GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PMs presos acusados de roubo após festa rave no RJ irão a audiência

'A gente desconfiava que eram PMs', conta uma das vítimas ao G1.

Advogado alega inocência e diz que dupla fazia ação contra evento ilegal.

Do G1 Rio
Caso foi registrado na 82ª DP (Maricá) (Foto: Reprodução/Google Street View)
Investigação da 82ª DP (Maricá) aponta PMs como
autores (Foto: Reprodução/Google Street View)
Um grupo de amigos saía de uma festa rave em um sítio de Maricá, Região dos Lagos, no início de janeiro. Já era manhã, por volta de 9h, quando os jovens foram abordados por dois criminosos que pediram celulares, mochilas, óculos e dinheiro. Estranharam a "abordagem, o vocabulário e a pinta" dos assaltantes — nas palavras de uma vítima. Meses depois, a Polícia Civil apontaria dois policiais militares como os autores do crime. Após denúncia do Ministério Público do Rio, a dupla, que está presa, vai a audiência na próxima semana.
A prisão aconteceu em abril, mas veio à tona na terça-feira (25) após reportagem do jornal "O Dia".
Mennahem Varella de Lima e Phillipe de Oliveira Nunes estavam de folga da 4ª Companhia de Maricá, onde trabalhavam, mas foram ao local no carro de um deles. Segundo o advogado Jorge Luiz Rodrigues Baptista de Paula, os dois atenderam a uma determinação do comandante para verificar eventos ilegais. As denúncias não passariam de "ilações".
"Como todo mundo sabe, festa rave rola o quê? Droga. É o lugar onde o meio litro d'água é o mais caro do mundo. Foi meramente uma ação policial. A Corregedoria quer, a qualquer custo, incriminar os colegas. Hoje é mais fácil soltar o Nem [traficante apontado como chefe do tráfico da favela da Rocinha] do que soltar um PM. Já entram com pré-julgamento que os PMs são culpados", diz o defensor.
O advogado diz que o grande erro de seus clientes foi não ter ido à delegacia registrar a ocorrência. Diz ainda que as testemunhas sequer reconheceram os criminosos, mas uma das vítimas ouvidas pelo G1 diz que foi, sim, à delegacia para apontar quem seriam os assaltantes. À sua frente, estavam os policiais.
"Depois de uns três ou quatro meses, prestamos outro depoimento e reconhecemos os meliantes. A gente desconfiava que eram PMs", diz um dos assaltados.
Ele relata o dia do assalto com assombro. "Veio um carro, estávamos a caminho do ponto de ônibus, e dois homens armados com uma pistola pediram nossas mochilas e nossos pertences. Um saiu do carro e o outro permaneceu no volante, fez a limpa. Levou celular de muita gente", diz.
Saco colado na placa
O veículo, denunciam as testemunhas, estaria com a placa escondida. O advogado nega. "O que aconteceu é que tinha um plástico colado na placa dianteira, não estava escondendo nada. O carro anda e pode levantar alguma coisa, um saco plástico. Isto é comum", afirma.

A Polícia Militar informou, em nota, que vê "indícios de crime militar" e que os dois estão presos. Outros quatro policiais que teriam facilitado o crime vão responder ao processo na Justiça Militar. Todos correm o risco de ser expulsos da PM. Entre janeiro e maio de 2015, 109 policiais foram obrigados a deixar a corporação
.

Nota da CNBB sobre a descriminalização do uso de drogas

banner

Candidato de pele branca e olhos verdes volta a ser aprovado por cotas em concurso do Itamaraty

Mathias Abramovic, que causou polêmica em 2013 ao se declarar negro no concurso, passou na primeira fase

