GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Engenheiro invade prédio da secretaria de educação com moradores de rua


Record Minas
roubo
Suspeitos voltaram para roubar mais botijões e foram presos
 

Quatro homens, entre 25 e 46 anos, foram detidos pela Guarda Municipal de Contagem, na região metropolitana de BH, após invadir e roubar o prédio da Secretaria Municipal de Educação na madrugada desta sexta-feira (24).
Os agentes foram acionados por um vigia, que ouviu um barulho e desconfiou do assalto. O suporte usado para armazenar botijões de gás foi encontrado arrombado, mas não havia mais nignuém no local.
Ao voltar para roubar mais objetos, dois dos suspeitos se depararam com os guardas, que permeneceram no imóvel para monitorar a situação. A dupla foi presa em flagrante. Mais dois suspeitos foram encontrados, em uma rua próxima, dando cobertura ao crime. Dois botijões e uma bateria de caminhão foram apreendidos.
Um dos detidos é engenheiro. Os outros três são moradores de rua. A quadrilha iria trocar o material roubado por crack.
Os botijões de gás ficam guardados na secretaria até serem encaminhados às escolas da rede pública de Contagem.

 

GCM de Taboão foi contemplada com veículo destinado a combater crimes ambientais



 Prefeitura Municipal de Taboão da Serra/SP
gcm1
Ricardo Vaz
GCM terá atuação importante no combate ao crime ambiental em Taboão da Serra

Em atendimento à Lei 1873 de 2009, a Guarda Civil Metropolitana de Taboão da Serra agora conta com uma viatura exclusiva para atuar na área ambiental, em especial no combate a infratores que despejam entulho pela cidade em locais inapropriados. O veículo passou antes por adaptações, como cores características da área ambiental. Foram preparadas quatro equipes da GCM para atuar nessa área, e, assim como as viaturas, os profissionais também terão um uniforme personalizado. 

De acordo com o secretário municipal de segurança, Silas Santana, essa nova divisão da GCM terá departamento próprio denominado Inspetoria, que vai atuar em conjunto com o departamento de trânsito. “Serão disponibilizadas cinco viaturas de médio porte, além de toda estrutura de móveis e informática para a instalação das Inspetorias e com a entrega dessa viatura já iniciamos os trabalhos de fiscalização pelas ruas de Taboão”, declarou o secretário. 

O trabalho da GCM Ambiental está voltado às atividades que coloquem em risco a preservação do meio ambiente, em especial, respeito aos animais e limpeza do município. "Na esfera ambiental a GCM vai atuar no combate aos infratores que despejam entulho na cidade, apreensão de pássaros e animais silvestres em criadouros clandestinos e articulação de palestras nas escolas com temas de preservação ambiental”.

Serviço:

GCM Ambiental
Endereço: Rua Adolfino de Arruda Castanho, 113/117 – Santos Dumont
Telefone: 153

Guarda Municipal faz operação antidrogas na Praça Eufrásio Correia



Walter Alves/ Agência de Notícias Gazeta do Povo / Guarda Municipal faz operação no Centro de CuritibaGuarda Municipal faz operação no Centro de Curitiba
Uma operação da Guarda Municipal, realizada na tarde desta quarta-feira (22), apreendeu maconha, haxixe e três cachimbos usados para o consumo de drogas na Praça Eufrásio Correia, no Centro de Curitiba.
Foram abordadas 25 pessoas, mas ninguém foi encaminhado para a delegacia. As pessoas não portavam drogas no momento da abordagem, segundo a Guarda. Os entorpecentes foram encontrados no chão da praça, mas a quantidade de droga apreendida ainda não foi contabilizada. Seis viaturas e seis motos participaram da operação, com um total de 18 guardas.
Também foi feita uma “ciclopatrulha” na ciclovia que vai do Jardim Botânico até o Bosque do Papa. Um trio que fumava maconha foi abordado e liberado em seguida. Quatro guardas municipais participaram da operação na ciclovia.
As operações ocorreram depois que a Gazeta do Povo flagrou, na semana passada, o uso e o tráfico de drogas nas imediações de importantes prédios públicos da capital, como a prefeitura, a Câmara Municipal, o Departamento de Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Obras Públicas.
Prisões no Bairro Alto
Três pessoas foram presas por volta das 3 horas desta quarta-feira (22), no Bairro Alto, em Curitiba, por tráfico de drogas.
Durante patrulhamento da Polícia Militar na Rua Xingu, um homem foi detido com 69 gramas de maconha. Ele informou à polícia que na Rua Sebastião Alves Ferreira havia uma residência que era ponto de encontro de traficantes.
Os policiais foram até o local e encontraram 65 buchas de cocaína, 800 gramas de maconha e um revólver calibre 38. Um homem e uma mulher que estavam na casa também foram detidos.
Fonte: gazetadopovo.com

Grupamento Ambiental mapeia limites de Gravataí


1/6 - Integrantes do Grupamento Ambiental no alto do Morro Itacolomi2/6 - Diversos locais foram visitados pelo Grupamento3/6 - Grupamento foi guiado ao local pelo casal Ramão de Almeida e Beatriz Domx4/6 - Recolhimento de lixo foi realizado durante toda a trilha5/6 - Toda cidade pode ser vista do alto do Morro
O Grupamento Ambiental da Guarda Municipal visitou e conheceu diversos pontos e novas trilhas do Morro Itacolomi. Na ocasião, os guardas procuraram identificar trilhas e limites do município de Gravataí. Durante todo o percurso, o grupamento orientou visitantes sobre cuidados necessários para evitar danos à Natureza, além de efetuar o recolhimento de lixo no local.

