GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Amorim faz parceria em Brasília para treinar Guarda Municipal de JP na prevenção de crimes
























O vereador Geraldo Amorim (PDT), futuro secretário de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de João Pessoa na gestão de Luciano Cartaxo (PT), explicou um pouco como vai funcionar a nova Secretaria. 


Amorim ressaltou que a secretaria não será responsável, diretamente, pela segurança pública. O principal recurso é a prevenção. “Não vamos transformar a guarda municipal em Polícia. Vamos fazer campanhas, programas nas escolas, nas comunidades, interação com a comunidade, é isso que vamos fazer”, colocou.



O vereador contou que foi a Brasília e conversou com a secretária nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça. “Nós vamos fazer uma parceria para capacitar a Guarda Municipal nesse trabalho de prevenção. Existem 250 Guardas Civis passados em concurso e prontos para a capacitação. O prefeito quer formá-los o quanto antes para estruturar melhor essa Secretaria”, colocou.



Amorim lembrou que durante o 1º ano da gestão a Secretaria ainda estará em formação.
Fonte:

http://www.paraiba.com.br/2012/12/29/89456-geraldo-amorim-faz-parceria-em-brasilia-para-treinar-guarda-municipal-de-jp-na-prevencao-de-crimes

Confira o que pode e o que não pode durante o Réveillon em Copacabana


A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal, montou um esquema especial de fiscalização para o Réveillon 2013, em Copacabana, para fiscalizar as posturas municipais nas areias, garantindo o ordenamento e a segurança dos frequentadores do evento
Não é permitido
- A venda de produtos em embalagens de vidro;
- Fabricar, assar ou cozinhar alimentos na praia, tais como churrasquinho, queijo coalho, camarão, amendoim torrado, salgadinhos e sanduíches;
- A orla, em toda sua extensão, é uma área de proteção ambiental. Não será tolerado o acampamento, a montagem de cercadinhos ou a de demarcação com fita nas areias.
Somente na última sexta-feira, dia 28, a fiscalização recolheu 15 barracas de camping montadas nas areias de Copacabana.
O que é permitido
- A venda de produtos em lata ou embalagens de plástico;
- Os frequentadores poderão levar garrafas vidro para uso pessoal, como as de espumante, que são uma tradição para brindar o fim de ano. Entretanto, é importante que o descarte seja feito nos latões disponibilizados na orla, pois os cortes causados por vidro são uma das maiores incidências de acidentes na época de Réveillon;
- As famílias também podem trazer de casa produtos preparados para a ceia, lembrando sempre de descartar os restos na lata de lixo mais próxima para ajudar a manter a praia limpa.
Esquema especial de fiscalização
A Seop atua com 1.688 agentes (1.400 guardas municipais de controle urbano, 190 de trânsito e 98 agentes da Seop), em esquema especial de fiscalização preventivo, que teve início já na manhã de hoje, até o término do Réveillon. A partir das 19h deste domingo, será realizada a "Operação Tatuí", uma ação noturna que vai percorrer toda a orla de Copacabana e Leme para impedir que ambulantes autorizados e irregulares façam depósitos de mercadorias na areia.
Serão 52 barreiras operacionais montadas, às 9h do dia 31 dezembro, para coibir o comércio ambulante irregular nas principais vias de acesso à Praia de Copacabana. A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamento e Reboques (CFER), órgão da Seop, vai disponibilizar 20 reboques que vão circular nas áreas de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular.
Os guardas municipais da Unidade de Ordem Pública de Copacabana, assim como os agentes da Seop que realizam o ordenamento das praias, farão o patrulhamento de rotina na região independente do planejamento do evento.
Fonte:http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/12/30/confira-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-durante-o-reveillon-em-copacabana/

Guarda Municipal de Volta Redonda fiscaliza transporte alternativo




A Guarda Municipal esta realizando neste sábado, uma operação em vários pontos da cidade para coibir Vans que são utilizadas para transporte alternativo. A fiscalização começou pela manha e tem a participação de fiscais da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), de Volta Redonda.

O objetivo da operação é dar mais segurança aos usuários. Os veículos são parados e os guardas municipais vistoriam a CNH do condutor e o documento do carro, enquanto os fiscais da Suser inspecionavam os itens exigidos para que o órgão conceda a autorização para o táxi rodar na cidade.

