GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Guarda Municipal evita possível execução no Itamaracá


Guardas municipais Da Silva, Mendonça, Martins, Marchioretto, Alauk e Gomes conseguiram evitar uma possível execução na tarde de domingo, no jardim Itamaracá, onde dois jovens quando se encontravam num pasto no local foram abordados por 6 elementos, os quais estavam armados amarraram uma das vitimas e atiraram na outra.
A ação foi presenciada por um morador, que acionou imediatamente a guarda municipal. A guarda chegou rapidamente ao local, evitando assim uma tragédia. Os jovens foram socorridos pela GM e levados ao HM. Um dos jovens levou um tiro no braço e o outro foi amarrado e levou coronhadas na cabeça. Com a chegada da polícia os autores conseguiram fugir. O jovem baleado continua em observação no HM enquanto o jovem que levou coronhadas na cabeça foi liberado.
Fonte:http://www.tvitapirense.com.br/noticias.php?id=00000002452
 
                                           
Volta Redonda
A atuação dos chamados flanelinhas continua provocando polêmica em Volta Redonda. De acordo com decisão judicial do dia 5 de outubro de 2012, os profissionais guardadores de veículos automotores podem realizar normalmente as atividades nas ruas do município, sem contarem com a autuação criminal.
Segundo o delegado titular da 93ª Delegacia de Polícia Civil de Volta Redonda, Antônio Furtado, as autoridades tiveram que mudar seu posicionamento em relação à atuação dos flanelinhas.
- Por iniciativa da Guarda Municipal, houve uma reunião da GM com as polícias Civil e Militar, já que percebemos uma ocupação desordenada dos flanelinhas pela cidade, principalmente em grandes eventos e jogos de futebol - disse. - Eles cobravam R$ 5 ou R$ 10, e avisavam que se não fosse efetuado o pagamento o veículo poderia ser danificado de alguma forma, intimidando assim os condutores a entregarem o valor cobrado.

Em virtude dessa situação, as forças de segurança começaram a realizar operações conjuntas para combater a ocupação.
- Nós passamos a trazer os flanelinhas para a delegacia e eles eram autuados por exercício ilegal de profissão, que é uma contravenção penal que prevista no artigo 47 da Lei de Contravenções Penais, que prevê de 15 dias a três meses de prisão ou multa - ressaltou.

A Polícia Civil percebeu no decorrer das operações que 60% dos flanelinhas já possuem anotações por outros crimes, como roubo, furto e estupro.
- São pessoas, em sua maioria, vocacionadas para o crime. Eles chegam à delegacia por um crime que parece bobo, mas estão no exercício ilegal da profissão - completou.
A população, segundo o delegado, vê a presença dos flanelinhas como negativa, e reconheceu a atuação das polícias e da Guarda Municipal para inibir essa prática.
- Há muitos problemas, que vão desde ameaçar, efetuar crimes de extorsão, furto de peças e até lesões corporais, em casos de flanelinhas que são usuários de drogas e bebidas alcoólicas. A população, acredito, estava satisfeita com as ações que estavam sendo realizadas - ressaltou.

Visão do Judiciário
Por meio da Defensoria Pública, os flanelinhas solicitaram ao defensor que realizasse algum procedimento para que pudessem realizar a atividade. A Defensoria ingressou com uma ação através de habeas corpus junto ao juiz da 1ª Comarca de Volta Redonda, Roberto Henrique dos Reis.
Segundo Antônio Furtado, o juiz entendeu que os guardadores de veículos não estavam praticando delito e que as polícias estariam agindo de maneira ilegal, com abuso de autoridade.
- O juiz concordou com a visão da Defensoria Pública e proibiu que as polícias trouxessem para a delegacia os flanelinhas. Se agirmos, o juiz estipulou um valor de mil reais de multa por dia.

As autoridades de segurança foram informadas do comunicado da decisão no dia 8 de outubro, e desde então nenhum flanelinha foi autuado por exercício ilegal da profissão.
- Quero deixar claro que respeito a decisão do juiz. Tanto acato que não autuei ninguém após o comunicado. Porém não concordo, já que a Lei Federal 6.242, de 1975, disciplina os atos de exercício da profissão de guardadores autônomos de veículos por meio de diversos requisitos, como ter registro na Delegacia de Trabalho competente, além de portar certidão negativa de antecedentes criminais - concluiu
.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,66000,Acao-de-flanelinhas-em-Volta-Redonda-continua-em-debate.html#ixzz2De8zcCxI

Inspetora da Guarda Municipal de Maceió ganha medalhas em jogos no Espírito Santo

Fonte:http://www.alagoastempo.com.br

Inspetora da Guarda Municipal de Maceió ganha medalhas em jogos no Espírito SantoA inspetora da Guarda Municipal de Maceió (GMM), Simone Lima, deu show e é um dos grandes destaques do Brazilian Police Fire Games, evento que reúne atletas pertencentes a entidades de segurança pública de todo o país. O evento está sendo realizado no Espírito Santo, até esta sexta-feira (30).

Simone Lima conquistou cinco medalhas, sendo três de ouro nos 200m, 400m e no revezamento 4x400m, e prata nos 100m e no arremesso de peso.

Emocionada pelo grande desempenho no evento, Simone fez questão de agradecer a todos que a apoiaram e torceram por ela. “Não é fácil chegar em uma competição de tão alto nível e conquistar tanta medalhas. Isto não seria possível sem o apoio da Prefeitura de Maceió, que ao longos dos últimos anos acreditou no meu potencial” disse ela.