Na missão realizada no último sábado (18), o Grupamento Ambiental realizou a entrada no complexo do morro através de uma propriedade particular, onde foram recebidos pelos caseiros Ramão de Almeida e Beatriz Domx. O casal indicou aos guardas quais as principais trilhas e os caminhos utilizados por visitantes que, muitas vezes, deixam lixo e vestígios no Itacolomi.

Segundo o coordenador do Grupamento Ambiental, Márcio Rocha, turistas que conheciam o morro foram orientados quanto à responsabilidade dos resíduos produzidos por cada visitante. Conforme Rocha, o objetivo é manter o cuidado com a preservação do Morro Itacolomi, patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

“Estamos identificando e mapeando as trilhas. Porém, a cada incursão na áreas mais distantes de Gravataí, mantemos o contato com moradores locais, que têm nos recepcionado com entusiasmo, pois sabem que a presença da Guarda Municipal aumenta a segurança do local”, destacou.
Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança Pública

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Governo divulga planejamento estratégico de segurança para a Copa do Mundo de 2014


Brasília – O governo publicou hoje (30), no Diário Oficial da União, os detalhes do planejamento estratégico de segurança para a Copa do Mundo de 2014. A segurança vai ser fixada em três focos: ameaças externas, proteção de portos, aeroportos e fronteiras. As responsabilidades serão compartilhadas entre os governos federal, estaduais e municipais, inclusive as despesas financeiras. Mas a Polícia Federal contará também com a ajuda da Interpol, organização policial internacional.

A coordenação é da Secretaria Extraordinária para a Segurança de Grandes Eventos. O planejamento envolve não só as 12 cidades-sede  da Copa – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA) -, mas também as localidades vizinhas.

“Os três níveis de governo estarão trabalhando em estreita cooperação para integrar as instituições envolvidas e criar condições favoráveis para a implementação das ações de prevenção de riscos”, diz o texto. “O Estado brasileiro precisa munir-se de meios necessários para fazer frente a esse enorme desafio, prestando à sociedade um serviço de segurança pautado pela eficiência, balizada por padrões internacionais.”

Os detalhes do planejamento estão definido nas portarias 94 e 95, publicadas na Seção1, do Diário Oficial da União, nas páginas 45 a 49. O texto completo pode ser encontrado no endereço http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=30/08/2012&jornal=1&pagina=45&totalArquivos=120.

Nas portarias, a orientação é integrar as ações, a exemplo do ocorrido em eventos como o carnaval, réveillon, Rock in Rio, Festival de Verão, Fifa Fan Fest, além dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos Rio 2007. Paralelamente, o planejamento informa que a Polícia Federal atuará em parceria com a Interpol, que é uma organização policial internacional que atua em cooperação com as forças locais, quando acionada.

O texto alerta que na área de segurança estratégica é fundamental observar os espaços aéreo, terrestre e marítimo, além do conteúdo cibernético. As Forças Armadas serão acionadas para essas atividades. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vai coordenar o monitoramento das rotinas das cidades.

Porém, as preocupações com a Copa do Mundo de 2014 se voltam principalmente para a ocorrência de surpresas envolvendo o crime organizado, as torcidas violentas do Brasil e do exterior, além da exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como ameaças terroristas e insegurança nas regiões de fronteira. O Brasil tem fronteira com dez países, em mais de 15 mil quilômetros.

As portarias destacam que é fundamental planejar a Copa do Mundo pensando que deixará um legado para o país. Segundo o governo, a principal contribuição do evento será a integração entre as várias esferas do Poder Público. O esforço, diz o texto, é para reduzir, por exemplo, os índices de criminalidade.

“Assim, torna-se indiscutível a necessidade de que todo o planejamento tenha foco no legado a ser deixado para a área de segurança pública”, acrescenta o texto. “A experiência adquirida durante o processo, bem como a estrutura montada, ficará como legado para a política permanente de segurança pública.”

