuchos de munição - R$ 78,00.Investimentos no total de - R$ 5.112,00.
A prefeitura de Tubarão adquiriu ainda, duas espingardas calibre 12 doze, 10 unidades de spray pimenta para controle de distúrbio e 12 mil cartuchos de munição, sendo 8 mil exclusivamente para treinamento e prática do tiro policial defensivo.
Fonte: Prefeitura de Tubarão/SC

Garoto de 11 anos é detido ao tentar roubar posto com cabo de vassoura

Outro menor, de 16 anos, também foi apreendido

Uma criança de 11 anos e um adolescente de 16 foram apreendidos pela Guarda Municipal tentando roubar um posto de combustíveis, na Avenida Luciano Guidotti, em Piracicaba, na madrugada desta sexta-feira (28).

De acordo com os guardas civis, junto com a dupla havia outros dois garotos que conseguiram fugir assim que viram a viatura. O garoto de 11 anos segurava um cabo de vassoura e ameaçava o frentista para que ele entregasse o dinheiro do caixa.O frentista contou aos guardas que, outro garoto fez menção de estar armado, mas nenhuma arma foi encontrada.Segundo os guardas, o jovem de 16 anos tem passagem por tráfico de entorpecentes e o juiz da Vara da Infância e Juventude é quem decidirá se ele será liberado ou encaminhado à Fundação Casa. O garoto de 11 anos foi entregue ao responsável. Segundo o pai, o garoto estava há um mês na rua e tem envolvimento com o tráfico.

Fonte:EPTV

VEREADORES APROVAM PLANO DE CARREIRA DA GUARDA MUNICIPAL



Na reunião extraordinária desta quarta-feira (26/10), os vereadores aprovaram dezessete projetos em plenário. Entre as propostas em 1º turno, foram aprovados o Plano de Carreira da Guarda Municipal de Belo Horizonte e a revisão anual da remuneração dos servidores públicos no dia 1º de maio.
De acordo com o vereador Adriano Ventura (PT), autor doPL 1211/10, que institui o dia 1º de maio para a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos, em cumprimento à Lei Orgânica, o Executivo encaminha à Câmara a revisão da referida remuneração, porém, sem regulamentação da data. “A proposta justifica-se, considerando que maio é o mês do dicídio. Além disso, o projeto não gera despesas para o município”, explicou Adriano.
O vereador Iran Barbosa (PMDB) destacou que o projeto permite à Prefeitura a apresentação a proposta com tempo hábil para a sua discussão na Câmara, antes da apresentação do próximo Orçamento Anual.
Guarda Municipal
Para o vereador Cabo Júlio (PMDB), o PL 1836/11, de autoria do Executivo, que institui o Plano de Carreira da Guarda Municipal, corrige falhas no atual estatuto. “A proposta anterior apresenta militarismo exacerbado”, acrescentou. Segundo a vereadora Elaine Matozinhos (PTB), o projeto atual garante direitos constitucionais e do servidor público. “As emendas apresentadas foram elaboradas junto aos representantes da categoria e será realizada, na Câmara, uma audiência pública para que se dê continuidade à discussão da proposta”, declarou.
PL 834/09, que cria o Disque Guarda Municipal de Belo Horizonte – Disque Guarda, de autoria do vereador João Oscar (PRP), também foi aprovado em 2º turno, bem como o PL 948/10, do vereador Paulinho Motorista (PSL), que cria o programa de poda preventiva e substituição de árvores nas vias públicas em Belo Horizonte. Segundo Paulinho, a Prefeitura já está catalogando e a queda dessas árvores têm ocasionado transtornos à população. “As árvores obstruem o trânsito e causam problemas à rede elétrica, fato que já foi comunicado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, completou.
Outros projetos aprovados em 2º turno
PL 1219/10, do vereador Reinaldo – Preto Sacolão (PMDB): Institui o Mês de Prevenção do Glaucoma;
PL 1585/11, do vereador Ronaldo Gontijo (PPS): Altera dispositivo da Lei 7165/96, que “Institui o Plano Diretor do Município de Belo Horizonte”;
PL 680/09, do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB): Autoriza o Poder Público Municipal a licenciar entidades ou empresas públicas ou privadas, para tratamento térmico de resíduos urbanos, com geração de energia;
PL 1559/11, do vereador Daniel Nepomuceno (PSB): Estabelece que, em caso de paralisação de atividade comercial de combustível por mais de seis meses, os responsáveis deverão retirar os tanques de armazenamento desses produtos;
PL 1708/11, da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PC do B): Estabelece a restrição do uso de vestimentas de proteção individual da área da saúde por freqüentadores de bares, restaurantes e similares;
PL 763/09, do vereador Moamed Rachid (PDT): Proíbe a exigência de conteúdo programático de nível de escolaridade superior ao requerido por cargo, função ou atribuição;
PL 1551/11, do professor Elias Murad (PSDB): Proíbe a venda de cigarros picados em bares, restaurantes, mercearias, padarias, tabacarias, bancas de jornais e revistas e camelôs;
PL 1566/11, do vereador Alberto Rodrigues (PV): Cria o Programa de Prevenção aos Incêndios nas favelas do Município de Belo Horizonte;
PL 1683/11, dos vereadores Arnaldo Godoy (PT), Alberto Rodrigues e Heleno (PHS): Institui os Jogos Escolares do Município de Belo Horizonte – JEBH;
PL 1794/11, do vereador Leonardo Mattos (PV): Reconhece a pessoa com autismo como pessoa com deficiência, para fins da plena fruição dos direitos previstos pela legislação do Município de Belo Horizonte;
Demais propostas aprovadas em 1º turno
PL 1167/10, do vereador Adriano Ventura: Institui o Estatuto do Pedestre;
PL 1675/11, do Executivo: Dispõe sobre o Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte – CMI-BH;
PL 1786/11, do vereador Carlúcio Gonçalves (PR): Altera a redação do artigo 93-A e do artigo 93-B da Lei 8616/03, que dispõe sobre o Código de Posturas do Município de Belo Horizonte.
Superintendência de Comunicação Institucional

