GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 31 de dezembro de 2011

Tiroteio termina com vítima de bala perdida e um preso em Itapecerica

colete
DivulgaçãoUm dos seguranças levou dois tiros no peito e foi salvo por colete balístico
Um tiroteio em plena luz do dia entre seguranças de um carro de escolta do caminhão das Casas Bahia e bandidos, na tarde desta terça-feira (27), em um bairro vizinho, divisa da cidade de Itapecerica da Serra assustou moradores, comerciantes e deixou um homem, vítima de bala perdida, ferido. V.B.P de 27 anos foi detido após ser reconhecido pelos três seguranças como autor da tentativa de roubo ao carro. Ele visava roubar o forte armamento da escolta.
A Guarda Civil Municipal de Itapecerica prendeu o indivíduo com três passagens pela polícia, duas por porte ilegal de arma de fogo e roubo. Ele, na troca de tiros, foi baleado duas vezes e medicado no Pronto Socorro central. Dois seguranças da escolta armada também foram alvos de tiros. E.M permanece com a bala alojada no braço.
A vítima, um morador que passava pelo local foi atingida por um tiro na canela. Ele foi atendido no Pronto Socorro do Jardim Vazame em Embu das Artes e passa bem, assim como os seguranças e o indivíduo preso.
O revólver utilizado pelo detido não foi localizado. Duas armas dos seguranças foram apreendidas para perícia, além de coletes balísticos. O detido responderá por roubo (artigo 157 do Código Penal) e permanece a disposição da justiça.
A ocorrência que foi registrada no Distrito Policial de Itapecerica contou com ação dos guardas municipais, Ribeiro e CE Domingues e viatura 37313 da polícia militar comandada pelo soldado Prado.
Fonte: jornalnanet.com

FELIZ 2012

MAIS UM ANO QUE SE VAI E NESSA OPORTUNIDADE QUERO DESEJAR A TODOS OS COMPANHEIROS GUARDAS MUNICIPAIS, SEUS FAMILIARES E A TODOS OS AMIGOS QUE ABRAÇAM A CAUSA AZUL MARINHO, MUITAS VEZES ATÉ COM MAIS AFINCO QUE ALGUNS GUARDAS, UM FELIZ 2012, CLARO QUE COM MUITA LUTA, POIS NÃO HÁ VITÓRIA HONRADA SEM LUTA. QUE POSSAMOS VER NOSSAS GUARDAS MUNICIPAIS TRABALHANDO CADA DIA MAIS E MELHOR, LEVANDO SEGURANÇA PARA NOSSOS CIDADÃOS, EXERCENDO SUA VOCAÇÃO NATURAL QUE É O POLICIAMENTO COMUNITÁRIO, RESPEITANDO OS DIREITOS E PRESERVANDO A DIGNIDADE DE TODOS, INCLUSIVE DAQUELES QUE POR FORÇA DO SERVIÇO ESTEJAM SOB SUA RESPONSABILIDADE.
FELIZ 2012......

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Guarda Municipal de Volta Redonda disponibiliza postos para atendimento ao Brat


Volta Redonda


O município saiu na frente na questão do atendimento aos acidentes sem vítima. Desde agosto de 2009, o Brat (Boletim de Registro de Acidente de Trânsito) vem sendo feito pelos agentes da GM (Guarda Municipal), dando mais agilidade e praticidade ao atendimento, além de ter liberado os policiais militares para combater exclusivamente o crime.
A partir de agora, os motoristas que se envolverem em acidentes sem vítimas e que não quiserem esperar a chegada da Guarda Municipal poderão se dirigir aos postos avançados da Beira-Rio e da rodoviária, que funcionam 24 horas, bem como à sede da corporação, que fica na Ilha São João, cujo funcionamento é das 8h ao meio-dia e das 14 às 18h.
- Quanto menos tempo levarem nesses acidentes, melhora para a sociedade e para a própria Guarda Municipal, assim não comprometemos grande número de viaturas. Os postos são em pontos considerados centrais, facilitando ainda mais. Os condutores podem esperar a Guarda Municipal ou se dirigirem aos postos, é uma opção a mais - explicou o comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
O Brat pode ser retirado pelos motoristas pela internet (www.portalvr.com) já no dia seguinte ao acidente, facilitando os envolvidos, que ainda têm acesso a fotos dos veículos no local do ocorrido, proporcionando mais tranquilidade a todos, caso decidam procurar a Justiça.
A média diária em Volta Redonda de acidentes de trânsito sem vítimas é de oito - cerca de 240 acidentes por mês. Mas esse número sobe para 250 ou dez acidentes/dia no mês de dezembro.
- A média de 250 acidentes é um número expressivo, com essa forma de facilitação a Guarda Municipal pode se preocupar com as coisas mais contundentes, isso ajuda a segurança pública. Nós somos a única cidade do Rio que a GM cuida dos acidentes de trânsito - falou o major.
De 2009 até hoje (27), a GM atendeu a 6.439 acidentes sem vítimas.
De acordo com a condutora Mônica da Silva Gomes, de 35 anos, procedimentos como esse auxiliam na resolução do problema até mesmo na hora do acionamento do seguro do automóvel.
- Tive uma pequena colisão, em 10 de novembro. Liguei para o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e, oito minutos depois, veio um Guarda Municipal em uma moto, tirou fotos e confeccionou o Brat. Dias depois ficou muito fácil para comprovar junto à seguradora. Gostei muito do atendimento, pois foi rápido e eficaz - disse.

Guarda Municipal apreende carro com malote de dinheiro em São José, na Grande Florianópolis

Veículo foi lacrado e levado para a 3ª DP, no Bairro Campinas



A Guarda Municipal de São José apreendeu na noite desta terça-feira, no Bairro Kobrasol, um carro abandonado. Dentro do veículo havia vários objetos que, segundo os agentes, teriam sido roubados. De acordo com a Guarda Municipal, entre o material que estava dentro do carro, havia um malote da empresa Prosegur com grande quantidade de dinheiro.

Ainda segundo a Guarda Municipal, o veículo já estava sendo monitorado e foram feitas buscas para encontrar o motorista e o carona que teriam fugido do local. O veiculo foi lacrado e guinchado até a 3ª Delegacia de Polícia, em Campinas, que irá investigar o caso.

De acordo com a Polícia Militar, o Copom não registrou nenhuma ocorrência envolvendo a empresa Prosegur. Na empresa, eles informaram que irão verificar se o malote pertence mesmo a Prosegur, ou se é uma fraude.