A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Esportes das Polícias e Bombeiros, em conjunto com a Federação das Entidades de Segurança Pública do Espírito Santo, sendo disputada nas cidades de Vitória e Serra.
Esta foi mais uma competição que Simone Lima levou o nome da Guarda Municipal e de Maceió. Em 2011, Simone foi destaque nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, disputado em Nova Iorque, onde conquistou três medalhas de prata nos 100, 200 e 400 metros rasos.

Inteligência contra criminalidade em Sorocaba

Polícia Civil aumenta efetivo para identificar incendiários responsáveis por ataques na zona norteAdriane Souza

Na manhã de ontem, a Polícia Civil informou que as investigações sobre os atentados ao transporte coletivo de Sorocaba estarão centralizadas na DIG (Delegacia de Investigações Gerais). O trabalho policial se iniciou com a análise das imagens do circuito interno do primeiro ônibus atingido.

Além disso, o delegado José Urban Filho, responsável pela DIG, disse que as forças policiais estão trabalhando de forma integrada na tentativa de localizar os autores dos crimes.

A hipótese de as ações terem sido executadas por membros do crime organizado não está descartada. Na madrugada de ontem, seis ônibus foram acrescentados à lista dos atos de vandalismo na zona norte.

Por volta das 23h30, uma viatura da Guarda Civil Municipal que patrulhava as ruas do bairro Ipanema Ville notou uma densa fumaça saindo de uma área privada: a garagem da antiga TCS, na avenida Ipanema. Os GCMs alertaram o vigia do local, que não havia notado as chamas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo que, em poucos instantes, consumiu quatro ônibus inteiros, parte de um outro e deixou um sexto veículo danificado. A garagem possui mais de 200 automóveis.
A Polícia Militar também acompanhou o desenvolvimento da ocorrência e o caso foi registrado no Plantão Norte, como incêndio criminoso.

Investigações / “Todo o contingente da Polícia Civil está voltado para solucionar esses casos”, garante o delegado da DIG, José Urban Filho. Além disso, a delegacia conta com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

Sobre a autoria dos crimes, o delegado afirma que a investigação será realizada de forma profundamente profissional. Portanto, nenhuma possibilidade está descartada. “Seria imprudência minha não considerar a possibilidade desses crimes terem sido praticados por membros do crime organizado. Tudo será devidamente checado”, afirma.

Para José Urban, o apoio da população é fundamental neste momento. “O sorocabano é o grande prejudicado com essas ações criminosas. Por isso, contamos com a colaboração máxima das pessoas.”

Policiais civis que estavam de folga e de férias foram recrutados para auxiliar na identificação dos incendiários. Para contato: 197 ou (15) 3224-1595 (15) 3224-1595 .

Conduta criminosaPor meio de nota, o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região classifica o ocorrido como um ato criminoso, explicando que os veículos danificados pertencem à empresa Breda Turismo, que é do mesmo grupo empresarial da TCS. O sindicato finaliza afirmando que “irá solicitar ao síndico da massa falida da empresa TCS, advogado Sadi Montenegro Duarte Neto, reforço na segurança patrimonial que está sob sua responsabilidade”.
Ruas vigiadas
O comandante da GCM, Carlos Eduardo Paschoini, explica que o trabalho integrado nas ruas da cidade garantiu a segurança dos ônibus do transporte coletivo na noite de ontem. “O patrulhamento nos principais corredores de ônibus continua e estamos estudando outras estratégias para evitar estes crimes”, diz.
Fonte: redebomdia.com

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bahia - Guarda Municipal apreende 1Kg de maconha próximo de uma escola

 

Marcos Vinicius afirmou para reportagem que recebeu uma denuncia anônima, informando que tinha um saco contendo droga, próximo da escola. O mesmo foi verificar juntamente



Guarda Municipal apreende 1Kg de maconha próximo de uma escola
 
 
Prepostos da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana, sob o comando de Marcos Vinicius apreenderam, na noite de ontem (27), por volta de 19 horas, 1Kg de maconha prensada, além de 60 dolões da mesma droga. O que chamou atenção da Guarda foi que a droga estava ao lado do muro da Escola Municipal Celida Soares, no bairro Rua Nova.
Marcos Vinicius afirmou para reportagem que recebeu uma denuncia anônima, informando que tinha um saco contendo droga, próximo da escola. O mesmo foi verificar juntamente com a sua guarnição, onde encontrou toda droga.
Os guardas encaminharam a maconha para a Central de Flagrante no Complexo Policial Investigador Bandeira e apresentou ao delegado plantonista. No dia de hoje, investigadores da Delegacia de Tóxicos Entorpecentes deve iniciar uma investigação para descobrir de quem era a droga.

Fonte:http://www.policiaeviola.jornalfolhadoestado.com/noticias/753/guarda-municipal-apreende-1kg-de-maconha-proximo-de-uma-escola/

Polícia prende trio que iria 'entregar' celulares

 
'Encomenda' teria sido feita por integrantes de facções
 
foto
Foto: Reprodução
Presídio de segurança máxima de Dourados
Três homens foram presos com 12 telefones celulares que tinham como destino a Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorin Costa (PHAC) de Dourados (MS). O trio foi flagrado, às 23h50min de ontem, pela Guarda Municipal que fazia rondas pela Rua João Vicente Ferreira, no Jardim Maracanã.
Os homens contaram à GM que tinham sido contratados por uma pessoa identificada como "Meleca", para entregar os celulares na PHAC. Eles ganhariam R$ 1,5 mil pelo "serviço".
Questionados sobre tráfico de drogas, um deles indicou à polícia o local onde vinha funcionando um ponto de venda de droga.
Na casa de um ex-presidiário de 32 anos, no Jardim Monte Líbano, a GM e Polícia Militar apreenderam seis papelotes de cocaína que pesaram 37 gramas, quatro telefones celulares e R$ 288 em dinheiro. Ele foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante acusado por tráfico de droga.
Os três homens, flagrados com os celulares, foram ouvidos e liberados. A polícia abriu inquérito para apurar o caso.
Com informações do Dourados Agora
Correio do Estado