14
Candidato de pele branca e olhos verdes volta a ser aprovado por cotas em concurso do ItamaratyNo auge da polêmica por ser aprovado por cota racial na primeira fase do concurso do Itamaraty, Mathias Abramovic, o candidato de pelé branca e olhos verdes, concedeu uma entrevista ao GLOBO em 2013. Perguntado se insistiria na estratégia caso não passasse, ele respondeu: “por enquanto, não tenho previsão de desistência”. Quase dois anos depois, seu nome está novamente entre os candidatos que se declararam pretos ou pardos aprovados na primeira fase do mesmo concurso. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União.
O resultado final na primeira fase e convocação para a segunda fase traz os 60 primeiros candidatos que se declararam pretos ou pardos e mostra a nota obtida pelo participante. Abramovic tirou 46,5, ou seja, 0,5 ponto abaixo da nota de corte na ampla concorrência. O GLOBO entrou em contato com a família do rapaz, mas não obteve resposta.
Desde 2011, quando o Itamaraty instituiu cotas para afrodescendentes como benefício na primeira fase do concurso, Abramovic opta pela autodeclaração. Na edição de 2013, ele passou nas duas primeiras fases do concurso. Na ocasião, a política de cotas era válida apenas para a primeira fase, na qual somente as 100 maiores notas eram classificadas para a segunda etapa. Esta é a primeira edição cuja reserva será adotada em todas as fases do concurso, em função da lei de 2014 que prevê cota de 20% das vagas em concursos públicos federais a candidatos autodeclarados negros ou pardos.
O processo seletivo deste ano oferece 30 vagas, sendo seis para negros e pardos. Ao todo, são 5.271 candidatos na ampla concorrência e 671 para as vagas de afrodescendentes. Também há 61 vagas reservadas a portadores de deficiência. O resultado final deve ser divulgado em dezembro, ao fim de quatro etapas. O salário inicial é de R$ 15.005,26.
Abramovic é morador da Zona Sul do Rio e ex-aluno do Colégio Santo Agostinho do Leblon, um dos mais tradicionais do Rio. Ele também é formado em Medicina pela Uerj em 2003. Na entrevista ao GLOBO, ele afirmou que se enquadrava na política de cotas no aspecto legal e moral, justificando que na árvore genealógica de sua família havia avós e bisavó negros.
- Desde bem pequeno, minha família, minha mãe, meu pai sempre frisaram nossa origem multiétnica. Minha mãe, especificamente, sempre falava que a gente tem negro, índio... Ela mesma é nordestina, vinda do interior do Piauí. Veio para caquando criança com o resto da família. Meu pai também tem origens variadas. Uma bisavó por parte do meu pai é negra. Por parte da minha mãe, tenho avós pardos - disse. - Meu sobrenome não deixa esconder que tem uma origem judaica também. Então, eu sou de repente uma concentração de minorias. Negro com ascendência negra, indígena, nordestina e judaica.
Na mesma época, sua mãe, Odalia de Souza Lima Abramovic, se pronunciou por meio de e-mail. Ela disse que é nordestinda de Teresina, no Piauí, e descreveu a genealogia de sua família.
ONG VAI ACIONAR PROCURADORIA
O diretor da ONG Educafro, Frei David Santos, acompanha a situação desde 2013 e disse que hoje mesmo a entidade vai pedir uma audiência com a procuradora da República, Ana Carolina Alves Araújo Roman, que aceitou a representação da comunidade negra sobre a falta de critério do Itamaraty em sua política de cotas.
- Vou fazer essa audiência de qualquer jeito. Se o Itamaraty não aceita ter como postura um serviço público responsável e insiste em deixar que qualquer branco passe por cotas, vamos ter que abrir um processo por improbidade administrativa - disse.
Ele lembra que o Superior Tribunal Federal já garantiu que é plenamente constitucional a autodeclaração seguida de comissão para averiguar a autenticidade do que foi informado.
- Sabemos que o direito administrativo do Itamaraty tem conferido de maneira radical documentos, como certificados de conclusão de curso, para barrar qualquer fraude. Por que esse mesmo direito administrativo é relapso quando o direito constitucional fala que tem que ser colocada em prática a autodeclaração seguida de averiguação? - questiona. - E se administração pública deixa um branco de olhos verdes assumir o cargo de embaixador dessa forma, está corroendo a ética na sociedade brasileira.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Itamaraty informou que o concurso não tem como desobedecer a lei que define a autodeclaração como critério de inscrição às vagas reservadas.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