Se houver irregularidade no transporte, os veículos foram encaminhados ao depósito municipal, no bairro São Luiz. Só depois de terem a situação regularizada no Detran é que os proprietários poderão recuperá-los.
Fonte:http://www.destaquepopular.com.br/5698/Guarda-Municipal-de-Volta-Redonda-fiscaliza-transporte-alternativo.html

domingo, 30 de dezembro de 2012

Guarda Municipal atendeu 3.634 ocorrências em 2012



Guarda Civil Municipal de Feira de Santana atendeu um total de 3.634 ocorrências no decorrer do anoDesse número, 1.851correspondem ao acompanhamento às ambulâncias do Serviço deAtendimento Móvel de Urgência (Samu), 1.714 ao apoio social eatendimento às secretarias e 69 às conduções em flagrantes.
 
De acordo com o comandante da Guarda, Marcos Vinícius Alves, onúmero registrado em 2012 aumentou 40,36% com relação ao anopassadoquando foram atendidas 2.589 ocorrênciasAlves atribui oacréscimo ao período da greve da Polícia Militar, em fevereiro desteano.
 
“Em 2012 a Guarda Municipal cresceu muito no trabalho desenvolvidona qualidade do serviço e valorização dosprofissionaisEncerramos o ano com a consciência do dever cumpridopois o mais importante é ajudar a salvarvidas”considera o comandante da Guarda.
 
Os 1.714 atendimentos às secretarias são referentes ao Bolsa Família (100); auxílio à Secretaria Municipal deTransportes e Trânsito (SMTT) no trânsito (80); apoio às secretarias municipais e outras instituições (1.175); evisitas escolares em busca de resolver conflitos de forma pacífica (359).
 
Das 16 operações realizadas ao longo do anodestaca Alvesuma das que obteve grandes resultados foi a Paznas escolas“Conseguimos reduzir a violência em mais de 95%. A ação surtiu efeito principalmente no CampoLimpo e Feira X. Hoje a Escola Chico Mendes tem sossegoassim como o Ana Maria Alves e Monteiro Lobato,dentre outras”disse.
 
comandante acrescenta que durante a operação foram apreendidos 30 objetos perfuro-cortantes, 12cahimbos de crack, 68 pedras de crack, 3 facões e 1 quilo de maconha nas escolas. No decorrer do ano foramapreendidasainda, 14 armas de fogo na cidade e encaminhadas à Polícia Civil. 
 
As outras 15 operações realizadas pela Guarda Municipal foram as seguintes: Paz e Sossego (em parceria com aSMTT e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais), AlazãoBoi MalandroArca de Noé,Pantera NegraPaixão de Cristo, Folia em Paz, São JoãoSão Pedro, Eleições 2012, Boa Noite Cinderela,ExpofeiraEstrela Guia, Natal e Réveillon.
Fonte:
Acorda Cidade

Salas da guarda municipal de Goiânia destruídas em parques




Vândalos invadiram e destruíram salas da Guarda Municipal em dois parques de Goiânia na noite de segunda-feira (24), véspera de Natal. Em um deles, até a motocicleta que fazia a ronda foi queimada.
Um dos casos de vandalismo aconteceu no Parque da Lagoa, que fica no Setor João Bras. Janelas ficaram estilhaçadas e a porta foi arrombada. Do lado de dentro, os vândalos bagunçaram toda unidade. Ferramentas de trabalho e alimentos ficaram esparramados no chão. Eles ainda levaram um botijão de gás.
Já no parque Taquaral, região oeste de Goiânia, os estragos foram bem maiores. Com uma barra de ferro, os vândalos quebraram a janela. Eles aproveitaram que não tinha ninguém no local e colocaram fogo nos moveis e até em uma moto que era usada para fazer o patrulhamento no parque.
O fogo destruiu também geladeira, televisão e uniformes dos guardas. Peritos criminais estiveram no local, e encontraram uma caixa de fósforos e parte de um possível frasco de álcool.
A companhia da Polícia Militar (PM) responsável por essas áreas disse que o patrulhamento é de responsabilidade exclusiva da Guarda Municipal, mas que está aberta a uma parceria para coibir os crimes nesses parques. Para isso, a PM espera um contato da Guarda Municipal.
Fonte: G1
Extraído de:http://www.entornourgente.com/2012/12/salas-da-guarda-municipal-de-goiania.html#.UN-k-eSuknI

