GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Programa Guarda Sênior serve de modelo para município vizinho


Guarda Sênior conta hoje com cerca de 100 idosos, que atuam seis horas por dia.
Guardas municipais de Casimiro de Abreu visitaram esta semana o quartel da Guarda Municipal de Macaé, com objetivo de integrar as corporações. A Guarda de Casimiro também buscou informações sobre o programa Social Guarda Sênior para a implantação naquele município. A pedido do comandante da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu, os inspetores Araújo e Accioli reuniram-se com a coordenadora do Programa social de Macaé, Elaine Chança. Ela passou todos os subsídios necessários para o início do Programa em Casimiro, explicou o funcionamento do Guarda Sênior de Macaé, mostrou as leis necessárias para sua implantação, os projetos realizados e falou da importância do Estatuto do Idoso.
A coordenadora Elaine Chança disse que se sente vitoriosa em saber que um programa que ajuda aos idosos está servindo de incentivo a tantas cidades a ajudarem aos idosos. Elaine se lembrou da luta para a implantação do Programa em Macaé e informou que o Programa é pioneiro no Brasil. O Programa Guarda Sênior foi implantado pelo vereador Antônio Franco quando diretor presidente da Guarda de Macaé com total apoio do prefeito Riverton Mussi.
O Programa Guarda Sênior tem mais de cem idosos e foi implantando pela Guarda Municipal de Macaé com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais.
O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua autoestima. Além do trabalho, aulas, palestras, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal e viagens fazem parte do dia a dia dos agentes da Guarda Sênior.
Fonte: Prefeitura de Macaé RJ
Google Analytics Alternative