GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Denúncia ajuda Guarda Municipal a apreender drogas em Jundiaí

Quase um quilo de maconha, crack e haxixe foi encontrado.

Suspeito de vender os entorpecentes conseguiu fugir.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Quase um quilo de entorpecentes foi apreendido na manhã desta quinta-feira (24), no bairro Morada das Vinhas, em Jundiaí (SP). De acordo com a Guarda Civil Municipal, porções de maconha, crack e haxixe foram encontradas depois que moradores fizeram denúncia de um jovem estava vendendo drogas em um estacionamento.
Ainda no estacionamento, a GCM encontrou mais uma porção em um veículo abandonado, além de uma grande quantidade de embalagens plásticas. A ocorrência foi encaminhada ao 2º Distrito Policial e as drogas foram apreendidas. Ninguém foi preso.Um rapaz indicado pela denúncia conseguiu fugir. No local foi encontrada uma sacola com os entorpecentes.

Porções de maconha, crack e haxixe foram encontradas após denúncia (Foto: GCM/Divulgação)Porções de maconha, crack e haxixe foram encontradas após denúncia (Foto: GCM/Divulgação
)

'Não brinco mais', diz baleada por GM ao fingir roubo mascarada de caveira

Adolescente tentou assustar amigas em padaria e levou tiro na perna.

Caso, registrado em Piracicaba, será avaliado pela Guarda Municipal.

Do G1 Piracicaba e Região









A jovem de 17 anos baleada por um guarda municipal após usar uma máscara de caveira e, em tom de chacota, simular assalto a uma padaria em Piracicaba (SP) disse na tarde desta quarta-feira (23) que "não brinca mais" com este tipo de situação. A adolescente, recém-contratada no estabelecimento, levou um tiro na perna e passa bem. A padaria é do irmão do guarda, que estava no local em horário fora do expediente e portava arma de uso particular para ajudar na segurança do comércio, segundo a Prefeitura. O caso, que ocorreu na noite desta terça-feira (22), será avaliado pela ouvidoria da Guarda Municipal (GM).
Máscara usada por jovem durante brincadeira em padaria de Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Máscara usada por jovem durante brincadeira em
padaria em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Em entrevista à EPTV (veja vídeo acima), a funcionária relatou que as outras pessoas que estavam na padaria, localizada no bairro Nova Iguaçu, viram quando ela tirou a máscara da bolsa e a colocou no rosto. "Um das meninas ficou assustada e, para brincar, eu saí gritando que era um assalto. Foi quando o guarda disparou", relatou. Ao ver o ferimento na perna, a jovem disse que o agente de segurança pediu desculpas e percebeu que não se tratava de uma ocorrência verdadeira.
O guarda quis socorrê-la com o próprio carro, mas o proprietário da padaria preferiu acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A vítima foi levada à Santa Casa pela equipe. A padaria foi assaltada há um mês e o guarda dá proteção ao irmão na hora de fechar o estabelecimento, quando há movimentação de dinheiro.
A mãe da adolescente, uma dona de casa de 40 anos, afirmou que a garota estava com a máscara na bolsa porque levaria o objeto para a residência de uma amiga, pois ambas iriam a uma festa à fantasia nos próximos dias. "Ela sempre foi muito brincalhona, e eu sempre falei que essas brincadeiras acabariam em choro. Foi uma brincadeira de mau gosto dela. O guarda não teve nada a ver com isso", falou a mãe, que não dará parte contra o profissional e nem contra o dono da padaria.
Ouvidoria da GM
Em nota, a Guarda Municipal de Piracicaba informou que o agente da corporação ajudava o irmão a fechar o caixa do estabelecimento quando ocorreram a brincadeira e os disparos. Segundo a GM, a arma que o guarda portava é de uso particular. "A Guarda recebeu o boletim de ocorrência e levou o caso para conhecimento e apuração da ouvidoria. O boletim indicou que o GM agiu em legítima defesa", relatou a corporação.