MAIORIDADE PENAL DEVERIA SER AOS 14, DEFENDE TELHADA

:
Deputado estadual mais votado do estado de são Paulo, Coronel Telhada (PSDB-SP) afirmou nesta segunda-feira, 24, em entrevista à BBC Brasil, que o Estatuto da Criança e do Adolescente é um "Frankenstein" que criou "um monstro mirim"; ele defendeu a redução da maioridade penal, aprovada na Câmara Federal; "A sociedade brasileira não aguenta mais. E a mudança necessária é a diminuição da maioridade penal. Infelizmente para os 16 anos, eu gostaria que fosse aos 14", afirmou; Telhada disse ainda que "infelizmente" matar faz parte da atividade policial
SP 247 - O deputado estadual Coronel Telhada (PSDB-SP) afirmou nesta segunda-feira, 24, em ent fez. A sensação de impunidade é muito grande. O criminoso fica à vontade para praticar crime, porque sabe que quase não vai ter efeito nenhum sobre ele. A nossa principal briga é no sentido de melhorar a legislação penal", afirmou. 
Integrante da chamada "bancada da Bala", defendeu a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e disse que os legisladores que criaram o Estatuto da Criança e do Adolescente criaram "um monstro". "Um monstro mirim. O ECA é um Frankenstein, porque quis fazer uma coisa boa e criou um monstro", afirmou. "O indivíduo praticou um crime, ele tem que pagar pelo que ele fez. Se não fica uma imagem de impunidade que faz com que outras pessoas cometam o mesmo crime. A sociedade brasileira não aguenta mais. E a mudança necessária é a diminuição da maioridade penal. Infelizmente para os 16 anos, eu gostaria que fosse aos 14", defendeu. 
Fonte: brasil247.comrevista à BBC Brasil, que em muitas situações o policial militar é obrigado a matar.
"Um policial na rua está sujeito a tudo, a salvar, a matar e a morrer. E infelizmente às vezes a gente é obrigado a matar para não morrer", afirmou Telhada. "É complicado você estar na guerra, não dar tiro, não morrer, não ser baleado, não matar como já tive que matar. Infelizmente, isso faz parte da ação policial. Em um país como o Brasil, onde o bandido não respeita a lei, ele atira por qualquer motivo", acrescenta.
Segundo o deputado, que foi o mais votado de São Paulo, nas leições de 2014, no Brasil se costuma mostrar o criminoso como vítima da sociedade e o policial como algoz. "A nossa legislação criminal é muito benevolente com o crime. Tem que ser alterada e fazer com que o criminoso sinta, sim, o peso da lei. Aqui no Brasil, o crime compensa, porque o cara não recebe a sanção adequada para o que sanção adequada para o que fez. A sensação de impunidade é muito grande. O criminoso fica à vontade para praticar crime, porque sabe que quase não vai ter efeito nenhum sobre ele. A nossa principal briga é no sentido de melhorar a legislação penal", afirmou. 
Integrante da chamada "bancada da Bala", defendeu a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e disse que os legisladores que criaram o Estatuto da Criança e do Adolescente criaram "um monstro". "Um monstro mirim. O ECA é um Frankenstein, porque quis fazer uma coisa boa e criou um monstro", afirmou. "O indivíduo praticou um crime, ele tem que pagar pelo que ele fez. Se não fica uma imagem de impunidade que faz com que outras pessoas cometam o mesmo crime. A sociedade brasileira não aguenta mais. E a mudança necessária é a diminuição da maioridade penal. Infelizmente para os 16 anos, eu gostaria que fosse aos 14", defendeu. 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Sardelli preside Seminário para Guardas Municipais


 
 
Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, o deputado estadual Chico Sardelli (PV) presidiu na manhã de (20/08) a abertura do seminário “A Importância das Guardas Municipais na Segurança Pública”, na Assembleia Legislativa. O evento aconteceu durante todo o dia com a presença de mais de 120 pessoas e participação de sete palestrantes. cerca de 40 cidades de SP e 3 cidades do Rio de Janeiro
 
Sardelli explicou a atuação da Frente Parlamentar como uma força política de ação junto aos poderes constituídos, como governo do Estado e prefeitos, pela valorização e qualificação dos guardas municipais e também para que a corporação tenha representação em suas lutasChico Sardelli é o único deputado estadual que tem um Guarda Municipal de carreira em sua assessoria, o GCM Carlinhos Silva, auxiliando seu mandato e a Frente Parlamentar nas questões referentes às Guardas Municipais.
 