Deputados fiscalizam políticas de segurança contra a violência em SP

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados participou nesta segunda-feira (26) de reunião com representantes de policiais na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O encontro ocorreu antes de visita à comunidade Jardim Vaz de Lima, em Capão Redondo, atualmente sob intervenção da polícia, que tenta pacificar o local, considerado um dos mais perigosos de São Paulo.
Segundo o presidente da comissão, deputado Efraim Filho (DEM-PB), o objetivo da reunião e da diligência à comunidade é inspecionar as políticas públicas de segurança adotadas pelo estado de São Paulo em conjunto com o governo federal, depois da crise da segurança e da onda de violência que assola o estado.
De acordo com o deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), que propôs a comissão externa, a comissão tomou a decisão de se deslocar até São Paulo para fazer uma inspeção, não uma visita. “Uma inspeção que visa fiscalizar e controlar os atos, acordos e planos de segurança que estão sendo feitos para conter a onda de violência no estado de São Paulo. É um trabalho que inicia hoje, mas não tem data para terminar. Enquanto houver pessoas inocentes, policiais, civis, militares, agentes penitenciários morrendo no estado de São Paulo, a comissão vai permanecer em São Paulo, dando continuidade a esta inspeção no sistema de segurança pública."
Inteligência integrada
O deputados visitaram, ainda, a Agência Integrada de Inteligência para combater a criminalidade em São Paulo, criada a partir de um termo de cooperação assinado entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador do estado, Geraldo Alckmin, no início do mês. O termo de cooperação prevê a formalização de ações de segurança pública em São Paulo.
“O papel da Câmara dos Deputados é estudar esse novo modelo de ação integrada que está sendo adotado e conferir os resultados obtidos, para que possamos aperfeiçoar as políticas públicas de segurança”, explicou Efraim Filho.
Na opinião do parlamentar, o diálogo com as autoridades policiais existe, mas precisa evoluir para que seja aberto e transparente sem acobertar números, já que o cenário é de crise e precisa ser melhorado. “É possível perceber que a droga e o crime organizado estão na causa do problema e é preciso estabelecer métodos eficientes para combatê-los. E isso pode ser feito por meio de uma ação integrada de inteligência”.
Efraim Filho acredita que é preciso asfixiar a força econômica do crime organizado, que, segundo ele, sobrevive de um poder financeiro que não será dissipado sem ações de inteligência com prevenção e repressão.
A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputada Erika Kokay (PT-DF), defendeu a ampliação desse tipo de iniciativa para outros lugares e de uma ação articulada de várias políticas, não apenas da área de segurança. "É preciso que nós possamos ter uma ação emergencial, com muito vigor, com muita força, de enfrentamento ao crime organizado, que significa ter uma atuação na área de inteligência, para que se possa desconstruir esse nível de ousadia e de crueldade a que o crime organizado tem se prestado aqui em São Paulo; inclusive para que se possam desvendar possíveis relações entre o Estado e o próprio crime. É dentro do Estado democrático de direito que devem estar concentradas as respostas necessárias à crise que enfrentamos."
Mudanças nos comandos
A diligência parlamentar ocorre após mais um fim de semana violento, em que pelo menos 22 pessoas foram mortas na capital e na Grande São Paulo. Nessa segunda-feira, o novo secretário de Segurança Pública do estado, Fernando Grella, que assumiu a pasta na semana passada, anunciou oficialmente mudanças nos comandos das polícias Civil e Militar paulista.
Para Efraim Filho, a resposta do estado ao crime organizado foi lenta quando se percebeu que os criminosos estavam investindo contra os policiais. “Isso é uma afronta à ordem pública, ao poder público, e passa à comunidade um sentimento de pânico e insegurança. O policial militar tem um simbolismo para a sociedade de força e autoridade, e quando é confrontado de forma violenta e não tem respostas imediatas chega-se a uma crise instalada”, disse.
Reportagem - Marise Lugullo
Edição – Regina Céli Assumpção

Guarda Civil Metropolitano de São Paulo é homenageado em Cosmópolis



 
O GCM é um dos assessores do vereador Abou Anni e foi homenageado no último dia (20/11), na cidade de Cosmópolis
O evento anual promovido pela Associação dos Guardas Municipais do Estado de São Paulo (AGMESP) há vários anos, teve como foco as comemorações do Dia Nacional das Guardas Municipais, data celebrada dia 10 de outubro.
A solenidade teve representantes de Guardas Municipais de 20 cidades do Estado e Carlinhos Silva, foi o indicado pelo Comandante - Geral da GCM, Joel Malta de Sá, como representante de São Paulo, pelos bons serviços prestados à corporação, pela sua dedicação ao trabalho e o seu comprometimento. Carlinhos que trabalha no gabinete do vereador Abou Anni, levou diversos temas de interesse da GCM de São Paulo ao parlamentar, que os transformou em Projetos de Lei e outros acabaram virando lei.
“Neste trabalho do nobre vereador, posso falar de vários, mas destaco os últimos, que estão na Camara Municipal de São Paulo tais como: Projeto de Emenda da Lei Orgânica do Município da Aposentadoria Especial para a GCM SP, que deverá ser votado em breve, o Projeto de Lei (PL) de Prevenção das drogas na escola, já aprovado em primeira votação e segue para a 2º votação”,disse o GCM.