Jovem com pistola 9mm na cintura é detido pela guarda municipal, em Foz do Iguaçu

Um outro jovem que estava com o detido foi encaminhado à delegacia como testemunha...

Servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu detiveram dois jovens durante um patrulhamento comunitário na tarde de ontem (23) e apreenderam uma pistola calibre 9 mm com onze munições intactas, em Foz do Iguaçu.
A abordagem aconteceu na Rua Valdomiro Faremberg, no Bairro Jardim Bandeirantes, região de Três Lagoas.
Os servidores suspeitaram das atitudes de Maicon Rodrigues de Araujo, 19 anos, e de outro rapaz identificado apenas como Paulo. Em revista pessoal, a arma foi encontrada na cintura de Maicon, que recebeu voz de prisão e foi conduzido à 6ª SDP (Subdivisão Policial) por porte ilegal de arma de fogo. 
Paulo foi encaminhado a delegacia como testemunha. O jovem foi ouvido e liberado na sequência.
Confira mais imagens

domingo, 27 de abril de 2014

Carlinhos Silva em visita ao Centro de Formação da Guarda Civil Metropolitana

Parceiros Verdes em defesa dos Ideais Azul Marinho

www.chicosardelli.com.br
www.gcmcarlinhossilva.blogspot.com
@chicosardellipv
@carlinhosilva43


Grandes amigos , grandes lideranças  Cd Basilio e Cd Vilas Boas

Juntos em  defesa dos ideais azul marinho


GUARDA MUNICIPAL DE CIPÓ (BA) É ASSASSINADO NA PORTA DE SUA RESIDÊNCIA

Um guarda municipal foi assassinado a tiros, na noite de sexta-feira 25, na Rua Débora Santos, no bairro- Santos Dumont, no município de Cipó.

Informações levantadas pela Polícia Militar, dão conta de que, dois elementos, chegaram  em  um veículo  Celta de  cor  escura e  demais  dados  não   anotados,  na casa  de José Virgem dos Santos, chamando por  “Zezinho”, e  quando  o mesmo   abriu a  porta, foi  alvejado  por  vários  disparos  de  arma de  fogo, possivelmente  de calibre  38.

Atingido em diversas partes do corpo, principalmente no tórax, Zezinho, como era conhecido o servidor público, andou alguns metros para dentro de casa e acabou morrendo sentado na cama. Será instaurado um inquérito policial, para apurar a autoria, bem como a motivação do homicídio.


Fonte: Gil Santos Noticias

POLICIA CIVIL DOOU 120 PISTOLAS CALIBRE 380 PARA A GUARDA MUNICIPAL DE VITÓRIA (ES)

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e da Polícia Civil doou 120 pistolas calibre 380 para a Guarda Civil Municipal de Vitória. A doação aconteceu nesta segunda-feira  na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
De acordo com o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, a doação faz parte da padronização de equipamentos e armamentos para os policiais dos Estados Federados e do Distrito Policial, com fomento do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Para isso, todos os revólveres calibre 38 e pistolas calibres 380, que estavam acautelados aos policiais civis foram recolhidos e eles receberam pistolas novas de calibre .40”, contou Joel Lyrio.
O valor estimado da doação das 120 pistolas é de R$ 49.800,00, conforme informou o titular do Departamento de Administração Geral (Dage) da Polícia Civil, delegado Paulo César Ferreira. Para a sub-secretária da Segurança Urbana de Vitória, Luciana Fiorin, a aquisição do armamento faz parte do processo de modernização da Guarda Civil Municipal de Vitória. “Atualmente atuamos predominantemente com revólveres calibre 38. As pistolas vão contribuir com a modernização e o re-aparelhamento dos agentes”, explicou.
Segundo Luciana Fiorin, dos 250 agentes de segurança que existem na Guarda Civil Municipal de Vitória, 152 deles já possui o curso para manuseio da pistola e assim que a transferência de registro das armas for concluída pela Polícia Federal eles estarão aptos para usar o novo armamento.
“Além desses, temos outros 98 agentes que foram nomeados no final do ano passado e que farão o curso na Academia de Polícia, por meio de uma parceria firmada com a Polícia Civil”, afirmou.
O delegado responsável pela Delegacia de Armas e Munições (Dame), Fabrício Dutra, informou que foi realizada a limpeza, a manutenção preventiva e testes em todas as armas doadas aos agentes de segurança.
Ele adiantou que, em breve, todos os revólveres calibre 38 que estavam com os policiais civis e foram recolhidos serão doados a Guarda Civil de Vila Velha.


