GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 30 de março de 2015

Guarda Municipal recebe equipamentos de alta tecnologia para fortalecer trabalho de segurança

principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Guarda Municipal recebe equipamentos de alta tecnologia para fortalecer trabalho
Um sistema digital de radiocomunicação, inédito em Curitiba, foi entregue na manhã desta segunda-feira (30) pelo prefeito Gustavo Fruet à Guarda Municipal. A corporação ainda recebeu 176 armas não letais de dispositivo elétrico (Spark). Os equipamentos darão maior agilidade, eficiência e segurança ao trabalho da Guarda.
“Somos a primeira Guarda Municipal do Brasil a contar com este sistema de radiocomunicação digital”, disse o prefeito. Ele informou que o investimento do Município no equipamento, que possui tecnologia canadense, foi de R$ 2,8 milhões.
As armas não letais de dispositivo elétrico (Spark) lançam dardos que provocam incapacitação neuromuscular. Seu uso é indicado em situações de tumulto, para conter multidões ou em casos de pessoas em surto. “Melhorar a infraestrutura e dar melhores condições de trabalho à Guarda Municipal sempre foi uma prioridade desta gestão”, comentou o prefeito.
O diretor da corporação, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, explicou que as armas Spark entrarão imediatamente em funcionamento, pois o efetivo passou recentemente por cursos específicos de capacitação para o uso delas. “Será um grande avanço podermos contar com estes equipamentos, pois eles imobilizam sem colocar em risco nenhuma vida. É uma maneira de evitar o uso de armas letais”.
Carvalho informou, ainda, que o sistema de radiocomunicação digital também será imediatamente absorvido à rotina da corporação. “Todas as viaturas serão equipadas e haverá uma torre de transmissão na região Sul, o que permitirá a cobertura de toda a cidade”. A Guarda Municipal é a primeira corporação em Curitiba a contar com o equipamento.
A vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, e o superintendente da Secretaria Municipal da Defesa Social, Antonio Rudolfo Hanauer, também participaram da solenidade, além de outros secretários municipais e administradores regionais. Houve hasteamento de bandeiras e execução de hinos pela Banda Lyra, em comemoração aos 322 anos de Curitiba.
Tecnologia
O sistema de radiocomunicação compreende uma estação repetidora de base digital, que será instalada no Parque dos Tropeiros, para fechar um quadrante com outros três equipamentos já existentes; uma repetidora transportável digital a ser instalada em viatura apropriada para grandes eventos, com 40 quilômetros de abrangência de comunicação; 20 rádios móveis e 248 portáteis.
Uma das vantagens deste equipamento de ponta, o APCO 25 (Association of Public-Safety Communications Officiais-International) é garantir uma frequência exclusiva, não permitindo interferência de rádios amadores e outros serviços, o que otimiza e garante a segurança das operações.
Todos estes equipamentos oferecem alta tecnologia e usados pelos maiores segmentos de segurança pública do mundo, como as polícias das cidades de Nova Iorque e Los Angeles, além de várias europeias. O sistema foi criado após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, quando surgiu a necessidade de padronizar um sistema que obtivesse um único padrão, o APCO25.
Atualmente a Guarda Municipal de Curitiba possui equipamentos de infraestrutura de radiocomunicação compatíveis padrão APCO25 com posições de despacho suficientes para atender a demanda operacional podendo deste modo  integrar os equipamentos de radiocomunicação digital VHF/FM que foram adquiridos nesta nova etapa nas comunicações do Departamento da Guarda Municipal.      
Defesa Civil
Durante a solenidade, o prefeito Gustavo Fruet repassou à Defesa Civil do Município quatro motobombas que serão utilizadas em atendimento emergencial. O equipamento permite retirar a água com rapidez e eficiência em locais de alagamento.
A Defesa Civil entregou ao prefeito o Plano Municipal de Contingência. “É um mapeamento completo das áreas de atenção da cidade, que foi feito em parceria com as nove administrações regionais”, explicou o coordenador da Defesa Civil do Município, inspetor João Batista.
Segundo Batista, o documento distribui papeis e funções e designa possíveis locais de abrigo, distribuição de equipamentos, de efetivo e de voluntários em eventuais crises. “É uma maneira de otimizar tempo e recursos”, disse.
Plano de Cargos e Salários
Durante a manhã, guardas municipais receberam das mãos do prefeito as divisas das novas classes que passam a ocupar após a implantação do Plano de Cargos e Salários da categoria. Lançado em dezembro de 2014, o plano teve a adesão de praticamente 100% da categoria, embora fosse facultativo – um funcionário, de 1.459, não aderiu.
Os decretos nº 1.231 e nº 1.232, que tratam da implantação do novo Plano de Carreira dos Guardas Municipais, conforme lei nº 14.522, estão disponíveis para consulta no Diário Oficial do Município (DOM). Com esses atos, a Administração Municipal cumpre seu compromisso com a categoria e promove mais uma dentre as dezenas de ações realizadas nos últimos dois anos como parte do compromisso de valorização do servidor municipal, item do programa de governo da atual gestão.

