GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Mensagem - Organização Seminário Alesp - 29/05/2015

O Marcos Bomfim que será um dos nossos palestrantes no Seminário - Guarda Municipal, Polícia Cidadã e Segurança Viária, que será realizado em São Paulo, na Alesp, no dia 29/05/2015. Repetindo o sucesso do seminário de Belo Horizonte/MG, teremos casa cheia e certeza de boas palestras. Agradecemos mais uma vez ao Carlinhos Silva, ao dep. Chico Sardelli e ao GM e Professor Mantovani Franco pelo apoio. Em tempo as inscrições para o seminário estão encerradas desde o dia 22/05/2015.



Parabéns ao nosso amigo Marcius DAvila pela organização , desejamos a todos boa sorte neste evento, e contem com nosso gabinete na Alesp 

A IMPORTÂNCIA DAS GUARDAS MUNICIPAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO - ALESP 20/Agosto/15


Prefeitura do Natal reafirma que até dia 03 de junho entregará contra-proposta para aprovação e implementação do Plano de Cargos dos Guardas do Natal



Na manhã desta 5ª feira (28/05), ocorreu no gabinete civil, a segunda reunião de negociação para discutir a aprovação e implementação do plano de cargos da guarda municipal do Natal. 

Na ocasião participaram os Vereadores Raniere Barbosa (líder da bancada do governo), Sandro Pimentel, Secretária de Administração (Jandira Borges), Secretário de Governo Jonny Costa, a direção do SINDGUARDAS/RN, representada pela Presidenta Margareth Vieira e Italo Ramalho, além dos guardas municipais Edivan e Elson (Núcleo de Planejamento Estratégico), Souza Júnior, Irami e Lourenço.

Foi reafirmado que a Secretária Jandira Borges esta encarregada de elaborar a contra proposta contendo composta pelo texto que já está sendo discutido pela comissão paritária, calendário para aprovação e implementação do PCCR que deverá ser apresentada e avaliada pela categoria  no próximo dia 03 de junho.


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Defesa Social começa projetar Guarda Municipal em Uberlândia

O superintendente de Defesa Social de Uberlândia, José Pacheco, participou de uma reunião na última quarta-feira (21), em Uberaba, com o secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), Wellington Cardoso, com o intuito de obter informações para o estabelecimento da Guarda Municipal (GM) na cidade.
Segundo divulgação da Prefeitura de Uberaba, o superintendente esteve na sede do grupo e informou que a previsão é que o início seja com efetivo de 150 profissionais, com expectativas de ampliação no futuro. “Nossa ideia é aproveitar a experiência da GM de Uberaba de forma a cometer o menor número de erros possíveis na criação da guarda em Uberlândia”, ressaltou Pacheco.
Já o secretário da Settrans enxerga a visita como um momento de estabelecer parceria entre os municípios. “Apesar de todas as dificuldades, conseguimos desempenhar nossas funções com excelência e Uberlândia tem todas as oportunidades para fazer o mesmo”, comentou Wellington.

Representantes de órgãos de policiamento e de trânsito participaram da reunião realizada na Settrans, onde fica a sede da Guarda Municipal. 
G1 tentou entrar em contato com o superintendente de Defesa Social de Uberlândia para mais informações sobre o projeto da Guarda Municipal na cidade, mas foi informado de que ele não estava no momento.
Fonte: G1

Tasers ociosas da Guarda Municipal são repassadas para a Polícia Militar

Comando do 4º Batalhão da Polícia Militar recebeu esta semana oito pistolas Taser, utilizadas anteriormente pela Guarda Municipal de Uberaba.
Conforme nota da Assessoria de Comunicação Institucional do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), a iniciativa, proveniente de um termo de cessão de uso, possibilita agora o emprego das pistolas no empenho operacional. Considerados instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO), as pistolas imobilizam agressores mediante descarga de pulsos elétricos, que agem diretamente no sistema nervoso. As armas serão distribuídas entre o 4º Batalhão e a 5ª Companhia de Missões Especiais (5ª Cia. MEsp).
De acordo com relato do diretor da Guarda Municipal, Mário Nelson Lorena, outras pistolas poderão ser cedidas à PMMG ainda este ano. O comandante do 4º Batalhão, tenente Waldimir, recebeu as pistolas em nome do comando da 5ª Região e os instrumentos já serão empregados.
Fonte: Jornal da manhã

