GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Guarda poderá ter arma não-letal

Os guardas municipais de Mogi poderão utilizar, futuramente, armas não-letais durante o trabalho. O anúncio foi feito pelo novo coordenador da Guarda Municipal da Cidade, tenente-coronel da reserva da Polícia Militar Valdir Lopes, que tomou posse oficialmente ontem à tarde, durante cerimônia na Prefeitura. No entanto, ele não especificou que tipo de equipamento seria utilizado.
Apesar do anúncio, Lopes disse que ainda fará estudos para verificar a necessidade da implantação de armas não-letais para os guardas municipais e quais os tipos de objetos que seriam utilizados. "Vou fazer um levantamento do equipamento que a Guarda tem hoje à disposição e, depois, ver se há a necessidade de reforçar, seja com armas não-letais ou outro tipo de objeto que auxilie os guardas municipais durante a execução dos trabalhos", afirmou Lopes.
O novo coordenador da Guarda Municipal, órgão ligado à Secretaria de Segurança de Mogi, substituirá o major Eizo Tsuyama, que esteve à frente da Guarda Municipal entre abril de 2010 e janeiro de 2012, e optou por se afastar por motivos de saúde.
Lopes já atuou junto ao 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM/M) e ao Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), em Mogi, e teve como último cargo a posição de diretor da Defesa Civil da cidade de Atibaia, no Interior do Estado.
Outro objetivo anunciado por Lopes é reforçar a integração entre os guardas municipais e estreitar ainda mais o bom relacionamento que a corporação tem com as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos de segurança.
Na mesma cerimônia de posse do novo coordenador da Defesa Civil de Mogi, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) nomeou oito guardas municipais como fiscais operacionais. "É um projeto antigo que a Prefeitura tinha a intenção de colocar em prática. Além disso, atende uma reivindicação dos próprios funcionários. É mais uma demonstração de valorização do trabalho destas pessoas que auxiliam na segurança de prédios públicos e em ações da Defesa Civil e da Fiscalização ou de outros órgãos da Administração Municipal quando requisitados", frisou o prefeito.
A Guarda Municipal atua na vigília dos prédios e espaço públicos municipais, liberando a Polícia Militar para ações ostensivas de segurança. Ela também é responsável pela operação das câmeras da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que passou por uma ampliação em 2011 e conta agora com 283 equipamentos de vídeo registrando imagens dos principais pontos da Cidade e contribuindo para o monitoramento de qualquer atividade irregular ou de risco. O telefone da Guarda é o 0800 770 1566.
Fonte: odiariodemogi.com

Google Analytics Alternative