Projeto cria faixa exclusiva para viaturas operacionais


Arquivo/ Leonardo Prado
Policarpo
Policarpo: a medida irá diminuir o tempo dos atendimentos e conferir maior segurança aos passageiros.
O Projeto de Lei 3591/12, do deputado Policarpo (PT-DF), destina uma faixa exclusivamente a viaturas operacionais nas vias com mais de uma faixa de circulação no mesmo sentido. Pelo texto, quando estiver em atendimento, estes veículos deverão se deslocar unicamente pelo trecho a eles destinado. Na ausência deles, os demais motoristas poderão circular por esse espaço normalmente.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei9.503/97), definem-se como viaturas operacionais veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias. O código também já determina que não conceder passagem a esses serviços constitui infração gravíssima.
Policarpo acredita que a medida irá diminuir o tempo dos atendimentos e conferir maior segurança aos passageiros. Segundo o parlamentar, estatísticas do National Safety Council(organização não governamental dos Estados Unidos dedicada à promoção da saúde) indicam que os veículos de emergências colidem 13 vezes mais do que os demais e causam cinco vezes mais mortes.
Tramitação
Tramitando em caráter conclusivo, o projeto foi encaminhado às comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Proposta proíbe visita íntima a adolescente privado de liberdade


Arquivo/ Beto Oliveira
Roberto de Lucena
Para Roberto de Lucena, adolescentes não têm maturidade para decidir sobre visitas íntimas.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3844/12, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que proíbe a visita íntima a adolescente internado em cumprimento de medida socioeducativa. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90), na parte que trata dos direitos do adolescente privado de liberdade.
O ECA não inclui a visita íntima entre as prerrogativas desses jovens. O que o texto prevê é o direito a receber visitas pelo menos uma vez por semana. Por outro lado, o juiz poderá suspender temporariamente a visita, inclusive de pais ou responsável, se existirem motivos sérios e fundados de que o encontro pode prejudicar os interesses do adolescente.
Roberto de Lucena critica os argumentos de que o estabelecimento de visitas íntimas, nos mesmos moldes que ocorrem nos estabelecimentos carcerários de adultos, poderia contribuir para o controle de rebeliões em casas de internação.

“Embora nossa sociedade seja mais aberta a costumes de liberdade sexual e algumas famílias aprovem a atividade sexual de seus filhos, não é adequado que isso se dê em estabelecimentos de internação, onde o jovem deve receber disciplina e orientação e não lazer ou prazeres fúteis”, observa o deputado.

Lucena acrescenta que os adolescentes não têm maturidade para decidir sobre visitas íntimas e menciona os riscos de saúde e até afetivos a que os menores de idade estariam sujeitos.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Noéli Nobre 
Edição - Juliano Pires

Falta de servidores em época de campanha política sobrecarrega os que ficam trabalhando?


O clima não esta sendo dos melhores para os guardas que estão trabalhando neste período de campanha política, principalmente para os que trabalham como rádios operadores no CODS (Centro de Operações da Defesa Social). Neste dia 27 foi feito uma queixa para o SIGMUC que por conta do grande volume de servidores que estariam afastados, de férias ou de licença Premium coincidentemente nesta época de campanha política, esta comprometendo o serviço de atendimento da guarda municipal, ou seja, menos segurança na cidade. “Estamos sendo orientados a dobrar nossas escalas extras por falta de efetivo e esta insustentável a situação” diz o guarda que prefere que sua identidade seja mantida em sigilo.

Aparentemente o que se vê e que a Diretoria da Guarda tenta desesperadamente tampar o sol com a peneira, fazendo remanejamento de Guardas de outras Regionais Administrativas para o centro, tentando de esta maneira suprir esta falta de efetivo, justamente nesta época.

O ponto critico apontado pelo guarda que fez a queixa são os finais de semana, onde surge a necessidade de ampliação da segurança ostensiva nos parques e praças. Não é de agora que a população vem cobrando por mais segurança em nossa cidade, ainda mais tendo a capital do Paraná apontada como 6º mais violenta do Brasil.

No entanto, esta falta de efetivo súbita da guarda municipal tem trazido ônus e sobrecarga para quem esta atuando, conforme a denúncia feita pelo guarda.

Na Guarda Municipal existe a escala ordinária, que engloba os serviços rotineiros, como central de operações, serviço de viatura, bem como a guarda de diversos prédios públicos. Já na escala extraordinária, eles escalam o guarda em sua folga para complementar os serviços extras que surgem.

Dessa forma, uma escala que no serviço ordinário seria de 12 horas trabalhadas por 36 horas de folga, se transforma em uma escala de 12 horas de folga por mais 12 horas trabalhadas.

O Guarda também disse ao SIGMUC que com a falta de efetivo, os profissionais têm que se submeter a folgas reduzidas e denunciou ainda a perseguição a quem reclama do trabalho excessivo. “Enquanto isso, quem é penalizado somos nós, guardas, e nossas famílias. E há um reflexo negativo nisso, pois estamos trabalhando sem descanso, por isso é impossível render o esperado, sem falar na insatisfação em trabalhar em uma instituição que não proporciona condições de trabalho nem mesmo descanso digno”, revoltou-se.

O SIGMUC protocolou documento solicitando informações e cobrando providencias imediatas para solucionar o problema. Todas as informações estão sendo analisadas pelo setor jurídico para realização dos procedimentos legais necessários. Assim como esta todas as denuncias de irregularidades no ambiente de trabalho estão recebendo tratamento.

Visite as paginas do sigmuc e Denuncie!! 

www.sigmuc.org.br - www.sigmuc.org.br

Este e o primeiro passo para promoção da mudança.