DIÁRIO CATARINENSE

Zé Renato é reeleito para Consórcio de Segurança Barra Mansa




O prefeito de Barra Mansa e presidente do Cisegci (Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania), Zé Renato, recebeu na manhã de hoje (27) integrantes para a eleição da nova presidência. Também compareceram os prefeitos de Quatis, José Laerte; Volta Redonda, Antônio Francisco Neto; Itatiaia, Luiz Carlos Ypê; e representantes dos municípios de Porto Real, Valença, Rio das Flores, Pinheiral, Vassouras e Barra Mansa. Durante a reunião, além de apresentar o balanço de 2011 e as metas de 2012, foi definida a presid
ência e vice-presidência do Cisegci. Por unanimidade, permanecem Zé Renato como presidente e José Laerte como vice.
- Eu quero agradecer a confiança de vocês e dizer que tudo que podemos fazer para que o consórcio facilite a implantação de projetos que visam a segurança dos municípios nós estamos fazendo. Para o próximo ano trabalharemos ainda mais - disse Zé Renato.
Já o prefeito de Quatis destacou a importância do consórcio para o Estado do Rio.
- Sabemos que as ações desenvolvidas pelo consórcio e as programadas para o próximo ano são de muita importância para o estado como um todo, uma vez que estamos estrategicamente localizados - ressaltou.
No encontro, o diretor-executivo do Cisegci, Jefferson Mamede, apresentou a prestação de contas e o Programa de Prevenção à Violência para a Região do Médio Vale do Paraíba, que foi aprovado em Brasília recentemente. O programa prevê a liberação de cerca de R$ 2,8 milhões, a serem usados em medidas que têm como prioridade a prevenção à violência e o enfrentamento às drogas. O Cisegci foi o primeiro a ser criado no Estado do Rio de Janeiro e o segundo do país. Em 2011, em meio a 300 propostas feitas ao Ministério da Justiça, pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, foi o único consórcio a ter projeto aprovado.
O programa é dividido em três objetivos. O primeiro é a implantação de um Gabinete de Gestão Integrada Regional e a criação de Gabinete de Gestão Integrada Municipal nas 13 cidades que compõem o consórcio. O segundo é a capacitação de 60 gestores municipais de segurança, 260 guardas municipais e 60 líderes comunitários. E, por último, o fortalecimento das Guardas Municipais e a criação de oito UGCs (Unidades de Guarda Comunitária), uma por município que tem Guarda Municipal e faz parte do consórcio.
Além disso, será colocado em prática um programa de enfrentamento e prevenção às drogas, com a criação de um Centro Integrado de Prevenção às Drogas.
- Num primeiro momento, esse centro desenvolverá um diagnóstico relacionado às drogas, na avaliação de ambientes e descrição de vítimas e autores. A partir daí será elaborado um plano integrado de enfrentamento e redução de danos - destacou Jefferson Mamede.
O diretor lembrou ainda que a medida prevê o atendimento de uma equipe multidisciplinar que fará trabalho de prevenção em bairros e escolas.
As medidas serão aplicadas nos 13 municípios que fazem parte do consórcio (Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Barra do Piraí, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Pinheiral, Valença, Vassouras e Piraí) e abrangerá cerca de 900 mil pessoas que moram nesses municípios.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,50670,Ze-Renato-e-reeleito-para-Consorcio-de-Seguranca.html#ixzz1i1Vz6fvg

Guarda Municipal fiscalizará flanelinhas


Guarda Municipal fiscalizará flanelinhas thumbnail
Denúncias também podem ser feitas para a Brigada. Se flanelinha não quiser ser encaminhado para projetos sociais, irá para delegacia.

A Guarda Municipal será a principal responsável pela fiscalização da lei que proíbe a atuação de flanelinhas em Novo Hamburgo. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, dia 26, durante reunião entre o prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) e representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e da própria Guarda.
Leia Mais
Outra definição feita no encontro se refere às atitudes que devem ser tomadas em caso de flanelinhas serem flagrados pelas autoridades. Os indivíduos têm duas opções: podem ser encaminhados para o Serviço de Atendimento Social de Rua – SAS Rua e outros projetos sociais de geração de renda ou, se não aceitarem a proposta, para a Delegacia de Polícia.
Zimmermann, idealizador da legislação que proíbe a guarda de veículos em vias públicas do município, ressaltou que é importante que a população denuncie este tipo de atividade. “A comunidade terá papel fundamental para que nossa fiscalização seja mais efetiva”, avalia. “As pessoas podem realizar denúncias através dos telefones 153 da Guarda Municipal e do 190 da Brigada Militar.”
Informações de Imprensa PMNH

PM assume responsabilidade por novo curso da Guarda



O 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) deve ficar responsável por ministrar um novo curso de formação aos guardas municipais. A Prefeitura de Londrina encaminhou ofício ao Governo do Estado, no início deste mês, solicitando a 'ajuda'. A Guarda Municipal precisa passar pelas aulas de tiro para ser armada. A PM foi 'escalada' pela atual administração para evitar irregularidades neste novo treinamento. 

O curso de formação, oferecido aos guardas no ano passado, foi alvo de investigações na Câmara Municipal de Londrina e no Ministério Público Estadual. Segundo denúncias protocoladas nos dois órgãos pelo vereador Joel Garcia, hoje no PP, a empresa Delmondes e Dias, de Campo Grande (MS), recebeu R$ 39 mil por aulas de tiro que não foram ministradas. 

O problema ocasionou a demissão do então secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, e uma multa de R$ 276 mil à empresa sul-mato-grossense. "Demitimos o titular da pasta, multamos a empresa e impedimos a Delmondes de participar de licitações públicas. Fizemos a nossa parte e, agora, para garantir um processo mais transparente, vamos precisar que a Polícia Militar ministre as novas aulas de tiro", disse o prefeito Barbosa Neto em entrevista coletiva nesta terça-feira (27). 

A atual administração pretende armar os guardas municipais ainda no primeiro semestre de 2012. O município já fez a compra de 75 pistolas e 15 revólveres. Foram pagos R$ 350 mil à empresa Defencer Comércio de Equipamentos de Segurança LTDA., de Brasília (DF). As armas ainda não foram enviadas à cidade. As aulas só vão começar a ser ministradas pelo 5º BPM depois que o material for entregue pela empresa brasiliense. 

Atualmente, a Guarda Municipal é composta por 260 homens e mulheres. A prefeitura prepara concurso público para a contratação de 300 novos guardas. O município pretende utilizar pregão eletrônico, firmado com a empresa de Brasília neste ano, para adquirir mais armas futuramente, após a finalização do curso de formação. 