“O maior bem de um município é o cidadão. Por isso trabalhamos para que as Guardas sejam respeitadas e continuem atuando pela segurança da comunidade, combatendo a criminalidade”, comentou. Considerando que em 2016 acontecerão as eleições municipais, o deputado destacou a importância dos guardas se envolverem na política e elegerem seus representantes nas Câmaras Municipais.
 
Sardelli citou ainda algumas conquistas e trabalhos da Frente Parlamentar, como a prisão diferenciada para guardas, a isenção do pagamento da tarifa de pedágio para as viaturas, a inclusão no boletim de ocorrência do nome dos guardas que atenderam a ocorrência, o projeto de lei que permite ao governo o repasse de recursos para as Guardas Municipais, o projeto de lei que inclui os guardas municipais em programas habitacionais e o apoio à aprovação da PEC 534 na Câmara Federal.
 
  
Legenda   foto
 
Seminário realizado na Assembleia Legislativa direcionado aos guardas municipais
 
  
 
Assessoria de Imprensa
Mirna Ferrez
(19) 3461-7887 / 99736

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Pistola de uso exclusivo da polícia é apreendida em Aracaju

Polícia diz que arma estavam com dois adolescentes.

Munições também foram encontradas com ele.

Do G1 SE

Pistola foi encontrada com menores (Foto: CMA)Pistola foi encontrada com menores (Foto: CMA)
Uma pistola de uso exclusivo da polícia foi apreendida pela Guarda Municipal de Aracaju com dois adolescentes, na noite deste sábado (15).

Segundo a Guarda Municipal, a apreensão aconteceu nas imediações da Avenida Brasil, no Bairro América, em Aracaju, durante um  patrulhamento preventivo.

A arma estava carregada com 12 munições, outras seis munições em um dos bolsos dos suspeitos.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