Guarda Municipal terá treinamento para combater violência contra a mulher em Londrina


Vinte agentes da Guarda Municipal de Londrina começam a receber nesta segunda-feira (25) treinamento para atuar na Patrulha Maria da Penha, com objetivo de oferecer proteção às mulhers vítimas de violência que possuem medidas protetivas contra seus parceiros. 

Também serão treinados 40 policiais militares que reforçarão os atendimentos a demandas de emergência, como casos de agressões a mulheres, por exemplo. A capacitação dos guardas e policiais prossegue até sexta-feira (29), no auditório da OAB Subseção Londrina. 

A Patrulha Maria da Penha deverá ser implantada em Londrina até o final do semestre, através de iniciativa conjunta que envolve a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Defesa Social, 6ª Vara de Execução Penal Maria da Penha e Ministério Público do Paraná e comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina, composta pelas vereadoras Elza Correia, Lenir de Assis e Sandra Graça. 

De acordo com o secretário de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, os agentes irão fiscalizar o cumprimento das determinações judiciais e ficarão à disposição para atender ocorrências que envolvam a violência às mulheres. "Este é mais um serviço que será incorporado ao trabalho da Guarda Municipal e vem para dar mais segurança e apoio para as mulheres que enfrentam esse tipo de problema", disse. 

A Secretaria Municipal de Defesa Social já recebeu dois carros, modelo Uno Mille, cedidos pelo Município, que serão utilizados pela Guarda Municipal (GM) nas atividades da Patrulha Maria da Penha. Os carros serão plotados com as cores da GM e terão identificação personalizada com o nome Patrulha Maria da Penha. 

A secretária de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, destacou que a chegada dos veículos é de fundamental importância para que o projeto possa ser viabilizado. "A Patrulha Maria da Penha é um desejo antigo nosso e agora, com os carros e a capacitação dos agentes, este serviço poderá começar a funcionar", comemorou. 

Londrina será a segunda cidade do Paraná a ter um instrumento de segurança específico para a proteção das mulheres. Apenas Curitiba já possui este tipo de serviço. 

A Patrulha Maria da Penha funcionará durante 24 horas com duplas mistas formadas por um agente homem e uma agente mulher. As duplas trabalharão em esquema de revezamento, com jornadas de 12 horas cada, utilizando um veículo para o turno da manhã e o outro para a noite. O serviço poderá ser acionado pelos números 153 da Guarda Municipal e 190 da Polícia Militar.

Fonte: bonde.com

terça-feira, 26 de maio de 2015

Segurança aprova isenção de IPI na compra de armas para policiais

DEP LAUDIVIO CARVALHO
Laudívio Carvalho restringiu a isenção ao IPI; texto original previa isenção de todos os tributos.
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a compra de arma de fogo para os profissionais de segurança pública, como policiais e guardas municipais. A medida está prevista no Projeto de Lei344/15, do deputado Capitão Augusto (PR-SP), que altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).
O texto foi aprovado com uma alteração proposta pelo relator, deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG), a fim de restringir a isenção ao IPI. O texto original previa a isenção de todos e quaisquer tributos.
O relator, no entanto, entendeu que a redação original dificultava o cálculo da renúncia fiscal. Segundo Carvalho, a isenção do IPI por si só trará redução correspondente no preço da arma de até 70%. “A lei federal não poderia conceder isenção sobre tributos dos estados e dos municípios”, explicou ainda o relator.
O objetivo de Capitão Augusto com o projeto é aparelhar os órgãos de segurança pública com armas modernas e em quantidade suficiente para a prestação do serviço. “E também permitir que os profissionais possam adquirir a arma particular com isenção de impostos, dentro do seu orçamento, que infelizmente já não é digno de tão relevante profissão”, diz o parlamentar na justificativa da proposta.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