Foto legenda:
GCM 1º Classe Carlinhos Silva recebe a medalha de mérito pessoal do deputado estadual Chico Sardelli, defensor das guardas municipais



Inspetor Franco da Guarda Municipal de Paulínia








Texto: Ivonete Pereira

Chamativa, nova farda da GCM vira polêmica

Em azul e amarelo fluorescente, com faixa quadriculada em preto e branco, o novo uniforme da Guarda Civil Metropolitana...

Em azul e amarelo fluorescente, com faixa quadriculada em preto e branco, o novo uniforme da Guarda Civil Metropolitana torna os guardas alvo fácil em situações de risco. Pelo menos foi essa a reclamação feita ao 'Estado' por agentes que acham que o desenho chamativo do colete à prova de balas os deixa em desvantagem em operações noturnas e perigosas. O temor aumenta em meio à onda de violência que já matou 94 policiais neste ano no Estado.

Segundo os guardas, o maior problema do novo uniforme é a cor berrante. "Ele não é apropriado para todas as situações. Em um local ermo ou escuro, o GCM fica muito em destaque", diz um deles. Uma agente conta que, durante operação em uma favela da zona sul, muitos guardas optaram por tentar disfarçar a vestimenta. "Todos usavam o agasalho por cima, para ficarem mais camuflados." Ao contrário do uniforme, o casaco da GCM ainda não foi reformulado.
O presidente do Sindicato dos Guardas-Civis Metropolitanos de São Paulo, Carlos Augusto Sousa, diz que o uso indiscriminado do novo uniforme é um "equívoco administrativo". Para ele, o colorido só faz sentido em eventos de grande porte, por facilitar a identificação dos agentes para a população, principalmente turistas.
Visível. Já a Secretaria Municipal de Segurança Urbana declarou, em nota, que o novo modelo segue padrão mundial, adotado em cidades como Madri e Londres. E a vantagem é justamente a visibilidade do uniforme: "A cor amarelo-flúor facilita a visualização do agente, principalmente em ambientes de menor luminosidade e a longa distância".
O novo uniforme foi instituído por três portarias publicadas em maio pelo secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, mas só foi utilizado pela primeira vez no Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro. Além da camisa e da capa do colete balístico, as portarias também reformularam a identidade visual dos veículos da Guarda. Até agora, 4.500 capas de colete e 600 camisas foram compradas. A GCM tem hoje cerca de 6.400 agentes.
 
 
Fonte: http://estadao.br.msn.com
Extraído do Blog da ABRAGUARDAS

GUARDA MUNICIPAL DE AMERICANA (SP): PODER DE POLÍCIA É APROVADO PELA CÂMARA

 

Câmara de Americana aprovou projeto de emenda à LOM que garante o poder de polícia à Gama.
A exemplo de vários outros municípios do Estado de São Paulo a Câmara de Americana aprovou ontem, em primeira discussão, uma emenda à Lei Orgânica que prevê respaldo legal a atividades que a autarquia já realizava regularmente.
A emenda altera o artigo 214 da legislação municipal, que dispõe sobre as funções da Gama. Hoje, os encargos da autarquia são a “preservação e proteção de seus bens, serviços, instalações e a incolumidade pública”. Com a mudança, além das antigas atribuições, passa também a ficar a cargo da Guarda a preservação e proteção da “integridade física e da ordem pública”.
O diretor da Gama, Téo Feola, afirmou que antes a Guarda tinha que realizar algumas ações, como combate ao tráfico e flagrantes, de forma não regulamentada e, com a nova legislação, terá respaldo da lei. “Isso é de extrema importância para a autarquia”, apontou.
Para o Patrulheiros da Guarda Municipal de Americana a alteração da Lei trouxe muita satisfação, é mais uma ferramenta para facilitar o trabalho de uma instituição que só vem crescendo com belos trabalhos.

Fonte: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2012/11/poder-de-policia-para-gama-e-aprovado.html

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

População vê com bons olhos a criação de uma guarda municipal armada para aumentar segurança



Foto: Mateus Miotto
 População vê com bons olhos a criação de uma guarda municipal armada para aumentar segurança
O programa Sem Segredo de sábado pela Uirapuru discutiu um tema que aflige a população de Passo Fundo e de todo o país. Como resposta a esta demanda muitas alternativas estão sendo estudadas e no caso específico da nossa cidade, em 2013 deve voltar a tona a discussão sobre a criação de uma Guarda Armada para reforçar o policiamento. Ao participarem do programa, muitos ouvintes deram opinião favorável a esta medida, desde que aplicada após um processo criterioso de escolha e treinamentos dos agentes. 

O ex-comandante da BM, Tenente Cel. Antonio Carlos Cruz, defendeu que tudo que vier para aumentar a proteção das pessoas de bem é positivo. Cruz acredita que é possível um trabalho sincronizado de policiamento ostensivo com a Brigada Militar, onde a Guarda poderia responder por muitos casos de menor poder ofensivo. 

Já o ex-secretário de segurança e vereador eleito Márcio Patussi, adiantou que vai propor na Câmara que a Guarda seja efetivada. Patussi afirmou que o tema precisa ser bastante debatido para se chegar ao melhor formato de trabalho, inclusive com a possibilidade da polícia municipal não usar arma de fogo e apenas armas não letais, como a pistola Taser. Para o vereador eleito as cidades que fizeram isto tiveram um acréscimo na segurança pública.
Fonte:http://www.rduirapuru.com.br/noticias/populacao-ve-com-bons-olhos-a-criacao-de-uma-guarda-municipal-armada-para-aumentar-seguranca

Delegado de PG solicita reforço durante a Operação Verão


O delegado titular de Praia Grande, Flávio Máximo, encaminhou um plano à corporação, em São Paulo, solicitando mais homens para atuar nas delegacias e plantões dos finais de semana durante a Operação Verão deste ano. 