Posto de monitoramento da Guarda Municipal atende a população do Francês


Ascom - PC
A Polícia Civil de Alagoas divulgou nesta sexta-feira (28), que está atendendo a população na Praia do Francês, em um posto de monitoramento da Guarda Municipal. 
O Atendimento da equipe de policiais civis do Sispol (Sistema Policial) acontece diariamente, a partir das 10h e se estende até às 16h, durante todo o período de verão, para registro de Boletins de Ocorrências (BOs), que aumenta nesta época do ano.
A iniciaitiva do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, visa facilitar a confecção do procedimento policial, contou com a parceria da Prefeitura de Marechal Deodoro, que cedeu o espaço para a realização dos trabalhos.
De acordo com o delegado Carlos Reis, diretor do DPJM, o trabalho deve permanecer até o dia 10 de março de 2013, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.
Os BOs produzidos no posto de atendimento do Francês serão remetidos para a delegacia de Marechal Deodoro.  
Fonte:http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/12/29/posto-de-monitoramento-da-guarda-municipal-atende-a-populacao-do-frances

Guarda Municipal fica com dr. Ferraz


A valorização dos guardas municipais, sem substituírem as outras forças de segurança, é a principal meta do novo comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, 54 anos, delegado que hoje é professor na Academia de Polícia, em São Paulo, e também do Centro Universitário Anchieta.
“A instituição tem 63 anos e merece uma casa própria, não apenas administrativa mas de serviços de apoio que hoje faltam aos guardas. A questão salarial está razoavelmente bem, mas há vários pontos, de saúde e outros”, diz. 

Ele aponta o monitoramento em tempo real por toda a cidade como um objetivo para melhorar a ação das viaturas. E, sobre as bases regionais, diz que serão definidas a partir de um plano municipal de segurança que será elaborado com a comunidade, incluindo mecanismos de “feedback” sobre o atendimento prestado.

“Periclitante” / Especialista em direito ambiental, Ferraz afirma que a situação da cidade nesse tema desperta preocupações. “É uma situação periclitante. Uma cidade maravilhosa, com o metro quadrado valorizado por estar entre grandes centros, e tendo a Serra do Japi, que está até no hino da Guarda. Vamos trabalhar em conjunto com as outras secretarias no projeto para a serra, há diversos focos de pressão ali”, explica com destaque para a zona oeste, paralela à rodovia Dom Gabriel, mas lembrando das autorizações federais de lavra em outros pontos. 

O prefeito eleito, Pedro Bigardi (PCdoB), endossa que a questão da Secretaria de Segurança Pública vai ser estudada com calma. “Temos que levar o debate desse assunto tão importante para os demais prefeitos da Aglomeração Urbana”, afirma. 

Entre outros pontos, Ferraz destacou a necessidade de retomar a colaboração com os vigilantes noturnos,  de escalonar a ampliação do efetivo da Guarda  e de ampliar a preparação legislativa de todos. “Existem paradigmas a serem quebrados, mas temos uma boa base humana”, define.

Ele vai ocupar o lugar de Paulo Sérgio Giacomelli Stel, o Jacó, atual comandante da GM.
posse ao ar livreO prefeito Pedro Bigardi faz seu discurso de posse  na terça-feira, às 12h, no parlatório externo do Paço Municipal.   Tendas estão sendo armadas para o caso de chuva ou sol quente.  Uma atração encaminhada pelo atual governo é a Banda São João Batista, com o hino da cidade.  As bênçãos do bispo dom Vicente Costa e do pastor Maurício Araújo serão no evento interno.
Fonte:http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/40880/Guarda+Municipal+fica+com+dr.+Ferraz

RS - Guarda Municipal de Santa Cruz recebe novas viaturas


Apresentação dos novos veículos foi realizada durante a manhã desta sexta-feira, 28.

