GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 15 de janeiro de 2012

Central de monitoramento da início a processo rumo à cidade inteligente

 
 
O serviço será coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, com a integração de outros órgãos e pastas
Adriel Arvolea

Dentro de 15 dias, Rio Claro dá início a um processo de transição de cidade virtual para inteligente. Entrará em operação, em caráter de teste, a Central de Monitoramento Eletrônico com transmissão on-line, sistema que agrega 25 câmeras para monitoramento das vias públicas. Posteriormente, funcionará em definitivo.

Conforme explica o Dr. José Gustavo Viegas Carneiro, secretário municipal de Segurança, o centro de videomonitoramento acompanhará a movimentação de pessoas e veículos em pontos estratégicos do município com o objetivo de aumentar a segurança e, futuramente, prestar serviços à sociedade.

“Área central, entradas da cidade, bairros periféricos e vias de grande fluxo de veículos e pedestres serão monitorados nas situações do dia a dia. São novos instrumentos tecnológicos que darão respostas imediatas à comunidade e setores públicos”, comenta Viegas.

No momento, 23 câmeras estão em funcionamento - fase de ajustes. Os equipamentos captam imagens com nitidez num raio de dois quilômetros, em ângulo de 360 graus, e serão operados por joystick e sinal via rádio. A gestão do serviço compete à Guarda Civil Municipal com a integração de outros órgãos de segurança e pastas públicas.

No reforço à segurança, Rio Claro receberá nos próximos dias mais 25 soldados, elevando para 47 o número de policiais colocados à disposição da cidade nos últimos dois meses. Outros 12, que já atuam localmente em funções administrativas, serão transferidos para ações de rua. Oito viaturas, também, estão sendo enviadas. O governador Geraldo Alckmin foi receptivo ao assinalar sua disposição em atender aos pedidos apresentados por comitiva de políticos do município, confirmando investimentos no setor de segurança a partir do planejamento técnico em andamento.

“O Governo do Estado foi coerente ao atender a solicitação do prefeito Du Altimari quanto ao déficit do efetivo policial. A partir de diálogos entre as partes, foi possível estabelecer a parceria. Mas é preciso, ainda, melhorar o quadro da Polícia Civil e Científica”, comenta.

Viegas cita, também, a construção de duas bases comunitárias da Guarda Civil, sendo uma no Jardim Mirassol (em andamento) e outra no Distrito de Assistência. Já em primeira mão, diz que há projeto para a instalação de outra unidade no Jardim Central com funcionamento 24 horas.

Fonte: Jornal
Google Analytics Alternative