Máximo participou de uma reunião na Câmara Municipal, ao lado do comandante do 45º Batalhão de Polícia do Interior (BPMI), tenente coronel PM José Messina Filho, e do subsecretário de Assuntos de Segurança, José Américo Peixoto. Também estiveram no encontro o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos, o presidente da Casa, Antonio Carlos Rezende, e vereadores.

“Já encaminhamos o pedido ao delegado geral e estamos aguardando que ele se manifeste. O ideal seria recebermos 23 escrivães, nove delegados e 20 investigadores”.

O plano encaminhado ao Comando da Polícia Civil, segundo o delegado titular de Praia Grande, prevê a abertura do 2º DP, que fica no Bairro Caiçara, nos finais de semana, e do 1º DP, no Boqueirão, 24 horas, aos sábados, domingos e feriados. 


Créditos: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Reunião, realizada a portas fechadas, definiu algumas medidas para a reforçar a segurança em Praia Grande

A solicitação feita é para que os dois distritos possam contar com equipes básicas - delegado, escrivão e investigador -, e seja feito um reforço na sede, onde é registrado o maior número de boletins de ocorrência na Cidade. 

"Encaminhamos para São Paulo um plano para a Operação Verão, através da Delegacia Seccional, e vamos aguardar, agora, a manifestação do novo delegado geral e do novo secretário, com o intuito de reforçar as delegacias". 

"No ano passado, o reforço foi local. A própria Delegacia Seccional que forneceu os funcionários", lembrou Máximo. "Este ano, com a mudança no comando das polícias, a expectativa é que seja reavaliada a situação da Operação Verão, de forma positiva". 

Para o subsecretário de Assuntos de Segurança, a reunião foi produtiva no sentido de reunir esforços em torno de um bem comum. “A Guarda Civil também faz sua parte disponibilizando quase 300 homens. 

Além disso, estaremos com as bases móveis em pontos estratégicos, os quadriciclos circulando pelas praias, na faixa de areia, e nossa Central de Videomonitoramento auxiliando no que for preciso as polícias Civil e Militar. Esperamos que as solicitações feitas junto aos comandos das duas polícias sejam atendidas para que tenhamos uma temporada tranquila”.

Tanto o delegado quanto o comandante da PM não souberam, entretanto, precisar uma data para tenham as respostas aos pedidos. 
Fonte:A Tribuna On-line

Falta de fiscalização em parquímetros gera transtornos para motoristas de Volta Redonda


 

A gente começa o RJ falando da falta de fiscalização nos parquímetros de Volta Redonda. Isso resulta em falta de vagas para quem precisa estacionar nos principais centros comerciais. Segundo os motoristas, sem a cobrança, muita gente para além do tempo permitido e não é multado.
A Carla teve que parar o carro em fila dupla e ficar esperando para tentar conseguir uma vaga.
- Muito carro, principalmente isso, e realmente não está tendo controle. Eu acho isso né, para ficar quanto tempo em uma vaga - contou Carla de Oliveira, professora.
Segundo os usuários, a fiscalização do estacionamento rotativo não vem acontecendo, e aí quem encontra uma vaga acaba deixando o carro por ali várias horas, dificultando que outros consigam estacionar. Mas quem faz isso acaba burlando as regras do rotativo, que diz que o tempo máximo de permanência é de duas horas. A Rose ainda faz o certo, estaciona, passa no parquímetro, pega o ticket e deixa no veículo, mas essa cena, hoje em dia, é bem rara.
- Eu faço isso porque tenho medo mesmo de multa e eu sempre, é rapidinho, vou ali coloco. Não tenho visto nenhuma sinalização - disse a cabeleireira Rose Vilela.
Para se ter uma ideia do descrédito do serviço, dos dez primeiros carros estacionados desse lado da rua, apenas três estão com o ticket de estacionamento, e mesmo assim, apenas um está validado. Um deles venceu há poucos minutos, mas o mais interessante é esse aqui. O horário até está correto, mas dá uma olhada na data: 11 de novembro de 2011, ou seja, vencido há mais de um ano.
Segundo a Superintendência de Serviços Rodoviários, a fiscalização deveria ser feita pela Guarda Municipal, mas, segundo os motoristas, isso não tem acontecido.
- A gente antes tinha essa assistência, agora não está tendo mais não, e a gente vê que o exemplo da própria Guarda (Municipal) não acontece. A gente não tem sido assistido não - falou um motorista.

Apesar das imagens mostradas na reportagem, a Guarda Municipal de Volta Redonda informou que a fiscalização no rotativo continua, com aplicação, inclusive, de multa no valor R$ 53 para o motorista que não pagar o estacionamento.
Fonte: TV Rio Sul
 

Uma “Escolinha de Trânsito” no pátio da Guarda Municipal para educar os pequenos


Uma “Escolinha de Trânsito” no pátio da Guarda Municipal para educar os pequenos thumbnail
Cones, placas de sinalização, semáforos, faixas de segurança e lombadas eletrônicas serão utilizados no circuito. Intenção é que iniciativa chegue à rede municipal de ensino.                                                                         )
Crianças mais preparadas para conviver com o trânsito e orientadas para a prevenção de acidentes: são estas as características que o projeto Escolinha de Trânsito buscará cativar nos pequenos hamburguenses nesta terça-feira, dia 27, a partir das 14 horas.
Quem fará a demonstração é a Guarda Municipal de Novo Hamburgo, que contará com a participação de integrantes da Guarda Mirim. Trata-se de um circuito em que serão colocados cones, placas de sinalização, semáforos, faixas de segurança e lombadas eletrônicas (como na imagem).
A estrutura será montada no pátio da corporação, situada na rua Bento Gonçalves, 606 (entrada na esquina com a rua Jahu), no bairro Pátria Nova. A intenção é que, futuramente, a iniciativa seja levada a alunos da rede municipal de ensino. A ação faria parte do Programa de Educação de Trânsito, já desenvolvido nas escolas. 
Informações de Imprensa PMNH
FOTO: divulgação / PMNH

