GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

RJ Volta Redonda: Neto sugere parceria na segurança pública com bancos

  O prefeito Antonio Francisco Neto se reuniu na manhã de quinta-feira (dia 26) no auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda com gerentes das agências bancárias do município e autoridades policiais – entre eles o delegado titular da 93ª DP, Antônio Furtado, e o comandante do 28º BPM, tenente coronel Igor Magalhães – para anunciar novas medidas que devem beneficiar a segurança pública. Entre elas, está a instalação de 28 novas câmaras móveis nas vias públicas, em frente às agências bancárias, como forma de prevenir os assaltos conhecidos como ´saidinha de banco`. 
Neto disse que o governo municipal tem como uma das prioridades o investimento na segurança pública
   ´Embora a segurança pública seja responsabilidade do Estado e um dever para com o cidadão, o Poder Público municipal fará o que for possível para evitar o sofrimento da população com a criminalidade, tornando Volta Redonda um lugar mais seguro para viver, morar e trabalhar`, afirmou o prefeito
  Ele solicitou a parceria das agências bancárias para custear de instalação das câmaras. A intenção é instalar mais 28 câmaras móveis para vigiar a porta das agências bancárias, nas vias públicas, visando reduzir os assaltos conhecidos como “saidinha de banco”. De acordo com a proposta apresentada pelo Município, que será documentada em ofício enviado às agências, o custo total do projeto é de R$ 495 mil, correspondente a R$ 17.695 por agência.
  VIGILÂNCIA – O prefeito informou ainda que 400 novas câmaras serão instaladas pelo município em cruzamentos e semáforos para fazer a leitura das placas dos veículos que circulam na cidade. Se for captada alguma restrição de propriedade – como roubo – um alarme vai aparecer na tela do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e imediatamente serão acionadas as autoridades policiais (PM e Polícia Civil). O prefeito frisou que o sistema não será utilizado para verificar quaisquer débitos que o veículo possa ter.
     O delegado Antônio Furtado afirmou que o projeto das câmeras é excelente.
       ´Temos que lembrar que as câmeras ajudaram a solucionar vários crimes, como o crime de homofobia que foi vítima um atendente do Ciosp no ano passado. A câmara filmou o então suspeito do crime junto com a vítima andando na Avenida Amaral Peixoto momentos antes do ocorrido, e ajudou muito na investigação`, pontuou. O comandante do 28º BPM também considerou a iniciativa excelente para evitar a ação de criminosos na modalidade saidinha de banco. Ele destacou que em cidades como São Paulo, os criminosos estão explodindo os caixas eletrônicos. ´O monitoramento das ruas próximas aos bancos pelas câmaras 24h vai ampliar a segurança e ajudar a identificação de movimentos suspeitos`, prevê a autoridade policial.
    Os gerentes de bancos também aprovaram o projeto apresentado pelo prefeito. ´A proposta do prefeito é boa para todos`, disse Áurea Bracarense, gerente de uma agência.
       Os gerentes de bancos foram convidados ainda a conhecer as instalações do Ciosp na Rodoviária Municipal. A previsão de atendimento para 2012 do Ciosp, de acordo com o coordenador, major Rodrigo Ibiapina, é de 74.700 pessoas, através de chamadas telefônicas para a Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, Central de Ambulâncias, entre outros.
Fonte: ACS/PMVR
Google Analytics Alternative