GM é flagrado pintando base

Sindicato diz que há desvio de função; prefeitura afirma desconhecer o fato
Em Cordeirópolis, um agente da GM (Guarda Municipal) foi desviado de suas funções para atuar como pintor. Ele foi flagrado pelo Sindeguarda (Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Limeira), cuja base abrange Cordeirópolis, pintando a nova sede da corporação. Ainda segundo o sindicato, o agente estaria fazendo o trabalho há cerca de dois meses e, por todo o período, teria deixado de prestar serviços à comunidade como guarda.
Segundo o presidente do Sindeguarda, Rubens Carmo Bueno, apesar da prática ilegal, o guarda estaria sendo remunerado pela atividade. "Tivemos informações de que ele está recebendo hora-extra. Ele sai da cidade em que reside (Leme) e vai para Cordeirópolis (onde trabalha) todos os dias. Mas deixa de atender a população para fazer outro serviço", afirma.
Em fotos enviadas pelo sindicato à reportagem do JL, o guarda é visto realizando a pintura não somente do imóvel da Guarda, mas também de muretas de uma ponte próxima à base.

DESCONHECIMENTO
Ainda segundo o Sindeguarda, houve diversas tentativas de uma reunião com o prefeito de Cordeirópolis para tratar da situação. Contudo, em nota, a Secretaria de Segurança de Cordeirópolis informa que não houve contato do sindicato para tratar do assunto.
Sobre o caso do guarda municipal que está realizando a pintura do novo imóvel onde está sediada a base GM, a prefeitura informa desconhecer o assunto, e volta a afirmar que não recebeu nenhuma informação por parte do sindicato, mas que irá apurar o fato.
A nota da prefeitura diz ainda que haverá um encontro com representantes do Sindeguarda na próxima semana, mas que o tema não foi especificado pelo sindicato.

Fonte: jlmais.com

Policial militar mata motoboy durante surto psicótico em supermercado de Guarulhos (SP) (VÍDEO)



Um policial militar visivelmente transtornado foi preso nesta quarta-feira (20) em Guarulhos, na Grande São Paulo, após abrir fogo contra um grupo de motoboys e matar um em um supermercado local. Um colega da vítima ficou ferido. O PM está preso e teve de ser contido até com gás de pimenta por outros policiais.
Sem farda e durante o seu período de folga, o PM Elton da Silva Mares, de 32 anos, desceu do seu carro e, sem nenhuma razão, abriu fogo contra um grupo de seis motoboys que conversava na parte externa do supermercado. Todos correram, mas motoboy André de Souza Fernandes, de 37 anos, foi baleado. Socorrido, ele não resistiu e morreu.
Segundo testemunhas, Mares teria dito a seguinte frase: “Já matei um hoje. Para matar outro, não custa muito”, informou o site GuarulhosWeb.
Em entrevista ao Jornal da Record, o pai da vítima fatal, Nilo Fernandes, comentou quais teriam sido as últimas palavras do filho. “Diz que meu filho ainda falou pro cara: ‘para!’”, comentou. Ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo, ele lamentou. “É duro para um pai enterrar um filho”.
O outro motoboy baleado, Bruce dos Santos, só não morreu porque conseguiu fugir do local onde estava o PM. Depois dos disparos, o PM fugiu e, ao se apresentar em seu batalhão, contou o que aconteceu, inicialmente alegando ter sido vítima de um roubo. Horas antes, ele baleou e matou um suspeito de assalto e havia tido a sua arma apreendida. Contudo, pediu outra para não ficar desarmado nas ruas.
Ainda segundo o Jornal da Record, Mares havia procurado ajuda psicológica junto ao seu batalhão, alegando estar “estressado” por trabalhar durante à noite e não conseguir dormir no período diurno.
Preso em flagrante por homicídio e tentativa de homicídio, Mares mostrou mais um momento de descontrole. Ele tentou resistir à prisão e os próprios colegas da PM tiveram de usar spray de pimenta para contê-lo. O policial, que teve ainda de ser sedado, está detido no presídio Romão Gomes, em São Paulo.
De acordo com o jornal Diário de São Paulo, a PM informou, em nota, que “os motivos dos disparos contra os dois motoboys serão apurados” e que os motoboys baleados “tinham passagem pela polícia”, o que a família de Fernandes nega – a vítima era casada e deixa dois filhos.
Fonte: brasilpost.com

