GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 1 de janeiro de 2012

CONSÓRCIO IMTERMUNICIUPAL REEEGE PRESIDENÇIA

 

FOTO: PAULO DIMAS
Durante a reunião, também foi apresentado o balanço de 2011 e as metas de 2012

BARRA MANSA
O prefeito da cidade e presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania (Cisegci), Zé Renato, recebeu na manhã de terça-feira, membros do Consórcio para a eleição da nova presidência. Durante a reunião, também foi apresentado o balanço de 2011 e as metas de 2012.
Na ocasião, também estiveram presentes os prefeitos de Quatis - José Laerte, Volta Redonda - Antônio Francisco Neto, Itatiaia - Luiz Carlos Ferreira Bastos, e representantes dos municípios citados acima, além de Porto Real, Valença, Rio das Flores, Pinheiral, Vassouras e Barra Mansa.
Permanecem Zé Renato como presidente e José Laerte como vice. “Eu quero agradecer a confiança de vocês e dizer que tudo que podemos fazer para que o consórcio facilite a implantação de projetos que visam a segurança dos municípios, nós estamos fazendo. Para o próximo ano trabalharemos ainda mais”, disse Zé Renato.
Já o prefeito de Quatis destacou a importância do consórcio para o Estado do Rio. “Sabemos que as ações desenvolvidas pelo consórcio e as programadas para o próximo ano são de muita importância para o Estado como um todo, uma vez que estamos estrategicamente localizados”, ressaltou.
No encontro, o diretor-executivo do Cisegci, Jefferson Mamede, apresentou a prestação de contas e o Programa de Prevenção à Violência para a Região do Médio Vale do Paraíba, que foi aprovado em Brasília recentemente. O programa prevê a liberação de cerca de R$ 2,8 milhões a serem usados em medidas que têm como prioridade a prevenção à violência e o enfrentamento às drogas.
O Cisegci de Barra Mansa foi o primeiro a ser criado no Estado do Rio de Janeiro e o segundo do país. Em 2011, em meio a 300 propostas feitas ao Ministério da Justiça, pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, foi o único consórcio a ter projeto aprovado.
O programa é dividido em três objetivos. O primeiro é a implantação de um Gabinete de Gestão Integrada Regional e a criação de Gabinete de Gestão Integrada Municipal nas 13 cidades que compõem o Consórcio. O segundo é a capacitação de 60 gestores municipais de segurança, 260 guardas municipais e 60 líderes comunitários. E por último, o fortalecimento das Guardas Municipais e a criação de oito Unidades de Guarda Comunitária (UGC), uma por município que possui Guarda Municipal e faz parte do consórcio.
Além disso, será colocado em prática um programa de enfrentamento e prevenção às drogas, com a criação de um Centro Integrado de Prevenção às Drogas. “Num primeiro momento esse Centro desenvolverá um diagnóstico relacionado às drogas, na avaliação de ambientes e descrição de vítimas e autores. A partir daí será elaborado um plano integrado de enfrentamento e redução de danos”, destacou Jefferson Mamede. O diretor lembrou ainda que a medida prevê o atendimento de uma equipe multidisciplinar que fará trabalho de prevenção em bairros e escolas.
As medidas serão aplicadas nos 13 municípios que fazem parte do Consórcio (Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Barra do Piraí, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Pinheiral, Valença, Vassouras e Piraí) e abrangerá cerca de 900 mil pessoas que moram nesses municípios.
Fonte: avozdacidade.com

Google Analytics Alternative