INFORMES DO PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS


Srs,


            Nos dias 12 e 13 de setembro de 2012 tenho reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública em Brasília, ocasião em que daremos prosseguimento nas seguintes tratativas:

1.      Elaboração de Projeto de Lei alterando o Estatuto do Desarmamento a fim de autorizar os  Portes de Arma Funcional e Particular a todas as Guardas Municipais do Brasil, independente do número de habitantes. Não é o número de habitantes que irá determinar se o município possui ou não índices de violência para justificar o Porte de Arma, não podemos deixar nossos Guardas à mercê de criminosos por questões numéricas. Muitas Guardas Municipais estão tendo sérios problemas, principalmente aquelas que não integram regiões metropolitanas.

2.      Isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de Veículos e equipamentos para as Guardas Municipais.

3.      Andamento sobre o Marco Regulatório das Guardas Municipais.

4.      Recomendação sobre a elaboração de Convênios entre os Estados e os Municípios para operacionalização da Operação Delegada das Polícias Militares. Os municípios precisam investir  nas Guardas Municipais   e aproveitar  melhor seus serviços antes de optarem pela contratação da Operação Delegada.

5.      Realização do Congresso Nacional das Guardas Municipais: O Congresso ocorrerá em São Paulo, no mês de dezembro/12, já conseguimos o local, assim que fecharmos todos os detalhes expediremos um informe. Não podemos antecipar as datas antes da confirmação, pois, implicará na compra de passagens e reservas de hotéis pelos participantes. Conversei pessoalmente com a Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki sobre o Congresso,  convidaremos, além do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, a Presidenta da República Dilma Rousseff para a abertura do Evento, a expectativa da Secretária Regina Miki é de que o Marco Regulatório das Guardas Municipais esteja aprovado até lá, assim poderemos sonhar com a Presidenta abrindo o Congresso e sancionando a Lei, não custa sonhar, vamos todos lutar para que este sonho seja concretizado.


Um  grande abraço a todos.
           

JOEL MALTA DE SÁ
R.F. 575.158.6.01
Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana
Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais


          
Extraído do Blog do 

Circuito das Águas Paulista - CONVITE 1º FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DAS GUARDAS MUNICIPAIS






Prezados Srs., Bom dia !!!

        Vimos através deste convidar a todos para o 1º FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DAS GUARDAS MUNICIPAIS, que acontecerá na cidade de Serra Negra no dia 04/09/2012 no Centro de Convenções Circuito das Águas à partir das 08h30 com a participação de Guardas Municipais de mais de 60 cidades, Juizes, Delegados, Promotores e Desembargador.
        Evento este é de suma importância cujo tema será a integração das Guardas Municipais com outros orgãos de Segurança Pública, os quais devem buscar cada vez mais formas de discutir os temas que norteiam a profissão, lutando por profissionalismo, capacitação e reconhecimento pelo excelente trabalho que vem realizando em seus Municípios ajudando na diminuição da criminalidade. 
        Desta forma, deixamos aqui nosso imenso prazer em poder contar com sua valiosa presença e contribuição para o fortalecimento de nossa profissão.
        Segue abaixo convite e programação.
        Att;
CGSBM - Conselho de Gestores de Segurança da Baixa Mogiana ( Amparo, Artur Nogueira, Conchal, Cosmópolis, Jaguariúna, Lindóia, Holambra, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Itapira, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro )


enviado pelo nosso irmão  Marcelo Boccato
Extraído do Blog do 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Paraná - Guarda Municipal prende assaltantes em Pinhais


Foi apreendido um revolver calibre 38, várias jóias de prata, celulares, canecas e outros objetos

Por volta de 17h desta segunda feira (20), uma viatura da Guarda Municipal foi acionada, por meio de denúncia, via central de atendimento, que quatro indivíduos haviam efetuado um disparo de arma de fogo contra um veículo próximo a Rua Euclides da Cunha Ribas, bairro Vargem Grande.
Ao chegarem no local, os guardas municipais encontraram quatro rapazes em atitude suspeita, e deram voz de abordagem. Ao perceberem a aproximação, os indivíduos saíram em fuga para Rua Uirapuru, onde dois foram alcançados e detidos, e os outros conseguiram fugir ao pularem em residências da região.

Em revista aos dois foi encontrado um revolver calibre 38, com cinco munições, várias jóias de prata, celulares, canecas e outros objetos. Logo em seguida a central da Guarda Municipal recebeu um chamado, e a informação sobre o roubo a loja MIX, localizada na Rua Euclides da Cunha Ribas próximo ao local onde os quatro suspeitos se encontravam.

Eles foram reconhecidos pelas vitimas e encaminhados a Delegacia de Polícia Civil junto com o dono da loja, e os objetos recuperados, para serem tomadas as medidas cabíveis.

Guarda Municipal de Marataízes faz ação preventiva para coibir furtos nas escolas

Marataízes ES 
Mediante a forte onda de ocorrências registradas em relação a furtos em algumas escolas de Marataízes, a Guarda Municipal vem fazendo algumas operações para tentar coibir e amenizar este problema.
Foto: Divulgação
 
O Secretário Municipal da Defesa Social e Segurança Patrimonial, Luciano Gomes Mattos, primeiramente agradece a Guarda Municipal, que vem se esforçando ao máximo para trazer a sensação de segurança aos nossos Munícipes.