SINGMD comemora sucesso do seu 1º bazar da economia

Bazar teve uma diversidade de produtos de usos pessoais vendidos a baixo custo – Foto: Arquivo
Bazar teve uma diversidade de produtos de usos pessoais vendidos a baixo custo – Foto: Arquivo
O SINGMD (Sindicato da Guarda Municipal de Dourados), sob o comando do atual presidente Nilson Araújo Figueiredo, juntamente com a tesoureira da instituição Iva Cirqueira e demais membros, está comemorando a realização do 1º bazar da economia que foi realizado na praça Antônio João no último final de semana.
De acordo com informações de Iva Cirqueira, o evento que foi realizado no calçadão da praça, frente à igreja Imaculada da Conceição em dois dias, sendo um na sexta-feira das 8 às 17 horas e o outro no sábado das 8 às 14 horas surpreendeu e superou todas as expectativas esperadas pelos integrantes do sindicato.
Iva Cirqueira conta que o sucesso do bazar da economia se deu em razão de que as vendas dos produtos expostos eram a preços populares, e que contou com variedades como de vestuários; sapatos; sapatênis; blusas; bijuterias; bolsas entre outras peças.
A tesoureira do SINGMD conta que a promoção do evento visa dar continuidade na programação de arrecadação de verbas para a construção da futura sede do sindicato, que já está com seu projeto finalizado e pronto para ser colocado em prática. “Só temos agradecimentos a todos que contribuíram para a realização deste nosso evento, pois a arrecadação tem como intuito ode arrecadar dinheiro para podermos investir na nossa futura sede campestre”, disse ela.
Iva Cirqueira por fim diz agradecer ao comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek; ao diretor operacional da instituição Tércio Carvalho de Oliveira; a equipe da SENSUR (Secretaria de Serviços Urbanos); ao vereador Nelson Sudário e equipe; as empresas Jovi Calçados e Black Tie Noivas; a RIT (Rede Internacional de Televisão) por meio do repórter Cesar Cordeiro e equipe; aos jornais eletrônicos e ao jornal O Progresso nas pessoas das jornalistas Adiles do Amaral, diretora/presidente e Maria Lúcia Tolouei, chefe/adjunta de redação e aos sindicalizados que em sua maioria fizeram as doações dos produtos que foram expostos para a venda.
Com a realização deste bazar da economia, o SINGMD sob o comando do presidente Nilson Araújo já estuda a realização de outros eventos com o mesmo fim para ser realizado ainda neste ano, visando arrecadar recursos para a construção da futura sede da entidade sindical da corporação.
Futura sede
Nilson Araújo por sua vez reafirma que o objetivo da realização dos eventos promovidos pelo SINGMD visa arrecadar fundos para a construção da futura sede da entidade sindical, que será construída em uma área de quatro mil metros quadrados.
A área foi adquirida na gestão do então presidente Nivaldo Gamarra, na região da Sitioca Campo Belo III, em frente à sede da Embrapa. “O bazar da economia assim como o torneio de futebol suíço foi uma das muitas promoções de eventos sociais que estaremos realizando para arrecadarmos fundos para levantar a nossa futura sede”, disse Nilson.
A futura sede já possui seu projeto pronto após ser elaborado e aprovado pela arquiteta Márcia Festa e aprovado pelos seus integrantes em assembleia.
Nilson Araújo conclui afirmando que no projeto constam uma obra orçada em torno de 800 mil reais que serão distribuídos em construção no espaço de mil e 100 metros quadrados da área, e que após serem concluída irá mostrar o fortalecimento do sindicato da categoria.
.agorams.com.br

Guarda Municipal ganha núcleo de fiscalização de trânsito em horto revitalizado

O Horto Florestal recebeu uma nova reforma após 10 anos. A revitalização custou R$ 400 mil e foi entregue na manhã desta segunda-feira (17) pelo prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte (PP). Olarte ao entregar as obras do Horto recebeu vaias dos professores que foram protestar durante a solenidade. Também no evento foi inaugurado o núcleo de trânsito da Guarda Civil Municipal de Campo Grande.

Guarda Municipal ganha núcleo de fiscalização de trânsito em horto revitalizado
Guarda Municipal ganha núcleo de fiscalização de trânsito em horto revitalizado
Durante a entrega, Valdir Gomes, da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), destacou o trabalho feito com orçamento curto. Nós muitas vezes trabalhamos aqui com um orçamento baixo mas com o objetivo de sempre melhorar as condições do parque para a nossa população. Trabalhamos dia e noite, choramos muito aqui sem saber como iríamos fazer essa reforma mas conseguimos, estou muito orgulhoso e quero que a população saiba que estamos dando o nosso melhor”, destacou Gomes.

Na ocasião, foi inaugurado também o núcleo de fiscalização de trânsito da Guarda Municipal. “É importante que reduzimos o número de mortes, acidentes em Campo Grande, com mais de 30% e isso é um número importantíssimo no que diz respeito ao trânsito, a segurança e para diminuir internações nos hospitais. Esse é o objetivo e estamos evoluindo aceleradamente nesse sentido. 
O secretário de segurança pública do município, Valério Azambuja, afirmou que os trabalhos da Guarda Municipal é para melhorar a qualidade de vida em Campo Grande.