A Guarda Municipal (GM) da Prefeitura de Santa Cruz do Sul foi contemplada com mais duas viaturas 0 km, conquistadas através do Projeto de Mobilidade da categoria implantado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).A apresentação dos novos veículos foi realizada durante a manhã desta sexta-feira, 28, pelo coordenador da GM de Santa Cruz, Reginaldo Martins Britto de Campos. Ele explicou que se trata de duas caminhonetes cabine dupla, equipadas com giroflex e rádio comunicador. “São viaturas prontas para uso, que serão fundamentais em nossa atividade de ronda, patrulhamento e atendimento de ocorrências”, afirmou o servidor.Britto destacou que a frota da GM local foi cem por cento renovada. “Nosso veículo mais velho tem 7.000 km”, explica. Atualmente a Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul conta com nove viaturas novas: quatro carros Gran Siena, duas caminhonetes S10, duas motos XRE 300 cc e uma van Fiat Ducatto.

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
http://www.gaz.com.br/noticia/385303-guarda_municipal_recebe_novas_viaturas.html

Guarda Municipal prende acusado de homicídio em Foz



Guarda Municipal prende acusado de homicídio em Foz
Em patrulhamento de rotina, guardas municipais em serviço na área central de Foz do Iguaçu realizaram, por volta de 19h45 de domingo (23) a abordagem a dois indivíduos que estavam em uma motocicleta.
Durante os procedimentos de revista e verificação de documentação, descobriu-se que um dos abordados, um menor de 17 anos,  estava armado com uma pistola nove milímetros. Já o piloto, por sua vez, não portava nenhum tipo de documentação pessoal ou da moto.
Ambos receberam voz de detenção e foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil, onde o menor confessou ter cometido um assassinato na região do bairro Morenitas.
Fonte: CBN Foz

sábado, 29 de dezembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL COM FARDA COR DE LARANJA

A Guarda Municipal de Ipojuca/PE possui um fardamento bastante peculiar,além de parte dele ser cor de laranja,ainda possui detalhes em xadrez e a bandeira do Brasil nas mangas,invés da bandeira do município.
Fonte:http://guardamunicipalrecife.blogspot.com.br/2011/12/guarda-municipal-com-farda-cor-de.html

Guarda Municipal de Araraquara passará a utilizar armas não letais


A Guarda Municipal de Araraquara (273 km de São Paulo) começará a utilizar armas não letais (pistolas de eletrochoque) a partir de 2013. O equipamento faz parte de um pacote de aquisições que a Secretaria Municipal da Segurança conseguiu a partir de um convênio firmado com o Ministério da Justiça, que liberou R$ 400 mil para o município. "É uma verba específica para melhorar a organização dos municípios estruturados com secretarias de Segurança", afirmou o secretário da pasta em Araraquara, Eli Schiavi. De acordo com ele, a verba não pode ser utilizada para a compra de veículos ou para a aquisição de armamento letal. "Investiremos no mobiliário do auditório onde temos cursos, em novos computadores para as coordenadorias da guarda municipal e em rádios comunicadores", disse. A secretaria também quer comprar três veículos comuns --autorizados pelo convênio. "Atualmente trabalhamos com veículos locados. A compra dos automóveis seria uma despesa a menos para o município", afirmou. A quantidade de armas não letais a ser adquirida ainda não foi definida. Segundo o secretário, a compra de cada equipamento depende da autorização do Exército e da realização de um curso de capacitação para a sua utilização. A Guarda Municipal de Araraquara conta atualmente com 90 profissionais. O prefeito reeleito Marcelo Barbieri (PMDB) estuda o aumento da corporação para a próxima administração. 

SP - Equipe GEPAM da Guarda Municipal evita estelionato em São Manuel.