GUARDAS MUNICIPAIS DO GOT PRENDEM EM FLAGRANTE LADRÃO DE MEDIDORES DA COPEL

Detido foi autuado por furto qualificado na 6ª SDP.
Guardas Municipais do GOT prendem em flagrante ladrão de medidores da Copel
Na noite desta terça-feira (25), por volta das 22:50 horas, Guardas Municipais do GOT (Grupo Operacional de Trânsito), realizavam patrulhamento pela Rua Tadeu Trompschiski, local denominado como Favela da Guarda Mirim, na Vila União, quando abordaram Guilherme de Azevedo Grizardi de 23 anos de idade.
Com o abordado foi encontrado dois medidores da Copel, os servidores indagou a procedência dos medidores o qual foi lhe dito que “teria sido arrancado das residências próximas a Favela”, o qual diante dos fatos foi dado voz de prisão pelo crime tipificado de furto qualificado e encaminhado a 6ª SDP para lavratura do flagrante delito.
Fotos: Enrique Alliana
Fonte: Tribuna Popular


Guarda municipal assassinado em Itapissuma


Vítima teve o carro roubado e morreu após levar um tiro na cabeça

Um guarda municipal do município de Itapissuma, no Grande Recife, morreu assassinado com um tiro na cabeça na madrugada desta sexta-feira (28), em uma garagem municipal onde trabalhava.

De acordo com a polícia, o autor do homicídio também roubou o carro da vítima, um táxi, com o qual ele trabalhava nas horas extras. O motivo e a autoria do crima ainda são desconhecidos.

O corpo do guarda já seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro, área central da cidade.


Fonte: JC

Guarda Civil Municipal de Embu Guaçu é Pioneira no Emprego da Safir T-14



No ano de 2010 foi apresentada a espingarda Safir T -14 ao Comando da GCM pela Empresa Militaria, e após a realização de estudos referentes a este armamento foram adquiridas 2 (duas) espingardas T- 14 para serem empregadas no policiamento das equipes de apoio da GCM.
A espingarda T-14 foi desenvolvida pela empresa de armas Turca Safir, é baseada no famoso AR – 15/M-16, mas tem várias características próprias patenteadas.
aquisição e o uso desta arma encontra-se no amparo legal da Lei nº 10.826/03 e Decreto nº 5.123/04.
Estrutura Regimental do Comando do Exército Brasileiro portaria nº 11- Reservada de 24 de Outubro de 2008.
“Aprova as tabelas de dotação de armamento, munição e coletes balísticos para as Guardas Municipais e dá outras providencias”.
A espingarda T-14 é uma excelente arma para ser empregada nas equipes operacionais das GCMS.
Esclarece o Inspetor Eduardo Leite, Comandante da Guarda Civil Municipal de Embu Guaçu – SP.