Troca de comando

As aulas de tiro serão acompanhadas por um novo secretário municipal de Defesa Social. O atual, Joaquim Antônio de Melo, deve deixar o cargo ainda nesta semana. Ele é um dos seis secretários de Barbosa Neto que pretendem ser candidatos a vereador nas eleições do próximo ano. "A decisão é pessoal e não posso fazer nada. Vamos discutir a situação e apresentar os nomes dos novos secretários no início do próximo ano. O trabalho não pode parar", limitou-se a dizer o prefeito.
Fonte: Bondenews

Guardas Municipais de MG passam a ter direito a prisão em separado


Foto: ASSCOM GM
Negociações começaram no dia 23 de novembro. (Foto: ASSCOM GM)
O Sr. Maurício Maciel, Comandante da Guarda Municipal de Varginha e também Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais- CNGM para região sudeste, recebeu ontem (28) o Ofício da Assessoria SUAPI n.º 527/2011-TBI, sediado na capital Belo Horizonte, assinado pelo Subsecretário de Administração Prisional, Sr. Murilo Andrade de Oliveira. O documento é a resposta ao ofício assinado pelo Comandante Maciel, solicitando a “Concessão à Prisão em Separado” para os Guardas Municipais de Minas Gerais.
As negociações iniciaram em reunião no dia 23/11/2011 na Subsecretaria de Administração Prisional do Estado de Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte/MG. O subsecretário de administração prisional, Murilo Andrade de Oliveira reconhece o pedido e vem dar a justa medida no sistema baseando na legalidade e justiça.
O Subsecretário Murilo Andrade de Oliveira afirma que a partir desta data fica incluído no rol de servidores que deverão, caso haja a necessidade, ter vagas disponíveis no pavilhão da Penitenciaria Professor Jason Soares Albergaria, instalado no Município de São Joaquim de Bicas/MG, todos os integrantes das Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais.
O Subsecretário afirma que “havendo prisão de algum integrante da Guarda Municipal em Minas Gerais, o Comando deverá acionar a Superintendência de Articulação institucional e Gestão de Vagas - SAIG em Belo Horizonte para a liberação da vaga.
“Esta é mais uma conquista importante para os nossos companheiros de farda, agradeço ao apoio da Suapi - Subsecretaria de Administração Prisional, em especial Dr. Murilo Andrade de Oliveira. Pois, como qualquer outra Instituição de Segurança Pública, nós agentes da gloriosa Guarda Municipal, colocamos em risco diariamente nossas vidas ao realizarmos com afinco nosso trabalho, lidando efetivamente com todo e qualquer tipo de violência, fica reconhecido que as Guardas Municipais fazem parte do Sistema Integrado de Defesa Social de Minas Gerais, sendo certo que os Guardas Municipais agem na prevenção ao uso de drogas, à criminalidade, à violência, cuidado ao patrimônio público e na prestação de serviços, tem um papel e parcela de responsabilidade na área de segurança pública.” Salientou o Comandante da Guarda Municipal de Varginha e também Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais para região sudeste - CNGM, Sr. Maurício Maciel.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PEC cria guarda de fronteira com polícias Federal, estaduais e Municipais

PEC cria guarda de fronteira com polícias Federal, estaduais e municipais
Beto Oliveira
Antônia Lúcia
Antônia Lúcia: PF não tem condições de trabalhar sozinha na fronteira.
A Proposta de Emenda à Constituição 81/11, da deputada Antônia Lúcia (PSC-AC), cria a guarda de fronteira, composta por integrantes das polícias Federal e estaduais e das guardas municipais de cidades fronteiriças. Pelo texto, a guarda será organizada pelo governo federal e financiada pela União, pelos estados e pelos municípios.
Entre as atribuições do novo órgão constam, além do patrulhamento ostensivo da faixa de fronteira, a apuração de infrações penais ocorridas nessas localidades.
Atribuições
Atualmente, o controle de fronteira é atribuição da Polícia Federal. Na opinião de Antônia Lucia, no entanto, devido à escassez de recursos humanos e à multiplicidade de funções da instituição, o patrulhamento é deficiente. “Todos conhecem a facilidade com que ocorre o contrabando, o descaminho, a migração ilegal e o tráfico de drogas e armas pelos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras terrestres do País”, afirma.
Segundo a parlamentar, a lei regulamentadora do novo dispositivo constitucional irá dispor sobre a forma de participação de cada ente federado na remuneração da guarda de fronteira e detalhar sua forma de funcionamento.
Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição - Wilson Silveira

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Guarda Municipal passa a ter inspetores e supervisores

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, sanciona nesta terça-feria (27) a Lei 11.457, que promove alterações na lei que instituiu a Secretaria de Defesa Social, em setembro de 2009. A nova lei cria ordem de hierarquia na Guarda Municipal de Londrina (GM), por meio da instituição dos cargos de diretor administrativo, inspetor e supervisor. A solenidade será na sede da secretaria, Rua Newton Braga, 463, região Leste.

A partir da sanção da lei, a GM passará a ser comandada no seguinte formato: os cargos de inspetor e supervisor serão anexados à já existente diretoria da corporação. Já a diretoria administrativa, que será criada, terá quatro gerências e quatro coordenadorias. Com 230 efetivos, a corporação contará com 23 supervisores e oito inspetores.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, a ação vai resolver problemas na corporação. "Na
prática, essa hierarquia já existe, porém, na situação atual, os funcionários trabalham apenas com o ônus, sem receber nenhuma gratificação para isso. Além disso, em algumas situações, os subordinados não reconhecem o comando dos superiores, porque não consta em lei", explica o secretário.
Fonte: bondenews

Equipe de teatro de Fantoches encerram atividades nas escolas e creches de VG/Mato Grosso

A equipe do Teatro de Fantoches da Guarda Municipal de Várzea Grande (GM/VG), com o Tema "Educação para o Trânsito", finalizou  juntamente com ano  letivo as  apresentações nas Escolas e Creches  do município. O principal objetivo é  conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da segurança no trânsito e do quanto é necessário proteger a natureza  para que todos tenham um ambiente mais seguro e humanizado.
Desde a retomada dos trabalhos no dia 02 de agosto  até o último dia (30.11), cerca  de 13.894 espectadores, com idades entre quatro à 12 anos  incluindo os  funcionários, tiveram a oportunidade de assistirem  a peça  formada pela bruxa Meleca, Maria Chiquinha, menino
Leléco e o  Guarda Zezinho, que   abordaram  sobre o trânsito, meio ambiente, cidadania e os mais variados temas durante o período de atividades. 
 