Guarda Municipal de Santana de Parnaíba completa 13 anos e promove formatura de 55 integrantes



A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, promoveu, nesta última sexta-feira (23/11), a cerimônia de comemoração do 13º aniversário da Guarda Municipal Comunitária (GMC) e a formatura da 16º turma da corporação. O evento foi realizado no Ville Sport Show e contou com a presença do Prefeito Silvinho Peccioli, que na ocasião estava acompanhado de sua mãe Lindalva Cavalcanti Peccioli.
O Prefeito Silvinho Peccioli passa a tropa em revista, na solenidade de formatura e aniversário da GMC
O Prefeito Silvinho Peccioli passa a tropa em revista, na solenidade de formatura e aniversário da GMC
Estiveram presentes, também, à solenidade, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude Benedito Fernandes, o presidente da Câmara Municipal Régis Salles, o secretário de Segurança Urbana da cidade Adalberto Teodoro Alcântara Lima, o secretário de segurança de Barueri Edson Santos Silva, representantes das Guardas Municipais de Barueri e Taboão da Serra, da Polícia Militar e do Exército, além de outras autoridades do município.

Com a incorporação dos 55 formandos, a GMC passou a contar com um contingente de 482 guardas para atuar na cidade nas diversas áreas, como segurança do patrimônio público e da população, auxílio no resgate de vítimas, controle do trânsito, entre outras atividades rotineiras de incumbência da guarda municipal.

Durante a solenidade, o Prefeito Silvinho Peccioli falou sobre a preocupação de sua administração em investir na segurança da cidade. “Sabemos que segurança é dever do Estado. Mas mesmo assim, sempre procuramos resolver os problemas. Por isso, transformamos a nossa guarda municipal. Somente em 2011, investimos R$ 22 milhões nesta área para poder ampliar a segurança no município”, disse. “Quero cumprimentar os 55 novos integrantes, que sejam muito bem-vindos a esta incorporação, que só trouxe alegria para a população dessa cidade. Eu tenho orgulho da nossa GMC”, completou.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude Benedito Fernandes, que já administrou a cidade, entre os anos de 2005 a 2008, falou sobre o empenho da GMC em prestar um serviço de qualidade. “É uma satisfação muito grande poder estar em Santana de Parnaíba. A GMC tem prestado um grande serviço a nossa população. Basta ver como a cidade passou a ser mais segura”, afirmou. “Desejo muito sucesso para os novos integrantes e os que já estão continuem com este trabalho maravilhoso que fazem pela nossa cidade”, completou.

Formandos

Os novos integrantes foram selecionados entre os mais de dois mil inscritos para o concurso público. Para atuar nas diversas áreas, eles receberam um treinamento intensivo, por quase três meses. Os formandos tiveram diversas disciplinas, como as aulas sobre primeiros socorros, técnicas operacionais de policiamento, prevenção e combate a incêndio, legislação de trânsito, entre outros assuntos relevantes para a formação da GMC.

Um dos formandos que estava muito feliz na solenidade era Renato Andrietta. Ele decidiu se inscrever para o concurso da guarda por ter se identificado com o trabalho realizado pela corporação. “A atuação da GMC é muito bem vista. Esse foi um dos motivos que me incentivou a fazer parte da guarda. E no pouco tempo que estou aqui, já deu para ver que era melhor do que eu esperava. Espero dar o melhor para a população e desempenhar um ótimo trabalho, baseado no que nos foi ensinado”, disse o novo integrante.

Outra formanda muito satisfeita em poder fazer parte da corporação é Christiane Silva. “Eu estou muito realizada, pois sempre quis atuar na área de segurança. É uma felicidade muito grande. Vou contribuir com o meu trabalho para que sempre haja uma interação entre a guarda e a comunidade, pois isso é muito importante”, disse Christiane.

Estrutura da GMC

Atualmente, a GMC de Santana de Parnaíba possui 14 postos localizados em pontos estratégicos de diversos bairros da cidade. A corporação conta com oito motos operacionais e 26 viaturas, equipadas com câmeras e dispositivos de localização, propiciando uma total transparência nas ações realizadas.

Além de fazer a segurança dos patrimônios públicos, a GMC atua no patrulhamento fixo em diversas escolas municipais. Ela orienta a entrada e saída dos alunos, bem como a travessia de rua onde exista risco à segurança. Executa, ainda, o patrulhamento preventivo e ostensivo em todo o município, a pé ou motorizado, auxiliando a Polícia Militar nessa área. Realiza, também, o serviço de pronto socorrismo nos locais de acidentes, por meio de guardas preparados com curso de atendimento pré-hospitalar. A guarda possui duas viaturas equipadas, que são acionadas imediatamente após o acidente, facilitando o auxílio e o resgate de possíveis vítimas.

A GMC executa, também, serviço de monitoramento no centro de Santana de Parnaíba e nos bairros Alphaville e Tamboré, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos das principais vias, que permanecem em operação 24 horas por dia. Os equipamentos observam eventuais atos de vandalismo, acidentes de trânsito e outros ilícitos.

Além de atender ocorrências das mais variadas naturezas, a Guarda Municipal conta com o Departamento Civil e Meio Ambiente, que presta auxílio aos outros órgãos que atuam no setor, além de realizar rondas em áreas de mananciais e de preservação ambiental.