Com um número reduzido de efetivos, atualmente com cinco Guardas Municipais de plantão para atender trinta e seis escolas e o restante do nosso Patrimônio, fica impossível de atender todas as ocorrências.

Mas ao mesmo tempo é gratificante comandar uma guarda, que nunca mede esforços para garantir esta sensação de segurança, e mesmo de folga, alguns até de férias tem se colocado a disposição para estarem fazendo campana durante a noite em algumas escolas, para tentarem flagrar e deter alguns desses infratores que vem praticando alguns delitos, como furtos em nossas escolas.

É bom deixar claro que nossa Administração, vem trabalhando para dar uma estrutura adequada para nossa Guarda, com um número maior de efetivo, equipamento adequado para função, novas viaturas, etc.

Agradecemos a compreensão de toda população de Marataízes, e ao mesmo tempo pedir que nos apóiem nos dando informações, sugestões para que juntos possamos lutar por uma cidade cada vez mais segura e melhor!


    Fonte: Redação Maratimba.com

(Paraná) Ocorrências Regionais - Polícia Civil e Guarda Municipal prende mãe e filha traficantes em Cambará



Em vista disso, este pai vem auxiliando os policiais através de denúncias que envolvam a criminalidade no município
Um homem que diz ter tido seu filho viciado pelo “crack” e que sua vida estaria destruída, passou a ajudar a Polícia Civil de Cambará, para que outras famílias não sofressem também. Em vista disso, este pai vem auxiliando os policiais através de denúncias que envolvam a criminalidade no município.
Sendo assim, após várias denúncias deste pai, no exercício de combater o tráfico de drogas, policiais civis iniciaram uma operação de observação a uma casa bastante visada no Bairro Rotary de Cambará, já que grande parte da família (pai, sobrinhos, genros, neto) cumpre pena por diversos crimes.
As denúncias davam ciência que Gessi de Souza, 54 anos de idade e sua filha Franciele de Souza, 24, ambas moradoras na Rua da Amizade, nº115, estariam envolvidas no tráfico de drogas. Segundo denunciante, mãe e filha vendiam “crack” na porta de casa, mas de forma bastante dissimulada, com auxílio de olheiros, o que dificultaria em muito qualquer ação policial.
Na madrugada de sábado (18), por volta das 0h10, os investigadores Boaventura e Batista, com auxílio da Guarda Municipal, através do soldado Filho, após vários dias de monitoramento, em uma ação bem sucedida, conseguiram abordar Gessi e Franciele nas proximidades de uma escola municipal do bairro Rotary.
Durante abordagem, foi encontrado nas mãos de Gessi um invólucro amarelo contendo em seu interior quarenta pedras de “crack”, prontas para venda. Na chegada dos policiais, Gessi tentou jogar o pequeno embrulho, mas foi impedida pelo Investigador Boaventura.
Mãe e filha foram detidas e conduzidas no interior da viatura policial até a delegacia de Cambará, para os devidos procedimentos.
Na chegada a delegacia, ao descerem do carro, o investigador Batista notou que Franciele havia dispensado algo no banco do carro. O agente policial rapidamente solicitou para que o Guarda Municipal, soldado Filho, vistoriasse os bancos do veículo, sendo localizados dois potes de plásticos, contendo em um deles 65 pedras de crack e no outro, 95 pedras da mesma droga.
Pelo fato de serem mulheres, foi requisitada a presença da investigadora Cristina, para realizar busca minuciosa nas duas. Durante as revista foi encontrado em posse de Franciele mais uma cápsula contendo crack, totalizando assim duzentas pedras da droga e uma cápsula.
Ao ser apresentado os fatos ao delegado Acilto Damian Preve, este confirmou o tráfico e a voz de prisão dos policiais. Detalhe, Gessi é diabética e disse que não poderia ficar presa, já Franciele é mãe de quatro crianças e estaria amamentando uma criança de quatro meses e o atual convivente de moça, vulgo “Robocop”, também está preso na cadeia de Cambará, por tráfico.
Curioso salientar ainda que um ex-companheiro de Franciele, num passado remoto, fora executado em um possível acerto de contas deixando órfãos seus filhos.
A grande quantidade da droga em posse das mulheres surpreendeu os policiais e assustou a população da pequena cidade do Norte Pioneiro. O histórico familiar das acusadas de prisões é intrigante, que agora conta com seis membros da família presos só em Cambará, até o neto de Gessi, está preso!!!!
A ação da Polícia Civil vem seguindo a metodologia do delegado titular, Amir Salmen e seguida pelo delegado substituto Acilto, que consiste em trabalhar em parceria com a comunidade local e agir com persistência nas investigações.

Fonte: Informe Policial

Monsenhor Jamil Nassif é esfaqueado durante missa na catedral de Piracicaba



Monsenhor Jamil Nassif Abib durante evento em Rio Claro
Monsenhor Jamil Nassif Abib durante evento em Rio Claro

O monsenhor Jamil Nassif Abib, 72, foi esfaqueado no tórax durante a missa que celebrava na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, no último domingo (19). O padre foi atingido no lado esquerdo do tórax na altura da costela. Além do ferimento no peito, o padre machucou a cabeça e o braço ao cair após o golpe.