Além do Ambulatório de Quimioterapia infantil do Hospital do Câncer em Cuiabá foram contempladas mais 58 Instituições. “O nosso interesse é junto com a escola, e a comunidade, sensibilizar, educar e mudar conceitos através da diversão conscientizando crianças para o futuro em relação ao trânsito", comentou Guimarães.
 
De acordo com o Comandante da Guarda Municipal João José Mendanha a equipe faz parte do grupo de prevenção da corporação que vem realizando ações de prevenção social onde a técnica de trabalho utilizada é formada por teatro de bonecos e mídia infantil. ”As GMs Inês Guimarães e Fraulen Elisa são as responsáveis pelo espetáculo,  criam textos, nomes dos bonecos, etc, dando vida a esses personagens, que envolvem não apenas os alunos, mas também os adultos contribuindo para uma nova geração de cidadãos mais preocupados com a vida”, pondera Mendanha. 
 
 O comandante diz ainda que em  2012 assim que começarem as aulas os bonecos ganharão  vida novamente, dando continuidade  ao calendário de  apresentações do ano letivo de Várzea Grande.
Fonte:24horasnew

Guarda Municipal de Sete Lagoas realiza “Natal sem Fome” em mais de 20 bairros da cidade

A Guarda Municipal de Sete Lagoas realizou o “Natal sem Fome” em mais de 20 bairros da cidade. O projeto idealizado distribuiu cestas básicas para cerca de Crédito: Quim Drummond Comunicação/Prefeitura Sete LagoasCrédito: Quim Drummond Comunicação/Prefeitura Sete Lagoas100 famílias carentes.

Segundo informações da Guarda Municipal, a ideia surgiu diante das necessidades que muitas famílias passam, principalmente durante a época do Natal. “Por isso realizamos o projeto, com o objetivo de aliviar a fome daqueles que pouco têm à mesa neste período, principalmente”, afirma o GM Hernandes.

As cestas distribuídas foram adquiridas pelos próprios guardas e também com a ajuda de colaboradores. O “Natal sem Fome” aconteceu no último dia 24 na operação que recebeu o nome de Guarda Solidária.

Da redação, com informações da Guarda Municipal
Fonte:setelagoas.com

Favelas cresceram mais no interior do que na Região Metropolitana

RIO - Quem passa pela orla ao norte do Centro de Macaé, antes uma área de mangues e vilas de pescadores, logo constata o que mostra o estudo sobre aglomerados subnormais do Censo 2010 do IBGE: uma sequência de favelas que tornam explícita a explosão populacional em ocupações precárias na cidade. Numa cruel consequência do crescimento econômico do município, puxado pela indústria do petróleo, Macaé tinha no ano passado, segundo o IBGE, 36.233 pessoas em favelas (17,5% da população). E era o símbolo de um fenômeno que ocorreu em todo o interior do estado. Enquanto entre 2000 e 2010 a população em comunidades carentes da Região Metropolitana aumentou 36,7%, no interior o salto foi de 121%, chegando a 312.915 pessoas, mais do que a população de cidades como Volta Redonda e Petrópolis.
Maior comunidade do interior fica em Cabo Frio
Em Macaé, esse crescimento foi de aproximadamente 70% (em 2000, eram 21.264 moradores em aglomerados subnormais no município). No ano passado, entre as dez maiores favelas fora da Região Metropolitana, três eram da cidade: Ilha Malvinas, a segunda do ranking, com 8.109 moradores; Nova Esperança, com 7.436; e Nova Holanda, com 5.442. As demais eram de Angra dos Reis (três), Petrópolis (duas) e Teresópolis (uma). E a maior delas, o Jacaré, com 8.384 moradores, fica em Cabo Frio, cidade na área de influência da indústria do petróleo.
Há alguns anos, o Jacaré era apenas um bairro pobre. Mas se expandiu desordenadamente e, em 2010, foi classificado pela primeira vez como um aglomerado subnormal. Foi na comunidade que ocorreram três dos cinco casos de meningite em Cabo Frio este mês. E, segundo o Secretário de Desenvolvimento da cidade, Carlos Victor Mendes, há dificuldades como falta de saneamento. Ele explica que o crescimento ali se deve, sobretudo, a um movimento migratório de pessoas em busca de emprego:
- Esse movimento vem nos preocupando muito. Atuamos na tentativa de conter a ocupação desordenada, mas verificamos hoje até um crescimento vertical do Jacaré.
Em Macaé, a migração também é apontada como um dos motivos que contribuíram para o aumento das favelas. Secretário de Desenvolvimento do município, Cliton da Silva Santos afirma que a maioria dos novos moradores se estabeleceu na cidade em busca das oportunidades na indústria do petróleo (Macaé deve receber só este ano cerca de R$ 450 milhões em royalties, o equivalente a mais de 40% do seu orçamento). Grande parte, porém, chegou sem qualificação profissional e muitos se alojaram nas favelas, vindos do Norte, do Nordeste e de Minas Gerais.
- A cidade ficou sufocada por essa migração. Aconteceu numa velocidade muito maior do que qualquer planejamento possível. Estamos fazendo todos os esforços para conter a favelização. Criamos uma área na Guarda Municipal apenas para essa função. E sobrevoamos essas áreas até com ultraleves.
UPPs fizeram bandidos migrar para Macaé
Tanto em Cabo Frio quanto em Macaé, a favelização causou também uma escalada da violência. O Jacaré, por exemplo, no caminho entre o Aeroporto Internacional de Cabo Frio e Búzios, é alvo constante de ações da polícia para tentar combater o tráfico. Já em Macaé, há anos várias comunidades são dominadas por uma das maiores facções criminosas do Rio. A situação piorou com a instalação de UPPs na capital: muitos traficantes fugiram de favelas ocupadas e foram para Macaé, como ressalta o comandante do 32º BPM (Macaé), tenente-coronel Ramiro Oliveira:
- Ocupamos as comunidades de Lagomar e Nova Holanda nos últimos meses. A Malvinas ocuparemos em janeiro. Esperamos reduzir os índices de violência em até 50%.
Além de Cabo Frio e Macaé, o IBGE identificou aglomerados subnormais em outros 21 municípios do interior. Alguns em cidades pequenas, com menos de 30 mil habitantes, como Silva Jardim, Pinheiral e Piraí. Em Itatiaia, com 28.852 moradores, 20,6% da população (5.953) viviam em favelas em 2010. Em Arraial do Cabo, com 27.770 habitantes, esse percentual foi de 23,9% (6.645). Foram encontradas favelas em 11 municípios fora da Região Metropolitana que em 2000 não tinham aglomerados subnormais.
Fonte:yahoo.noticias

Guarda Civil Metropolitana de SP passa a usar armas não letais


 A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo passou a usar, desde a última quinta-feira, 20 armas não letais, conhecidas como Taser. Elas estão sendo empregadas no policiamento preventivo na região central da capital, no Parque Ibirapuera e em grandes eventos. Os equipamentos não trazem danos à saúde e paralisam o alvo imediatamente.