Ação imediata da Guarda Municipal e PM resgata vítima de sequestro em Pinhais

Médica da Unidade de Pronto Atendimento de Pinhais foi resgatada em atuação das duas corporações

PUBLICADO EM 30/03/2015

Foto ilustrativa
Na madrugada do último domingo (29), a ação conjunta entre Guarda Municipal de Pinhais (GMP) e a Polícia Militar resultou em um final feliz para o sequestro relâmpago de uma médica da Unidade de Pronto Atendimento do município (UPA). Após receberem o chamado, as duas corporações perseguiram o sequestrador e conseguiram resgatar a vítima.
Tudo teve início quando o sequestrador, Erike Endel Silva Lins, de 19 anos, foi até a UPA alegando estar sentindo-se mal, quando na verdade a intenção era arquitetar a ação criminosa. Após entrar uma primeira vez, ele sai e retorna usando uma mochila, na qual estava a roupa que fez a médica usar, com a intenção de não chamar a atenção.
Erike então levou a médica até o carro dela, e a colocou no porta-malas. Minutos depois, os funcionários da Unidade estranharam a demora da médica e entraram em contato com a GMP. Os agentes responsáveis pela patrulha, bem como a PM, foram acionados. Buscando imagens das câmeras de segurança espalhadas pelas cidades, os guardas municipais conseguiram identificar a placa e modelo do carro. Logo em seguida, o veículo foi localizado e teve início a perseguição.
O sequestrador saiu em fuga, e durante a perseguição acabou batendo em um muro, no bairro Weissópolis. Guardas e policiais o abordaram e constataram que havia mais uma pessoa no carro, a namorada de Erike, que é menor de idade, o sequestrador não reagiu, mas estava armado. A médica foi resgatada, e os dois, Erike e a namorada, foram encaminhados à Delegacia de Pinhais, onde Erike encontra-se detido.
Para o secretário de Governo de Pinhais, Lukala Nóbrega, a ação eficiente e conjunta foi fundamental para que a ocorrência acabasse bem. “Felizmente este caso teve uma resolução positiva e certamente o bom trabalho realizado pela Guarda e PM, aliado à eficiência da Central de Monitoramento, foi preponderante para este resultado”, declarou o secretário.

Homem mata namorada grávida e entrega cabeça na delegacia da Sé

Após matar a namorada de 16 anos, na quinta-feira, o ajudante-geral José Ramos dos Santos, de 23 anos, se entregou à Polícia Civil na noite de sábado, por volta das 19 horas. A surpresa dos plantonistas do 1º DP (Sé) foi quando Santos abriu a mochila que carregava e mostrou a cabeça da vítima, que estava grávida de 7 meses.