“Vamos continuar trabalhando junto com o prefeito Gilmar Olarte por uma cidade melhor. O transito precisa desse apoio, as pessoas precisam se sentirem mais seguras no lugar onde moram e a guarda fará o possível para amenizar os problemas que a cidade enfrenta no trânsito”, diz o secretário.
Fonter:http://www.capitalnews.com.br/cotidiano/guarda-municipal-ganha-nucleo-de-fiscalizacao-de-transito-em-horto-revitalizado/282453

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Além de poder de Polícia, Guarda Municipal passa a realizar multas no trânsito de Cruzeiro

Confira a LEI Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014 – Art. 4o  É competência geral das guardas municipais a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município – VI – exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais, nos termos da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), ou de forma concorrente, mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal.
Hoje, a Guarda de Cruzeiro já pode realizar apreensões e prisões de cidadãos em desacordo com os códigos vigentes no Brasil.
De acordo com o comandante da GCM de Cruzeiro, Fabio Eugênio Ezequiel Teixeira, o rigor na fiscalização do trânsito se faz necessário à medida em que o número de acidentes e veículos aumentam consideravelmente em Cruzeiro, atingindo atualmente, cerca de 40 mil veículos, o que corresponde a 1 carro para cada 2 pessoas.
Norberto Curvelo foi oficializado como inspetor de trânsito na cidade. “É uma honra garantir e auxiliar ainda mais um trânsito seguro em nossa comunidade. Além da Guarda Municipal, iremos melhorar a vida da comunidade cruzeirense”, diz Norberto
“Nós queremos trazer mais segurança para toda nossa população. E no trânsito é necessário um rigor ainda maior, devido principalmente ao grande número de veículos que existe na cidade atualmente. Dessa maneira, vamos também moralizar e organizar nosso trânsito”, disse.
O comandante da Guarda explicou ainda que boa parte do efetivo poderá atuar no trânsito da cidade assim que concluírem um curso que será ministrado neste mês de agosto. “Não serão todos os nossos homens que irão aplicar multas, mas boa parte da nossa guarda passará por esse treinamento. Alguns deles já fizeram o curso. Então, dessa maneira, estão aptos a aplicarem multas na cidade”, explicou.
Assim, o órgão poderá fiscalizar condutas como excesso de velocidade, estacionamento em locais proibidos, tráfego de veículos com peso acima do permitido para determinada via e até mesmo blitz, podendo solicitar documentação de veículo e motorista.
Fábio Eugênio disse ainda que a atuação dos Guardas Municipais no trânsito deverá acontecer já em setembro, logo que for concluído o curso de especialização. “Nós pretendemos começar a atuar logo em setembro; inclusive estamos confeccionando os talões de multas com o brasão da guarda, para identificação de quem aplicou a penalidade”, finalizou.

domingo, 16 de agosto de 2015

Justiça confirma impossibilidade de guarda municipal portar armas

A 3ª Câmara Criminal negou o recurso de um grupo de guardas municipais contra decisão em habeas corpus preventivo que não lhes reconheceu o direito ao porte de arma de fogo, em serviço ou fora dele. Os servidores argumentaram inconstitucionalidade na limitação do porte de arma com base no número de habitantes de Criciúma (200 mil). O pedido foi negado com o argumento de que não há risco a direito de locomoção minimamente apontado ou provado pelos agentes.

O relator, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, afirmou que o argumento dos guardas. de que a instituição é integrante das forças de segurança e suas atividades são as mesmas atribuídas à polícia do Estado, não se limitando à vigilância do patrimônio público, não é procedente. Eles defenderam que deveriam ter o direito de porte de arma de fogo, por medida de isonomia.
Por lei, só podem obter o porte de arma os guardas municipais de cidades com mais de 500 mil moradores. Em serviço, o porte é permitido em cidades com mais de 50 mil habitantes, condicionado a convênio entre o chefe do Executivo e o Ministério da Justiça, exigência que não foi demonstrada na ação.
A câmara entendeu que o porte de arma de fogo por guardas municipais de Criciúma fere determinação legal, ressalvados os casos específicos em que os servidores possuem porte ou registro de armas particulares e nos exatos termos de suas licenças, e afirmou que é inviável a concessão de salvo-conduto para todos. "Como ainda não houve deliberação do Congresso Nacional e [a respectiva] conversão em lei, é de se observar as determinações legais e regulamentares vigentes no ordenamento jurídico que não liberam o porte em serviço, nem fora dele", complementou o desembargador.
O presidente da Associação dos Guardas Municipais de Criciúma, Alberto Pereira Viana, diz ter entendido a decisão do tribunal, que também negou o mesmo pedido para a cidade de Florianópolis. "Nós acompanhamos o julgamento e o desembargador nos explicou o motivo desta decisão. Sabemos que o catarinense é um pouco mais conservador, mas acreditamos que em Brasília a decisão será diferente", destacou.
O grupo de guardas municipais já recorreu da decisão, e a partir de agora aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). "Temos convicção de que o porte de arma aprovado, pois existem diversas jurisprudências no país com relação a este assunto. Além disso, esse é um pedido para que os guardas possam andar armados também fora de serviço. Continuamos em negociação com a Prefeitura de Criciúma para que tenhamos o porte de arma enquanto estamos trabalhando", avalia.
http://www.engeplus.com.br/