Veja como funcionam as armas Taser
A adoção da Taser pela GCM tem por objetivo evitar o uso de arma de fogo em situações de alto risco. Os guardas civis foram treinados por especialistas e orientados a incluir em seus relatórios a utilização do equipamento.
As armas não letais possuem um chip onde ficam registrados todos os disparos realizados, o que torna possível identificar o guarda que os efetuou, de acordo com agentes da Inspetoria de Operações Especiais, que apresentaram as equipamentos ao Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, no dia 22.
Segundo Ortega, a entrega das armas Taser faz parte da política de modernização da Guarda Civil Metropolitana. Após um período de avaliação, a GCM deverá receber mais equipamentos não letais.
Fonte: noticias.terra.com

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) IMPLANTAM E APRESENTAM O PROJETO GUARDA MIRIM NA ESCOLA CAIC





Com uma turma de 37 alunos entre crianças e adolescente, agentes da Guarda Civil Municipal de Juazeiro (BA), município a 502 km de Salvador, colocaram em pratica um sonho que há tempos essa equipe vinha tentando realizar. Há alguns meses eles partiram em busca desse sonho, e com a ajuda de algumas empresas e comerciantes solidários, foi possível a concretização do projeto social, com o objetivo de desenvolverem estratégias que viabilizem a melhoria do desempenho e comportamento educacional, social e disciplinar e o relacionamento familiar. O Trabalho vem sendo desenvolvido aos sábados pela manhã na Escola CAIC, no Bairro Malhada da Areia na cidade de Juazeiro, norte do estado da Bahia.

Pintor é preso após agredir esposa dentro de ônibus

Vítima contou para a GM que agressões haviam começado dentro de casa

Um pintor foi preso após agredir a esposa dentro de um ônibus do transporte coletivo, no domingo (15), em Piracicaba. De acordo com a Guarda Municipal, Valter Vlademir Ribeiro, 43 anos, deu socos na cabeça da mulher, de 34 anos.
Uma testemunha, que estava no veículo e presenciou as agressões, ligou para a GM e falou sobre a briga. A testemunha descreveu como era o casal e as roupas que eles usavam. Uma viatura da GM foi até o Terminal Central de Integração, local onde marido, mulher e dois filhos do casal foram encontrados.
Segundo a vítima, as agressões começaram na residência, durante a madrugada. Eles usavam o transporte coletivo para ir até a casa da mãe de Ribeiro quando as agressões recomeçaram. A mulher prestou queixa no plantão policial e o agressor foi levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba.
A vítima foi levado para o Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT) de Piracicaba.
Fonte: EPTV

Marido da prefeita de Jandira dá tiros dentro de casa

Ex-policial militar foi levado para delegacia, onde o caso será registrado

A prefeita de Jandira, Anabel Sabatine, do PSDB A prefeita de Jandira, Anabel Sabatine, do PSDB (Renato Silvestre/Folhapress)
Francis Herman Falcão, marido da prefeita de Jandira, Anabel Sabatine (PSDB), deu cinco tiros de arma de fogo dentro da casa de Anabel, na madrugada desta segunda-feira. A prefeita mora em um condomínio residencial, em Alphaville, na região de Santana do Parnaíba. Falcão, ex-policial militar, disse, em depoimento à polícia, ter visto um vulto atrás de seu carro, achado que alguém fosse roubá-lo e então atirado. Ninguém foi atingido pelos disparos.
A equipe de segurança do condomínio, que tem entrada restrita, acionou a Guarda Municipal, que deteve Falcão. Ele foi levado para a delegacia de Santana do Parnaíba, onde o caso será registrado. Pela manhã, a perícia esteve na casa da prefeita.
Anabel assumiu a prefeitura em dezembro de 2010, no lugar de Braz Paschoalin (PSDB), assassinado a tiros em 10 de dezembro de 2010. Em 13 de setembro deste ano a Câmara Municipal da cidade cassou o mandato dela por 90 dias, mas ela conseguiu na Justiça uma liminar para se manter no cargo. A tucana é acusada de nepotismo, fraude em licitações e desvio de 3,6 milhões de reais verbas públicas da educação e da saúde.
(Com Agência Estado)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PRIMEIRA MARCHA AZUL MARINHO PAULISTA

Viatura da Guarda Municipal é incendiada no bairro Serra Verde

Uma viatura da Guarda Municipal de Belo Horizonte foi incendiada, no início da madrugada desta quinta-feira (22), na rua Mar Vermelho, no bairro Serra Verde, na região de Venda Nova. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a assessoria da corporação, dois guardas faziam uma ronda a pé, nas imediações de um conjunto habitacional da prefeitura, quando viram dois homens em um motocicleta. Eles fugiram em alta velocidade após atearem fogo no carro. A viatura - um veículo Palio terceirizado - ficou completamente destruída.
Os guardas ainda tentaram controlar as chamas, mas foi preciso acionar o Corpo de Bombeiros. Uma viatura da Polícia Militar também compareceu ao local.
A única coisa que se sabe, até o momento, é que a moto utilizada pelos suspeitos na fuga é de cor escura. De acordo com a corporação, o caso já está sendo investigado pela Polícia Civil.

Assista ao vídeo:

Fonte: Otempo Online

PARABENS GCM DUARTE PELOS TRÊS ANOS DE DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DAS GUARDAS MUNICIPAIS

Blog do GCM Duarte completa 03 anos

"Agradeço aos colegas por todo o apoio e reconhecimento pelo meu trabalho frente ao blog ao longo desses 03 anos. Aquilo que começou como um simples lazer tomou uma proporção inimaginável e hoje, com quase 170.000 acessos, é um verdadeiro canal de comunicação para os GCM's. Espero prestar um serviço com qualidade cada vez maior a todos os leitores para que todos nós possamos divulgar sempre de maneira mais abrangente o valioso e importante trabalho das Guardas Municipais.
Desejo a todos um feliz natal!"