Fonte: Amigos da Guarda Civil

sábado, 26 de abril de 2014

CONVITE: 1º JORNADA IBEROAMERICANA DE SEGURIDAD Y DEFENSA - BRASIL 2014

IPA-​​I​​nternational Police Association
AREVOc - Associación de Reservistas Voluntários de las Fuerzas Armadas Españolas em Cataluña   


Temos a honra de convidá-lo a participar de nosso evento, "I - JORNADA IBEROAMERICANA DE SEGURIDAD Y DEFENSA - BRASIL 2014.”, ​​o qual ocorrerá no dia “30 de abril 2014”, das 10h às 12h, na CidPol - Cidade da Polícia, situada na Avenida Dom Hélder Câmara , 2066 - Jacaré, Rio de Janeiro – RJ entrada pelo estacionamento na Avenida dos Democráticos, em caráter de CONVIDADO ESPECIAL.



Agradecemos desde já sua valiosa presença

Nossas cordiais saudações,
ERNESTO LICURSI
Presidente da IPA/RIO



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Jovem envolvido no assassinato do índio Galdino é aprovado para a Polícia Civil

Gutemberg Nader Almeida Junior era menor quando particiou do crime que chocou o DF

Do R7
Índio Galdino morreu após ter o corpo incendiado, em 1997, em uma parada de ônibusEd Ferreira/20.04.1997/AE
Um dos envolvidos no assassinato do índio Galdino - crime que chocou o Distrito Federal em abril de 1997 -, Gutemberg Nader Almeida Junior ainda pode ser aprovado para o concurso que prestou em 2013 para agente da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal). O resultado definitivo do certame ainda não foi divulgado.
Apesar de não ter tido seu nome divulgado na lista do resultado provisório sobre “sindicância de vida pregressa e investigação social”, houve prazo para recurso e, se ele tiver recorrido, a data para divulgação do resultado definitivo sobre a conduta social dos candidatos está prevista para esta quarta-feira (24), conforme o edital.  
Em nota divulgada, a Polícia Civil confirmou que o jovem passou nas primeiras etapas do concurso, mas foi reprovado administrativamente na avaliação de vida pregressa. 
A lista com o resultado do concurso está disponível no site do Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília), responsável pelo processo seletivo da PCDF para os cargos de agente e escrivão. A última atualização da página sobre o processo seletivo, até a manhã desta quinta-feira (24), consta a data 16 de abril de 2014.  Gutemberg Nades Almeida Junior, que era menor de idade na época do crime, havia sido aprovado até agora em todas as etapas do processo seletivo da Polícia Civil.
A primeira, de caráter eliminatório, foi de provas objetivas de conhecimento básicos e específicos e uma prova discursiva, de caráter classificatório, aplicadas no dia 10 de novembro de 2013, conforme o edital disponível no site do Cespe. Depois da etapa das provas escritas, os candidatos passaram por exames biométricos, avaliação médica e avaliação psicológica. Todas de caráter eliminatório.   
Após todas essas etapas abriu-se a “sindicância de vida pregressa e investigação social”, de caráter eliminatório. Nesse resultado, não consta o nome de Gutemberg Junior. Em seguida, haverá a avaliação de títulos, de caráter classificatório, de acordo com o edital do Cespe. A última etapa do concurso é o curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório.   
Segundo o advogado Hadan Nakai, não existe nada na lei que impeça Gutemberg de assumir a vaga como policial, caso seja aprovado no concurso. Segundo o especialista, quando a pessoa pratica um crime quando é menor de idade, nada fica registrado nos autos.  
— Quando a pessoa pratica qualquer ato infracional quando menor de idade, quando ele completa 18 anos não fica nem no registro, é como se ela renascesse, esclareceu o advogado.   
Ainda segundo Nakai, mesmo que Gutemberg tivesse cometido o crime quando maior de idade, a lei penal garante que, passados cinco anos do cumprimento da pena, a pessoa passa a ser réu primária, portanto, abre-se a possibilidade de assumir um cargo público, como qualquer outra pessoa. 
O índio Galdino foi queimado em uma parada de ônibus da 703 Sul por cinco jovens de classe média do DF, entre eles Gutemberg, que tinha apenas 17 anos quando participou do crime. Ele respondeu por ato infracional análogo ao crime de homicídio. Os outros rapazes – Max Rogério Alves, Antônio Novely Vilanova, Tomás Oliveira de Almeida, Eron Chaves de Oliveira – foram condenados por homicídio triplamente qualificado e condenados a 14 anos de prisão em 2001.        