O ajudante contou ter matado e decapitado a adolescente Shirley Souza após ela confessar uma traição. "Havia saído com um amigo nosso na véspera do Natal e no ano-novo", relatou Santos no 8º DP (Brás) - que atendeu o caso por ter delegado plantonista. O assassino não mostrou arrependimento. "Ela merecia morrer, sim. Mas depois percebi que a família dela não merecia isso", relatou.

Santos atravessou 30 quilômetros com a cabeça da vítima em sua mochila. Ele saiu do bairro da Pedreira, no extremo sul, e tomou duas linhas de ônibus, por quase 30 quilômetros, até chegar à delegacia da Rua da Glória, na Liberdade.
Antes de mostrar a cabeça, Santos contou como havia matado a namorada dois dias antes. Ele havia se encontrado com ela na casa do irmão, na Rua Thomas Linley, no Jardim Itapura, região da Pedreira. Os dois estavam tentando reatar, após sucessivas brigas.

Logo, em uma crise de ciúmes, Santos começou a questionar Shirley sobre eventuais traições. "E ela confessou ter saído com o Eduardo. Era um amigo nosso", contou o assassino. Em seguida disse que a jovem poderia "ficar tranquila", que nada aconteceria. Enquanto ela estava tomando banho, o ajudante entrou no banheiro e começou a estrangulá-la.

A adolescente desmaiou e, como estava gelada, Santos achou que estava morta. Em seguida foi à cozinha, pegou "uma faca Tramontina branca" e começou a cortar seu pescoço. A cabeça foi guardada em um saco plástico. O resto do corpo foi embrulhado em um edredom e guardado dentro de um armário, ao lado de um botijão de gás.

Na sexta-feira, quase 24 horas após o crime, o irmão de Santos começou a reclamar do mau cheiro na casa. O ajudante então resolveu jogar o corpo em uma viela do bairro. Quando percebeu que os vizinhos tinham achado o cadáver, no sábado à tarde, decidiu ir à polícia e se entregar.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Yahoo Notícias

sexta-feira, 27 de março de 2015

Câmara aprova pena maior para crimes contra policiais; matéria vai ao Senado

O Plenário aprovou nesta quinta-feira projeto que torna crime hediondo o assassinato de policiais, militares das Forças Armadas, entre outros, quando eles estiverem em serviço. O rigor se estenderá aos parentes dos agentes de segurança.

Maryanna Oliveira / Câmara dos Deputados
Ordem do dia
As mudanças no texto original aprovadas pelo Plenário da Câmara hoje terão de ser examinadas pelo Senado.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (26), projeto que torna homicídio qualificado e crime hediondo assassinar policial, bombeiro militar, integrante das Forças Armadas, do sistema prisional e da Força de Segurança Nacional, quando esses profissionais estiverem em serviço.
O agravamento do crime também se estende ao cônjuge, companheiro ou parente até 3º grau do agente público de segurança, quando o delito for motivado pela ligação familiar. Em todos esses casos, a pena será de reclusão, de 12 a 30 anos. O homicídio simples prevê pena menor (reclusão de seis a 20 anos).
Atualmente, já é homicídio qualificado o cometido por motivo fútil, mediante encomenda, contra a mulher em razão de sua condição de sexo feminino (feminicídio), entre outros.
O projeto original (PL 3131/08), do Senado, previa penas maiores tanto para quem matar policial como para o policial que matar alguém, e não falava dos parentes. O texto foi alterado após acordo feito no Plenário, com apoio de parlamentares ligados à discussão da segurança púbica.
O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado João Campos (PSDB-GO), apresentou uma emenda substitutiva modificando a redação. Com a alteração na Câmara, o PL 3131/08 segue para nova análise dos senadores.
Lesão corporal
O texto aprovado, que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) e a Lei de Crimes Hediondos (Lei 8.072/90), estabelece que a lesão corporal cometida contra agentes de segurança em serviço, e seus parentes, será aumentada de 1/3 e 2/3.