A equipe GEPAM  da Guarda Municipal de São Manuel, composta pelo Sub CMT Freitas, agentes Roque, Leandro e Gonçalves, estava em patrulhamento pela Rua Comendador Luis Fittipaldi, Vila  São Geraldo, quando deparau com 02 indivíduos (vulgo Bonezinho e Vandinho) com um vídeo game Playstation 2 nas mãos, vendendo a uma pessoa. Diante dos fatos (dos dois serem bastante conhecidos nos meios policiais) foi feito a abordagem, onde foi constatado, que o aparelho não tinha procedência legal, e os mesmos nos informou ainda que o vídeo game estava queimado e sem condições de uso. A vitima pagou R$ 20,00 pelo produto. Guarda Municipal  logrou êxito em recuperar o dinheiro  e devolver a vitima.
                Os indivíduos foram conduzidos a Delegacia, onde foi feito o boletim de ocorrência e foram passados os dados ao Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil, para a investigação dos fatos.
Fonte:http://www.fmintegracao.com.br/noticias-integracao-fm/1525-equipe-gepam-da-guarda-municipal-evita-estelionato-em-sao-manuel

Guarda Municipal atende a mais de 2 mil solicitações em 2012




Volta Redonda
A Seção de Trânsito (SETRAN) da Guarda Municipal de Volta Redonda, durante todo o ano de 2012, realizou mais de 2 mil atendimentos solicitados por diversos segmentos da sociedade, para garantir a fluidez no trânsito e a segurança dos cidadãos presentes ao evento em questão. São eles:
- Eventos esportivos (Ilha São João, Estádio da Cidadania, Recreio do Trabalhador, Quadras Esportivas, Complexo Esportivo do Aero Clube, Corrida Rústica e Ciclismo da Liga desportiva de Volta Redonda);
- Eventos culturais do Cine 9 de Abril;
- Balizamentos de procissões e de carretas;
- Apoio a obras e interdições;
- Shows (Ilha São João, Recreio do Trabalhador, PET, Clube Comercial, Aero Clube, Clube Náutico, Casarão, Espaço Curral e Graffith Hall);
- Eventos evangélicos em praças e ginásios;
- Apoio a ensaio de blocos carnavalescos (Água Limpa, Conforto, Os Caretas, Vila Brasília e Vila Americana);
- Eventos da PMVR (inaugurações, Domingo Alegre e Cidadania é Aqui);
- Eventos e festas em igrejas;
- Apoio à Secretaria Municipal de Fazenda;
- Apoio à Suser (pintura de via e fiscalizações de transporte escolar);
- Eventos diversos em escolas;
- Jogos estudantis;
- Corrida da Paz.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, "a Guarda Municipal recebe uma média de cinco pedidos por dia, para eventos de diversos tipos e procuramos atender satisfatoriamente a todos eles, bastando nos enviar a solicitação com um pouco de antecedência para que possamos nos organizar", afirmou ele.



Guarda Municipal não vai municipalizar polícia, mas agir na prevênção de crimes, diz Amorim






O vereador e novo secretário da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, comentou em entrevista ao programa Rede Verdade da TV Arapuan que a Guarda Municipal não vai ter poder de polícia na Capital e que vai atuar na prevenção da violência.
De acordo com o vereador a decisão está tomada e a secretaria vai ser criada na administração de Luciano Cartaxo. Amorim explicou que a guarda municipal vai atuar na prevenção, já que a repressão já é feita pelas Polícias Militar e Civil.
“Não estamos municipalizado a polícia. A Guarda Municipal não vai ter poder de polícia a não ser a administrativa. Não quero gerar essa expectativa na sociedade, que a Guarda vai prender, quem faz isso é a PM e PC. Nós vamos contribuir complementarmente, atuando na raiz do problema e a tendência é diminuir a violência”, conta. 
Fonte: http://www.paraiba.com.br/2012/12/26/10942-guarda-municipal-nao-vai-municipalizar-policia-mas-agir-complementarmente-diz-novo-secretario

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Câmara rejeita registro de armas de PMs e bombeiros pela Polícia Federal


Arquivo/ Gustavo Lima
Alexandre Leite
Para Alexandre Leite, o Exército tem mais estrutura para o controle dessas armas.
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado rejeitou, no mês passado, proposta que inclui no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), organizado pela Polícia Federal, as armas das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares. Hoje, esses equipamentos estão registrados no Sistema de Gerenciamento Militar de Armamentos (Sigma), sob responsabilidade do Comando do Exército.
A medida está prevista no Projeto de Lei 1070/11, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Como a Comissão de Segurança Pública é a única responsável pela sua análise de mérito, a proposta será arquivada, a menos que seja apresentado recurso para votação em Plenário.
Estrutura
O relator, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), criticou a proposta. Para ele, o Exército tem mais estrutura para o controle dessas armas. “Enquanto a Polícia Federal conta com aproximadamente 115 unidades, o Exército possui cerca de 290 organizações militares”, explicou.