Policial mata namorada no meio da rua e atira na própria cabeça

 Logo após disparar quatro tiros contra Paola, que morreu na hora, Napoleão atirou contra o próprio maxilar
O policial civil Napoleão Seki Júnior, 38 anos, está internado depois de matar a namorada, Paola Natália Cardoso, de 23 anos, na tarde desta quinta-feira (24) e depois atirar na própria cabeça.
Em estado grave, o agressor passava, até as 21 horas desta quinta-feira (24), por uma cirurgia no Hospital Cajuru. Uma testemunha que estava em um carro que passava pelo local gravou em vídeo toda a cena do crime. Logo após disparar quatro tiros contra Paola, que morreu na hora, Napoleão atirou contra o próprio maxilar. O projétil ficou alojado em sua cabeça.
Em seguida, ele foi socorrido e levado para o hospital. Um primeiro boletim médico indicou que o policial, mesmo que sobreviva, perderá a visão do olho esquerdo. 
Policial mata namorada  e atira na própria cabeça (Foto: Reprodução/Bem Paraná)
O assassinato está sendo investigado pela Delegacia da Mulher, mas a Justiça já decretou a prisão preventiva do policial e havia dois policiais militares no hospital para prendê-lo. 
Segundo testemunhas, o casal discutiu muito antes do crime. Uma dessas testemunhas afirmou que Paola estava em um Celta e foi tirada do carro pelo namorado. Em seguida, foi algemada no meio da rua.
Nesse momento, segundo relato de um pedestre que também presenciou a cena, um rapaz que passava pela rua tentou intervir, quando Paola já estava algemada. Ela chegou a escapar e correr pela rua, mas logo Napoleão mandou o jovem ficar quieto, argumentando que estava armado. 
Processo
Napoleão trabalha no Núcleo Jurídico da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. Mesmo lotado na polícia estadual paranaense desde agosto de 2010, ele responde a um processo criminal em São Paulo, que ainda não foi julgado. 
O delegado Rubens Recalcatti, que deve comandar as investigações, não quis levantar nenhuma hipótese para o caso, mas acredita que a origem do crime está resumida a uma briga de casal. “Talvez isso tenha ocorrido por uma briga de casal, e ele acabou cometendo o crime”, disse Recalcatti. 
Relacionamento
Minutos depois do assassinato, alguns familiares de Paola chegaram ao local e comentaram que os dois namoravam havia um ano. Segundo os parentes, eles brigavam constantemente e passaram a morar juntos havia pouco mais de uma semana. As imagens das câmeras da rua foram solicitadas pela Delegacia da Mulher, que também pediu o vídeo feito pela testemunha. 
A polícia também investiga a utilização de arma e algemas da corporação policial. Paola, que era filha única, tinha um filho de um ano e três meses de um relacionamento anterior e estudava na Universidade Federal do Paraná.
Fonte:correio24horas.com.br

Carlinhos Silva em mais uma visita a Guarda Municipal de Campos do Jordão



Parceiros Verdes em defesa dos Ideais Azul Marinho

www.chicosardelli.com.br
www.gcmcarlinhossilva.blogspot.com
@chicosardellipv
@carlinhosilva43

quinta-feira, 24 de abril de 2014

E ASSIM FOI APROVADO O PROJETO DE LEI 1332.........