Além disso, o substitutivo transforma em crime hediondo o assassinato, a lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e a lesão corporal seguida de morte de agentes de segurança em serviço e seus parentes. Atualmente, é considerado crime hediondo o genocídio, a tortura, o estupro, o latrocínio, o sequestro, entre outros. Não existem hipóteses de lesão corporal como crime hediondo. Esses tipos de delito não recebem indulto, anistia ou graça e não podem ser objetos de fiança.
Arcabouço
Para João Campos, o substitutivo cria um “arcabouço jurídico de proteção ao policial brasileiro”. Ele afirmou que neste ano a média é de dois policiais assassinados por dia no exercício do dever. “Tenho certeza de que a sociedade brasileira não aceita isso”, disse.

Deputados oriundos da área de segurança pública elogiaram a aprovação. “É um momento histórico para aqueles que protegem a sociedade com sacrifício”, disse o deputado Major Olimpio (PDT-SP).
Já o líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), criticou o fato de a lesão corporal contra agente de segurança ser incluída como um caso de crime hediondo. “Estamos banalizando o crime hediondo”, argumentou. A inclusão também foi criticada pelo líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR). “Crime hediondo para lesão corporal é uma aberração jurídica. Não existe isso em nenhum país do mundo”, comentou.
Auto de resistência
Durante a votação, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou, após pedidos de deputados do PT, que colocará em votação em 60 dias o Projeto de Lei 4471/12, que aumenta o rigor na apuração de mortes e lesões corporais decorrentes da ação de policiais. O PT ameaçou iniciar um processo de obstrução contra a votação do PL 3131/08, caso não fosse dada uma sinalização para a votação do PL 4471/12.

Este projeto acaba com o chamado “auto de resistência”, mecanismo legal que autoriza os agentes públicos e seus auxiliares a utilizarem os meios necessários para atuar contra pessoas que resistam à prisão em flagrante ou determinada por ordem judicial.
Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

Acompanhamento de Proposições - PEC-00308/2004

Logo C?mara dos Deputados
Acompanhamento de Proposições
Brasília, sexta-feira, 27 de março de 2015
 
Prezado(a) valdecir
Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.
 
  • PEC-00308/2004 - Altera os arts. 21, 32 e 144, da Constituição Federal, criando as polícias penitenciárias federal e estaduais.
 - 26/03/2015Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 1192/2015, pelo Deputado Roberto Britto (PP-BA), que: "Requer a inclusão de pauta da PEC 308 de 2004,que Altera os arts. 21, 32 e 144, da Constituição Federal, criando as polícias penitenciárias federal e estaduais".
 
 
 
 


Quase 15 quilos de maconha são encontrados pela Guarda Municipal no Jardim São Camilo



Uma denúncia anônima na manhã desta quarta-feira (25), levaram guardas municipais do Canil a localizarem quase 15 quilos de maconha no bairro Jardim São Camilo.

De acordo com a denúncia  feita pelo telefone 153, a droga estava enterrada  em uma viela na rua Idalina Gonçalves Dias. Dois cães do Canil da GM foram usados para o faro. No local os guardas Meneses, Pavan e De Souza encontraram 8 tijolos de maconha pesando 13 kg e 1.8 kg de papelotes , 
totalizando 14.8 kg. Foram utilizados os cães Athon e Conan na ação.

Cerca de 15 guardas estiveram na ocorrência. O inspetor responsável do Canil, Alceu Marestoni esteve coordenando os guardas na ação.  O Comandante , José Roberto Ferraz também esteve no local parabenizando os guardas.

Estatísticas

De janeiro até agora, a Guarda Municipal em apoio à Polícia Civil, apreendeu aproximadamente 160 quilos de drogas, em sua maioria de maconha em bairros como o Jardim Tamoio, Vila Nambi e Jardim São Camilo.