Dois irmãos são presos por atirar em viatura da Guarda Municipal

guarda municipal
Dois irmãos foram presos depois de atirarem contra uma viatura da Guarda Municipal, que realizava patrulhamento na região da Pampulha, em Belo Horizonte, na madrugada deste domingo (24). Ninguém ficou ferido.
Os guardas municipais relataram à Polícia Militar (PM) que estavam deslocando para verificar uma das cabines do Move, na avenida Antônio Carlos, quando, na avenida Otacílio Negrão de Lima, próximo a barragem da Pampulha, viram um Palio cinza com dois ocupantes. Deste veículo, partiram quatro disparos na direção dos guardas, na altura do bairro São Francisco.
Os guardas mantiveram a distância e chamaram os militares, que conseguiram prender a dupla de 19 e 20 anos.
"Fomos empenhados para verificar uma perturbação de sossego na cabine do BRT São Francisco.  Os indivíduos efetuaram quatro disparos de arma de fogo em nossa direção, mas nenhum disparo pegou na viatura e nem na equipe (...) No momento oportuno e já com apoio da PM, abordamos o veículo na avenida Abílio Machado, esquina com o Anel Rodoviário", detalhou o guarda municipal Thiago Câmara.
Com os suspeitos foi apreendido um revólver calibre 38, munição, quatro celulares de procedência duvidosa e uma carteira de identidade de um terceiro. O dono do veículo não foi encontrado e o carro foi apreendido.
Fonte: otempo.com

Meta é armar a Guarda em 2 anos

Armamento da Guarda Municipal foi o principal assunto no encontro sobre segurança, na Câmara 

Em até 15 dias, as comissões permanentes de Segurança, Justiça e Redação, Finanças e o departamento jurídico da Prefeitura de Mogi das Cruzes devem anunciar seus pareceres sobre o projeto, encaminhado ao Legislativo pela Administração, para armar a Guarda Municipal. As análises devem ser favoráveis à proposta que pode ser votada até o recesso de julho dos vereadores. Se receber o aval dos vereadores, os agentes estarão trabalhando com armas dentro de dois anos.
Durante quatro horas, vereadores, representantes das polícias Civil e Militar, de Guardas Municipais de Mogi das Cruzes, Suzano e Guarulhos, além de alguns integrantes da sociedade civil organizada participaram de audiência pública sobre segurança, na Casa Legislativa. “Nós devemos marcar uma próxima audiência pública em, no máximo, 15 dias porque queremos reunir os pareceres de todas as comissões que analisaram a proposta encaminhada pela Prefeitura. Desta forma, devemos concluir o raciocínio dos vereadores em relação a este tema. Já conversei com os vereadores das comissões para que esse projeto seja votado de forma objetiva, ou seja, o mais breve possível. Eu acredito que vai ficar em cima votarmos até o recesso de julho, mas tentaremos fazer o possível para que isso aconteça. Prefiro não falar em data, só que a nossa intenção é de que isso ocorra o mais rápido ainda antes dessa pausa”, afirmou o vereador Cláudio Miyake (PSDB), presidente da Comissão Permanente de Segurança. 
O atual presidente da Casa Legislativa, Antonio Lino da Silva (PSD), é favorável ao armamento da corporação. Quatro ex-presidentes, no entanto, já se mostraram contrários à proposta: Mauro Araújo (PMDB), Protássio Ribeiro Nogueira (PSD), Francisco Bezerra (PSB) e Rubens Benedito Fernandes (PROS). 
O secretário municipal de Segurança, coronel Eli Nepomuceno, destacou que este é um processo natural de fortificação da Guarda Municipal. “A nossa corporação completa em agosto 30 anos. É um procedimento normal. Se a proposta for aprovada pela Câmara, estimamos que dentro de um ano e meio a dois anos, os agentes estarão trabalhando armados nas ruas. Os guardas precisam de um apoio para proteção deles mesmos. Eles já trabalham com cassetetes e armas de choque, mas o complemento é importante. No início do ano, por exemplo, tivemos um agente que foi baleado quatro vezes no Parque da Juventude (no Jardim Layr) e conseguiu resistir porque estava de colete”, disse.
Fonte:

domingo, 24 de maio de 2015

APOIO TÁTICO ROMU COMPLETA 04 ANOS E GANHA REFORÇO NA FROTA COM NOVAS VIATURAS TOTALMENTE EQUIPADAS




   Formado por uma equipe de 42 guardas civis, totalmente treinados e especializados em apoio e pronta resposta, exercendo suas atividades 24h/dia em escala de revezamento de 12h por 36h de folga, voltada para o atendimento de ocorrências policiais deparadas ou apoiando àquelas de maior risco atendidas pelos guardas no decorrer do patrulhamento motorizado ou a pé; participam rotineiramente de ações integradas com as demais forças de segurança do município (policia civil, policia militar, policia federal e fiscalização de posturas); executam o serviço de inteligência da corporação integrado com as demais agencias municipais, estaduais e federais; patrulham espaços públicos em áreas da cidade com alto índice de criminalidade que não permitem o emprego do patrulhamento preventivo comunitário; fazem a proteção de autoridades quando requisitados; reforçam a segurança de grandes eventos e o controle em manifestações públicas quando estas possam atentar contra bens e prejudicar serviços essenciais.

    Seus agentes são recrutados dentro do próprio efetivo da corporação, sendo exigido do candidato ao ingresso neste Núcleo Especializado, o voluntariado (não é escalado compulsoriamente); a disposição às alterações de horários; um condicionamento físico acima da média; notório conhecimento em armas letais e não letais e táticas e condutas operacionais de patrulha a pé, motorizada ou de busca a vitimas ou suspeitos em campo aberto ou ambiente fechado; defesa pessoal policial avançada ou domínio de pelo menos uma Arte Marcial; habilidades especiais para o serviço de inteligência e proteção de autoridades; todos adquiridos através de cursos fornecidos pela corporação, ou por outros meios provindos do próprio candidato ao ingresso na modalidade especializada de policiamento da Guarda Civil. 

    A ROMU – Ronda Municipal, nos seus quatro anos de atividades, ganhou destaque pela sua conduta ilibada e pronta resposta as missões conferidas a seus integrantes, seja ela, na prisão de assaltantes e traficantes, ou no Apoio Tático Especializado.  Hoje, com o reforço das novas viaturas, fica cristalino o reconhecimento da atual administração municipal e principalmente da sociedade sorocabana que ganha com isso uma maior sensação de segurança contra a criminalidade, podendo assim, usufruir  com tranquilidade dos espaços públicos da nossa cidade.

   Conte sempre com a Guarda Civil, se especializando cada vez mais em servir e proteger o cidadão – Comandante Benedito ZANIN.

enviado por Simone Liuti Rosa
Relações Comunitárias GCM Sorocaba

Projeto isenta compra de arma de fogo para profissionais de segurança pública

Gabriela Korossy
Capitão Augusto
Capitão Augusto: armas de fogo têm uma das maiores cargas tributárias do País, podendo ser superior a 70% sobre o valor do produto.
Tramita na Câmara dos Deputados proposta que isenta de quaisquer tributos a compra de arma de fogo para os profissionais de segurança pública. A medida está prevista no Projeto de Lei 344/15, do deputado Capitão Augusto (PR-SP), que altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).
A legislação atual já prevê a isenção de taxas de registro e porte de arma de fogo para os integrantes das Forças Armadas, os policiais, as guardas municipais e os guardas prisionais, entre outros agentes. A diferença é que o projeto de Capitão Augusto propõe a isenção também de tributos incidentes sobre as armas.
O deputado argumenta que as armas de fogo têm uma das maiores cargas tributárias do País, podendo ser superior a 70% sobre o valor do produto. “Essa carga atinge esses profissionais, seja nas armas públicas ou nas particulares utilizadas para ir e voltar do serviço. Outras categorias têm isenção para o seu instrumento de trabalho, como os taxistas, que podem adquirir veículos com impostos reduzidos”, afirma.
Estimativa de renúncia
Conforme a proposta, o Poder Executivo estimará a renúncia fiscal decorrente da medida a fim de prever as compensações orçamentárias.