Câmara aprova projeto que regulamenta as guardas municipais

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Ordem do Dia para votação do PL 1332/03, que dispõe sobre as atribuições e competências comuns das Guardas Municipais do Brasil
Projeto que trata do funcionamento das guardas municipais foi aprovado pelo Plenário da Câmara.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 1332/03, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que regulamenta a criação e o funcionamento das guardas municipais, permitindo o uso de arma de fogo nos casos previstos no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).
O texto aprovado é o de uma subemenda do relator pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Fernando Francischini (SDD-PR), que incorporou negociações com os partidos e o governo. A matéria será enviada ao Senado.
Nos termos do Estatuto do Desarmamento, o porte de arma aos guardas municipais será permitido nas capitais dos estados e nos municípios com mais de 500 mil habitantes; e em cidades com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, quando em serviço.
O direito ao porte de arma poderá ser suspenso em razão de restrição médica, decisão judicial ou por decisão do dirigente com justificativa.
Efetivo total
Segundo o texto, a guarda municipal não poderá ter efetivo maior que 0,4% da população do município com até 50 mil habitantes. Nas cidades com população maior que 50 mil pessoas e menor que 500 mil, o efetivo mínimo será de 200 guardas; e o máximo, de 0,3% da população. Para municípios com mais de 500 mil habitantes, o índice máximo será de 0,2% da população.
Se houver redução de habitantes, o tamanho da guarda será preservado, mas a lei municipal deverá prever seu ajuste posterior.
O projeto, que ficou conhecido como Estatuto Geral das Guardas Municipais, também permite a existência das guardas por meio de consórcio em cidades limítrofes.
Se virar lei, a proposta se aplicará a todas as guardas municipais existentes, que terão dois anos para se adaptar.
Competências
Segundo o texto aprovado, a competência geral das guardas municipais é a proteção de bens, serviços, ruas públicas e instalações do município.
Entre as competências específicas, destacam-se: cooperar com os órgãos de defesa civil em suas atividades; colaborar com os órgãos de segurança pública, inclusive em ações preventivas integradas; e atuar com ações preventivas na segurança escolar. Entretanto, as guardas municipais não podem ser sujeitas a regulamentos disciplinares de natureza militar.
O guarda municipal poderá intervir preliminarmente em situação de flagrante delito; encaminhando à delegacia o autor da infração.
Requisitos
A criação de guarda municipal deverá ocorrer por lei, e os servidores deverão ingressar por meio de concurso público. Para ingressar na guarda, o candidato deve ter nacionalidade brasileira; nível médio completo; e idade mínima de 18 anos.
O texto exige curso de capacitação específica do servidor, permitindo ao município a criação de órgão de formação, treinamento e aperfeiçoamento.
Poderá haver ainda convênio com o estado para a manutenção de um órgão de formação centralizado, que não poderá ser o mesmo de forças militares. A associação em consórcio também é permitida.
Corregedoria
Em municípios nos quais a guarda tenha mais de 50 servidores e naqueles em que se use arma de fogo, o texto determina a criação de uma corregedoria para apurar as infrações disciplinares.
Todas as guardas deverão possuir ouvidoria independente para receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões e denúncias.
Poderá ser criado um órgão colegiado para exercer o controle social das atividades de segurança do município, analisando a alocação e a aplicação dos recursos públicos com o objetivo de monitorar os objetivos e metas da política municipal de segurança.
Confira outros pontos do Estatuto Geral das Guardas Municipais:
- a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reservará às guardas o número 153 e uma faixa exclusiva de frequência de rádio;
- o guarda municipal terá o direito a prisão especial antes de condenação definitiva;
- a estrutura hierárquica da guarda municipal não poderá usar denominação idêntica às das forças militares quanto aos postos e graduações, títulos, uniformes, distintivos e condecorações;
- as guardas municipais deverão usar, preferencialmente, uniforme e equipamentos padronizados na cor azul- marinho;
- será permitido o uso de outras denominações consagradas pelo uso, como “guarda civil”, “guarda civil municipal”, “guarda metropolitana” e “guarda civil metropolitana”.
Essa é a integra da SUBEMENDA SUBSTITUTIVO GLOBAL que foi aprovada:



