O padre foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levado para a Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, onde foi submetido a uma cirurgia para drenagem do tórax, já que houve rompimento de vasos sanguíneos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese de Piracicaba, não houve comprometimento de órgãos vitais. Em nota divulgada à imprensa, a assessoria informou que, na manhã dessa segunda-feira (20), “o monsenhor realizou novos exames de Raio-X para o controle do dreno e foi transferido da emergência da Santa Casa para um quarto no Hospital Santa Isabel, instalado ao lado da Santa Casa”.

Ainda segundo a assessoria, o monsenhor está consciente e seu quadro de saúde é estável. As visitas estão restritas e ele deve permanecer internado por pelo menos cinco dias para observação.

O atentado contra o padre Jamil foi cometido por um rapaz, L.F.G., de 24 anos. O autor do crime foi preso em flagrante pela Guarda Municipal e apresentado no plantão policial. Em seguida, ele foi transferido para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Piracicaba, onde permanece preso. Segundo a polícia, ele deve responder por tentativa de homicídio.

Segundo relato dos fiéis que acompanhavam a missa, o rapaz entrou pela porta lateral da igreja enquanto o padre realizava o sermão. Ele ficou observando os quadros na parede por alguns minutos e, de repente, correu pela capela até o padre, desferindo o golpe de faca. A arma estava escondida no bolso do agressor. Houve correria e tumulto na igreja. Os fiéis temiam que o agressor portasse arma de fogo e atirasse contra as pessoas.

O comandante da Guarda Civil Municipal, capitão Silas, conta que a ocorrência foi atendida rapidamente porque havia uma base móvel da corporação que patrulhava a praça nas imediações da igreja. Os fiéis saíram correndo da igreja até a base, onde informaram que o padre havia sido agredido. Os guardas se deslocaram até a igreja, onde deram voz de prisão ao acusado, que já tinha sido imobilizado por fiéis. A faca também foi apreendida pela GM.

O comandante conta que, ao ser questionado sobre o motivo da agressão, o acusado respondeu que esfaqueou o padre por “ordem de Deus”. Segundo o capitão, essas foram as únicas palavras ditas por ele, que se manteve em silêncio ao ser apresentado no plantão policial.

O escrivão Rinaldo, do 1º Distrito Policial de Piracicaba, informou que o acusado foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Ele passou a noite numa cela da delegacia, onde permaneceu calmo e não causou problemas. O rapaz não aparentava sinais de embriaguez ou de estar sob efeito de drogas. Após o padre sair do hospital, ele será ouvido pela polícia. O depoimento, juntamente com o laudo do IML (Instituto Médico Legal) e o laudo da faca, deverão ser anexados ao processo que será encaminhado à Justiça, que decidirá o que será feito.


Sem sentido

Nessa segunda-feira (20), após ser instalado no quarto, o padre Jamil conversou com a jornalista Nilma de Oliveira Moraroti, assessora de imprensa da Santa Casa. Ele comentou que é “difícil encontrar sentido para os fatos violentos que vitimam milhares de pessoas todos os dias pelo mundo, já que não há justificativa para a violência em hipótese alguma. No meu caso específico, talvez seja mais fácil constatar apenas que o indivíduo que me atacou durante o encerramento da Semana da Família ontem agiu incorretamente”.

O monsenhor também disse que “alguns me perguntam sobre o perdão e eu, então, prontamente afirmo que meu coração e minha alma já perdoaram esse indivíduo. Resta-me agora o desejo pleno de que as pessoas realmente tentem criar uma sociedade familiar, mais amiga e fraterna. Gostaria, aliás, de aproveitar este fato para lembrar a todos que é preciso restaurar a família; fazer com que ela recupere o seu papel de formadora, educadora e promotora do crescimento da comunidade com base em princípios éticos”.

Também nessa segunda-feira, o bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Fernando Mason, concedeu uma coletiva de imprensa para comentar o assunto. Segundo ele, “o ato não se configura fanatismo religioso, mas sim mostrou que o rapaz é claramente perturbado. Disse ter recebido ordens divinas, mas não acredito”.

Por causa do ocorrido, dom Fernando disse que a diocese estuda a possibilidade de instalar câmeras para monitorar quem entra e sai das igrejas.