A Guarda Municipal de Jundiaí está à disposição da população através dos telefones 153 e 4492-9060.


por Luciano Guerino
foto Darlei Antônio







Assessoria de Imprensa GMJ - Jornalistas responsáveis

quinta-feira, 26 de março de 2015

REFLEXÃO - Ajudar o proximo sem pensar em si mesmo

Um médico entrou no hospital com pressa depois de ser chamado a uma cirurgia de emergência. Ele respondeu ao chamado, o mais rápido possível, mudou de roupas e foi diretamente para o bloco cirúrgico. Ele encontrou o pai do menino indo e vindo na sala de espera do médico. Depois de vê-lo, o pai gritou:
 
... "Por que você tomou todo esse tempo para vir, não sabia que a vida de meu filho está em perigo... você não tem senso de responsabilidade??"
O médico sorriu e disse: "Desculpe, eu não estava no hospital e eu vim o mais rápido que pude depois de receber a chamada... E agora, eu gostaria que você se acalma-se para que eu possa fazer o meu trabalho"
"Me acalmar? E se fosse seu filho quem estivesse nesta sala agora, você estaria calmo? Se o seu filho fosse agora o que estivesse morrendo?" Disse o pai irritado
O médico sorriu novamente e respondeu:. "Eu vou dizer o que disse Jó na Bíblia "Do pó viemos e ao pó voltaremos, bendito seja o nome de Deus" Os médicos não podem prolongar a vida. Vou interceder por seu filho, vamos fazer todo o possível pela graça de Deus "
"Dar conselhos quando não estamos em situação é tão fácil", murmurou o pai.
A cirurgia levou algumas horas, depois que o médico saiu feliz, "Graças a Deus! Seu filho está salvo!"
E sem esperar por uma resposta do pai, com muita pressa olha para o relógio e foge. Ao mesmo tempo que vai, ele disse: "Se você tiver alguma dúvida, pergunte a enfermeira!"
"Por que é tão arrogante? Não podia esperar mais alguns minutos para eu pedir mais informações sobre o estado do meu filho"
E a enfermeira, cheia de lágrimas pelo seu rosto:
"O filho do Dr. morreu ontem em um acidente de estrada, o médico estava no cemitério quando você chamou para realizar a cirurgia do SEU FILHO. E agora que ele salvou a vida de seu filho, ele correu para terminar o sepultamento de seu filho."
Não julgue as pessoas, você não sabe qual é a realidade delas...
Nunca julgue ninguém, porque você nunca sabe nada sobre a vida dessa pessoa e o que está acontecendo na vida dela.

A importância dos brevês, distintivos, brasões e simbologia

Um dos assuntos que faz parte de muitas instituições refere-se a utilização de distintivos e brevês. Antes de dar continuidade sobre o assunto precisamos entender o que é a simbologia, que é a ciência que estuda a origem, a interpretação e a arte de criar símbolos. Todas as sociedades humanas possuem símbolos que expressam mitos, crenças, fatos, situações ou ideias, sendo umas das formas de representação da realidade.

A  simbologia é aplicada  para identificar  os diferentes elementos de algum âmbito. Neste sentido, pode-se falar, por exemplo, da simbologia de um país diz respeito a todos os símbolos que permitem refletir a identidade nacional. O hino nacional, a bandeira e o escudo são exemplos de símbolos que fazem parte da simbologia de um país.

Nas Forças Armadas e Policiais também utilizam símbolos, escudos, brasões, distintivos e brevês que marcam a existência dessas Unidades e congregam seus integrantes a seguir a filosofia de trabalho representada nos símbolos, orações e canções utilizadas. Desta forma é mantido um respeito e também conserva a parte histórica de unidade ou instituição. Sem contar o regulamento de uniformes RUE, que regulamenta a utilização correta na farda.

RUE -Regulamento de Uniformes do Exercito.
 
Os distintivos de cursos são símbolos representativos de ciclos de estudos, treinamentos e cursos efetuados pelo operador de segurança pública em qualquer época, em estabelecimentos de ensino, instituições militares, centros de formação ou em empresas especializadas no treinamento policial, as características e forma de cada distintivo demostra o grau de profissionalização de quem os ostenta.