 
         Fonte:  Departamento de Comunicação Social.

Enviado pelo Inspetor Eduardo (Comandante da GCM de Embu Guaçu)
Extraído de:http://amigosdagcmdesobral.blogspot.com

sábado, 29 de outubro de 2011

GCM desmantela ponto de jogo do bicho em Botucatu


Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) desmantelou nesta quinta-feira (27) um ponto de jogo de bicho que funcionava em um imóvel de vendas de títulos de capitalização, na Rua Curuzu, que fica no centro da cidade de Botucatu.
Ao entrar no local, os agentes se depararam com A.L.S., de 27 anos, que não teve tempo de esconder o material que estava espalhado pelo local, usado para a prática da contravenção penal.
Foram apreendidos 149 talões, 08 blocos, 32 envelopes, um telefone celular e um envelope contendo R$ 387,00 com jogos já feitos. Outro detalhe detectado pelos agentes da GCM é que o estabelecimento de venda de títulos de capitalização estava trabalhando sem o alvará.
O rapaz foi encaminhado 1º Distrito Policial (DP), onde prestou depoimento ao delegado José Sérgio Palmieri Júnior e, em seguido, foi liberado na presença de seu advogado.
Fonte: jcnet.com

Aluno entra armado em escola de São Caetano (SP)


Um menino de 15 anos, aluno  da 7ª série do Ensino Fundamental, entrou armado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Raphael Pellegrino, em São Caetano, por volta das 11h desta quinta-feira.
Segundo a delegada responsável pelo caso, Lucy Mastellini Fernandes, o estudante levou escondido o revólver calibre 38 para a escola para provar aos colegas de classe que seu pai é um policial militar reformado. A arma estava sem munição.
Outros alunos que viram a cena avisaram a diretoria que acionou a Guarda Civil Metropolitana. Os guardas encontraram o revólver na cintura do jovem. O adolescente foi levado ao 3° DP (Distrito Policial) do município para prestar depoimento e devolvido aos pais. A arma foi apreendida e encaminhada ao Instituto Criminalística.
O estudante terá que se apresentar na Vara da Infância e Juventude, em São Caetano, no dia 7 de novembro.
Outro caso - No último dia 22 de setembro, um aluno de 10 anos entrou armado na Escola Municipal de Ensino Professora Alcina Dantas Feijão, também em São Caetano, baleou uma professora e se matou em seguida com um tiro na cabeça. A educadora passou por duas cirurgias no Hospital das Clínicas, da Capital, e já recebeu alta. O inquérito foi encerrado sem conclusão. (Com informações de Fábio Munhoz)
Fonte: Diário do Grande ABC

Jovens presos por tráfico e receptação negociavam em terreno baldio

O servente Daniel Lucas Oliva Sousa, de 20 anos, e o desempregado Wellington Carlos Pereira, de 23 anos, foram presos por receptação e tráfico de drogas nesta quarta-feira (26), no Jardim Esplanada, em Piracicaba. Eles negociavam em um terreno baldio do bairro.


A Guarda Civil fazia patrulhamento no local, que é, segundo os guardas, conhecido ponto de tráfico. No cruzamento da travessa Esplanada, os guardas viram um menino fazendo sinal com as mãos para os dois jovens que estavam no terreno abandonado.
Eles fugiram ao avistarem a viatura e tentaram se esconder em um bar. A guarda os abordou e encontrou no bolso de Pereira R$ 130 e R$ 100 no de Sousa. Na lata de lixo ao lado deles havia três pedras de crcak e três papelotes de cocaína.
Os policiais voltaram ao terreno baldio e encontraram uma moto, além de peças de veículos e de motocicletas. Os materiais foram encaminhados à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Os dois foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba.
Fonte: EPTV