Padre Jamil

O monsenhor Jamil Nassif Abib nasceu em 4 de março de 1940 na cidade de Canitar (SP). Foi ordenado padre em janeiro de 1966 e iniciou seu trabalho em Rio Claro. Em 1969 foi transferido para Santa Maria da Serra e, em 1973, para a Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba. Em fevereiro de 1975, retornou a Rio Claro, tomando posse como pároco da Paróquia São João Batista, onde permaneceu até fevereiro de 2006, quando foi transferido para a Catedral de Santo Antônio, na cidade de Piracicaba.
Fonte: Jornalcidade.net

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dobra número de policiais candidatos a vereador em São Paulo


Dobra número de policiais candidatos a vereador em São Paulo
São Paulo – O número de candidatos para o cargo de vereador na cidade de São Paulo ligados à polícia – militar, civil ou ao corpo de bombeiros e militares reformados - passou de 21, em 2008, para 42, neste ano. Dos 29 partidos participantes, eles estão presentes em 22, concentrados em maior número no PMDB, com cinco candidatos; no PDT, com quatro; e no PV e PSDB, com três, cada qual. O eixo da proposta política, no entanto, se repete: ajudar o município, por meio de fiscalização, liberação de verba e legislação, a garantir segurança pública.
“A questão da segurança tornou-se um problema iminente da população, e, nessa terra, segurança pública é apenas policiamento e arma para a polícia. Isso faz com que os policiais sejam atraídos pela possibilidade de participar do poder legislativo”, avaliou o cientista político Marcos Tarcísio Florindo, professor Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Outro incentivo seria um possível processo de militarização da administração pública de São Paulo, iniciado com a entrega da gestão das subprefeituras a coronéis militares reformardos. Atualmente, 30 das 31 subprefeituras da cidade estão nas mãos de coronéis. “Eu fico imaginando o porquê  disso. Esses órgãos foram criados para aproximar o cidadão da gestão e tenho a impressão que quando você os enche de militares, de uma organização não tão aberta à participação, talvez esteja se distanciando da proposta original.”

Com a possível ascensão dos militares à Câmara de Vereadores, o maior receio de Florindo é a perda do debate. “Os militares são cumpridores de ordens e trarão essa experiência para a política. Há a possibilidade de, com isso, haver endurecimento e maior controle das práticas sociais”, avalia. “Não estamos falando que todo militar é truculento, mas que eles participam de uma corporação em que o cumprimento de ordens é mais importante do que a discussão, o que pode ir contra uma democracia que visa a valorizar a participação.”

Para o cientista político Francisco Fonseca, professor da Fundação Getúlio Vargas, lançar esses candidatos é uma estratégia de marketing dos partidos. “A ideia de uma segurança, garantida por uma polícia violenta, que mata bandido, tem muito apelo no Brasil. É mais uma estratégia de apostar nesse nicho do que uma convicção militar, um movimento ideológico para a direita”, acredita. Ele diz que essa é uma aposta antiga dos partidos e que há diversos cargos no poder Legislativo, em todos os níveis, ocupados por militares.  

De acordo com Fonseca, a “coronelização” das subprefeituras, como ele chamou o movimento, fez parte da centralização de poder que o prefeito Gilberto Kassab (PSD) buscou. “Nas subprefeituras, há uma coronelização, mas destituída de poder, pois as subprefeituras foram completamente esvaziadas sob a gestão de Kassab e se tornaram quase que zeladorias. Elas não têm autonomia orçamentária, perderam suas funções e não têm poder nenhum de influência nos rumos da cidade. O que está sendo militarizado é privado de poder”, disse.

As subprefeituras eram um meio de participação dos cidadãos, segundo ele, mas a prefeitura as desmantelou. “É um governo contrário à participação popular, porque quanto mais você descentraliza, mais espaço há para ela. As grandes cidades do mundo vivem um processo de descentralização, mas Kassab está na contramão disso”, avalia Fonseca. Ele acredita que enquanto elas perderam poder, a secretaria das Subprefeituras ganhou. “A ideia de Kassab era ter grandes ações na cidade, grandes intervenções, e que elas não fossem compartilhadas com as regiões.”

Essa “coronelização” também foi um jogo de marketing político, de acordo com Fonseca. “Aparentemente, ao colocar coronéis aposentados, Kassab tentou transmitir a ideia de que seu governo é técnico e que nele não há loteamento e orçamento político”, diz. Segundo ele, o loteamento político, com vereadores buscando cargos de subprefeitos era algo comum nos anos anteriores, mas, agora, ninguém mais almeja ocupar esses cargos. “É um jogo de marketing equivocado e mostra a completa ausência de projeto para a atual gestão, porque os coronéis não têm nenhuma relação com planejamento urbano, urbanismo e problemas sociais, eles têm uma outra lógica.” 


Figurinhas carimbadas


Não há um perfil padrão para os candidatos a vereador ligados à polícia. Alguns trazem consigo anos de experiência no comando de batalhões especiais e acreditam que, por isso, podem contribuir com a administração pública. Outros se destacaram em sua vizinhança pelo fato de serem policiais e, com o apoio de amigos, resolveram se candidatar. Na maioria dos casos, entretanto, segurança pública é a pauta principal.

Alguns candidatos já são figuras conhecidas. O coronel Álvaro Camilo, candidato pelo PSD, é uma delas. Ele foi comandante geral da PM até abril deste ano e coordenou operações consideradas truculentas, como a desocupação da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo, em 2007; a do Pinheirinho, em São José dos Campos, em janeiro deste ano; e a Operação Centro Legal, que promoveu a “higienização” da Cracolândia, no centro de São Paulo, neste mesmo mês. 

Essas ações levaram o governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) a ser acusado de violações aos direitos humanos à Organização dos Estados Americano (OEA) e à comissão de direitos humanos das Organizações Unidas e a ser processado sob a mesma acusação pelo Ministério Público Federal. Sob a gestão de Camilo na PM, os homicídios diminuíram no estado. 