Grande abraço,
GCM Duarte

Guarda Municipal faz ação integrada no Bairro Novo


principal
Durante todo o dia, nesta quinta-feira (22), 40 homens e 20 viaturas da Guarda Municipal reforçam a segurança na regional do Bairro Novo. A Operação Abafa, que teve início neste mês de dezembro, já havia passado pelas regionais Matriz, Cajuru, CIC e Boqueirão. “É um verdadeiro mutirão de segurança que coloca a Guarda nos pontos mais vulneráveis e de maior concentração de comércio de cada bairro”, explicou o superintendente da Guarda Municipal, Odgar Cardoso. No total, 200 homens estão envolvidos na operação de ronda e patrulhamento, que soma esforços às ações realizadas pelas polícias Militar e Civil.
O objetivo é inibir a ação de criminosos e transmitir confiança e segurança aos comerciantes e à população. Após a passagem da Operação Abafa, a Guarda mantém viaturas e homens nos locais destacados. “Embora a ação tenha tido início devido ao aumento na movimentação no comércio deste período, após o Natal ela continuará e em 2012 passará a fazer parte do cronograma da Guarda”, afirmou o superintendente. Segundo ele, as regionais Boa Vista e Santa Felicidade serão as próximas a receber a operação.
Atendendo a pedido de comerciantes da região do Sítio Cercado, o comando da Guarda definiu que quatro viaturas ficarão diariamente até as 22 horas nos arredores da Rua Isaac Ferreira da Cruz. “Nosso maior problema aqui é à noite. A presença da Guarda com certeza inibirá a ação de vândalos e criminosos”, comentou o dono da loja TKA Esportes, Anderson Tkatch.
Ao lado, na loja Tropical Modas, que tem o seu movimento de compras dobrado nesta época do ano, os funcionários também aprovaram a chegada da Guarda. “A operação é bem vinda, pois o risco de assaltos dobra junto com o movimento de clientes. Todo reforço na segurança é bem vindo”, disse o gerente Juliano Frison.
Mais segurança - A dona de casa Silvana Kaurtz Bezerra, mãe de dois filhos pequenos, mora no Sítio Cercado há mais de 20 anos. Ela comemorou a chegada da Operação Abafa. “Temos muitos problemas de segurança no bairro. Já aconteceram muitos assaltos no comércio e também em casas vizinhas. Estávamos aguardando este reforço na segurança”, disse.
O policial militar Alan Nilson dos Santos Mokdse e sua esposa Sandra também estavam satisfeitos. “Esta região é muito populosa, quase do tamanho de uma cidade, portanto a probabilidade de ocorrerem crimes é muito maior”, comentou Alan. O casal, que tem dois filhos, confessou que sentia muita necessidade de uma ação mais efetiva na segurança. “Há muito assalto e muita vadiagem por aqui”, explicaram.
Funcionária da Unidade de Saúde do bairro, Maria de Fátima de Moraes Toledo, chegou a abordar os homens da Guarda durante a operação para perguntar se eles iriam mesmo permanecer na região a partir de hoje. “Isso é muito importante para nós, é uma ótima notícia”, disse. Ela contou que, sempre que sai às ruas, leva apenas o documento de identidade e pouco dinheiro, com medo de assaltos.
Comércio aprova - Na avaliação do secretário da Associação de Comércio e Serviços da Região Sul de Curitiba (Comsersul), Carlos Mori, a ação preventiva que está sendo realizada é muito importante. “Por isso, apoiamos totalmente a operação que a Guarda Municipal faz aqui”, disse. Ele ressaltou que o trabalho que vem sendo realizado pelas polícias Militar e Civil também tem trazido bons resultados. “Toda ação de gere mais segurança é importante para nós”.
Ele informou que a região tem 14 mil estabelecimentos comerciais e contabiliza diariamente um fluxo médio de 20 mil pessoas. “Nesta época de Natal, o movimento aumenta em 50% e chega facilmente a 30 mil pessoas por dia”, explicou. Apenas no trecho mais movimentado da Rua Izaac Ferreira da Cruz, de aproximadamente três quilômetros, estão três mil pontos de comércio.
A regional do Bairro Novo abrange os bairros Ganchinho, Sítio Cercado e Umbará e tem uma população superior a 145 mil habitantes. Destes, 115 mil estão no Sítio Cercado.
Fonte: Prefitura de Curitiba

Inscrições para concurso da Guarda Municipal de Aracaju são prorrogadas

A Prefeitura de Aracaju prorrogou o período de inscrições do concurso da Guarda Municipal de Aracaju. As inscrições serão reabertas nesta sexta-feira, dia 23, e prosseguem até o dia 9 de janeiro de 2012. "Há um dispositivo na legislação municipal que estabelece que o prazo mínimo de inscrição para concurso seja de 30 dias. O que estamos fazendo é apenas cumprindo a lei", informou o prefeito Edvaldo Nogueira. 
Com as inscrições iniciadas no dia 1º de dezembro, o concurso da Guarda Municipal de Aracaju já conta com mais de 21 mil inscritos para as 100 vagas ofertadas, das quais cinco estão destinadas a pessoas portadoras de necessidades especiais. O cargo de guarda municipal exige nível médio e terá jornada de 42 horas semanais.
O concurso será dividido em duas etapas: a primeira consistirá na aplicação de provas objetivas, exame de aptidão física e exame psicotécnico, todos de caráter eliminatório. A segunda etapa do concurso consistirá no curso preliminar de formação, de caráter eliminatório e classificatório. Nessa etapa os classificados participarão de um curso preliminar com duração de 40 horas, quando conhecerão o trabalho e atribuições do cargo pretendido.
Confira o edital.
Fonte: PMA

Ação nas praias multa 380 veículos e reboca 28 por estacionamento irregular


 No terceiro sábado de atuação da operação Choque de Ordem verão 2012 nas Praias realizada por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), com apoio da Guarda Municipal, neste dia 24 de dezembro, véspera de Natal, foram multados 380 veículos e rebocados 28 por estacionamento irregular no trecho da orla do Leme ao Recreio dos Bandeirantes.
Agentes de Controle Urbano da Seop apreenderam com ambulantes não autorizados, no trecho da orla do Flamengo ao Recreio: 201 óculos escuros, 18 kg de queijo coalho, 2 kg de camarão, 11 churrasqueiras de queijo coalho, seis isopores pequenos, cinco cadeiras de praia, cinco guarda-sóis e um celular.
A fiscalização realizou ainda um trabalho de orientação aos banhistas próximo ao espelho d'água evitando a presença de: 28 pipas com cerol, 59 cães na areia e a realização de 375 práticas esportivas (altinho e frescobol) no espelho d’água no trecho da praia do Flamengo ao Recreio dos Bandeirantes.
Na madrugada deste sábado, uma operação preventiva realizada na orla apreendeu mercadorias de barraqueiros autorizados que pernoitaram com suas estruturas nas areias. Os agentes apreenderam: 365 cadeiras, 158 guarda-sóis, seis caixas térmicas, 35 mesas de plástico, três churrasqueiras, dois carrinhos para transportar mercadorias, cinco espreguiçadeiras, 120 bebidas diversas, très coolers pequenos, cinco armações de ferro, uma lona, uma bomba d’água e uma rede de vôlei. Sete barraqueiros foram autuados por pernoitarem com mercadorias na areia. 
Fonte: Jornal do Brasil