O parlamentar também defendeu que a quantidade de armas sob responsabilidade das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares é justificativa para manter o registro a cargo do Exército. “Em razão das dimensões continentais de nosso País e levando-se em consideração o crescente aumento [nos efetivos] das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares nos estados brasileiros, é bastante oportuno que um órgão especializado da Administração Pública, ou seja o Exército Brasileiro, fique encarregado do controle e fiscalização da quantidade de material bélico em uso por essas Instituições”, afirmou.
Alexandre Leite acrescentou também que o órgão pode coibir possíveis irregularidades por meio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Atualmente, de acordo com o deputado, existem 422 mil policiais militares e 50 mil bombeiros no País.
Ainda segundo o relator, a Polícia Federal tem acesso ao Sigma. “O acesso permitido a Policia Federal é suficiente para sua efetiva pesquisa e obtenção de dados que instrua suas atividades”, argumentou o deputado antes de concluir que “as informações constantes nas duas bases de dados são conhecidas dos dois órgãos e capazes de fornecer informações para realização de suas atividades e o alcance de todas as informações necessárias para tanto”.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Carolina Pompeu 
Edição – Juliano Pires

SEMINÁRIO DE LIDERANÇA E COMANDO


Guarda Municipal é executado com 38 tiros em no interior de Uauá

Uauá - Bahia
Guarda Municipal é executado com 38 tiros em no interior de Uauá














Foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (24), na fazenda Carro quebrado município de Uauá o Guarda municipal Deusdete França dos Santos, 48 anos, segundo a policia a casa de Deusdete foi cercada por quatro homens desconhecidos que invadiram sua residência e dispararam 38 tiros de calibres 38 e .40 a pericia esteve no local segundo o investigador de policia Civil Genilson Gomes Gonçalves, Deusdete não tinha antecedentes criminais, o mesmo vivia com a mulher e dois filhos em sua moradia a 18 km da sede do município.
O corpo foi levado para o IML de Juazeiro onde passará por necropsia.

Umbuzada.com 

Com dois anos em atraso no documento, PRF faz levantamente e apreende viatura da PM

pmsdobrasil.com

Uma viatura pertencente à 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policia Militar, de Itabaiana, foi apreendida por agentes da Policia Rodoviária Feral (PRF), após se envolver em um acidente na BR 235.
A viatura da PM, pertencente a 1ª Cia, de Areia Branca, que se envolveu em um acidente nesta terça-feira (18), e que teve apenas danos materiais, acabou sendo apreendida pela PRF por estar com dois anos de licenciamento em atraso, além de um mandado de busca e apreensão.

Os agentes federais que foram até o local do acidente fazer o levantamento, não tiveram alternativa a não ser recolher o veiculo e levá-lo para o pátio da PRF, localizado na avenida Maranhão em Aracaju. É que para surpresa dos PMs e dos agentes, mesmo se tratando de uma viatura policial, essa estava com os documentos irregulares, ou seja, havia dois anos em atraso.

Surpresa maior e desagradável para os policias militares, aconteceu quando agentes da PRF foram fazer um levantamento sobre o veículo, que para surpresa de todos, havia um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.

Desta forma, com tantas irregularidades, o veiculo acabou sendo recolhido ao pátio da PRF aguardando que a secretaria de segurança pública possa resolver a situação para que o veiculo seja liberado.