Alguns especialitas em simbologia garantem que os distintivos e brevês tem uma importância fascinante e alimentam a motivação dentro da tropa. Tanto que em algumas corporações existem regras sobre a utilização e também o regulamento visa dar a importancia devida a cada simbolo. Em algumas unidades existe um espaço na parede reservado para exibir os cursos que os integrantes participaram em outras instituições, tal fato demostra o grau de importância que todos dão aos símbolos e brevês e também na participação de cursos.

O assunto merece destaque quando falamos sobre os distintivos de cursos. O brevê é o meio de comunicação mais rápido de identificação, sua importancia é vital para a corporação e principalmente para quem está ulitizando, sem contar no orgulho em carregar no peito determinados brevês de alguns cursos, cito, por exemplo, o curso que é privelegio de poucos a conclusão que é o “operações especiais” ou de “ações e táticas especiais” que duram semanas ou meses.

O profissional de Operações Especiais é um indivíduo tido como referencial, seja no aspecto operacional, disciplinar ou instrucional. Ostentar no uniforme um símbolo contendo uma “Caveira” ou qualquer outro curso, não quer dizer que o profissional será violento, arbitrário com qualquer pessoa. Muito pelo contrario mostra que tal instituição tem profissionais especializados.

Quando você encontra alguém fardado ou uniformizado que utiliza alguns brevês, logo consegue identificar e distiguir o profissional de segurança. Sem contar que no peito ele carrega um pouco da sua história profissional, cada curso realizado, as dificuldades e esforço, os momentos marcantes e até divertidos compartilhados com o turno. Conseguimos identificar o grau de conhecimento e dedicação daquela pessoa.

Entre as corporações o que é necessário e existir um regulamento adequado  sobre a utilização, senão o profissional que sente o orgulho de utilizar inumeros brevês acaba sendo motivo de gozação com seus pares. Deve existir um padrão para utilizar um numero determinado de brevês no peito e distintivos de braços (manicacas)  de especialização, para o profissional ser respeitado entre seus pares o bom senso é fundamental.
 

Siderley Lima, Supervisor da GCM de Jandira,  é consultor de segurança, pós graduando em MBA de Consultoria Empresarial, formado em Gestão de Segurança, Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, colaborador do CONSEG Alphaville. colunista do jornal Viva Cidade, idealizador do blog sobre segurança http://gestorsegurancaempresarial.blogspot.com/; Colunista do site www.dicaseg.com; Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança; Palestrante, Proprietário da CS3 Consultoria e Assessoria em Segurança patrimonial; coordenador do curso de formação de instrutor de armamento e tiro. Autor dos Livros “ Manual Básico do Instrutor de Armamento e tiro – Sobrevivência Policial no Confronto Armado – Manual de Segurança Preventiva.

GUARDA CIVIL DE SOROCABA PRENDE IRMÃOS POR TRÁFICO



Na noite de domingo (2) a Guarda Civil deteve os irmãos Thiago Ferreira da Silva (22) e Wallace Ferreira da Silva (20) em flagrante por Tráfico de Drogas no Parque São Bento.
A Guarnição da Base Comunitária da GCM realizava o patrulhamento de rotina pelos logradouros do bairro quando pela Rua Dulce Brunetti Poli acharam suspeita a atitude de dois rapazes que se encontrava na frente de uma residência, que ao notar a aproximação da viatura correram tentando fuga pelo corredor da casa, sendo alcançados em seguida. Indagados sobre o motivo de saírem com tanta pressa, ambos disseram estar com medo. Feita a busca pessoal em posse de Thiago estava a quantia de R$ 30 Reais e logo abaixo do veículo que se encontrava na garagem, foi localizado um estojo escolar contendo 12 porções de Cocaína. A equipe acompanhou os jovens para pegar os documentos de identificação no interior do guarda roupas foram localizadas mais 05 porções da mesma droga semelhante as encontradas inicialmente, 27 porções de Crack, atrás do sofá um saco contendo centenas de microtubos vazios que seriam utilizados para embalar drogas e uma balança pequena. Apesar de negarem a propriedade do material ilícito, dizendo pertencer ao irmão mais novo, menor de idade, que não se encontrava no local, ambos foram conduzidos ao Plantão Policial Norte e apresentados os fatos à autoridade que os autuou em flagrante por Tráfico de Drogas e recolhidos ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.