Ao argumento de que a alta incidência de impostos sobre as armas de fogo deve-se a sua relação com a violência, Capitão Augusto responde que as armas de criminosos são adquiridas no mercado informal, onde não há tributos.
“O projeto visa a aparelhar os órgãos de segurança pública com armas modernas e em quantidade suficiente para a prestação do serviço e também permitir que os profissionais possam adquirir a arma particular com isenção de impostos, dentro do seu orçamento, que infelizmente já não é digno de tão relevante profissão”, diz o parlamentar.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Segurança Pública rejeita projeto que aumenta a penalidade para abuso de autoridade

dep major olimpio 24/03/2015
Major Olimpio: a proposta tem a clara intenção de punir os agentes públicos que divulgam dados de investigações como o “mensalão” e o “petrolão”.
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado rejeitou na quarta-feira (13) proposta do deputado Luiz Couto (PT-PB) que torna mais rígida a penalidade para os agentes públicos que praticarem o crime de abuso de autoridade (PL 240/15).
Pela proposta, serão consideradas abuso de autoridade a exposição à mídia, sem justificativa, de pessoas sob guarda ou custódia; e a divulgação indevida de dados ou informações sigilosas sobre inquéritos ou processos que tramitam em segredo de justiça.
O relator na comissão, deputado Major Olimpio (PDT-SP), defendeu a rejeição do texto. “A proposta faz alterações para que o bandido não seja exposto à mídia, impedindo o seu reconhecimento e favorecendo criminosos; e tem a clara intenção de punir os agentes públicos que divulgam dados de investigações como o “mensalão” e o “petrolão”, afirma o parlamentar.
Atualmente, a Lei 4.898/65 considera abuso de autoridade as seguintes práticas, entre outras:
- ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual sem as formalidades legais ou com abuso de poder;
- submeter pessoa sob guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei;
- deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente a prisão ou detenção de qualquer pessoa;
- deixar o juiz de ordenar o relaxamento de prisão ou detenção ilegal que lhe seja comunicada; e
- levar à prisão e nela deter quem se proponha a prestar fiança legal.

A prática prevista na lei de prolongar a execução de prisão temporária, de pena ou de medida de segurança, deixando de expedir em tempo oportuno ou de cumprir imediatamente ordem de liberdade, é excluída no projeto de Couto.
Major Olimpio discorda dos argumentos do autor da matéria. “Ao contrário do que é afirmado, a lei de abuso de autoridade é, até os dias de hoje, uma lei severa, e o seu rito de apuração dispensa o inquérito policial, sendo o processo penal sumaríssimo, com penas graves aos autores do abuso, tanto no campo administrativo, civil e penal.
Tramitação

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito, antes de ir ao Plenário.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'


sexta-feira, 22 de maio de 2015

CURSO DE FORMAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE PARATY, UMA PARCERIA DA PREFEITURA DE MESQUITA E PARATY