asprasergipe


SP: PM mata 1 a cada 16 horas e passa recorde de 2006

pmsdobrasil.com


Policiais militares mataram em serviço, entre janeiro e novembro, mais do que em todo o ano de 2006, quando ocorreram os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC). Em 2012, já são 506 mortos no Estado em confrontos classificados como resistência seguida de morte, ante 495 daquele ano. Em média, a PM mata uma pessoa a cada 16 horas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o número de mortes por prisões é "relativamente baixo". 
A escalada dos casos de mortos em confronto é acompanhada da onda de violência que se intensificou em outubro e provocou a queda do secretário da Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto, em 21 de novembro - e sua substituição por Fernando Grella Vieira.  As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
"Acho que se demonstra claramente a existência de uma política institucionalizada para matar. É impossível que se tenha tantas pessoas dispostas a morrer em confrontos com a PM. É preciso checar no que deu a investigação a respeito dessas mortes", diz o presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Ivan Seixas.  Segundo o especialista em segurança pública Guaracy Mingardi, houve descontrole. "Polícia sem controle, que pisa no acelerador, mata mais. Foi isso o que Ferreira Pinto fez. Não é que ele incentivava (as mortes), mas não controlava", afirma. Coordenadora auxiliar do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública, Daniela Skromov observa deveriam ser adotados métodos de controle durante as ações policiais. "Deve-se fazer a filmagem obrigatória dessas ações. As imagens poderiam absolver ou condenar o policial. Do que se tem medo?", questionou.
 
terra


Governo aprova reforma da Previdência para servidores, mas não o fim do fator previdenciário


No ano em que o Congresso alterou aposentadoria de servidor público, governo evitou mudança no INSS


BRASÍLIA - No ano em que as discussões parlamentares foram pautadas pelo chamado “calendário Maia” de votações, em referência ao presidente da Câmara, o Congresso Nacional conseguiu aprovar uma verdadeira reforma da Previdência do setor público, com a criação do Fundo de Previdência do Setor Público (Funpresp). Com a mudança, que começa a ser aplicada aos novos servidores a partir de fevereiro, o funcionalismo passou a ter regras mais parecidas com as do INSS, com efeitos em até 30 anos na redução do déficit do Regime Próprio de Previdência do Servidor (RPPS).

Em contrapartida, mais uma vez, o Congresso fracassou na tentativa de votar o fim do fator previdenciário. O Palácio do Planalto impediu a votação do fim do fator e, com isso, ficou na gaveta a criação de um novo sistema para o setor privado, ou seja, para o pagamento das aposentadorias do INSS. O Orçamento da União de 2013 prevê gastos totais da União de R$ 78 bilhões com o atual sistema de aposentadorias dos servidores dos três Poderes, segundo dados da Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Déficit de R$ 51,4 bilhões
O déficit da Previdência Pública foi fixado em R$ 51,4 bilhões na mensagem presidencial enviada juntamente com o Orçamento, em agosto, mas o rombo já ultrapassa os R$ 60 bilhões, conforme os cálculos da Previdência. Este dado final costuma variar conforme a sistemática de cálculo da Previdência e do Tesouro Nacional.
Em contrapartida, o déficit do INSS para 2013 está fixado em R$ 34,2 bilhões, ou seja, quase a meta do rombo do servidor público.
No balanço final de ano, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que a não votação do fim do fator previdenciário foi um das frustrações do seu mandato. Segundo ele, a maioria do Congresso é a favor de acabar com o fator, mas o governo é contra.
— Queria substituir o fator previdenciário por outra condição que garantisse melhor aposentadoria para o trabalhador brasileiro — disse Marco Maia.
Substituição do fator
O governo iniciou negociações para a adoção de um mecanismo que substituísse o fator previdenciário como fórmula de cálculo das aposentadorias, mas os técnicos não tiveram segurança sobre nenhuma das alternativas encontradas. Para evitar a votação da proposta em novembro, como prometeu Maia, o governo acertou a criação de mais uma comissão especial para discutir o assunto até março.
— Não é razoável que um cidadão contribua 35 anos e tenha ainda redução no valor de sua aposentadoria — disse o presidente da Câmara.
Em maio, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria um novo regime de Previdência para o servidor público federal. A proposta cria o Regime de Previdência Complementar do Servidor Público da União e autoriza a criação de até três Fundos de Previdência Complementar (Funpresp), um para cada Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Pelas novas regras, o servidor terá garantida uma aposentadoria até o valor do teto do INSS, que hoje está em R$ 3,9 mil. Para ganhar um benefício acima disso, terá que contribuir para um fundo de Previdência.
O Funpresp do Executivo e do Legislativo já foi criado e será comandado por Ricardo Pena, ex-assessor do ministro Guido Mantega na Fazenda.
Google Analytics Alternative