A 'loucademia' da Polícia Militar do Rio

Polícia moçambicana à caminho do Brasil para garantir segurança no Mundial de Futebol

Polícia moçambicana à caminho do Brasil para garantir segurança no Mundial de Futebol


Um contingente da Polícia da República de Moçambique (PRM) está a caminho do Brasil

 onde vai reforçar o efectivo de segurança montado para o Campeonato Mundial de Futebol a iniciar em Junho próximo.

De acordo com fonte do Comando-Geral da Polícia, citado pelo Notícias, o efectivo moçambicano estará sob comando das autoridades brasileiras e a sua principal missão será garantir segurança nos estádios de jogos e na protecção das selecções que ali estarão alojadas. Explicou que a protecção a ser dada pelos agentes nacionais será às selecções no hotel, durante os treinos e no percurso para os estádios de jogos. Eles farão parte de um comando conjunto.

Um dos estádios de destaque onde a participação policial moçambicana se fará sentir durante a competição, será no Estádio do Maracaná. Construído para a Copa do Mundo da FIFA de 1950 e imortalizado como palco da inesquecível final entre Brasil e Uruguai, um dos capítulos mais marcantes da história do torneio, este estádio reassume a condição de protagonista no Brasil 2014.

O Estádio de Maracanã vai acolher o maior número de partidas da competição, sete confrontos ao todo, e nele será disputada a final da copa a 13 de Julho, com os agentes moçambicanos privilegiados para reforçar o controlo de segurança.

Renovado para este Mundial, o Estádio, que ficou conhecido como “O Maior do Mundo” – chegou a receber 200 mil torcedores e detém vários dos maiores recordes de público da história do futebol, tem agora capacidade para 73.531 espectadores e continua sendo o maior do Brasil.

Refira-se que estarão no Mundial as seguintes selecções: GRUPO A – Brasil, Croácia, México e Camarões; GRUPO B: Espanha, Holanda, Chile e Austrália; GRUPO C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão; GRUPO D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália; GRUPO E: Suíça, Equador, França e Honduras; GRUPO F: Argentina, Bósnia, Irão e Nigéria; GRUPO G: Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos; GRUPO H: Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul.
Fonte: http://www.folhademaputo.co.mz/001.aspx?dqa=0:0:13688:2:0:0:-1:0:0&chnl=37

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Agente penitenciário está entre os presos por roubo de armas da Central de Escoltas

Ele e os outros três suspeitos detidos nesta madrugada serão ouvidos formalmente. Arsenal era negociado com criminosos e duas metralhadoras seriam vendidas por R$ 21 mil

Armas estavam escondidas em quatro casas na cidade de Ribeirão das Neves, onde fica a Central de Escoltas (Jair Amaral/EM/DA Press)
Armas estavam escondidas em quatro casas na cidade de Ribeirão das Neves, onde fica a Central de Escoltas


Um dos nove agentes penitenciários que estavam de plantão quando ocorreu o roubo de armas da Central de Escoltas da Penitenciária Dutra Ladeira está entre os quatro suspeitos detidos pela Polícia Civil nesta segunda-feira. Segundo o chefe do Departamento de Operações Especiais (Deoesp), ele e os demais suspeitos serão ouvidos formalmente ainda nesta semana e devem ser apresentados. 


Trinta e nove das 45 armas roubadas em 24 de março foram recuperadas durante uma operação do departamento na madrugada de domingo para esta segunda-feira. As 33 pistolas, seis submetralhadoras e cerca de 1,5 mil munições das 1,6 mil que haviam sido levadas foram encontradas em quatro endereços em Ribeirão das Neves. Faltam ainda outras seis pistolas. 
Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, o delegado Wanderson Gomes disse que a equipe ainda procura um quinto suspeito. Este homem é dono de um dos imóveis onde parte das armas foram encontradas. 