enviado por Simone Liuti Rosa
Relações Comunitárias GCM Sorocaba

quarta-feira, 25 de março de 2015

Aula inaugural marca ingresso de novos guardas civis municipais

O evento aconteceu na Vila Olímpica Roberto Marinho e contou com a participação da prefeita Teresa Surita

A Prefeitura de Boa Vista celebrou nesta segunda-feira, 23, a cerimônia de abertura do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal, com ingresso de 80 novos integrantes, entre estes 37 são mulheres. O evento aconteceu na Vila Olímpica Roberto Marinho e contou com a participação da prefeita Teresa Surita.

Com a inclusão dos novos guardas civis, a população boa-vistense ganha reforço na segurança. A formação continuada dos servidores é mais um compromisso cumprido previsto no Plano de Governo da gestão da prefeita Teresa Surita. Para a gestora, é preciso investir mais na segurança da população.

“A Guarda Municipal cresceu muito nestes últimos dois anos, tanto em investimentos empregados com equipamentos quanto em condições de trabalho e na questão da capacitação, que é fundamental para a qualidade do serviço. Hoje nós estamos chamando 80 guardas e daqui a mais alguns dias vamos chamar mais 80. Porque nosso efetivo é pequeno e é preciso que este contingente seja reforçado pra poder atender a demanda da cidade”.

O curso tem por objetivo capacitar e atualizar os guardas civis municipais, no sentido de qualificar e aperfeiçoar as ações da corporação. Durante o preparatório, será abordada com maiores detalhes a Lei Federal 13.022 de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais e orienta a forma de atuação dos servidores em todo o território nacional.

Os novos guardas serão dispostos em duas turmas com 40 alunos. O curso terá uma carga horária total de 688 horas/aula por turma. Para o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Gerson Moreno, a corporação hoje vive um novo momento, com maior valorização por parte do município, o que aumenta o prestígio junto à população.

“A Guarda Municipal vive uma nova realidade. Desde que a prefeita Teresa Surita assumiu a gestão do município, sempre teve essa preocupação em valorizar os profissionais. Primeiro com equipamentos, depois com a questão salarial e agora com o aumento do efetivo. Então, concretiza-se um ciclo que era necessário para melhorar o serviço da Guarda. E com certeza, quem ganha com isso é a população”.

O Curso de Formação Profissional para Guardas Municipais será coordenado pela Escola Municipal de Administração Pública (Emap), por meio de Regimento Interno aplicável e pela Coordenação do curso.

No conteúdo programático do curso de formação, destacam-se os temas: funções e atribuições das Guardas Municipais; relações humanas e sociabilidade; ética, direitos humanos e cidadania; políticas de segurança pública e funções dos profissionais de segurança pública urbana numa sociedade democrática; legislação; primeiros socorros; ordenamento de trânsito e gestão ambiental.

A prefeita também anunciou mais investimentos que serão empregados para melhorar a instituição de segurança, como aquisição de novos equipamentos, construção de uma nova sede, além de instituir o Canil, efetivo com apoio de cães.
Fonte: bvnews.com

Guarda Municipal de Araras apreende 700 gramas de maconha em operação

Também foram encontrados 7 mil pinos vazios para embalar cocaína.

Ação aconteceu no bairro José Hometo no domingo. Um homem fugiu.