domingo, 25 de dezembro de 2011

Polícia Militar inicia nova forma de atendimento a acidentes sem vítimas



Sul Fluminense
Para diminuir a incidência de engarrafamentos e buscando aprimorar o serviço em casos de acidentes sem vítimas, a Polícia Militar do Rio de Janeiro deu início neste mês ao novo protocolo de atendimento. Agora, os envolvidos não precisam esperar no local até a chegada dos agentes da PM. O Brat (Boletim de Registro de Acidente de Trânsito) pode ser realizado no posto policial mais próximo e com data retroativa ao ocorrido.



A determinação para aqueles que se envolverem nesse tipo de acidente continua sendo entrar em contato com a polícia imediatamente pelo telefone, através do número 190. Durante a ligação, um policial fará a orientação sobre qual é a melhor ação e qual o local mais próximo do acidente para o registro. O Brat poderá ser realizado em qualquer unidade da PM como quartéis, cabines, PPC (Posto de Policiamento Comunitário) ou DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo). Viaturas da corporação também podem fazer o registro.



De acordo com o major Vagner do Nascimento Cavalcanti, comandante eventual do 28º Batalhão de Polícia Militar, a medida vale para todo o estado, mas também depende de convênios da PM com as prefeituras. Em Volta Redonda, por exemplo, há o acordo com o município em que a Guarda Municipal faz toda a execução dos acidentes de trânsito sem vítima. Com relação a Barra Mansa e Pinheiral - além de outros municípios que não possuem esse tipo de convênio -, a Policia Militar é que realiza o registro.



- Nessas cidades a pessoa pode ir até um posto policial e explicar o que aconteceu no acidente de trânsito. Neste caso ela pode desfazer o local e se dirigir para um posto. Primeiro ela precisa ligar para o 190, pois assim o policial fará toda a orientação em relação ao que deve ser feito, e depois os envolvidos se deslocam para esse PPC ou DPO e narram sua versão dos fatos, para que em seguida seja emitido o Boletim de Registro de Acidente de Trânsito - explicou, acrescentando que em um prazo de cinco dias os interessados podem voltar à unidade para obter uma cópia desse documento. Para o major, além de diminuir os pontos de engarrafamento, a medida oferece mais tranquilidade para os envolvidos informarem o que aconteceu.



- Além disso, a pessoa podendo ser atendida em um posto policial é melhor do que na rua, onde no momento do acidente pode estar chovendo. Isso é uma mudança para nós também na atuação, mas acredito que é uma mudança visando o melhor para a comunidade. Há pontos específicos nas cidades onde, se houver um acidente, complica muito o trânsito - acrescentou.


Trânsito da Capital, principal influência 
 
Ainda segundo o Major Cavalcante, a nova forma de atendimento para acidentes de trânsito sem vítimas foi feita para todo o estado, mas teve como maior base de influência o Grande Rio.
- Os engarrafamentos na capital já são constantes e intensos, se ocorre um acidente a situação fica ainda mais crítica. Não temos na nossa região grandes locais que possam gerar engarrafamento, já que existem várias rotas de saída. Se você está em determinado local no Rio de Janeiro e ocorrer qualquer parada fora do normal, é aí que o trânsito paralisa mesmo - disse, acrescentando que em cidades como Barra Mansa e Volta Redonda há um grande fluxo de trânsito, mas isso ocorre mais em horários pontuais.
- São em determinadas horas do dia, mas durante as quais, se houver um acidente, também haverá um grande transtorno - comentou.

Motoristas estranham nova medida

Em Barra Mansa, alguns motoristas estranharam a nova medida que permite o deslocamento dos envolvidos para a execução do Brat nos postos da Polícia Militar. As principais dúvidas levantadas foram em relação à não colaboração de uma das partes e da dificuldade de provar quem desrespeitou as regras de trânsito.



Para o técnico de informática Luiz Felipe Ramos, de 24 anos, a medida é boa para evitar congestionamentos, mas fora do local do acidente fica mais difícil explicar o ocorrido.
- Às vezes é complicado para explicar sem ter a cena como prova. E o agravante é que sem ter que esperar, um dos dois lados pode ir embora e se negar a comparecer à delegacia. Somente na prática poderemos ver se isso funciona mesmo. Eu procederia como o informado pela policia, mas tiraria algumas fotos para poder comprovar o ocorrido de alguma forma - disse.



A proprietária de uma escola de idiomas, Raquel de Oliveira Lopes, 53, também concorda que seria necessário se resguardar pegando o maior número de provas possível no local do acidente.
- Ao sair do local passamos a depender da índole da pessoa envolvida na questão, e que pode ser duvidosa na maioria das vezes. As pessoas têm memória muito curta, principalmente quando é para depor contra si mesma. Por isso tiraria fotos de tudo, o celular veio para ajudar nestes momentos de falta de apoio, e colocaria o registro nas redes sociais se não tivesse respaldo - comentou.



Já para o estudante Silas Modesto da Silva, 21, em alguns casos - mesmo que não ocorram vítimas, o melhor seria que um policial comparecesse ao local do acidente. 
- Acho ineficiente, pois mesmo que não existam vítimas poderá ocorrer uma batida que danifique a locomoção do veículo. Em uma determinada hora e local será impossível chegar a um posto policial. Entendo que é necessário que o PM chegue até o local para efetivar a averiguação pessoal do caso. Senão, será uma palavra contra a outra - falou. 
Em relação a esses questionamentos, o major Cavalcanti explicou que, ao pegar os dados da outra parte no local do trânsito e se dirigir ao posto policial para a execução do Brat, a outra pessoa envolvida também será chamada para depor.



- É aquela questão do interesse. A pessoa tem que pegar os dados da outra parte, anotar as placas e proceder. Normalmente é chegar a algum acordo, combinar de ir para o local e fazer o registro. Se a outra parte não quiser se deslocar por algum motivo, a pessoa interessada vai, registra a sua versão para que possa acionar a medida que ache necessária. O solicitante pode ir posteriormente à data do acidente também. Cada parte dará sua versão do que aconteceu. Se cada versão for divergente, cabe aos interessados recorrerem ao judiciário para resolver esse conflito de interesses - explicou.