A GMC tem, também, um canil, composto por cães farejadores que auxiliam a corporação em missões especiais, principalmente nas buscas de entorpecentes. E conta, ainda, com a banda de música, composta por 16 músicos, que realizam apresentações na cidade e em outros municípios.

Fonte:parnaibaweb.com

Operação da GM coíbe “pegas” em Volta Redonda



Volta Redonda
Na última sexta-feira (23), a Guarda Municipal de Volta Redonda fez uma reunião com a fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda; com representantes de um posto de combustível da Vila Santa Cecília, além de moradores das proximidades.
Segundo a assessoria da GM, o objetivo da reunião foi encontrar uma solução para o local, que na sexta-feira fica lotado de jovens, que escutam músicas muito alta, estacionam seus veículos de qualquer maneira, gritam e buzinam, além de promoverem os chamados "pegas", partindo em alta velocidade pelas ruas do bairro. Tudo isso durante a madrugada.
- A Guarda Municipal realizou várias operações de trânsito no local, durante dois anos, devido a centenas de reclamações recebidas. A situação melhorou, mas de umas semanas para cá, voltamos a receber reclamações sobre os transtornos causados e, por isso, resolvemos nos reunir para encontrarmos uma solução definitiva - afirmou o com o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Operação
Por volta das 20h da sexta, o supervisor Vidal chegou ao local, onde permaneceu até às 6h30, juntamente com os GMs Simão, Gomes, Edgar e Estaneslau. Por volta das 23h30min, foi solicitado reforço, que foi feito pelos GMs J.Ribeiro, Marlons, Celso, Carlos Jr., além do supervisor de evento, inspetor De Paula e a Patrulha Comunitária, com os GMs Paulo e Daniel.
- O reforço foi necessário por conta de um grande número de pessoas com motos e carros, além do som alto no interior do posto, perturbando o sossego, e de jovens afrontando os GMs com palavras de baixo calão - contou o supervisor Vidal.
Durante o período em que ficaram no local, foram feitas 49 autuações em veículos que estavam estacionados em cima de calçadas e que saíram do posto sem o cinto de segurança.
- Alguns moradores de prédios vizinhos viram a presença da Guarda Municipal no local e aproveitaram para reclamar do barulho feito pelos jovens e do som muito alto dos veículos no interior do posto disse Vital.
- Eles marcam encontro pela internet para toda sexta-feira, principalmente. A presença da GMVR inibiu os "pegas" nesta sexta e já no sábado e domingo não foram registrados alterações naquele local. Vamos continuar as operações enquanto forem necessárias - confirmou o major.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,66138,Operacao%20da%20GM%20coibe%20%E2%80%9Cpegas%E2%80%9D%20em%20Volta%20Redonda.html#ixzz2DWK5jF7Z

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Denarc e Guarda Municipal apreendem mais de meia tonelada de maconha - Portal Na Tela do 190

Clique no link abaixo e assista o vídeo

Denarc e Guarda Municipal apreendem mais de meia tonelada de maconha - Portal Na Tela do 190

Guarda Municipal faz flagrante de tráfico de drogas


Na sexta-feira (23), às 0h25, a Guarda Municipal prendeu dois homens por tráfico de entorpecentes. Eles foram localizados na rua Dr. Maio Sérgio de Almeida, no Jardim Morada do Sol, após denúncias anônimas. Com eles a corporação apreendeu 306 porções de drogas e R$ 213,00.
Depois de receber as informações, a viatura seguiu até o local e se deparou com A.M.J., 27 saindo de uma casa. Ao tentar voltar, ele foi abordado com J.S.N., 28 que estava na sala. Com autorização foram realizadas buscas na residência. Na geladeira estavam 39 trouxinhas de maconha e na estante 174 tubetes de cocaína e 93 de crack além dos R$ 213,00.
A.M.J. confessou o crime e ambos acabaram encaminhados para a Delegacia Central. Foi registrado o BOPC 5648/2012 de flagrante de tráfico de drogas e os dois foram indiciados.
PREFEEITURA DE INDAIATUBA SP

Prefeitura recolhe 50 mil produtos piratas no centro de SP


A Guarda Civil Metropolitana (GCM) apreendeu cerca de 50 mil produtos piratas em uma operação realizada entre quarta-feira (21) e sábado (24) em sete shoppings centers da região central de São Paulo.
As lojas fiscalizadas ficam em centros comerciais nas ruas 25 de Março, Barão de Duprat, Barão de Ladário e em uma galeria na avenida Paulista.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, cinco comerciantes estrangeiros foram levados à Polícia Federal por "falta de documentação". Uma pessoa foi presa por desacato à autoridade.
Segundo a prefeitura, nos 49.307 itens apreendidos predominam relógios, bolsas e tênis.

Os donos das lojas poderão responder por violação de direitos autorais, pirataria, crimes contra o consumidor e sonegação fiscal, diz a prefeitura.
Entre dezembro de 2010 e agosto de 2012, mais de 70 milhões de produtos ilegais foram recolhidos na cidade de São Paulo, de acordo com dados da prefeitura. O montante está avaliado em mais R$ 2 bilhões.
Fonte:JCNET

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS




PRÉ - PROGRAMAÇÃO

XXII CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS TEMA
“GUARDAS MUNICIPAIS – UM NOVO MARCO NA SEGURANÇA PÚBLICA"