Do G1 São Carlos e Araraquara

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras (SP) apreendeu no domingo (22) 7 mil pinos vazios para embalar cocaína, 2,5 mil saquinhos também vazios, 1460 gramas de crack, um tijolo de 560 gramas de maconha, além de 173 gramas da droga separada. Ninguém foi preso.
A operação ocorreu durante a tarde na Rua do Servidor Público, no bairro José Hometo. Segundo a GCM, o local já é conhecido pela polícia como ponto de venda de drogas. Um homem que estava próximo ao local fugiu durante a ação.
Os guardas foram até o local onde o suspeito estava parado e, além das drogas, encontraram também uma balança de precisão.

terça-feira, 24 de março de 2015

PM mata vizinha e atira em grávida na Zona Norte de São Paulo

Bebê prematuro de 6 meses está internado com a mãe em estado regular.

Briga começou por há cerca de um ano após irmã de cabo invadir imóvel.

Do G1 São Paulo

Um cabo da Polícia Militar (PM) matou uma vizinha e deixou outras duas pessoas feridas na noite de domingo (22) na região do Jaçanã, na Zona Norte de São Paulo. Entre os atingidos está uma grávida de seis meses, que foi baleada no rosto e na barriga. O parto foi antecipado e o bebê prematuro estava internado junto com a mãe, ambos em estado regular.
Após o crime, o policial militar se entregou e foi preso. No fim da manhã, ele foi levado ao presídio militar Romão Gomes. De acordo com testemunhas, os vizinhos tinham um desentendimento há um ano porque uma irmã do militar teria invadido um imóvel dos vizinhos.

A briga ocorreu à noite. O policial, cabo Gilson Teixeira de Souza, e um filho da vizinha assassinada, Jurema Cristiane Bezerra da Silva, discutiram na rua. Jurema saiu para verificar o que ocorria e resolveu usar o celular para filmar a discussão.
Revoltado, o policial militar atirou ao menos três vezes contra Jurema. Ela foi atingida no peito e morreu antes de chegar ao hospital. Um dos tiros atingiu o celular que ela pretendia usar para filmar a discussão.
Celular foi destruído por tiro; Jurema foi morta após discussão com cabo da PM. (Foto: Reprodução/TV Globo)Celular foi destruído por tiro; Jurema foi morta após discussão com cabo da PM. (Foto: Reprodução/TV Globo)
O irmão de Jurema, um adolescente de 17 anos, levou um tiro de raspão. Gabriela Rocha, de 18 anos, que estava grávida, também ficou ferida.

Baleada no rosto e na barriga, a grávida foi levada para o Hospital São Luiz Gonzaga em estado grave.
No hospital, o marido da jovem disse que o PM seguiu o grupo durante o trajeto até o hospital e ainda tentou dificultar o socorro da grávida. "Ele veio de lá até aqui me fechando", contou o rapaz.

Os médicos conseguiram retirar o bebê com vida. A menina, que nasceu aos seis meses, foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O estado de saúde de mãe e filha era considerado regular.
Brigas entre vizinhos
As famílias, que moram há muitos anos na mesma rua, viviam em desavença há um ano. Uma irmã do PM já tinha ocupado a residência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) Jova Rural. Posteriormente, a casa foi entregue a uma sobrinha de Jurema, dando início ao conflito entre as famílias.
O marido de Jurema, Antônio João Agostinho, disse que chegou a fazer boletim de ocorrência no 73º Distrito Policial, no Jaçanã. “Foi feita uma reclamação dentro do batalhão com o próprio comandante dele. Eu estive com a minha esposa tanto no batalhão quanto na Corregedoria”, afirmou.
Procurada pela equipe de reportagem do Bom Dia São Paulo, a corporação não havia informado até a publicação da reportagem se alguma providência foi tomada após a denúncia feita pela família.

Depois do crime, o cabo se entregou à polícia. O PM está no 73º DP e confirmou as brigas entre as famílias
Google Analytics Alternative