  O Curso de Formação da Guarda Municipal, contará com matriz curricular da Senasp e terá 360 h/a, é será coordenado pelo Inspetor Theodoro, que disse ao nosso Blog  que vai se superar e irá trazer o que a de melhor no mercado em matéria de instrutores renomados. O inspetor Theodoro divulgou as matérias são elas: 
Prevenção e Preservação de local do Crime, Relação Interpessoal,  Ética e Disciplina,  Direitos Humanos e Cidadania, Direito Penal, Constitucional e Administrativo, Legislação e Procedimentos Operacionais de Trânsito, Policiamento Comunitário,  Prevenção e Combate a Incêndios, APH -Tático,  Combate a Incêndios Florestais,  Legislação Ambiental,  Lei 13.022, Lei 10.826, Lei 8.069 ECA, Lei 11.340 Maria da Penha, Atividades Sócio Pedagógicas de Carater Preventivo, Uso Diferenciado da Força, Tecnologia de Baixo Potencial Ofensivo,   Condicionamento Físico e Ordem Unida, Rapel Tático e Nós e Amarrações,  Ações de Controle de Distúrbios,  Procedimentos Operacionais Padrão e Prática de Setores,  Comunicação, Informação e Tecnologia em Segurança,  Kombato e  Técnicas de  Abordagens e Algemações, Bastão e Tonfa Policial, 1° Resposta em Acidentes com Produtos Perigosos, Transposição e Técnicas de Transporte de Vítimas em Áreas Alagadas ou com Inundações, Abordagens com Cães e Instruções K9, Sobrevivência e obtenção de Abrigos em Áreas Florestal e Segurança Física das Instalações.  O Secretário de Guarda e Trânsito Anderson Maia da cidade de Paraty/RJ , fechou uma parceria inédita com a Secretaria de Segurança, Transpore eTrânsito e Ordem Pública de Mesquita/RJ, através do Secretário Ives Murilo e a equipe de Instrutores da Guarda Civil Municipal, que é referência em formação de GM's. O Coordenador do Curso Theodoro, nos contou que diversos municípios irão contribuir para a formação didática e operacional dos alunos,  são eles: Gaop da GM de Macaé, Academia da GM-RIO, GOE GM-RIO,  GCM de Mesquita, GAM Nova Iguaçu, GCM de Nilópolis, GCM de São João de Meriti, GM de Paraty, Mangaratiba, GCM de Petrópolis e Escola de Formação de Segurança Grande Rio.






Fonte: 

terça-feira, 19 de maio de 2015

VÍDEO: PMs que cobraram propina de caminhoneiro em rodovia são presos

O vídeo foi feito pela própria vítima

OGlobo/DArev

Dois policiais militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) foram afastados das ruas nesta segunda-feira, após denúncia de que teriam recebido propina de um caminhoneiro que, no domingo, passou pelo Arco Metropolitano. O motorista, que preferiu não se identificar, transportava uma carga de cerca de 15 toneladas de frutas, do Rio Grande do Sul para o Espírito Santo. Ao ser parado pelos agentes, ele disse que estava sem documentos porque os teria perdido, e apresentou o Boletim de Ocorrência atestando a informação.
O caminhoneiro pediu, então, para ser liberado, mas os PMs afirmaram que ele só poderia retomar a viagem caso fossem pagos R$ 200. A ação dos policiais foi gravada pelo próprio motorista, que pôde seguir adiante logo após pagar a propina.
— Eu expliquei para os policiais que havia perdido meus documentos, mostrei o boletim de ocorrência. Mas, mesmo assim, eles disseram que iriam apreender o meu caminhão. Falei que a carga era perecível, e os PMS disseram que só poderiam me ajudar mediante o pagamento da propina — relatou.
O vídeo, feito pela própria vítima, mostra que dois caminhões foram abordados pelos agentes. Apenas um policial, identificado como Tavares, aparece nas imagens. O outro, identificado como A. dos Santos, também teria participado da extorsão.
— O dinheiro vai fazer falta para as minhas duas filhas. Infelizmente, essa é a realidade dos caminhoneiros no Brasil. Antes de ir embora, um PM ainda disse que eu passaria pelo mesmo problema se seguisse viagem — lamentou.
A Polícia Militar informou que os agentes já foram presos administrativamente. O comandante do BPRv, tenente-coronel André Luiz Belloni, solicitou a abertura de um Inquérito Policial Militar. Ainda segundo a PM, a data da gravação do vídeo está sendo investigada pela Corregedoria.

MP denuncia nove PMs suspeitos de envolvimento em 12 mortes no Cabula

Promotores do caso fizeram pedido de prisão preventiva dos policiais.

Denúncia foi oferecida na manhã desta segunda-feira (18), em Salvador. 

