GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

GM reforçará segurança no entorno de escolas com a volta às aulas


A presença da Guarda Municipal será reforçada no entorno das escolas municipais com a volta às aulas, que acontece no dia 6 de fevereiro. O objetivo é promover a sensação de segurança aos estudantes, pais, professores e funcionários e coibir as práticas criminosas nas proximidades das unidades.

A decisão foi tomada em reunião que contou com a participação do secretário municipal de Educação, Eduardo Coelho, do secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Wagner Gonçalves de Carvalho, além da comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares e da coordenadora de Educação Básica, Maria Paula Stefanini.

No segundo semestre do ano passado, 12 escolas de educação infantil sofreram mais de uma vez com crimes como roubos e furtos em seu entorno, o que causou insegurança entre a comunidade escolar das unidades. “Recebemos queixas sobre os crimes e solicitamos para que a GM amplie a segurança no entorno das escolas, já que dentro das unidades temos os seguranças terceirizados”, afirmou Eduardo Coelho, ressaltando que as Polícias Militar e Civil também serão acionadas para que o trabalho seja integrado.

O secretário de Educação ressaltou que o planejamento do reforço da segurança nas escolas foi feito com antecedência para dar tranquilidade a volta às aulas dos alunos e profissionais da educação. “A escola tem que ser um lugar de paz para que estudantes e professores desempenhem bem seus papéis”, disse.

Operação

O reforço da segurança no entorno das escolas contará com a utilização de viaturas do tipo Blazer do Grupo de Apoio Especial – GAE, com foco principalmente no entorno das unidades e nas regiões que mais apresentaram problemas de segurança no último semestre. As demais regiões terão o patrulhamento padrão da GM que já é realizado nas entradas e saídas de alunos com viaturas do tipo Corsa.

Segundo dados da Guarda Municipal, as ocorrências atendidas com mais frequência nas escolas em geral são: disparos de alarmes; pessoas suspeitas na frente da unidade; invasão da unidade; arrombamentos e direção perigosa no entorno das escolas.

Para prevenir que crimes ocorram, a GM orienta que se evite fazer sozinho o trajeto casa/escola/casa, principalmente nas regiões mais desertas; evitar passar sozinho por ruas escuras; evitar o uso de objetos de valor (equipamentos de informática, tênis muito caros, etc), não confiar em estranhos e não reagir em casos de assalto.

Mas a principal orientação da Guarda Municipal é que a comunidade escolar acione as autoridades – GM ou PM – sempre que seja percebida a presença de suspeitos no entorno da escola ou mesmo dentro dela, inclusive fora dos horários de entrada e saída dos alunos.

A população pode ajudar com denúncias pelo disk GM que funciona 24 horas (153), além do 190 da PM e o 181 (disk denúncia estadual). O telefone 3236 3040 também pode ser acionado.
 Fonte: Correio do Brasil
Google Analytics Alternative