sábado, 15 de agosto de 2015

Niterói ganha Centro Integrado de Segurança Pública

O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inauguraram nesta segunda-feira (10/8) o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), no bairro de Piratininga, Região Oceânica de Niterói. O CISP - que vai integrar as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil - contará com 600 câmeras até o fim do ano, que farão monitoramento da cidade 24 horas por dia. A implantação de sistemas de vigilância com câmeras para o combate à criminalidade tem sido uma opção cada vez mais usada pelos municípios fluminenses, em parceria com os governos federal e estadual.
"É fundamental o estado ter esse tipo de equipamento que Niterói está inaugurando. Temos feito parcerias na área de segurança pública com os municípios e estamos vendo os resultados em Três Rios e Volta Redonda, cidades que implantaram essa ferramenta, que possibilita uma grande integração com as polícias Militar e Civil e outras forças de segurança. Isso vem ajudando a reduzir os índices de homicídios, roubos de carros e furtos de pessoas na rua. São avanços significativos e Niterói larga na frente na Região Metropolitana. A Polícia Rodoviária Federal também tem nos ajudado muito. As ações da Operação Brasil Integrado tiveram um reflexo grande nas apreensões de armas, de drogas e sabemos que temos que fazer esse investimento em toda a Região Metropolitana do Rio", disse o governador.
A tecnologia de última geração da unidade de Niterói inclui, ainda, 80 botões de alerta instalados em escolas, estação das barcas, universidades e outros pontos considerados estratégicos para a ações rápidas entre as forças de segurança da cidade. Das 600 câmeras previstas, vão funcionar, inicialmente, 200 dispositivos de monitoramento. Do total de câmeras, 50 serão inteligentes, identificando placas de veículos que entrem ou circulem pela cidade, através dos cinco portais, também colocados em pontos de interesse para a segurança pública da cidade.
Carros da Polícia Militar e Guarda Municipal passarão a ter rastreadores com equipamentos georreferenciados com o objetivo de chegarem mais rápido aos locais de ocorrências. Através das câmeras, ocorrências em andamento ou mesmo alguma suspeita de delito serão captadas de imediato emitindo o sinal para a viatura que estiver mais próxima. A obra recebeu investimentos no valor de R$ 20 milhões, sendo R$ 3 milhões do governo federal.
Reforço no interior fluminense 
Na última sexta-feira (7/8), o Programa Nova Friburgo Cidade Inteligente foi inaugurado. O projeto consiste na implantação de uma rede de monitoramento urbano, que tem a meta de reduzir os índices de criminalidade e infrações de trânsito no município. As câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos e são consideradas de alto grau de sofisticação e recursos de imagens. A estrutura conta com 32 câmeras de alta precisão, e soma 25,5 quilômetros de rede de fibra ótica. O monitoramento acontece durante 24 horas por dia, de dentro da central de operações, que recebe as imagens com alta tecnologia dos pontos contemplados pelas câmeras. O projeto foi desenvolvido com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vinculada à secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.  
Fonte:Jornal do Brasil