Questionado sobre a possibilidade de, se eleito, apoiar projetos repressivos na Câmara dos Vereadores, Camilo afirmou que “combater a criminalidade é competência do estado. O que compete ao município é trabalhar indiretamente na segurança, prevenindo a violência, e esse será o foco”. Por isso, ele acredita que vale a intensificação de ações de fiscalização e criação de leis que, indiretamente, aumentem o que ele define como “sensação de segurança”.

“Podemos brigar por orçamento e ajudar o prefeito a fortalecer leis que previnem a violência, como a que proíbe venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Também podemos determinar os locais onde camelôs regularizados montarão suas barracas, para evitar ângulos de visão mortos, e engajar os policiais em ações de reurbanização de favelas que não estejam em áreas de risco ou em mananciais”, diz Camilo.

Sua prioridade, porém, será a valorização da Guarda Civil Metropolitana, “para que, efetivamente, os oficiais passem a ser guardas comunitários, atuando com prevenção em escolas e praças e trabalhando de forma mais integrada com a polícia”.

Valorizar a Guarda Metropolitana também é o foco das propostas do coronel Paulo Telhada, candidato a vereador da cidade pelo PSDB. Ele foi comandante do 1º Batalhão da Polícia de Choque, a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), até o final de 2011, quando foi aposentado compulsoriamente. Os casos de resistência seguida de morte com PMs aumentaram 63,16%, desde 2009 e até o fim de sua gestão, de acordo com apuração do jornal Agora, de novembro do ano passado.

“Como vereador podemos lutar por um novo concurso para guarda civil, porque o eletivo está desfalcado. Também podemos construir um plano de carreira para eles, para que retomem suas funções constitucionais, que são principalmente junto a prontos-socorros, velórios e praças”, afirmou Telhada. Ele também acredita que intensificar a fiscalização de projetos já existentes seja o melhor caminho para prevenir a violência, entre eles a lei do silêncio, a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores, o saneamento das ruas e a iluminação pública.

Telhada aposta que pode levar muitas lições dos seus 33 anos de polícia para a administração pública. “Principal coisa que aprendi na PM foi: ‘quem não vive para servir não serve para viver’, e assim tem que ser também com o vereador. Ele não pode trabalhar para ganhar dinheiro, mas sim para ajudar a comunidade”, diz. “Aprendi também a trabalhar muito, com dignidade e honestidade. Essas três palavras definem o político.”

Já o soldado Cláudio Kratos parece se encaixar no segundo grupo. Ele é policial militar há 15 anos e há três está envolvido com a política. No momento, encontra-se em condição de agregado, na qual ficam temporariamente os policiais que almejam ocupar um cargo público. Se fosse oficial, teria de se afastar seis meses antes das eleições, mas por ser praça, acabou de se afastar.  

Kratos foi convidado a se candidatar a vereador pelo PCdoB por um assessor parlamentar. Segundo ele, sua base popular está nas comunidades mais pobres da zona Oeste da cidade, onde realizou projetos sociais envolvendo futebol, jiu-jitsu e capoeira, além de orientação jurídica, já que ele estuda Direito. “Comecei a trabalhar com associações culturais esportivas, quando fui para uma base comunitária. Fui designado para preservar tanto a instituição, quanto a mim, ao fazer esse trabalho diferenciado, porque antes atuava na força tática e tive ocorrências com eventos fatais, por conta de troca de tiros”, contou.

Uma das propostas prioritárias de Kratos é facilitar o trabalho de associações comunitárias. “Muitas associações são carentes de subsídios na parte jurídica e financeira. Quero dar a elas fôlego para ajudarem suas comunidades. Ele ressaltou também que a diversidade sexual faz parte de sua pauta. “Falta muito para os homossexuais. Quero promover políticas públicas que venham a atendê-los, para que sejam tratados iguais aos heterossexuais.”. 

Ele tem também propostas de classe. Assim como outros candidatos policiais, ele tem em sua pauta a Operação Delegada, o chamado “bico oficial”, no qual os agentes trabalham para a prefeitura nas horas vagas. “Independente dos casos que aparecem na mídia, a grande maioria de policiais é séria e comprometida e precisa de renda complementar, é aí onde entra Operação Delegada. Quero poder dar um suporte de forma um pouco mais ampla, trazendo a participação do pessoal da Guarda Civil Metropolitana na Operação”, disse.

Também concorrem à eleição, entre outros, capitão Augusto (PSB), um dos fomentadores da criação do Partido Militar Brasileiro; o policial Jairo Paes de Lira (DEM), deputado militar que assumiu no lugar de Clodovil e se manifesta contra os direitos civis homossexuais; e a policial Margarete Barreto (PSDB), conhecida na luta contra a violência doméstica, que foi processada em 2010 por ter invadido o vestiário do São Paulo Futebol Clube à procura de um jogador que teria feito um gesto obsceno à torcida do Palmeiras.
Fonte: Rede  Brasil Atual

Google Analytics Alternative