Dia 12-12-12 – Quarta-feira.
• 08h00 – Credenciamento/café.
• 09h30 - Cerimônia de Abertura.
• 10h00 – Palestra: Ações da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.
- Palestrante: Regina Maria Filomena de Luca Miki – Secretária Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ.
• 11h10 – Palestra: Aposentadoria Especial
- Palestrantes: (Será divulgado posteriormente)          
• 12h30 – Almoço.
• 14h00 – Palestra: Ferramentas para o aprimoramento da Política Municipal de Segurança – Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal - SINESP e Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização – INFOSEG.
- Palestrantes: (Será divulgado posteriormente)
• 15h20 – Palestra: Política Municipal de Segurança
- Palestrantes: - Benedito Domingos Mariano – Secretário Municipal de Segurança de São Bernardo do Campo-SP e Presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança - CONSEMS. - Outros a confirmar.
• 16h40 – Café.
• 17h00 – Atuação da Guarda Civil Metropolitana na Cidade de São Paulo e atuação do Conselho Nacional das Guardas Municipais.
- Palestrante: Joel Malta de Sá – Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais e Conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
• 18h20 – Informes/encerramento
• 19h00 - Coquetel.
• Dia 13-12-12 – Quinta-feira.
• 08h30 – Café.
• 09h20 – Apresentação Canil: (a confirmar devido ao espaço no evento).
• 10h00 – Combate à Pirataria na cidade de São Paulo – Ações conjuntas do Gabinete de Gestão Integrada-GGI
- Palestrante: Edsom Ortega Marques – Secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo e Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada-GGI.
- Outro Palestrante a confirmar.
• 11h10 – Palestra – Policiamento Comunitário
– Polícia de Proximidade.- Palestrantes: Gilson Pereira de Meneses – Comandante da Guarda Municipal de Osasco.
- Outro palestrante a confirmar.
• 12h20 – Almoço.
• 14h00 – Palestra: Marco Regulatório das Guardas Municipais – PL 1332
- Palestrantes:  - Deputado Federal Francisquini (à confirmar).  
- Cristina Gross Villanova – Secretária Substituta da SENASP e Diretora de Políticas, Programas e Projetos da SENASP.
• 15h20 – Apresentação Teatral: Fantoches - GCM/SP/ Guarda Municipal de Novo Hamburgo
• 16h00 – Café.
• 16h20 – Palestra: Casas de Mediação de Conflitos – Uma solução inovadora para a Segurança Pública
- Palestrantes: - Dalmo Luis Coelho Álamo – Comandante Superintendente da Superintendência de Planejamento da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.
- Outro Palestrante a confirmar.
• 18h00 – Informes/encerramento.Dia 14-12-12 – Sexta-feira.
• 08h30 – Café.
• 09h30 – Atuação das Frentes Parlamentares Federal e Estadual Pró-Guardas Municipais:
- Palestrantes:  - Deputado Federal Vicente Paulo da Silva (Vicentinho – PT/SP) – Presidente da Frente Parlamentar Federal Pró Guardas Municipais.
- Deputado Estadual Chico Sardelli (PV-SP) – Presidente da Frente Estadual Pró Guardas Municipais.
• 10h50 – Palestra -  PEC 534        
- Palestrante: Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá  (PTB-SP).
• 12h10 – Almoço.
• 13h40 – Palestra -  Integração das Forças de Segurança:
- Palestrante: Dr. Wilson Salles Damázio – Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco.
• 14h50 – Palestra – Celebração de Convênios com a Polícia Federal para a concessão dos Portes de Arma Funcional e Particular aos integrantes das Guardas Municipais.
- Palestrante: a confirmar.
• 16h00 – Cerimônia de encerramento –  José Eduardo Martins  Cardozo – Ministro da Justiça.

Programação sujeita a alterações
Várias autoridades foram convidadas, as confirmações de presença serão divulgadas.
Traslados dos Aeroportos de Cumbica, Congonhas, Viracopos.    
 Alimentação no local do evento.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bandidos rendem vigia e roubam 291 armas de Fórum no Paraná


 Pelo menos 291 armas foram roubadas do Fórum de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada deste domingo. O caso foi registrado na delegacia do município, que investiga o crime. Segundo a polícia, ao menos quatro bandidos praticaram o assalto. Eles renderam o vigia e o amarraram. Depois arrombaram as salas até encontrar o depósito das armas.
As armas eram revólveres e pistolas, de calibre 32 e 22. Também havia munição não quantificada. Poucas semanas antes, armas de calibre pesado foram retiradas do local pelo Exército. O armamento estava dividido em caxias, entre os que aguardavam autorização judicial para destruição e as que serviriam como provas em processos ainda não julgados.
Até às 13h deste domingo, ninguém havia sido preso. A polícia trabalha com a hipótese de que os suspeitos tinham informações sobre as armas guardadas no local.
Fonte: Yahoo Notícias

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) DE FOLGA PRENDE TRIO QUE FAZIA ASSALTOS



Um Guarda Municipal de Aracaju, que estava de folga, prendeu em flagrante delito na tarde do dia 17/11, por volta das 14 horas, um trio que fazia assaltos na região do bairro Atalaia, na capital Sergipana. Uma mulher que trabalha na casa do Guarda foi vitima do grupo. Foi quando o G.M., levado pelo sentimento de proteção social, resolveu sair pelas ruas do bairro em busca dos suspeitos, vindo a localizar, primeiramente, um dos elementos, o qual foi imobilizado.
Após isso, o Guarda solicitou apoio policial e foi quando resultou na prisão dos outros dois suspeitos. Com eles não foi encontrada na prisão nenhuma arma, somente a bolsa da vitima com outros pertences. Todos os envolvidos foram conduzidos para a delegacia plantonista e lá a vitima reconheceu os acusados como sendo os autores do assalto.

Fonte:  http://www.coisasdesocorro.net/2012/11/guarda-civil-de-folga-prede-trio-que.html
Google Analytics Alternative