Do G1 BA
Região de Vila Moisés, no Cabula, que receberá reconstituição da ação policial (Foto: Imagens / TV Bahia)
Região de Vila Moisés, no Cabula, que receberá reconstituição da ação policial (Foto: Imagens / TV Bahia)
Nove policiais, suspeitos de envolvimento na ação que resultou em 12 mortes no bairro do Cabula, em Salvador, no dia 6 de fevereiro, foram denunciados pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), na manhã desta segunda-feira (18). Os promotores de Justiça Davi Gallo, José Emmanoel Lemos, Cassio Marcelo de Melo e Ramires Tyrone, autores da denúncia, também fizeram pedido de prisão preventiva dos envolvidos.
Conforme o órgão, além dos homicídios, outras seis pessoas ficaram feridas durante a ação policial. Os PM's foram denunciados por homicídio qualificado e tentativa de homicídio. O Ministério Público convocou uma entrevista coletiva sobre o assunto, que será realizada na tarde desta segunda-feira.

Investigações
Um inquérito independente realizado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) concluiu que houve homicídios na ação policial realizada no bairro do Cabula. A apuração que rejeitou a versão da PM de que teria ocorrido auto de resistência foi concluída na sexta-feira (8).

De acordo com Davi Gallo, um dos quatro promotores designados pelo procurador-geral de Justiça Márcio Fahel para atuar em conjunto no inquérito, os policiais militares das Rondas Especiais (Rondesp) envolvido nas mortes serão denunciados e responsabilizados criminalmente.

Conforme Gallo, a conclusão do MP sobre a ação da PM foi baseada na análise de perícias e em depoimentos de testemunhas. A investigação, que não se vincula à conduzida pela Polícia Civil, durou três meses. "O acervo probatório, a análise de todas essas provas em conjuto permitiu que chegássemos a essa conclusão", destacou.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que somente irá se manifestar oficialmente sobre o episódio do Cabula quando o inquérito do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) for concluído.
A investigação conduzida pelo DHPP, que já pediu duas vezes ao MP a prorrogação do prazo para conclusão do inquérito, deve ser finalizada até o dia 28 de maio. A polícia não descartou a possibilidade de ouvir mais pessoas e de solicitar novas perícias.
O caso também está sendo investigado em um Inquérito Policial Militar (IPM).
Os policiais envolvidos na ação no Cabula cumprem expediente operacional e passam por acompanhamento psicológico por equipe do Departamento de Promoção Social da PM, conforme a SSP-BA.

Ação
Segundo a polícia, o confronto foi iniciado após os policiais da Rondesp perceberem seis homens de mochilas, o que despertou desconfiança inicial, até que o grupo saiu correndo ao encontro de mais 30 homens, que teriam iniciado os disparos.

Além disso, a polícia diz ter apreendido com os suspeitos 12 armas de fogo calibre.38, 1 pistola calibre.40, outra pistola calibre .45, 1 espingarda calibre .12, dois coletes balísticos, além de 3 kg de maconha, 1,2 kg de cocaína, 300 gramas de crack, além de diversos uniformes camuflados parecidos com as roupas usadas no Exército.

Guarda Municipal localiza entorpecente no bairro Santa Gertrudes


 
Na manhã desta quarta-feira (13) os Guardas Municipais Albanez, De Paula e Edval em patrulhamento comunitário na rua Ricardo César Fávaro, no núcleo de sub moradias do bairro Santa Gertrudes, localizaram dentro de uma sacola plástica, grande quantidade de entorpecente.
 
Conforme informação dos agentes, em patrulhamento pelo núcleo de sub moradias, avistaram um individuo em atitude suspeita que, ao perceber a presença dos Guardas, empreendeu fuga, deixando uma sacola plástica caída no chão. Ao apurar o que havia na sacola, constataram 108 trouxinhas de maconha e 250 tubetes de crack prontas para venda.
 
A ocorrência foi encaminhada ao 6° Distrito Policial, onde a autoridade determinou elaboração de boletim de ocorrência de apreensão de entorpecente.
 
A ação foi acompanhada pelo supervisor, inspetor Morena.
 
 
Ninguém foi detido.    




Assessoria de Imprensa GMJ - Jornalistas responsáveis
Google Analytics Alternative