GCM de Taboão da Serra recebe oito novas viaturas

A Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra recebeu oito viaturas novas, a entrega oficial acontecerá nesta sexta-feira, dia 28. Com a aquisição desses novos carros a quantidade das ocorrências que puderam ser atendidas pela GCM aumentou principalmente nos bairros Jd. América e Intercap, onde o número de roubos e furtos teve alta em 2011.
O supervisor da GCM, Antônio Ribamar Rodrigues dos Santos confirma o aumento dos trabalhos. “Com as oito novas viaturas deu uma melhorada boa, atendemos pelo menos uma ocorrência por dia, hoje mesmo foram 10”, disse.Foto: Ricardo Vaz | DivulgaçãoGCM de Taboão da Serra recebeu oito novas viatutas  Ribamar ainda informa que do dia 31 de outubro a 18 de novembro, serão aberta 88 vagas para guardas municipais, que ajudará a melhorar o policiamento da cidade.Para prestar o concurso e se tornar um GCM de Taboão da Serra é necessário ter ensino médio completo, altura mínima para homens de 1,68 e para mulheres de 1,65, CNH nas categorias A ou B e idade entre 18 e 35 anos até a data da posse do cargo.Serão 64 vagas para homens e 24 para mulheres mais um cadastro de reservas, que será válido por dois anos. O salário será de R$ 1.560,00 por 192 horas trabalhadas no mês.Serão dois tipos de provas a serem executadas pelos candidatos, a prova objetiva e a prova prática. Na prova prática, serão avaliados a aptidão em dirigir ou pilotar, a compatibilidade com a altura exigida, teste físico e psicológico. Já na prova objetiva, serão 60 questões sobre Língua Portuguesa e Redação Oficial, Raciocínio Lógico/Matemático, Informática e Conhecimentos Específicos.As inscrições podem ser feitas do dia 31 de outubro até o dia 18 de novembro pelo site www.zambini.org.br e a taxa é de R$ 48,90. Os horários e dias das provas serão divulgados pela empresa que organiza o concurso.

Fonte: Portal O Taboanense

Operações para cumprir Lei seca em CG começam neste sábado


Operações para cumprir Lei seca em CG começam neste sábado
nstituições policiais e de trânsito de Campina Grande assinaram ontem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), se comprometendo a agir de forma integrada durante as fiscalizações e blitze realizadas na cidade, para fazer cumprir a Lei Seca e tentar reduzir as ocorrências de violência no trânsito. Pelo TAC, cada instituição terá que enviar um número pré-determinado de viaturas e policiais para as operações. De acordo com o promotor de polícia comunitária, Walmir Nascimento, 62 agentes e 28 viaturas, deverão participar das atividades, que devem começar no próximo sábado, às 19h, em pontos estratégicos de Campina Grande.Assinaram o “TAC da Lei Seca”, proposto pelo promotor Herbert Targino, curador da Infância e da Juventude de Campina Grande, representantes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), da Guarda Municipal de Campina Grande, da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran).Na reunião, foram discutidos os compromissos de cada instituição durante as operações, bem como os pontos de fiscalização, que não foram divulgados. “Faremos cumprir não só a questão da Lei Seca. Mas, qualquer ato infracional, ou crime, será autuado e os envolvidos serão detidos, se for o caso. Esta reunião define as datas e os horários das primeiras operações, e o número de agentes para começar os trabalhos. Não podemos divulgar quais os locais, mas adianto que nos pontos considerados críticos, onde há bares e casas de festas, por exemplo”, informou.Ele ressaltou que a presença do Corpo de Bombeiros e do Samu, distribuídos em pontos específicos, facilitará o socorro a vítimas de eventuais acidentes. “Este agentes também atuarão nas saídas da cidade, onde existem várias casas de shows e os acidentes são comuns durante grandes eventos. Assim, vítimas de eventuais acidentes poderão ser atendidas mais rapidamente. As operações também têm caráter preventivo. O Samu, por exemplo, irá realizar um trabalho de panfletagem, com campanhas educativas, nas casas de shows e bares, tratando também da questão da venda de bebidas a menores. Pela primeira vez, teremos os homens da Guarda Municipal de Campina Grande atuando nestas ações”, acrescentou.O promotor explicou que cada corporação terá a responsabilidade de elaborar relatórios, especificando todo o efetivo disponibilizado nas operações, bem como o resultado das fiscalizações. “Estes relatórios serão encaminhados à Secretaria de Segurança do Estado, para acompanharmos o índice de redução na violência de trânsito, bem como traçar novas metas, caso a redução não seja atingida. Nós também teremos reuniões periódicas com os representantes de cada instituição para avaliar a atuação das fiscalizações”, disse. Segundo ele, se uma instituição não cumprir com a responsabilidade assumida no TAC, poderá ser acionada legalmente pelo Ministério Público.
I
Google Analytics Alternative