Sem dar mais detalhes sobre a execução do crime, o delegado explicou que os envolvidos estão divididos entre facilitadores – que esquematizaram o roubo, intermediadores e compradores. Duas metralhadoras estavam na iminência de serem negociadas por R$ 21 mil. As pistolas giravam em torno de R$ 4 mil a R$ 5 mil cada. 

O roubo das armas foi descoberto durante a troca de turnos na central. Agentes que chegaram para trabalhar pela manhã encontraram alguns colegas dormindo e outros passando mal. Ao entrar na sala de armas, perceberam a falta de 39 pistolas ponto 40 e seis submetralhadoras de mesmo calibre, além de cerca de 1,2 mil cartuchos de munição.

A suspeita é de que os agentes tenham sido dopados. O chefe do Deoesp informou hoje que o laudo do Instituto Médico Legal (IML), para averiguar se os agentes ingeriram alguma substância que causou os sintomas, ainda não foi concluído. Os nove profissionais foram afastados por 30 dias, prorrogáveis por mais um mês, por determinação do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz.

Advogado é preso após assaltar posto de combustíveis com quadrilha

Suspeitos também tentaram roubar empresa de segurança em Santos, SP.

Funcionários do posto foram agredidos pelos quatro criminosos.

Do G1 Santos 

Suspeitos roubaram posto e agrediram funcionários (Foto: Guilherme Lucio/G1)Suspeitos roubaram posto de combustíveis e agrediram funcionários (Foto: Guilherme Lucio/G1)
Quatro homens, entre eles um advogado, foram presos suspeitos de realizar dois crimes na manhã desta segunda-feira (21) em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a quadrilha tentou roubar uma empresa de segurança privada e assaltou um posto de combustíveis.

O primeiro crime aconteceu por volta das 7h. Thiago Souza dos Santos, de 21 anos; Cristian Guilherme Matias, de 19; Paulo Robson Alberto de Barros, de 30; e o advogado Marcelo Cury e Silva, de 28 anos, invadiram uma empresa de segurança privada no bairro Vila Mathias. Os funcionários que estavam no local se assustaram e fugiram, assim como os suspeitos, que saíram em um carro branco sem levar nada. A polícia suspeita que eles buscavam por armas.
 Marcelo Cury e Silva, de 28 anos, é advogado em Santos, SP (Foto: Reprodução/OAB)Marcelo Cury e Silva, de 28 anos, é advogado em
Santos, SP (Foto: Reprodução/OAB)
Funcionários da empresa reconheceram os suspeitos e ligaram para a polícia, que começou a realizar buscas pela região.
Enquanto as equipes realizavam patrulha, outra denúncia foi feita. Dessa vez, os suspeitos assaltaram um posto de combustíveis no bairro Ponta da Praia. Dois frentistas foram agredidos durante a ação, a quadrilha levou cerca de R$ 200 em dinheiro e maços de cigarro. Testemunhas afirmam que eles fizeram ameaças, mas não estavam armados.
Durante a fuga, os suspeitos foram surpreendidos pelos policiais, que reconheceram o carro descrito pelas vítimas na Avenida Mário Covas. Os quatro homens foram presos em flagrante e levados ao 1º Distrito Policial (DP) do município. Nenhuma arma nem drogas foram encontradas no interior do veículo.
Três dos quatro suspeitos já apresentavam antecedentes criminais por roubo, tráfico de drogas e formação de quadrilha, apenas Marcelo, que é advogado registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dono do carro usado nos crimes, não possuía antecedentes. As vítimas foram até a delegacia e reconheceram os suspeitos.
Carro utilizado pela quadrilha nos crimes (Foto: Guilherme Lucio/G1)Carro utilizado pela quadrilha nos crimes em Santos, SP (Foto: Guilherme Lucio/G1)
Google Analytics Alternative