Guarda municipal encontra saco com mais de 17 kg de maconha

Nesta sexta-feira (23) por volta das 21h40, a Guarda Municipal apreendeu mais de 17 quilos de maconha próximo a BR-163 em Dourados, município distante 225 quilômetros de Campo Grande.
A guarda recebeu uma denúncia de que estaria ocorrendo uma movimentação estranha na rua Guanabara, próximo a BR-163.
Quando os guardas chegaram ao local, não havia ninguém. Mas ao fazer uma vistoria, foi encontrado em um saco de nylon 23 tabletes de maconha, que ao pesar totalizou 17,7 quilos.
Foi feita uma varredura na região, mas o proprietário da droga não foi encontrado. O entorpecente foi levado para o 1º Distrito de Polícia.
 Fonte:MS Record

Com violência recorde e falta de verba, Alagoas convoca policiais aposentados

Diante de um cenário crescente da violência e com poucos recursos em caixa, o governo de Alagoas resolveu adotar uma fórmula mais barata para contar com mais policiais nas ruas. A partir de 2012, policiais civis e militares e bombeiros aposentados serão convocados da reserva para voltarem à ativa.

Nos últimos dez anos, o Estado acompanhou um crescimento de 160% na taxa de homicídios. Segundo o Mapa da Violência 2012, Alagoas tem uma média de 66,8 assassinatos para cada 100 mil habitantes, 30% a mais que o segundo colocado, o Espírito Santo –que registrou taxa de 50,1. No país, a média ficou em 26,2. Os números da pesquisa são referentes a 2010.
A ideia de contratar policiais aposentados veio para suprir, pelo menos momentaneamente, a falta de condições financeiras para realizar concurso público nos últimos anos. Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Social, nos últimos cinco anos, a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) impediu a contratação de novos servidores. Diante da necessidade de contar com mais policiais, um projeto de lei foi aprovado e sancionado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), autorizando a convocação de 800 policiais aposentados, que receberão um auxílio mensal de R$ 700,00 cada um –bem menos da metade de um soldado iniciante, que é de quase R$ 2.000, por exemplo.
“A lei está agora em fase de regulamentação, mas esperamos que até janeiro os policiais interessados já possam procurar os recursos humanos de suas corporações. Esses policiais vão realizar serviço burocrático e guarda de prédios. E cada um da ativa que deixa esse serviço voltará para a sua atividade. Se for policial civil, voltará a investigar crimes; se for militar, voltará às ruas”, explicou ao UOL Notícias o secretário de Defesa Social, coronel Dário César.
A convocação dos reservistas terá prazo inicial de um ano, podendo ser renovado por igual período. O secretário reconhece que, diante da grande carência de policiais, o ideal seria realizar concurso público, mas o Estado teve e tem limitações financeiras. “O governador já autorizou o concurso para recompor os quadros. Mas esta folga de caixa só ocorreu este ano, e entre a ideia do concurso até a formação de um militar ou um policial são muitos meses. Só o treinamento de um militar é de seis meses. Essas contratações de reservistas não são para substituir um concurso, mas sim, para não de se ter o contingente nesse período”, afirmou Dário César.

Falta de efetivo

Segundo levantamento realizado pelo UOL Notícias em fevereiro, o déficit de policiais era maior que o total de servidores na ativa. A Polícia Civil informou que tem 1.998 homens trabalhando, mas o déficit chegaria a 2.467. Já a Polícia Militar tinha 8.066 praças e oficiais, mas deveria ter um efetivo –de acordo com o regimento interno– de 16 mil policiais.
Apesar da falta de efetivo, Dário César adota o discurso da cautela quando o assunto é contratação de novos policiais. “Não pode se dizer que há uma relação direta entre a violência e a falta de efetivo. Por exemplo: o Paraná tem um efetivo menor para a população que eles têm. Lá eles têm riqueza e nem por isso tem tanto homicídio. É preciso também investir em tecnologia, gestão, e isso nós passamos muitos anos sem ter. É preciso equipamentos, uma boa perícia para robustecer os inquéritos e condenar pessoas. Nós tivemos também ao longo da nossa história uma ingerência das polícias. Além disso, temos que levar em conta que, quanto mais contingente, mais a tendência é não ter condições de remunerar à altura. Tem que se avaliar essa questão. Só efetivo resolve?”, questionou.
Além da contratação dos policiais, a secretaria também decidiu que vai pagar gratificações, a partir de 2012, aos policiais civis e militares que apreenderem armas e drogas no Estado. “Vários Estados já adotaram isso, e vem dando certo. As pessoas podem perguntar, e não é pagar duas vezes, já que ele já recebe por isso? Sabemos que quase a totalidade dos homicídios são praticados por arma de fogo, e que por trás disso temos o crack. Se tiro arma e droga, já reduzo significantemente esse número. Queremos incentivar os policiais”, disse.
Também a partir de 2012, o Estado será dividido gerencialmente em 25 áreas, que serão compatibilizadas entre polícias Civil e Militar. “Essas áreas terão em torno de 100 mil habitantes. Com isso, estaremos consolidando os números de ocorrências policiais. Assim, posso chamar cada gestor dessa aérea e mostrar quais os números do mês, da semana, e cobrar metas de redução desses números. Fazendo isso, tenho um tratamento gerencial, e não apenas apagar incêndio”, afirmou.

Oficiais criticam projetos

Para os oficiais militares, a ideia de reconvocar aposentados e remunerar policiais por apreensões de armas e drogas são equivocadas. “A contratação de pessoal da reserva mostra que o governo não está preocupado com o social. Primeiro porque ele deveria querer dar ao jovem emprego, e segundo para dar sangue novo à corporação, já que mais de 70% está indo para reserva nos próximos anos. Muitos desses policiais podem nem ter aptidão, ter trabalhado na operacionalidade a vida inteira e nunca pegou numa caneta. E você vai pegar e mandar ele para a burocracia? É um erro”, questionou o presidente da Associação dos Oficiais Militares, major Wellington Fragoso.
O militar também critica o pagamento de bonificações por apreensões de armas e drogas. “É um grande engodo. Nós recebemos do Estado para prestar o serviço de segurança. Nosso salário já é para fazer isso. O que a gente precisa é motivar os policiais com salários dignos, compatíveis com o grau de risco que ele exerce. Assim, ele poderá dar dignidade a sua família”, finalizou.

UOL
Google Analytics Alternative