GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Independência vai ter trânsito municipalizado

Clique para Ampliar 
Transporte irregular em motos está entre as infrações mais frequentes
O aumento do número de veículos e de acidentes levam a população a esperar a municipalização
Independência. A população deste Município inicia 2012 com uma certeza: até o dia 1° de julho, sairá da lista das 134 cidades cearenses que não têm o trânsito municipalizado. O processo foi iniciado em dezembro último, por decisão do prefeito Bezaliel Pedrosa, que fez acordo com o Ministério Público local, a fim de estabelecer definitivamente a municipalização do trânsito.
Pelo acordo, as fases de implementação ocorrerão ao longo dos seis primeiros meses do ano, de modo que, em julho, se inicie a municipalização. Ainda neste mês, será criada a Guarda Civil Municipal e, como parte do órgão, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), segundo o prefeito. "É uma necessidade do Município, que está crescendo e teve um aumento considerável no número de veículos e motocicletas e um anseio da população, que sente o quanto é importante e seguro ter o trânsito urbano organizado. Ainda neste mês será feita a parte de legalização", afirma o prefeito.
O aumento da quantidade de veículos e o anseio da população, fatores citados pelo prefeito, já comprovam, por si só, a necessidade da municipalização do trânsito, além, claro, da resolução 296 do Cetran, que determina a municipalização em todas as cidades.
Os dados oficiais da gestão apontam para o elevado número de acidentes com motocicletas na zona urbana. Foram 380 em 2011, ou seja, mais de um por dia e destes, 13 com óbitos. Pelo levantamento, é fácil perceber o quanto a cidade inteira está disposta a se submeter à fiscalização e passar a circular no trânsito de forma regular. Virou questão de saúde pública. "Esse número tão elevado e somente na sede do Município assusta e acreditamos que, com o trânsito organizado, conseguiremos reduzir o número de acidentes", ressalta. Até maio próximo, a Prefeitura, via Guarda Municipal, prevê que contratará empresa de engenharia de trânsito para planejar as ações necessárias.
Dois semáforos deverão ser instalados em ruas do Centro. Do próprio quadro funcional do Município será realizada uma seleção interna para compor o quadro de agentes de trânsito, em número de 30. Viaturas, fardamentos, instalações e demais equipamentos serão viabilizados nesse período. Junho é o mês previsto para o início das atividades de caráter educativo.
InfraçõesNão precisa ter "olho clínico" ou fazer um esforço mínimo para perceber as aberrações no trânsito do Município. Aliás, as cenas vistas na cidade são comuns em praticamente todos os Municípios do Estado que não possuem o trânsito municipalizado. E até nos que possuem, se a fiscalização não for eficiente.
Motociclistas sem capacete, crianças sendo conduzidas nos tanques das motos, veículos estacionados em locais proibidos, excesso de velocidade e falta habilitação são algumas das infrações, as quais são cometidas, principalmente, no Centro de Independência. A falta de redutores de velocidade e de locais apropriados para o estacionamento dos veículos piora a situação, especialmente nos dias de feira.
Mais informações
Prefeitura Municipal de Independência
Rua Cruzeiro, 244, Centro
Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88) 3675.1244
Extraído de:Diário do Nordeste
Google Analytics Alternative