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

GUARDA CIVIL DE SOROCABA DETÉM RAPAZ POR RECEPTAÇÃO


GUARDA CIVIL  DE SOROCABA DETÉM RAPAZ POR RECEPTAÇÃO E RECUPERA DOIS VEÍCULOS FURTADOS ATRAVÉS DA "MURALHA ELETRÔNICA"



Na madrugada de sábado (08) a Guarda Civil com auxilio do novo sistema que veio somar aos equipamentos de monitoramento instalados no município,  logrou êxito em deter em flagrante F.H.D. (19)  por Receptação e recuperar dois veículos com queixa de furto no bairro Ana Paula Eleutério.
O Centro de Operação e Inteligência     recebeu o alerta do sistema operacional “Muralha Eletrônica” que um veículo modelo GM/Chevette com emplacamento com queixa de furto havia passado pelo equipamento na Avenida Itavuvu sentido Centro/Bairro, seguindo para o Bairro Ana Paula Eleutério. Viaturas foram imediatamente acionadas, em busca pelo bairro uma equipe da Ronda Municipal ROMU, ao adentrar na Alameda Boa Esperança avistou o veículo citado parado com o motorista conversando com o condutor de um veículo Fiat/Uno que saiu em alta velocidade ao notar a aproximação da equipe, o condutor do Chevette foi detido e mais a frente, ao virar a esquina, o Fiat/Uno avistado inicialmente estava abandonado na via com as portas abertas e após consulta foi constatado que se tratava também de produto de furto. Indagado a respeito, o rapaz disse apenas que o carro que conduzia pertencia a um homem conhecido como “Fumaça”, alegando não conhecer quem estava outro carro. Os fatos foram apresentados à autoridade no Plantão Policial Norte, sendo F.H.D. autuado em flagrante por Receptação e recolhido ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba. 

enviado por Simone Liuti Rosa
Relações Comunitárias GCM Sorocaba

GOT de Sumaré apreende adolescentes envolvidos em roubo a residência


O GOT (Grupo de Operações Táticas) da Guarda Municipal de Sumaré apreendeu três adolescentes envolvidos em um roubo a residência, no Jardim Franceschini, na madrugada de hoje (11). Eles haviam fugido com um Honda Civic da vítima, quando foram localizados pelos patrulheiros. Eles não obedeceram à sinalização de parada e fugiram em alta velocidade. Foi feito o acompanhamento por alguns metros. Durante a fuga, dois menores tentaram escapar pela passagem de pedestre do Jardim Virgínio Basso. A dupla confessou e roubo e acabaram levando os guardas até a residência do outro envolvido no roubo. Os três adolescentes foram encaminhados ao plantão policial, onde foram apreendidos e encaminhados a Vara da Infância e Juventude para acompanhamento do caso.


enviado por Cristiani Azanha

Inscrições - Seminário na Alesp - A importância das Guardas Municipais na Segurança Pública do Estado.




No dia 20 de Agosto, teremos o seminário - " A Importância das Guardas Municipais na Segurança Pública" na ALESP. Não deixe sua Inscrição para última hora, os que desejarem receber um certificado de participação terão que preencher obrigatoriamente a ficha de inscrição, que poderá ser solicitada pelo e-mail:atendimento@posgraduar.com.br aos cuidados de Fernanda Moleda
Palestrantes Confirmados:
•MANTOVANI FRANCO - GCM DE PAULINIA; - Especialista em trânsito

•OSÉIAS FRANCISCO DA SILVA - PRESIDENTE DA CONFERENCIA NACIONAL DAS GMS DO BRASIL;

•CORONEL TELHADA - DEPUTADO ESTADUAL;

•PROFESSOR JOÃO ALEXANDRE - ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PUBLICA;

•SERGIO RICARDO DE FRANÇA COELHO-DIRETOR PRESIDENTE DO IPECS;

•DR MICHEL DA SILVA ALVES - ESPECIALISTA EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DIREITO CIVIL;

•ELIEL MIRANDA - GCM DE SANTA BARBARA D´OESTE

Google Analytics Alternative